GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Há já alguns anos que tenho o objectivo de ir fazer este circuito que liga as aldeias históricas.
São elas:

Almeida
Castelo Mendo
Castelo Novo
Castelo Rodrigo
Idanha-a-Velha
Linhares
Marialva
Monsanto
Piodão
Sortelha

O track contempla o percurso completo, que deverá ser dividido em várias etapas, como cada um entender.
A extensão é grande, e o track desenvolve-se em 17 Concelhos da Beira Interior.

Zona: Beira Interior
Distrito: Castelo Branco, Guarda e Coimbra
Concelho: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Meda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Penamacor, Idanha-a-Nova, Fundão, Castelo Branco, Covilhã, Pampilhosa da Serra, Arganil, Seia e Gouveia
Nome do Track: GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas
Autor do Track (Quem o desenhou/de onde foi obtido.): O percurso foi originalmente concebido pelo Inatel integrado na Carta do Lazer das Aldeias Históricas, o track foi-me enviado por mail já não sei por quem :oops:
Origem do Track (Quem a envia.): Luís Silva (Ludos)
Link Para a Página de quem envia o Track: www.forumbtt.net
Data: 8 Julho 2007
Acumulado: 12401 m
Distância: 547Km
Dificuldade Técnica: Desconheço
Dificuldade Fisica: Depende da divisão das etapas
Passa em zonas privadas?: Desconheço
Descrição do Track: O track será um log do percurso do GR22 que está marcado no terreno, mas como não o realizei não consigo dar mais informações.


Este track é o que me tem servido para a minha planificação do GR22, dá para ter algumas ideias do desnível acumulado, da distância das etapas, e claro, por onde passa.
Para quem se encontre na mesma posição que eu, isto é, com vontade de ir fazer o GR22, é um track que permite fazer algum trabalho de casa por forma a planificar as coisas o melhor possível. No terreno julgo que não será estritamente necessário o track, já que o percurso se encontra marcado.


Mais informações sobre a Carta do Lazer é só apontarem os vossos browsers para http://www.cartadolazer.inatel.pt/

Divirtam-se, pode ser que nos encontremos por lá no inicio de Setembro :p


Visualizar no Tracks4You.
(se não conseguirem ver o track, limpem p.f. o cache do browser.)
 

tlages

Member
Também passa no distrito de Coimbra.
Quantos aos concelhos ..... Celorico da Beira e Fornos de Algodres. :mrgreen:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Viva Tiago,

Estava justamente na dúvida se o trajecto passava no Distrito de Coimbra ou não, mas como a preguiça de verificar os distritos a que cada uma das aldeias pertence era enorme fiquei à espera que alguém atento me corrigisse :mrgreen:
Já está corrigida a informação, obrigado :wink:

Quantos aos concelhos não compreendi o que queres dizer já que Linhares pertence a Celorico da Beira e julgo que o trajecto passa no concelho de Fornos de Algodres um pouco a norte de Linhares (nos arredores de Vila Soeiro do Chão), em todo o caso, não andei a desvendar os concelhos à unha :p fiz copy/paste de um site :mrgreen:
 

tlages

Member
Olá Ludos,

Só falei em Celorico da Beira porque escreveste Celourico e Fornos de Algodres porque escreveste Fornes. :mrgreen:

Boas pedaladas por essa GR22
Tiago Lages
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
:lol: :lol: :lol:

Nem reparei

:rotfl:

A culpa é do copy/paste.
Estás de facto atento, mais uma vez obrigado pela observação :wink: está corrigido :)
 

pompino

New Member
Olá Ludos,
o teu upload veio numa altura boa. Tenho andado a recolher o que tem anda por aí. Estive na equipa que idealizou, criou e marcou a GR22 já lá vão 9 anos. Mas deixei (quando o projecto acabou) toda a informação GPS (dos primordios...) no INATEL que não a divulgou. Mas foi editado um roteiro que penso que ainda está à venda na FNAC.

Vou voltar a fazer a rota ao fim de vários anos desta vez com um convidado especial: o Gary Fisher (mais informação em a2z-adventures.com). Será entre 3 e 11 de Setembro por isso ainda nos encontramos por lá, ou talvez até te queiras juntar a nós. A ideia é não deixar morrer a maior rota marcada em Portugal que tenho ouvido dizer está muito abandonadinha e a precisar de manutenção nalgumas secções. Outras já foram alcatroadas como a subida da Portela de Loriga até à Lagoa Comprida. Se tiveres mais informações actualizadas ou alguém que leia este post tiver por favor refira.

