GPS Tracks em Telemoveis?

Bravellir

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eu nunca precisei, mas tentaria usar o trackmaker para converter de plt para gpx


@paulogil, não dá para converter com o gpsbabel de gbd para gtm e depois usar o trackmaker para passar para plt??
 

nfh

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Eu tenho aqui um tal de "TrackMaker Pro", mas se calhar é um programa totalmente diferente, até porque este não me deixa exportar um track para o formato GPX. Qual é a casa que faz esse TrackMaker?
 

Bravellir

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http://www.gpstm.com/index.php?lang=


trackmaker9om.jpg
 

nfh

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Só se for da versão que eu tenho... tenho cá a versão 3.8 e no menu Save File As não me aparece esse formato, só me aparecem os formatos:
GTM
GZ
TXT
DXF
SHP
MIF/MID
XLS
USR
WPT/PLT/RTE
GRM
MAP

A única coisa que eu faço é abrir o track e faço logo Save As... será que tenho que fazer outra coisa?
Também tentei usar o menu de conversão, mas os formatos disponíveis são os mesmos.
 

JCSC

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nfh said:
Pois eu agora estou à nora para converter um track em formato PLT para um formato que o Google Earth reconheça... o que recomendam?

Com o trackmaker abres o ficheiro .plt e fazes save as para o formato pretendido
 

Bravellir

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versão 3.8?? há qq coisa aqui errada. Oops já percebi. A versão pro, é que anda nesses numeros. A versão normal, que é a que estou a usar, é a versão #13

O mapa arranjei no mesmo sitio. http://www.gpstm.com/maps.php é o da europa.

O formato do google é capaz de ser o XML na tua versão, porque se abrires um gpx no notepad aquilo parece-me xml.
 

nfh

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Instalei a versão que me apontaste e já consegui converter o formato :).
Realmente era a versão Pro em modo de demonstração, e pelos vistos não tinha mesmo o formato que eu precisava.
 

nfh

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Ainda sobre o SmartComGPS e os mapas... como é que eu converto uma imagem para o formato que eles precisam? Pelo que li no manual, são precisos dois ficheiros (com o mesmo nome, mas com extensão diferente) por cada mapa: .ogf2 e .map. Como é que eu crio estes ficheiros e com que software?

EDIT: já estou a ver que o OziExplorer trata disso... entretanto estou a ver se consigo arranjar o Touratech QV, pois pelos vistos aquilo consegue trabalhar em conjunto com o GoogleEarth para automatizar a extracção de vários segmentos de mapa.
 

nfh

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nr.technics said:
[...]
Quanto á calibração dos mapas..se conheceres como a palma da mão o mapa q estas a usar,usa a função edit map->linear shift e deslocas o mapa para a possição gps, se não, é o mesmo metodo que num programa de PC,ter 2 pontos..etc ..(está por aí um topico do assunto) ou arranjas uns mapas com os respectivos ficheiros de calibração.
Eu tenho uma boa parte das cartas militares da zona centro com os respectivos ficheiros de calibração .map. Basta passar a imagem pelo programa de conversão SmartCom OGF2 converter enviar para o tlm a carta e o ficheiro .map para a directoria 'maps'.

Se tiveres qualquer questão que esteja ao meu alcance, sobre este programa ou outros para symbian avisa

Como é que tu consegues ter os mapas calibrados a 100% no SmartcomGPS? Eu ando aqui às turras com as cartas militares que arranjei... calibrei as cartas em SID e no OziExplorer, escolhendo o datum Portugal Espanha 1950 os meus tracks GPS encaixam que nem legos. No entanto quando passo o mapa para o SmartcomGPS (converti de SID para TIFF e posteriormente para OGF2), não há maneira de encaixar os tracks no mapa, pois penso que falta ali um datum mais adequado.
Eu tentei com os datums European 1950 e European 1950 mean, mas ambos resultam num deslocamento vertical e horizontal (o mapa fica mais para cima e para a direita do que o que devia ficar). Eu posso sempre fazer um linear shift para o por no sítio, mas provavelmente o deslocamento não será o mesmo para todas as cartas, logo só depois de identificar um ponto no mapa é que posso ter (quase) a certeza de que o mapa está calibrado.

