GPS em Android - BTT Offroad

#41
Para desenhar rotas tenho usado o Strava, que para mim tem a grande vantagem de ter a ferramenta "Heat Map" e consigo perceber onde andam os outros ciclistas a passar. Por exemplo em BTT consigo perceber onde andam os trilhos que não estão marcados no mapa, ou caminhos marcados no mapa mas não são utilizaveis para BTT, por exemplo estradões de areia. Depois é extrair o GPX e mandar para o GPS.
 
#42
Explica melhor o que precisas, se for mapas acho que já expliquei aqui no fórum mas n encontro o tópico, acho q tenho de fazer um tutorial :)

Resumidamente: o Orux pode funcionar com mapas online e offline, os online precisas de ligação de dados ou wifi, no entanto podes guardar um mapa dizendo ao Orux p fazer o donwnload para usares mais tarde em offline.
Online tem várias vantagens: melhor legibilidade, podes costumizar e fazer overlap de vários tipos de mapas (ex: strava heat map por cima de outro mapa) mas tem um grande inconveniente: o tamanho.Como são imagens, mesmo sendo JPGs, precisas tirar varias centenas se não milhares para cobrir um área grande com vários níveis de zoom.

Offline: pode funcionar com mapas p Garmin mas o melhor mesmo julgo que são os mapas do OpenAndromaps, são beaseados no OpenStreetMap e actualizados mensalmente, só precisas de fazer um download de cerca de 120MB, com Wi-FI é relativamente rápido e o próprio site instala directamente no Orux.

Primeiro vais ao site do Orux e verifica se tens a ultima versão (na PlayStore é mais antiga)
Depois do Orux instalado vais (no telemovel) ao site openandromaps https://www.openandromaps.org

Convém instalares o rendertheme Elevate 4 para o mapa ser o mais legível possível, na página tens um butão para instalar directamente no Orux:
https://www.openandromaps.org/en/legend/elevate-mountain-hike-theme

Depois precisas do mapa própriamente dito:
https://www.openandromaps.org/en/downloads/europe

Vais a Portugal,carregas no "+" e escolhes a opção de instalar diretamente no Orux.

Depois de instalado vais ao mapas (simbolo mapa no topo) e mudar mapa no menu.
na Tab dos mapas Offline deve lá estar um PORTUGAL_ML (MAPSFORGE) escolhes esse.

Depois vais outra vez ao menu dos Mapas e escolhes a opção Map Tweaks.

No Mapsforge theme escolhes: Elevate

Vai outra vez ao menu dos Mapas e escolhes a opção Map Tweaks, escolhe Tweak Mapsforge Theme e mudas o estilo do mapa para Moutain Bike.

Está feito,a primeira vez que estar a usar o mapa pode ser um pouco mais lento porque o Orux renderiza as imagens no próprio telemóvel.

Muito obrigado pela partilha!

É por este espirito que acho que os foruns e este em particular ainda são a melhor plataforma para partilhar conhecimento!
 
#43
Boas,

sugestões das melhores apps para fazer o seguinte:
1) guiar-me até ao ponto onde começa o track (gpx) ou a outra parte do track;
2) durante a navegação ir rodando o mapa de maneira que o percurso a fazer no track esteja sempre para cima.

Obrigado!
jr
 
#46
Boas dicas que aqui deram, especialmente ali do amigo FMCurto. Fui dar um giro este fim de semana e, graças ao valente tutorial, correu tudo lindamente.

Acho que estou rendido à solução do telemóvel, isto é uma solução perfeita para explorar tracks.

 

JARBAS83

Active Member
#47
O Osmand grava o percurso que faço, dando distância e acumulado? O Wikiloc também faz isso? Queria versões free... Amanhã devo fazer uma volta de +100kms Marão afora e queria contabilizar os KMS e o acumulado...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#49
Se tiveres STRAVA... mesmo a versão free. faz-te isso. Eu tenho TODAS as minhas voltas todas gravadas no STRAVA. Se necessitar mais tarde exporto para outro formato sem ser gpx... converto para kml, e vejo no google earth. Levo sempre o tlm, com o STRAVa ligado quando estou a fazer uma actividade.
 

smcarvalho

Active Member
#50
O Osmand grava o percurso que faço, dando distância e acumulado? O Wikiloc também faz isso? Queria versões free... Amanhã devo fazer uma volta de +100kms Marão afora e queria contabilizar os KMS e o acumulado...
Wikiloc apresenta distância percorrida, velocidade média, ganho e perda de elevação, elevação min e max, tempo decorrido e total.
 
#51
Estava a explorar o Wikiloc, e fiquei com a sensação que para seguir um track que fui buscar ao site deles tenho de ter a versão paga.. É assim mesmo ou estou a ver mal a coisa?