GPS? Qual comprar?

ricabike

Member
Boas Amigos do pedal

So mais uma questao, como devem reparar é que existe tantas opçoes, eu falei nestas duas Edge500 ou o Dakota 20, mas a rondar os 250 maximo 275€ existe alguma opçao que fica a ganhar em relaçao a um destes? pois ja reparei que o Dakota 20 que era o que estava inclinado a comprar nao tem suporte de bike nem qualquer sensor de cadencia e cardiaca. alguem me pode ajudar .

Obrigado

RM
 

froids

Active Member
O Dakota 20 tem suporte de bike!
Faz uma pesquisa por "Garmin Suporte de bicicleta Oregon/Dakota/62/eTrex "

Se comprasse hoje, seria essa a minha escolha.


Abraços
:xau:
 

ricabike

Member
Sim é verdade Froids e é a escolha que estou a considerar mais acertada... mas so tem o suporte como opçao, mas parece que todos têm como opçao a excepçao de um pack que o edge 500 tem.
Quem me ajuda mais na escolha de um gps? O mapa que vem nos gps é o suficiente, a ciclonatur diz que oferece um melhor, é dificil sacar os mapas pela net?
 

froids

Active Member
@ ricabike

O suporte custa +/-20€ e penso que não seja por aí que devas equacionar a tua escolha.
Os Dakota tem uma facilidade de utilização brutal, super intuitivo e só por isso vale bem a pena. Em relação a navegabilidade, não encontras nada melhor.

Não, não é dificil arranjar mapas melhores que os da ciclonatur.
Faz uma pesquisa aqui pelo forum que já tens uns topicos com essa informação toda explicada. Com essa e muita mais!

Abraços
:xau:
 

Ricardo Osorio

New Member
Bom dia
Eu pretendo um gps que dê para carregar com tracks (do gpsies, por exemplo) e segui-los. Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Garmin Etrex 10. Acham que é um GPS bom para aquilo que pretendo?
Muito obrigado
 

shelltox

Super Moderador
@Ricardo Osorio nunca estive com esse modelo na mão mas estive a ver as specs fazendo a comparação
...á partida dá para a função que referes, simplesmente seguir um track(penso que dê para guardar 100) mas é uma unidade muito simples.
Embora tenha usado durante anos GPSr equivalente a esse, hoje em dia para btt lazer/outdoor não me revejo em GPSr sem mapa.
 

shelltox

Super Moderador
@ricabike eu não te digo qual é melhor, tu é que tens de decidir o que queres, até refiro que para o que se propõe o 500 é bom(montes de dados de treino, treinadores virtuais,até representa o track,etc).
O DK para aquilo que se propõe é razoável, para o que pretendo é bom e por isso dei exemplo da minha utilização. Aconselho a ver o tópico dos Dakotas e até falar com utilizadores com os sensores etc. Do meu ponto de vista se está á espera de visualização infor de treino...vai ficar decepcionado.
Basicamente a grande questão é..quer um auxiliar de treinos ou um auxiliar de lazer/outdoor, é que em cada uma destas vertentes os 2 são bons.
 

Ricardo Osorio

New Member
Shelltox, obrigado pela opinião. Mas qual é o interesse de ter mapa no GPSr? Será assim tão importante? E o Dakota 10, tem mapa e será uma boa alternativa ao etrex 10?
Obrigado
 

bel-to

New Member
sou mais 1 que ando a bastante tempo pra comprar um gps mas como sou um leigo nesta materia tenho adiado sistematicamente a compra...mas chegou a hora... tou indeciso entre o dakota 30 ou o etrex 30... qual me aconselham?sendo que estes sao muito parecidos-
a quem conhece bem este mundo dos gps,peço que me ajudem a tomar a decisão...

