GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas

A

antoniojmsantos

Guest
Re: GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas

Olá
Como estou a pensar em fazer a GR22, gostava de saber se é possível fazer a GR22 só com as marcações existentes na rota ??
 

Siul

New Member
Viva amigos,
Antonio Pedrosa, agora percebo o teu profundo conhecimento do GR22, já lá vão 2 anos, abraço e obg por tudo.
Ludos espero que te divirtas, fiz as aldeias historicas em Junho de 2006 e foi algo dificil de descrever e que ficará para sempre nas nossas memorias, atenção verifica bem o track, eu tive de fazer um desvio para conseguir passar o rio ....
Antonio, verifiquei que mtas marcas já tinham desaparecido, algumas delas em locais dificeis de avaliar o caminho, por isso nada melhor que levar o track como auxiliar.
Infelizmente não poderei repetir a aventura com o grupo que acompanha o Gary, mas junto-me ao grupo de voluntários para a recuperação das Rotas das Aldeias Históricas, assim que exista novidades agradeço que me avisem.
Saudações btt´istas,
Luis
 

msantos

New Member
Bom dia a todos.

À já algum tempo que me ando a preparar para fazer a GR22 ,mas por um motivo ou outro não tenho conseguido passar dos papéis aos actos, mas acho que agora é que vai.
Eu pretendo fazer todo o itenerário guiando-me pelo livro do inatel e pelas marcas feitas no terreno pois não possuo GPS, mas como mostra a foto colocada por tlages, existe alguma sinalização muito pouco visivel. Agora pergunto a quem já fez o percurso: acham que devido a essas marcas menos visiveis terei grande dificuldade em fazer a GR22?
Em relação à criação de um grupo de voluntários para recuperar a Rota das Aldeias Históricas, embora sendo eu de Leiria, se houver disponibilidade terei todo o gosto em fazer parte desse grupo.
Vão dando noticias e boas pedaladas...
AlexSantos
 

tlages

Member
Olá msantos

Na minha opinião somente pelas marcações existem etapas complicadas, pois se em alguns locais as marcas vêem-se mal, em outros locais as marcas desapareceram. Por exemplo zonas afectadas por incêndios as marcas desapareceram com os pinheiros; zonas de parques eólicos onde ao transformar os caminhos em auto-estradas de terra fizeram desaparecer as marcas juntamente com as pedras.

Com o apoio do livro do Inatel GR22 - Grande das Aldeias Historicas (
grotas.gif
) não posso opinar pois só me lembro de ver esse livro uma vez. Quem não comprou na altura que ele saiu ficou a chupar no dedo. :roll:

Boas pedaladas
Tiago Lages
 

andrebela

Member
Boas.

A reportagem da bike magazine deste mês fez-me reavivar a memória dos bons momentos passados na Grande Rota das Aldeias Históricas. Participei na Rota na 1ª Organização feita pelo Inatel.
Na altura éramos "apenas" 40 malucos do BTT que decidiram fazer a travessia completa. Lembro-me das enooooooormes subidas da etapa antes do Piodão e do grande espirito de camaradagem que se criou ao longo do percurso. O BTT começava a ter o primerio "boom" e tivemos direito a reportagem no telejornal e tudo.
A maioria nunca mais os cheguei a ver, provavelmente ainda continuam aí a passear e a explorar este nosso belo país. A todos um grande abraço.


Bem, em relação ao livro como participei na Rota tenho aqui bem guardado um exemplar com cartas militares e tudo. Contudo, nalgumas pesquisas que fiz na Internet descobri um site onde o mesmo se encontra digitalizado. Aqui fica o endereço http://luisrio.no.sapo.pt/index.htm


CumprimenTTos e boas pedaladas

André Bela
 

rjcm

New Member
Viva,

Apesar de novato, já ouço falar do GR22 à muito tempo.. Vivo na região e conheço alguns dos locais, e fazer o GR22 de bike é assim um objectivo a longo prazo que espero vir a concretizar.

Li a reportagem da recente aventura com o lendário GF, que alimentou ainda mais esta minha ideia.

Hoje, encontrei aqui este tópico, mesmo a propósito!
Como está esse projecto do "lifting" à rota? Dentro da minha disponibilidade, estou plenamente disponível para ajudar no que puder com o maior gosto e satisfação!

Acho que era uma pena deixar cair esta ideia.

Um abraço
 

NunoDiaz

New Member
boas

Sendo novo nestas andanças do BTT, sinto-me um completo ignorante, é que a GR22 passa na minha terra, Alqueidão, e eu nem fazia a mínima ideia.
Já tinha perguntado a muita gente sobre esses “estranhos” riscos brancos e vermelhos nas árvores e pedras, mas só recentemente descobri.
Realmente é pena deixar “cair” as marcações do trilho, e devemos todos lutar para manter um percurso, que tem muito potencial a nível turístico.
 

bartes

Member
Boas! :D

Tenho estado a seguir este tópico, e já tinha em mente antes, fazer essa travessia, mas como por vezes a vida não nos deixa fazer grandes projectos a longo prazo... fico para já com o projecto na gaveta...

