Google Android e GPS para BTT

balsac

New Member
Viva

Parece que os fans do Orux andam escondidos... bem... depois de outros testes de facto o programa não indica as direcções mas sim se estamos a sair da rota... lá terei de voltar ao run.gps... parece-me que de entre todos é o mais completo... esteticamente poderá não ser o mais atractivo mas tem tudo o que os outros tem e aém disso consegue dar indicações da rota a seguir além de outras mil e uma informações
 

johnnystone

New Member
Boas. Não conheço o Run.GPS, mas vou conhecendo o Orux maps. Posso dizer que a cada volta encontro algo que me agrada, mas também alguns pontos em que se pode superar.
É o único que encontrei que dá a liberdade (quase) total. metes o mapa que queres, exportas trilhos no formato que queres. É grátis e está em constante desenvolvimento.
Podes seguir trilhos sem mapa (acho que também há uma opção de criar um mapa em branco), mas também podes fazer os teus próprios mapas offline, directamente na aplicação.

Que eu saiba, não há indicações de voz para seguir trilhos, tal como nos GPS de estrada. O run.gps tem isso?
No Orux há indicações de voz (TTS) mas apenas para o tempo e distancia percorrida, e a distancia que falta para acabar o trilho, e pouco mais. Há alarmes de rota quando te afastas da rota.
 

balsac

New Member
Viva
Hoje experimentei o run.gps num passeio matinal de 50Km: http://www.gps-sport.net/trainings/Tuileries-Miribel_790730. De facto as indicações são fantásticas... são claras e precisas. Como numa parte do percurso foi criado directamente no mapa por vezes havia algum desfazamente entre o track e a posição... mas conseguimos muito facilmente detectar se estamos fora do trilho e corrigir. Ficam aqui alguns pontos positivos deste excelente software:

- Gravação do track. Algo que muitos softwares fazem. Afinal é o objectivo da maioria deles;

- Indicações por voz. É impressionante a quantidade de indicações que podemos escolher desde as mais básicas (velocidade, velocidade média, distancia, tempo....) até às menos habituais (lap time, altitude, batimentos cardiacos, calorias....). A qualidade da voz é muito se comparamos com o Orux que na maioria das vezes é uma salgalhada que não se entende.

- Seguir determinado track. Aqui sim grande vantagem comparativamente com outros. Podemos escolher como queremos visualisar o percurso, se mapa se bussula ou podemos mesmo parametrizar e colocar os dois. Podemos escolher a opção de voz. É quase como um navegador auto. Dá a indicação se é para virar para a direita ou esquerda e com uma precisão razoável. Também nos diz se estamos fora da rota e a quantos metros. Indica-nos tb por voz ou ecran o tempo previsto de chegada, a distancia remanescente ou a hora prevista de chegada...

- Comparação de treinos. A intervalos definidos dá-nos a indicação (ecran ou voz) se estamos à frente ou atrás (tempo) do treino realizado anteriormente;

- Se num determinado percurso tirarmos fotos com o phone aquando do upload para o site é feita uma pesquisa e as fotos são anexadas diretamente. Cada foto é identificada no mapa onde foi tirada. Fiquei parvo com esta funcionalidade!!

Existem muitas outras funcionalidades. Estas são apenas algumas delas. Apesar de se um programa pago é muito bem pago.
 

spool_1

New Member
Software para seguir tracks

Boas, Já agora pergunto, se existe algum software para telm, para seguir tracks,? pois até agora só tenho visto para gravar tracks.
 

meloy

New Member
O melhor para mim é o rmaps dá para gravar e seguir
é o mais simples e eficaz para uma volta de bike sem te preocupares com o resto...
o principal é andar... de bike ... não andar a ver o telem...
 
Last edited:
Boa noite.
É o seguinte: já usei o oruxmaps, os meus percurssos, o sportstracker e o endomondo. Inicialmente usava o "os meus percurssos", programa simples, pratico, dava para passar para o pc dado que havia uma relaçao com o googlemaps pois ficava guardado na conta pessoal de cada um. O oruxmaps, só ousso dizer maravilhas do programa, mas para mim, por mais que pesquise livros de instruçoes e documentos nao consigo perceber aquilo, é uma confusao tremenda. Mas dado que muita gente gosta o problema deve ser meu.
O sportstracker para mim é o melhor. Simples, pratico, tem tudo o que eu quero, exato nos trilhos k o pessoam faz e é o k eu mais uso.
O endomondo instalei á uma semana e este domingo fui experimentar e fiquei bastante decepcionado, dado que tambem só ouvia dizer bem dele. Os quilometros deram completamente diferentes do sportstracker e sem falar do caminho que ele fez da volta que eu dei. tipo esqueçam, só linha retas, até parece que fui por meio de campos e por dentro das casas. eu até pensei k pode-se ter sido o gps que nao tive-se contacto dado k andei no monte, debaixo de arvores, mas nao, o sportstracker funcionou bem e este nao.