Uma bela ideia será aproveitar o aniversário dos 10 anos de vida (para o ano) para fazer um "lifting" na rota agora que até já há mais 2 aldeias classificadas como historicas (belmonte e trancoso).
Abr,
Pedro Pedrosa
 

tlages

Member
Olá Pedro
Apesar de não te conhecer pessoalmente, já me devo ter cruzado contigo algumas vezes. Ou por intermédio do Heitor, o do teu irmão Tiago, ou mesmo por Linhares da Beira (a minha segunda casa em tempos) no parapente.

:back2topic:

Tenho passado por vários locais onde passa a GR22 e as marcações continuam lá, mas como já não estão bem visíveis em alguns sítios (algumas pedras e arvores) o track acaba por ajudar a não existirem equívocos.
Voltamos ao problema do alcatrão na Serra da Estrela. É verdade, a portela do Arão (a que chamaste portela de Loriga) já tem aquele tapete turístico até à Lagoa Comprida.

Boas pedaladas
Tiago Lages
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Grande Pedro Pedrosa, o homem que coordenou o projecto da Carta do Lazer para o Inatel.

:#1:

Também não te conheço pessoalmente, mas desde já agradeço o trabalho elaborado na GR22 :yeah:

Já andava com esta pancada da GR 22 há alguns anos, mas este ano estive em Monsanto durante a TransPortugal, e fiquei ainda com mais vontade de ir conhecer a zona, no dia seguinte o Pedro Carvalho apareceu por lá, estive à conversa com ele e disse-me justamente que iam fazer isso com o Gary Fisher, não fosse o meu orçamento para este GR22 muito limitado, e eu nem pensava duas vezes, ia convosco :wink:
Ainda não tenho datas definidas, tinha pensado em chegar a 31 de Agosto a uma das aldeias, pernoitar, e de 1 a 6 pedalar, 6 etapas portanto, mas também tem sido difícil definir as etapas, e em que sentido fazê-las, há que coordenar também com os alojamentos.

Essa ideia de manutenção da GR 22, e (porque não?) até mesmo uma renovação de modo a incluir uma ou duas variantes na rotas que levasse quem desejasse às outras duas aldeias históricas que entretanto foram qualificadas.
De facto uma das coisas que descobri recentemente na pesquisa foi que as Aldeias Históricas não eram apenas 10, mas sim 12, mas como tanto Belmonte como Trancoso me pareceram não ser tão interessantes e tão "pequenas" quanto as outras, foi coisa que também não me preocupou muito.

Boas pedaladas, e quem sabe, até Setembro :wink:
 

esquilas

Member
Boas

A gr22 eh uma das hipoteses que tenho para estas ferias, depois tenho tambem uma semanita nos pirineus ou descer o douro internacional de kayak

Mas ainda tenho de ver eh como estamos de exames em setembro, porque senao fico mesmo eh por casa :cry:

A minha ideia era fazer a rota toda mas em autonomia, tenda e material as costas, porque ficar em pousadas e coisas do genero fica um pouco caro demais para mim. Ir de carro e começar no terra qualquer perto da a25, deixar lah o carro e uma semana depois voltar. Acho que era o ideal.

Desde jah o meu obrigado ao Ludos pelo track
 

pompino

New Member
Pois, nós vamos começar com o Gary Fisher no dia 3 de Setembro (a data teve que ser esta para aproveitar a vinda dele à Europa por causa da Feira de Bikes na Alemanha e começamos em Castelo Novo, fazendo no sentido anti-horario, ou seja, partindo em direcção a Monsanto. Vai ser uma variação nova para mim, pois já a fiz 3 ou 4 vezes mas sempre no sentido "horario" e a partir de Linhares.

Há uma versão mais económica a pensar na malta que precisamente não quer ou não "precisa" de dormir em caminha fofa e arranjamos sítios para montar tenda e tomar um duche nas pernoitas, usufruindo de toda a lojistica montada para o Gary e os jornalistas que vêm com ele (mais detalhes http://www.a2z-adventures.com/#3_26). Esperamos fazer uns bons "bonecos" do nosso país no seu melhor,já agora com BTTistas portugueses! Há ainda o tal desconto para os sortudos que têm uma GF ou uma Trek.

