GPS? Qual comprar?

gcaetano

Member
Não dá para incorporar mapas. Embora tenha um conjunto de outras características que o Dakota 20 nem de perto nem de longe consegue disponibilizar. Mas para pulsómetro o Dakota 20 serve.;) Portanto tudo dependerá dos objectivos que estão por detrás da compra do gpsr.
Seja como for são dispositivos distintos com ambições diferentes o que torna as comparações um pouco injustas para qualquer um deles.
 
Mas basicamente eu quero um GPS que dê para ter os tracks para provas e ás vezes se eu quiser ir por exemplo a Fátima, planear o caminho... E ao mesmo tempo conseguir controlar bem os BPM... Qual devo optar, porque pelo vejo isto que pretendo é metade do Edge 500 e metade do Dakota..
 

gcaetano

Member
Quem tem de optar és tu. ;)
Embora me pareça que, para o que pretendes (Navegar e controlar os bpm), o Dakota 20 é perfeitamente capaz. Não posso aprofundar muito sobre o Edge porque não tenho. Mas o Dakota oferece-te um conjunto alargado de soluções para navegação simplesmente porque torna possível acederes à cartografia da zona onde te encontras. O que não sucede no Edge.
É uma questão de definires bem o que procuras e as soluções que cada dispositivo disponibiliza.
 

mouratespt

New Member
Boas

Se gostas da estética do edge e queres um GPS que não esteja "desactualizado" então opta por um Touring Plus. Este aparelho saiu o ano passado para o mercado e os feedbacks da maior parte das pessoas são positivos.
É verdade que vais ouvir que o ideal para BTT é o Dakota ou o Oregon, este bem mais carote, mas ficarias bem servido porque se adquirires onde toda a gente sabe, em Odivelas, ele vem com mapas e prontinho a navegar, além de os preços serem também bastante atractivos.

Boa escolha
 
mouratespt é na enesse que falas??

Esse Touring plus parece ser porreiro... Uma coisa, como é que no meio do monte os GPS nos mostram os tracks, ainda não percebi isso... Imaginem que estou perdido no monte e depois como sei o caminho para casa se tiver ou touring plus ou um Dakota 20?
 

gcaetano

Member
Olá André,

A loja a que o mouratespt referiu é, provavelmente, uma das mais conhecidas e também foi lá que comprei o meu Garmin. Se pesquisares por "loja do gps" no google, é das que tem mais referências.

Quanto ao display, tudo depende da cartografia que estiver no dispositivo. No meu caso tenho um mapa que me disponibiliza as curvas de nível (informação topográfica) e a rede viária/trilhos (com um conjunto de cores que me permite distinguir uma estrada nacional de uma AE ou de um caminho não asfaltado). O resultado final é algo semelhante a isto:


Depois, se o mapa for "roteável" podes seleccionar um ponto ou destino e pedir o GPRs navegue até ele.
 
Last edited:
Um bocado complicado perceber isso, mas com o tempo uma pessoa aprende a trabalhar com isso ;) Mas eu normalmente traço os percursos no google earth e depois faço ess percurso, basicamente... E eu próprio posso fazer um mapa com os principais trilhos da minha zona e coloco num Garmin Edge 500 por exemplo tipo um ficheiro que supostamente é um track mas é um track enorme, ou seja, o mapa de todos os trilhos principais na zona e no caso de me perder uso esse "mapa" como guia. E no fundo faço outro track que é o percurso que pretendo fazer, ou seja, só o track da volta. Percebes-te o que quis dizer? Isto é possivel? E ao mesmo tempo consigo controlar os BPM ;) Mas se for preciso compro só um GPS e um pulsómetro á parte, assim escuso de andar com o GPS atrás de mim para monitorizar apenas os BPM em treino indoor por exemplo ou em corrida a pé... Alem que se o perder é mais despesa do que um pulsometro... A loja que falas é a Ciclo nA TuR ?

Cumps
 

gcaetano

Member
Não é difícil. É uma questão de hábito. A verde estão os caminhos ou trilhos (não asfaltados). A cinzento estradas (esfaltadas). Os castanhos são as curvas de nível. O que falta na imagem é o ícone que nos dá a nossa posição relativa (que é um triângulo azul)

Simplifiquemos.
Se tencionas colocar um track criado no GE para depois o GPSr te guiar por ele, é possível.
Se o que estás a dizer é recriar todos os trilhos de determinada zona sob a forma de tracks para depois carregares no GPRs, creio que não é viável.
Parece-me que queres que o edge faça à força algo para o qual não está vocacionado que, neste caso, é onde o Dakota está mais confortável. Mas como não tenho um Edge, não conheço de forma precisa as limitações e potencialidades do aparelho. É uma questão de aguardares pela opinião de quem tem esse modelo.

A loja em questão é precisamente essa.;)
 
S

silva7116

Guest
boa tarde
venho pedir uma ajuda a quem é mais experiente, estou indeciso entre os GPS Garmin Etrex 30 e o Dakota 20
pelo que estive a pesquisar o Etrex 30 é melhor que o Dakota 20 mas gostava de uma ajuda

obrigada e os melhores cumprimentos
 

deepimpact

New Member
Boa tarde,

Ando à procura de 1 GPS para BTT especialmente para seguir tracks quando ando sozinho e/ou por caminhos à descoberta, guardar os percursos e os dados do sensor cardíaco (é o que tenho para já).
Os que tenho debaixo de olho são: Dakota 20, Oregon 600 e Polar V650 , sendo que não sei se me compensa o Oregon 600 em relação ao Dakota 20 apenas pelo melhor visor (tamanho e reflexos) e uma ou outra funcionalidade, visto que ambos parecem (+-) cumprirem os requisitos, o meu receio é que o Dakota 20 como é bastante mais antigo possa deixar de ter suporte e por isso ando indeciso mas o preço é bastante atractivo, sendo que o Polar V650 parece ser bastante interessante (funcionalidade e preço) mas nunca mais é lançado e não sei se para BTT não é algo frágil.
O que acham? Dentro da mesma gama de preços existe melhor alternativa?

Cumprimentos.
 

iMiguel

Member
Nesses apostaria no Dakota20. Tens também outro porreiro, caso queiras espreitar a título de curiosidade, o eTrex30.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, atenção que o Polar V650 é tipo o edge 510, não é possivel ver o mapa no aparelho.
É mais para treino de estrada.
 
Top