Conclusao: A minha eleiçao vai para o sportstracker. Só peca por uma coisa, depois de eu fazer um trilho ou outra pessoa (dado k aquilo é uma comunidade) nao dá para a voltar a fazer pois nao dá para tirar o caminho em formato .gpx ou .kml (acho k nao me enganei). Se alguem souber como fazer isso agradecia.

Agora eu tenho uma questao, que é: já andei á procura na net e mesmo aqui no forum, mas nao encontro. Existe algum programa para android, em que uma pessoa lhe meta um trilho (.gpx ou .kml) e o programa nos digo como o seguir, ou seja, tipo tmndrive(apesar deste calcular ele o caminho) que diz esquerda, direita, ande 200m, ... . agradecia que me ajudassem. como nao tenho gps ando de android, mas é impossivel andar sempre a olhra para ele para seguir um caminho.
Obrigado.
 
Eu acho é que o pessoal devia era ler o tópico todo.
Chegam só perguntam e nem se dão ao trabalho de ler o resto.
No que toca a esquerda e direita como indicações em GPS, eu acho que isso é para esquecer.
Tenho colegas com GPS da Garmin em que custaram 300 e 400 euros e pelo que vejo não dão indicações audio só é possível visualizar o percurso. Por isso não esperem por um programa milagroso para telemóvel, se um GPS dedicado para efeito não faz isso.
Já li que alguém usou um e que dava indicações, mas sinceramente não o encontrei em lado nenhum na altura.



Um abraço e boas pedaladas.
 

Sarrafo

Member
Ainda não utilizei o Oruxmaps para seguir rota,mas quando abro um track já criado tenho a opção de aviso de rota e aviso de WPT,partindo assim do principio que ele irá indicar que estamos fora de rota (penso que será por aviso sonoro,e não com indicação de direcção como pretendem acima).

Quanto aos programas,utilizo o oruxmaps que é o mais completo,depois de mexer-mos um pouco (ja tive o Sport e o Endo).Dá para carregar mapas tirados pelo pc,dá toda a informação da volta (altimetria,etc) que os restantes não dão (pelo menos não davam), e dá para seguir o track (ainda não o teste,apenas abri para ver como era).
 

mr_mufy

New Member
Pessoal boa noite.

Estive na ultima semana a testar algumas aplicações Android para seguir rotas.
Encontrei alguns, mas nada fiaveis tirando o viewranger.

Reconheço que pode ter sido dificuldade minha na leitura, visto que sou noob a seguir rotas fora de estrada...

Assim sendo, deixo-vos a minha experiencia de alguns utilizados e algum feedback da minha experiencia de uso.
Espero que alguns de vocês se aventure a usar estes programas e que indique o seu feedback, pois quantos mais usarem mais preciso será a opinião das aplicações.

O programa que existe para seguir rotas off-rood que falavam acima é o osmand (este trabalha com text to speech.)
Posso dizer que andava várias vezes perdido no mato... Lol. Mas tal como já indiquei pode ser erro meu na leitura ou até programação do programa.

Outro utilizado por mim foi o Maveric.
Muito básico e nada de inovador, pouco usei...

Outra aplicação que usei e melhor me identifiquei foi o viewranger. Existe a versão beta que é gratuita.
Faz o mesmo que os GPS de 300€ e talvez melhor. Falei com o suporte técnico (muito rápidos a responder, logo nota 10, e a um sábado) e estão a pensar em colocar o tão pedido text to Speech.

Espero que tenha dado alguma ajuda ao pessoal.
 
Bonhe8 obrigado. Já reparei agora que afinal dá para seguir o k eu fiz, mas nao dá para seguir um que alguem já tenha feito.

rodinhas73, tens de pensar que um gps dedicado pode muito bem ir no guiador da bike, ou seja, podes olhar a qualquer momento, nao sendo necessario que ele dê indicaçoes audio, apesar de que com isto nao quero dizer que um dia nao hajam gps's com este sistema, pois as coisas estao sempre a avançar. Se o telemovel, vai na mochila (pelo menos eu levo, em vez de ir no guiador com um sistema inadequado) sempre é mais vantajoso do que no gps e mais pratico do que estarmos sempre a parar para olhar. Basicamente, as funçoes sao originadas consoante a sua aplicaçao e utilidade.
 

mr_mufy

New Member
boas.