Gostava mesmo de poder criar-se tipo um "movimento" de voluntariado para a manutenção da rota, nem que fosse por pequenos troços, para que não caíssemos na situação actual. Pode ser que o a mediatização da vinda dele ajude. Se cada um ficar responsavel por uma das marcas, aquilo não morrerá. Aí está um belo nome para o projecto "A minha marca na GR22" :).

PPedrosa
 

pompino

New Member
Ah, ele chega dia 3 mas começamos a pedalar na rota no dia 4. Esquilas, Castelo Novo fica mesmo na A23, na saída imediatamente a sul do Tunel da Gardunha. Se preferires A25 apostaria em começar em Castelo Mendo (sai na BP entre Guarda e Vilar Formoso) ou em Linhares (sai em Celorico da Beira, a 8 km da aldeia).

PP
 

tlages

Member
E já agora .... dormidas económicas em Marialva? Parques de campismo, não conheço por essas bandas. À excepção de casas de turismo rural, alguém conhece uma alternativa para dormir em Marialva ou nessa zona com preços acessíveis?
 

pompino

New Member
A melhor opção para dormir economico junto a Marialva penso que será na Mêda, sede de concelho, a cerca de 10 km, com varias pensões e residenciais (recomendo a Novo Dia). Há mais opções mas são Turismos Rurais, um pouco mais caros.
PPedrosa
 

Bike105

New Member
Boas

No ultimo ano em que o Inatel organizou a GR22 eu participei. Pois é, já lá vão alguns anos, mais precisamente 5.

Foi com um grato previlégio que privei com o Pedro Pedrosa; Pedro Carvalho; Pedro Cardoso e o António Silva (Tó). Grande aventura. Pedro Pedrosa, talvez te lembres de mim já que tenho uma deficiencia na perna e utilizo o selim descomunalmente alto e os crencos mais pequenos....

Quanto a:

"...criar-se tipo um "movimento" de voluntariado para a manutenção da rota, nem que fosse por pequenos troços, para que não caíssemos na situação actual. Pode ser que o a mediatização da vinda dele ajude. Se cada um ficar responsavel por uma das marcas, aquilo não morrerá. Aí está um belo nome para o projecto "A minha marca na GR22" .
PPedrosa "

Gostaria de participar em algo deste genero. Penso que é necessário deixarmos de ter a atitude tipicamente portuguesa, que é o derrotismo, e "partir a loiça" fazendo algo de concreto!!
Se algum dia se criar esse voluntariado, podem contar comigo!
No ano passado, através do meu site, fui contactado por um espanhol para obter informação sobre a GR22. Confesso que lhe enviei tudo o que tinha e fiquei triste por pensar que poderiamos ter ali uma forma de divulgação de Portugal. Mais ainda, poderiamos ter ali um sitio para grandes aventuras de bike.

Ludos desculpa estar a utilizar o teu tópico para escrever esta mensagem mas pensei ser uma boa oportunidades.

Boas pedaladas
António Santos
www.bike105.com
 

pompino

New Member
Claro que me lembro de ti, Antonio.
Eu e o Tó (que faz parte da minha equipa do eco-aventura) de vez em quando lembra-mo-nos de ti e damos o exemplo da tua determinação...
Quanto a isso do voluntariado é realmente algo de que falo há muito tempo mas de dificil concretização... por falta de quem "organize" e "concretize".
Eu proprio criei em conjunto com o Pedro Carvalho e mais alguns entusiastas uma associação, a ProTrilhos (www.protrilhos.org) para fazer acções como essa mas para dizer a verdade o tempo que nos sobra é sempre pouco e o que vamos fazendo é aos solavancos... porque é só "nos tempos livres".

Vamos ver se ganhamos folego para mais, um passo de cada vez, e é bom ver que à vontades como a tua.

Temos também um projecto em Vouzela para criar um centro de BTT que esteve parado (por falta de apoios) e que parece agora finalmente ir avançar.

Na GR22, com o Gary Fisher cá, posso-te dar a novidade fresquinha que vamos ter 3 jornalistas brasileiros a pedalar (incluindo televisão!) e na calha estão mais alguns dos EUA e Suécia. Acho que vamos ter uma boa promoção do país e mexer com o panorama local.

