GR Aldeias Históricas 2009 - Castelo Novo/Fundão - 6 Setembro 2009

pedronortada

New Member
Gostava de fazer a Grande Rota das Aldeias Históricas Gary Fisher 2009 mas tem apenas alguns dias disponíveis? Agora pode escolher as suas etapas favoritas e paga apenas 40€ por cada dia na Grande Rota. Este valor inclui guias especializados, transferes de bagagem para quem decida fazer mais do que uma etapa, documentação e track GPS, lembranças Gary Fisher e ainda transfer de volta ao seu carro no final do dia.
Podemos ainda indicar opções de alojamento para quem queira pedalar mais do que um dia seguido.

Descubra esta grande aventura em BTT! Recomendada por Gary Fisher, um dos pioneiros do BTT mundial.

Programa da Grande Rota das Aldeias Históricas Gary Fisher 2009:

Dia 6 Setembro - Castelo Novo- Idanha a Velha-Monsanto (62km)
Neste primeiro dia de pedalada, ligaremos Castelo Novo a Idanha-a-Velha e, posteriormente, a Monsanto. Trata-se de uma etapa bastante plana, sem grande dificuldade, marcada pela presença constante do xisto e do granito. Excepção para a brutal calçada romana que temos de subir mesmo antes de Monsanto.
Em Idanha-a-Velha, povoação de origem romana, não deve perder o impressionante lagar de varas, para a produção de azeite, e as ruínas romanas.

Dia 7 Setembro - Monsanto-Sortelha (67km)
Hoje ligaremos mais duas belas Aldeias Históricas - Monsanto e Sortelha. Monsanto, outrora considerada a "Aldeia mais portuguesa de Portugal", situa-se bem no topo de uma formação granítica impressionante, oferecendo vistas espectaculares.
Esta aldeia distingue-se pelas suas estreitas ruas e ainda por um imponente castelo no ponto mais alto da formação rochosa.
Sortelha também tem muito para ver - o castelo, o belo pelourinho e a igreja matriz, entre outros pontos de interesse.
Em termos de percurso, a ligação entre estas aldeias é relativamente fácil, sem grandes subidas. Parte do percurso é dentro da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Dia 8 Setembro - Sortelha-Castelo Mendo-Almeida (90km)
A etapa de hoje caracteriza-se pela diversidade de pisos - pedra solta, calçadas romanas, cursos de água. Algumas subidas mais "puxadas" fazem parte desta etapa de ligação entre Sortelha e Almeida. Mesmo antes de Almeida teremos que cruzar o rio Côa, pedalando sobre uma ponte romana.
O forte em formato de estrela marca a paisagem de Almeida, constituíndo um dos maiores expoentes da arquitectura militar abaluartada em Portugal.

Dia 9 Setembro - Almeida-Castelo Rodrigo-Marialva (72km)
Hoje vamos pedalar no Parque Natural do Douro Internacional. A ligação entre Almeida e a bonita aldeia de Castelo Rodrigo é fácil, sem grandes declives. Por vezes, estaremos em pleno caminho de peregrinação para Santiago de Compostela.
Castelo Rodrigo teve, em tempos, uma grande importância na defesa do território nacional contra os ataques das tropas castelhanas.
A ligação entre Castelo Rodrigo e Marialva inicia-se com uma bela descida até ao rio Côa... seguida por algumas subidas mais acentuadas.
As ruínas do castelo de Marialva merecem uma visita.

Dia 10 Setembro - Marialva-Linhares da Beira (65km)
O destino do dia de hoje é Linhares da Beira, a capital do parapente em Portugal, situada dentro do Parque Natural da Serra da Estrela.
Terra fria e ventosa, de gente simples e hospitaleira, Linhares da Beira tem um castelo imponente que deve ser visitado.
O percurso apresenta algumas secções com muita pedra e calçadas.

Dia 11 Setembro - Linhares da Beira-Piodão (77km)
Esta é uma etapa muito dura, com subidas e descidas acentuadas, devido ao enquadramento geográfico do Piodão, entre as serras do Açor, da Lousã e da Estrela. O piso de xisto solto cobre os estradões onde pedalamos, tornando a etapa ainda mais complicada.
Mas o destino final, Piodão, vale a pena o esforço dispendido - as suas casas em xisto, envolvidas na paisagem circundante, são de uma beleza invulgar.

Dia 12 Setembro - Piodão-Castelo Novo (88km)
A etapa de regresso a Castelo Novo é bastante exigente fisicamente, dada a altimetria com variações acentuadas, a distância elevada e também porque o piso tem muita pedra. Em resumo, mais um dia de puro BTT!

Para mais informações e inscrições, por favor envie email para info@a2z-adventures.com
 
Top