:arrow: a minha pergunta é simples a track do "Ludos" é a que está correcta?

Quando as férias tiverem próximo e a disponibilidade existir... quase de certeza que irei arranjar uns 6/7 dias para esta travessia.

abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Ray Bonga said:
Quem é que arranja o track que foi usado nesta travessia do Gary Fisher? :mrgreen: Só por curiosidade! 8)

Eu... não. :lol: Estive lá mas não tenho logs, os tracks eram carregados no activelog...
Fala com a empresa que organizou o evento, A2Z Adventures.

Bartes o track não é meu. Encontrei algures na web, guardei para o disco e no ano passado quando andava com ideias de fazer o GR22, andei às voltas e divulguei aqui.

Do que falei com o pessoal da A2Z eles compararam o track deles e este e haviam algumas incoerências, ou sitios onde o traçado se alterou um bocado, mas creio que deve ser +/- fácil guiares-te através destes tracks, em caso de dúvida no terreno analisas o track "traças o azimute" e siga :mrgreen:

A GR22 é absolutamente fantástica, adorei aqueles dias que andei por lá e o bónus de conhecer pedalar e falar com Gary Fisher foi fixe, mas sim pela rota só por si vale muito a pena.
É provável que lá volte, preferencialmente para fazer num sentido inverso ao que fiz :mrgreen:

Da minha experiência pessoal, creio que onde podem surgir mais dificuldades é na travessia do Rio Côa, perto de Castelo Mendo, por um misto de ponte romana e vau, portanto cuidado com a altura do ano que escolhem para fazer a GR22 pois pode ser complicado passar lá devido ao caudal do rio.

Se conseguirem arranjar t€mpo sugiro-vos que façam o programa auto-guiado da A2Z, ou que tentem ficar alojados nos mesmos sitios ou unidades hoteleiras boas, acho que grande parte do prazer que tirei de fazer a GR22 foi chegar ao final do dia e contar com condições muito boas, uma valente jantarada e uma noite de descanso 20 estrelas, até porque nem é assim tão dispendioso (790€) se compararem com umas férias no Algarve...

Boa GR ;)
 

PedroPadinha

New Member
Boas!

Realmente para quem quiser fazer a GR 22 recomendo duas coisas, comprar a carta do lazer e se quiserem o outro livro das aldeias historicas, e falar com o sr. Pedro Pedrosa.

Vou fazer a GR 22 mais um amigo (finalmente) de 17 a 25(7dias, talvez 8 para n comer com 3000m em cada uma das 2 ultimas etapas) de fevereiro, em total autonomia com mochila, e a ideia é ser o mais low cost possivel (estudantes univ. é aquela base..), e tirei todas as informações tanto do livro como bastantes conselhos do sr Pedro, encontram todas as respostas para o que procuram.

Também vou fazer a rota no sentido contrário, principalmente por começar mais soft, e ir aumentando a dificildade até ás ultimas etapas que têm maiores altimetrias (isto para quem quer fazer em 7 dias, em 9 fazem tudo de forma mais homogenea).

Infelizmente pela internet existem poucas referencias á GR 22, relatos de malta que tenham feito..um dos poucos que encontrei foi do bike105, o do w team da malta do projectobtt esta em baixo, e não existe muita coisa alem disso. espero depois de a realizar contribuir com mais um espaço que possa ajudar quem queira fazer esta rota.

Cumprimentos
 

Ray Bonga

New Member
Cá estaremos para ler o report dessa tua aventura. Boa sorte e que sirva de inspiração para todos. Espero conseguir fazer essa rota para o ano...ou quem sabe ainda este! Abraços!
 

msantos

New Member
Venho novamente utilizar este post sobre a GR22 para pedir encarecidamente a quem já fez esta travessia que me disponibilizasse os contactos de alojamentos em Castelo Novo; Piodão, Linhares e Marialva.
Já fiz algumas pesquisas na net e alguns telefonemas, mas penso que não há nada melhor do que perguntar a quem já fez esta rota...
Fico a aguardar a vossa resposta.

Cumprimentos
MSantos
 

gonber

New Member
Alguém que já tenha feito a rota tem o track efectivo do percurso? Estava a pensar realizá-la em breve mas não queria partir às cegas e queria levar o trabalho de casa feito! Se me pudesse contactar agradecia. Todo o tipo de informações são bem-vindas...