Gostava muito era de ter um bom grupo de portugueses que soubessem honrar o homem com a arte de bem receber, ou seja, neste caso pedalar!

Aquele abraço,
Pedro Pedrosa
 
A

aloureiro

Guest
Grande António: bike 105

O homem da bici "quitada" que vai a todo lado.
Que belos tempos passámos nos trilhos da GR22. Fico contente por estares com vontade de dar o teu contributo para a manutenção da GR22 e consequente melhoria da marcação desta rota.
Como sabes eu fui um dos que mais directamente estive relacionado com a marcação e remarcação da Rota nos seus primeiros anos de vida, mas como tudo, torna-se difícil a manutenção de rotas com esta envergadura à medida que o tempo avança. Só com a boa vontade de todos os utilizadores + os interessados locais é possível.
A vinda do Gary Fisher poderá dar um contributo importante para o conhecimento da rota além fronteiras e proporcionar a vinda de mais amantes da natureza e do BTT ao nosso país.
Eu não vou faltar a um evento destes (pelo menos durante o fim de semana) ao lado de um dos "gurus" do BTT.

Grande abraço para ti

Tó ou António Silva (agora também Loureiro) lol lol :lol:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Bike105 said:
Ludos desculpa estar a utilizar o teu tópico para escrever esta mensagem mas pensei ser uma boa oportunidades.

Ora essa António, parece-me um off-topic ligeiro e perfeitamente aceitável, até porque está relacionado com o assunto e é interessante :)

Há de facto qualquer coisa de místico na GR22 (que me inveja) que todos os que por lá passaram transmitem quando falam sobre o assunto, felizmente já não me falta muito tempo para ir lá descobrir o que é :)

Relativamente ao assunto "A minha marca na GR22", considerando a mais valia destes fóruns que ligam comunidades que partilham as mesmas paixões, julgo termos aqui o veículo perfeito para avançar com essa iniciativa, com alguma coordenação da ProTrilhos, apoio de algumas entidades e o trabalho de alguns residentes locais como é o caso do tlages, julgo ser perfeitamente exequível esta iniciativa de manutenção da GR22 :)

Boas pedaladas :)
 

tlages

Member
Este sábado liguei Castelo Mendo a Marialva pela GR 22.

Levar um gps com o track (chamemos-lhe cábula) ajuda pois por vezes as marcas além de já estarem quase a desaparecer, estão tapada pelo mato (que em algumas zonas já é bastante).

Antes de Castelo Rodrigo e entre Freixeda de Torrão e Gateira já faltam muitas marcas e as que estão induzem em erro no sentido que fiz esta etapa. Inclusive existe uma zona antes de descer ao Rio Massueime que andaram a retirar pedra e provavelmente algumas marcas também foram...

O track como disse é um bom auxiliar de memória, mas nota-se neste track que o autor também andou às aranhas em alguns bocados, pois tem zonas em que passou desviado da rota. :roll:

Pompino, por acaso não tens um "track oficial" ou alguém que o tenha?

Algumas marcações:

p1010026io4.jpg


p1010166ls8.jpg


Boas pedaladas
Tiago Lages
 

pompino

New Member
Pois já tinha reparado que os 2 tracks que saquei da net não estão correctos.
Entretanto vou produzir um a partir do traçado oficial dos mapas do roteiro e depois partilho.
Irei também ao terreno verificar alguns pontos criticos... para não ser supreendido em setembro.
Já vi que as marcas precisam (como seria de esperar) de algum trabalho...
(obrigado pelas fotos)


PP
 

tlages

Member
pompino said:
Entretanto vou produzir um a partir do traçado oficial dos mapas do roteiro e depois partilho.

Isso é que é falar! :mrgreen:
Ninguém melhor do que tu conhece esta rota e nos poderá "passar" o traçado oficial! Obrigado!

Há mais fotos desta etapa tiradas no sábado passado em http://tiagussbtt.blogspot.com/2007/07/gr22-castelo-mendo-marialva.html.

Umas das coisas que me tem deixado admirado é o facto que as marcações feitas com as estacas de madeira ainda se manterem ao fim destes anos e ninguém as ter levado para lenha. Um bom sinal de civismo! :clap:

Boas pedaladas
Tiago Lages
 
Top