o meu obrigado desde ja!
ps-é que esta ai á porta o maria da fonte(povoa de lanhoso) abraços da povos de lanhoso
 

nmp

Member
Boas pessoal,

Sou mais um elemento cá do forum que anda a pensar comprar um brinquedo destes para as minhas voltinhas e não só... A minha ideia é comprar um GPS que para além do BTT sirva para outras coisas, nomeadamente, para levantar pontos (dava-me jeito em termos profissionais), Geocaching, e se não fosse pedir muito, para usar na estrada de vez em quando (embora esta carateristica não seja essencial). Certamente não existirá um GPS que seja bom em todas estas coisa, pelos menos de uma forma equitativa, porém se existir um que satisfaça as minhas necessidades pela ordem de importância que coloquei agradeço sugestões!
Daquilo que andei a ler nas várias páginas do forum pensei no novo Garmin Etrex 30, no entanto, não sei se dá para fazer levantamento de pontos para posterior utilização em sotware de âmbito geográfico (por ex.: Arcgis).
Outra das dúvidas que gostaria de colocar prende-se com quais os melhores mapas para BTT para quem faz 80% de monte nos seus precursos? Oiço falar dos Topolusitânia e também dos que vem na Ciclonatur, embora nestes últimos já tenha encontrado algumas críticas!
Se me puderem dar algumas opiniões são bem vindas!!

Cumprimentos e boas pedaladas...
 
Last edited:

Hautamaki

New Member
Muito sinceramente???
Dakota 20...sem pensar 2 vezes...e por um simples motivo. A facilidade de em andamento podermos manuseá-lo nos diferentes menus pelo facto de ser touchscreen.
Atenção que nunca pedalei com um de gama Etrex...mas acredito ser muito mais fácil touchscreen do que ir aos botões. Mas corrijam-me se estiver enganado. Para o Geocaching...é um must e aí penso que tanto um como o outro são muito bons.
Para fazer BTT pelos montes...uso o Topolusitania.
Sobre a loja a que te referes ... 5*****
 

nmp

Member
Obrigado pela tua opinião Hautamaki.
Relativamente ao levantamento de pontos para posterior utilização em software geográfico tens alguma experiência nesse modelo que me possas dar "feedback"?!
 

Hautamaki

New Member
Levantamento de pontos. Ora bem...referes-te a estares num determinado local e quereres marcar esse local? Isso é possível...e logo de imediato consegues editar esse local (dando-lhe um nome por exemplo). Não sei muito para além disso, mas isso...ele faz. Por norma qdo faço Geocaching uso sempre esse método assim que saio do carro, não vá eu perder-me no mato e depois não conseguir ir para o sítio onde o estacionei.
Não sei se será a isso a que te referes.
 

shelltox

Super Moderador
Essa questão do levantamento de pontos, não sei ao certo o que pretende. Marcar pontos(waypoints) o DK20 faz e até 'afinar' os pontos como o descrito aqui. Alerto que se houver alguma intenção de ligar o GPSr ao PC, usando-o como receptor GPS para determinado programa em PC, isso o DK não faz..só da gama Oregon para cima.
 

nmp

Member
Relativamente ao levantamento de pontos se calhar não me expressei da melhor maneira...
Imaginem que tenho que levantar todos os ecopontos de uma cidade ou uma lista de edificios com determinadas carateristicas... O que pretendia depois, era passar para o computador essa listagem de pontos levantados para poder manipula-los em software de análise de dados espaciais (ex: Arcgis, Microstation Geographic, etc...).
Os pontos teriam que trazer um sistema de coordenadas associado e possuir um formato vetorial (ou um formato de dados que permiti-se converter para vetorial).

cumprimentos
 

nmp

Member
Pessoal ao fim de algumas buscas noutros foruns internacionais já verifiquei que tanto o dakota 20 como o Etrex 30 dão para usar nos levantamentos que pretendo! Apenas tenho que arranjar uma aplicação para converter os ficheiros gpx no formato que quero!
Relativamente à qualidade dos mapas para btt quais pensam serem os melhores atualmente!?
 
Na minha opinião os melhores mapas para btt são os topolusitania.
São gratuitos e estão em constante actualização devido ao facto de todos nós poder-mos dar o nosso contributo.
No entanto não são os melhores para todo o território nacional, os da ciclonatur são mais completos em determinadas zonas.
 
Top