abraço,
gonber
 

Airborne

New Member
Boas,

Entre os dias 10 e 14 de Junho fiz grande parte do GR22 na companhia de mais três amigos. Saimos de Sortelha e seguimos até Castelo Novo. Efectuamos assim o percurso no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Infelizmente, a etapa Piódão-Castelo Novo, não foi completada na totalidade, uma vez que tivemos que "atalhar" por estrada perto do km 22 (salvo erro). Utilizamos, maioritariamente, o track aqui colocado pelo Ludos, que foi uma excelente ajuda. Sem ele, e utilizando somente os mapas e roadbook do livro do Inatel, penso que ainda andaríamos por lá :lol:.
A seguir a esta viagem, fui de férias com a família, já regressei, mas ainda não tive tempo de editar convenientemente o percurso efectuado. Em alguns locais a navegação foi problemática, porque marcas... nem vê-las, e as dúvidas acerca da fidedignidade do track começam a assaltar o espírito. Marquei pontos de água/cafés, além de ter dados acerca de alojamento em Almeida; Mêda (Marialva); Linhares e Piódão. Mal tenha tempo suficiente irei efectuar um relato com as minhas considerações ao percurso e o active log do mesmo, para que todos o possam desfrutar. Aliás, não compreendo como ainda não houve ninguém a postar por aqui o track do GR22... Perdoem-me a observação, mas até parece um segredo muito bem guardado...enfim. Penso que, se outros utilizadores, juntarem ao que irei colocar, o restante, o GR22 será mais facilmente revitalizado.

Um abraço e até breve
 

Ray Bonga

New Member
Obrigado pela tua dedicação, também queria ficar com esse track. Tenho uma versão que deve ser a que usaste inicialmente.

abrazzi
 

Airborne

New Member
Boa noite,

Aqui vai o prometido:

Zona: Beira Interior
Distrito: Castelo Branco, Guarda e Coimbra (Se estiver errado agradeço correcção)
Concelho: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Meda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Fundão, Castelo Branco, Covilhã, Pampilhosa da Serra, Arganil, Seia e Gouveia (Penso que estão todos... se calhar de mais)
Nome do Track: GR22 - Parcial (Sortelha - Piódão)
Autor do Track: Airborne & amigos do VTTd, com base, no track colocado pelo Ludos e que deu início a este tópico.
Origem do Track : Airborne
Link Para a Página de quem envia o Track:
Data: De 07/06/2008 a 11/06/2008
Acumulado: 8729 m (CompeGPS)
Distância: 359,9 km (CompeGPS)
Dificuldade Técnica: 3
Dificuldade Física: 4
Nota: Quer a dificuldade técnica, quer a física, são dadas em função da viagem total efectuada.
Passa em zonas privadas?: Não
Descrição do Track: Percurso circular, efectuado no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.
Tipo de percurso: XC

Finalmente, lá surgiu um pouco de tempo para limpar o track, e colocar o dito cujo à vossa disposição.

Notas:
1- Em anexo segue, além do track em formato gdb (garmin), um PDF com notas sobre distâncias de etapas, altimetrias e alojamento;
2- Como já foi referido, utilizei o track aqui colocado pelo Ludos. Sem esse track, teria sido praticamente impossível realizar este percurso, no tempo em que o efectuamos, recorrendo às marcações no terreno e ao livro do Inatel. Tirando a etapa de Sortelha a Almeida, em que as marcações estão muito boas, noutros locais são praticamente inexistentes, penso que não é devido a vandalismo, mas a um fenómeno que todos os anos consome um pouco do nosso país: os incêndios;
3- A primeira etapa foi gravada utilizando a marcação de pontos mais frequente do gps. No entanto, e depois de umas contas de cabeça, chegamos à conclusão que não seria possível, nos dois Garmin que levamos, gravar todo o percurso. Assim, optamos por reduzir a frequência dos pontos para normal. Resultado: tem menos detalhe, mas serve perfeitamente para o fim a que se destina.
4- A etapa que termina em Marialva, para nós terminou em Mêda, e visitamos a aldeia no dia seguinte. Estava-mos em autonomia e as dormidas em Marialva eram caras, além de ser praticamente impossível jantar, excepto nos locais de dormida, a preços também pouco convidativos.
5- O objectivo foi conciliar local de dormida com local de jantar;
4- A ideia original, era fazermos todo o percurso até Castelo Novo, no entanto, devido a contingências surgidas, tivemos que atalhar por alcatrão a partir do km 25 da etapa Piódão-Castelo Novo. Como tal, o track contempla 25 km da dita etapa. Nota: O bom foi que enchemos a barriga de cerejas ao longo da estrada do Fundão para Alpedrinha (Serra da Gardunha) :D;
5- O GR22 necessita, urgentemente, de ser revisto. Existem melhores alternativas em alguns locais do percurso, no entanto, tentamos sempre seguir o trajecto original. A subida, de Vide, para o Piódão está caótica. Tentei arranjar uma alternativa melhor, que consegui, mas não deixa de implicar um "hike a bike" de 2 km, que em sentido contrário deve ser giro de se fazer.
6- Por exemplo, a subida na saída do Piódão deveria acabar no cimo da Serra do Açôr. Para mim, é das vistas mais bonitas que se pode ter. Além disso, a descida posterior é feita por trilho, tornando desnecessário fazer tanto alcatrão.
7- Muito há a dizer, sobre o percurso, e possíveis reformulações, nem que seja pela existência de mais duas aldeias classificadas como históricas, mas o tempo escasseia.

Um abraço

P.S. Não se esqueçam que é um log, ou seja, não alterem o nome quando passarem o trajecto para o GPS, senão o mesmo fica truncado (limitado no número de pontos). Se quiserem dividir por etapas, salvem com os nomes: ACTIVE LOG 1; ACTIVE LOG 2; etc.
 
Top