Hoje, foi mais um dia de testes na serra de Canelas, e posso dizer que é um grande desafio pois a serra para quem a conhece, que não é o meu caso, fica-se completamente perdido, devido aos inúmeros trilhos que atravessam a serra e muito próximos.

Por este motivo, volto a salientar que o melhor programa que me satisfez, foi o Viewranger.
Muito bom este programa. Graças a ele, segui um percurso de testes que tenho, criado por um utilizador (não sei o nome do artista, mas de já muito obrigado) e poucas vezes andei perdido.

Mudo para os outros que tenho instalados para experimentar e ando completamente confuso. Muito proximo os trilhos, e devido a isso é preciso o maximo de definição.

Eis os que tive as testar hj tb.

Twonav - Muito completo. Talvez completo demais, e devido a este facto muito confuso para seguir rotas.

Tracky - Nada demais. Muito difícil de trabalhar.

Rmaps - Sei que tem um user que defende esta aplicação, mas eu não consegui de forma alguma importar o GPX para seguir, logo arruma para canto.

Oruxmaps - Não tão completo como o Twonav, mas da mesma complexidade, ou seja, a andar de Bike, não podemos estar a perder imenso tempo para seguir rotas.

Resumindo, continuo a preferir o Viewranger. O mais próximo de um GPS Off-Road.

Fico a aguardar o vosso feedback em relação a alguma outra aplicação.
 

Rikard0

New Member
leugimordep tiveste azar na tua experiencia com o endomondo, eles tem tido alguns problemas no servidor e nestes dois fins de semana tiverem sobre lotados, e fez com que desactivassem a precisao dos mapas e entao meteram aquilo so a traçar rectas pa facilitar a leitura, mas entretanto ja repuseram tudo direitinho.

Eu pessoalmente ja exprimentei praticamente todos e comparei uns com os outros, os que mais gostei foi o Endomondo, o SportTrackers e o CardioTrainer....exprimentei cerca de mais 10, mas no final acabei por ficar pelo Endomondo e normalmente aconselho mas aviso todas as pessoas a exprimentar pois nem todos nos adaptamos a mesma coisa.
Os valores do km deram sempre diferentes em todos os programas que usei e comparei, mas o do Endomondo foi aquele que mais se aproximou, o resto de valores = Calorias altitudes etc, acho que nenhum deles chega a ser muito fiavel apenas nos dao uma ideia.
Para mim o Endomondo tem algo que me cativa bastante e para muitos é um incentivo, que sao os chalenges entre utilizadores criados por nos utilizadores, e existindo sempre chalenges oficias todos os meses que no final a propria marca costuma sortear premios pelos participantes.

Mas como disse sao gostos :) nada como os exprimentar todos
 

tiagofernandex

New Member
Pra mim o único problema do Endomondo é não dar o acumulado de altimetria durante a volta! Por isso uso o SportsTracker que dá mais detalhes durante a volta..

Cumps!
 

Rikard0

New Member
No SportTracker gosto especialmente do promenor de tirares fotos durante os percuros e depois conseguires ver o local no mapa onde tiras te a foto, é muito bom..quanto ao facto dos promenores durante a volta, eu gosto de ver os valores so no fim :)
 
Após testar o Maverick, Orux, Rmaps, SportsTracker, Locus, SportsTracker Pro e mais alguns, acabei por escolher dois:
-SportsTracker, que geralmente uso para correr, pelos motivos que já aqui foram falados, gosto dos dados que apresenta e da funcionalidade do programa.
-Locus, para tudo o resto. Grava mapas online, usa mapas offline (tirados do Mobac ou da cache do proprio Locus, por exemplo), faz navegação(se quiserem seguir trajectos), grava trajectos, tem grafico de altimetria, integração com geocachinglive ou c:geo, e muito mais funções. Para quem gosta do Orux, deve exprimentar a versão free deste. Para comprar, nem é caro para tudo o que faz, 3.99.
 

ELCUPRA

Member
Boas pessoal eu uso o endomondo ,mas nao consigo fazer a repeticao dessa rota ,imaginemos eu faço uma rota e na semana seguinte quero voltar a fazer essa mesma rota descarrego mas depois como faço para que me va dizendo o caminho??? da para fazer isso? tenho versao gratis. e le ficheiros kml?
 

mr_mufy

New Member
Boas.

Eu nunca consegui seguir uma rota no Endomondo... e é o pro.!

Para isso recorri a outras aplicações.

viewranger e o Osmand com TTS.
 
Last edited:

andremariz

New Member
Não dá para teres a indicação do caminho. O maximo que consegues fazer é ver o cursor no percurso e ires-te guiando por aí. Pelo menos no runkeeper é assim.
 
Top