Assim aproveito para te perguntar o que fizeste para ter isso 100% calibrado.
 

shelltox

Super Moderador
Assim aproveito para te perguntar o que fizeste para ter isso 100% calibrado
Tive recorrer á calibração á unha pelo 'linear shift'. Isto em locais 'conhecidos' é +/- simples,em outros não conhecidos,aproveito um cruzamento de alcatrão para fazer a calibração á unha.Não sei bem porque isto acontece,visto que no CompeGPS,usando os mesmos mapas e ficheiros .map, as coisas batem certo.(até aqui pensava que a causa era a alteração de settings que fiz na conversão para OGF2)
Mas ao ler teu post, fui sensibilizado para uma coisas que nunca tinha reparado..os Datum ! é que estou a usar no tlm(smartcomgps) o Datum WGS84 ! Vou testar se com as minhas cartas e .map, com o Datum European 1950,as cosias ja batem certo.
Tambem podes ir ao forum www.wild-mobile.com ver se existe alguma coisa sobre o assunto

ps.entetanto, tambem vou investigar
 

nfh

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Mesmo com o European 1950 as coisas não encaixam a 100%. Tanto quanto sei existem vários European 1950, e provavelmente é isso que está a falhar (a maior parte das cartas é baseada em Portugal Spain 1950).
 

J_Adonis

New Member
A reabir o tópico, mas com mais alguns dados...

1º uma pergunta: como raio se consegue um suporte de telemóveis eficiente para bicicleta? Estou farto de andar com ele no bolso e parar nos cruzamentos :evil:

Agora, o SmartComGPS. Para quem quiser experimentar, existia até à pouco tempo uma versão freeware com um pouco menos de funcionalidades, o MapViewGPS. Quanto aos célebres problemas com os mapas, tenho problemas idênticos. Normalmente uso os jpg que já tenho ou produzo novos no ozi. Uso o Datum Europeu 1950. Quanto ao Linear shift, a experiência ensinou-me que a melhor forma de conseguir uma boa calibração (conheça-se ou não a zona) é fazer umas centenas de metros em estrada o mais sinuosa possível desenhando o track. Depois é só ajustar o track à estrada.
 

J_Adonis

New Member
nr.technics said:
O suporte que mais funcional que conheço http://www.boxit.net/

Mais info contacta-me
Obrigado pela dica :wink:

nr.technics said:
Tambem acho que esse é o melhor metodo de calibrar por linear shift... (ou fazer um cruzamento na estrada)

Os cruzamentos de estrada (na realidade qualquer ponto estático) têm a desvantagem de num só ponto poderes acumular os erros (naturais) do GPS. Pelo contrário, num qualquer percurso, o desvio para a média concorre para que os erros se auto-anulem e consigas uma melhor calibração.

Mas, de qualquer forma, o que interessa é chegar ao fim... seja lá onde isso for :D
 
C

cooper

Guest
Tive a ler o tópico mas estou um pouco confuso :roll:
Resumindo:
Tenho um 6630 e neste momento tenho o tomtom 7, tambem tenho o smartcomGPS, a questão é saber onde arranjo as cartas militares e como as instalo, sou da região do Porto/Vila Nova de Gaia :p

:) Feliz Natal
 
Dá uma vista de olhos neste tópico http://www.forumbtt.net/index.php?topic=6410.0 do forum pois encontras lá informação sobre onde e como arranjar cartas em formato *sid e *jpg.
Não sei como funciona o Tomtom porem achei os mapas de Portugal e Espanha para o Tomtom no rapidshare. Se alguem precisar deles é só dizer que eu coloco os links.

De resto não posso ajudar pois sou Garmin User
 

jamal

New Member
Olá a todos, quero agradecer a partilha de conhecimentos na área, a qual me estou a iniciar, gostaria de me dessem alguma sugestões válidas para telemovel + gps BT na bicicleta, que "sistema" adoptaram?

Obrigado,
Jamal
 
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