Google Android e GPS para BTT

marcopinheiro

New Member
OruxMaps é de longe a melhor aplicação Android para o que precisamos no BTT.
Permite não só gravar o trajecto, mas também ver estatísticas do mesmo, exportar em vários formatos, etc. etc. etc... Por outro lado, permite também fazer o que não tinha encontrado em nenhuma outra, ou seja, seguir um trajecto predefinido. Basta carregar o track lá para dentro e fazer-me ao caminho.

Além disso, a app funciona em modo quer online quer offline.
O online ele vai descarregando o mapa ao mm tempo que circulamos (temos de ter plano de dados no telefone). No modo offline, teremos de ter o cuidado de criar o mapa enquanto temos net (em casa por exemplo, antes de sair). A segunda opção é boa pois permite poupar bateria (e uns megas valentes no cartão 3G).
 

Bmiguelpaiva

New Member
Alguem sabe se essas aplicaçoes para os Android´s dao naqueles telemoveis made in China daquele site conhecido do pessoal daqui ?? E que o preço dum desses telefones cusca cerca de 100€ e um GPS de marca custa o dobro.
 

nmb

Member
tens telemóveis de marca cá nos operadores a custar os 100 euros. o problema dos mais económicos é mesmo o ecran que a ver gps com o sol a bater, é difícil e os dos chineses ainda pior...
 

Sarrafo

Member
Boas pessoal.

Comecei agora a utilizar o OruxMaps mas ainda o explorei pouco.No entanto,ao trabalhar offline,não me aparece os mapas.
Haverá algum modo de fazer o download dos mapas e colocar numa directoria para sempre que tivermos offline o OruxMaps ir buscar os mapas ai?
 

Paulo986

New Member
Boas,

até agora no meu android experimentei 2 apps de gps, endomondo pro e o sports tracker!

O endomondo pro detestei, pois só me começava a contabilizar os km's e a marcar o percurso já eu ia bem avançado na volta :s
O sports tracker é que o uso, pois não me falha, ligo o gps e a app é muito rápida a encontrar o sinal, tem o auto-pause o que é muito bom e é simples de sincronizar para o site, depois exporto o ficheiro (gpx) para o gpsies e fico com todas as informações correctas :)

aconselho portanto o sports tracker ;)
 

SKM

New Member
Eu uso o endomundo e não tenho problemas. O endomundo tem também tem as funcionalidades de Autopase, a deteção do sinal GPS é rapido.
 

marcopinheiro

New Member
O Oruxmaps tem uma funcionalidade que permite criar mapas offline para poderem usar depois quando estão sem internet.

Caso não gostem dessa possibilidade (eu nem sei se gosto mas ainda não explorei) têm uma app JAVA que permite seleccionar uma fatia de área no gmaps, definir quantos níveis de zoom querem e ele cria um ficheiro offline mesmo para o orux. Chama-se Mobile Atlas Creator >> http://mobac.sourceforge.net/

Quanto a utilizar muitos megas em modo online... depende do zoom com que estiveres. Se estiveres a ver de longe, o mapa pouco anda. O que eu costumava fazer quando não tinha tempo de criar o mapa offline era em casa começar com ele online, varrer a área com a net ligada (ele guarda em cache) e depois desligar a net e ir à vida! :) Não podem é mexer no nível de zoom. De resto, tranquilo.
 

trinamixx

Member
Alguem usa o Sports Tracker Pro? encontrei umas versoes "á man€ira".
Ha muitas diferenças entre esta versao, e a normal?
Ja tenho um grupo de amigos bom na versao normal, e a PRO ainda nao tenho nh:)
 

trick_shots

New Member
Boas!
Pois nisto de apps de android eu diversifico muito!... sempre que saio para passeio ou maratona ligo 3!...
a saber:

SportsTracker
My tracks
Endomondo



O Endomondo é o que gosto mais e o que utilizo mais também na consulta de detalhes no site.

NO entanto ha coisas diferentes em cada um deles, por exemplo: ainda ha dias fiz uma volta de uns 30kms, pois no sportstracker marcou 2750calorias e no Endomondo 1700!... e estas diferenças acontecem sempre!... Nas altimetrias tb ha sempre diferenças, nas velocidades maximas e totais de distancias tb!...
Na questao de altimetria o que penso ser o mais fiável é o my tracks...

Daí usar os 3 programas, e na realidade "pesco" informação de cada um deles e que penso ser a mais correcta.

Mas por mim usava apenas um!!....

Alguém já comparou resultados com dados concretos de fonte fidedigna e me sabe dizer qual é o mais fiável nos dados que dá?
 
Boas.

O Oruxmaps é o aplicativo que tenho no meu Android , apesar de usar pouco pois tenho GPS Garmin.

De qualquer forma , já o utilizei e tenho-o sempre preparado com os mapas Offline de vários locais por onde ando em 6 ou 7 niveis de zoom cada um.

Utilizando o Mobile Atlas Creator simplesmente se escolhe o modo Satélite do Google maps e faz-se o download de pequenas areas , para não ficarem ficheiros enormes , por exemplo eu tenho aqui da margem sul , o mapa da area da serra da azoia em 7 camadas , da serra do risco , da serra do louro , da serra de s. luis , da arrábida para o lado da comenda grelhal e calçada romana , do alambre , etc.
Faço estes mapas de pequenas zonas pois como quero desde a camada com o zoom maximo até 6 camadas antes , se escolher uma zona maior o ficheiro fica enorme.
No Mobile Atlas Creator escolham logo para gravar o ficheiro do mapa no formato Oruxmaps e é so meter na pasta /oruxmaps/mapfiles dentro do cartão de memória do telemovel e tá pronto a usar.

Assim , numa volta em que ande a explorar trilhos novos , caso esteja perdido , facilmente vejo o que desejo.

Nunca usei , mas este programa faz o registo das voltas , e segue tracks previamente carregados.
 
Ora boas de novo.

Depois de receber várias PM com perguntas sobre como criar mapas ou inserir tracks para seguir no ORUXMAPS , deixo aqui um pequeno tuturial para quem não sabe sobre como conseguir os mapas para usar neste aplicativo.

Começando pelo inicio , mapas.

Comecem por instalar no teu PC o aplicativo MOBILE ATLAS CREATOR que é gratuito e podem tirar desde o site oficial.
Neste momento a versão do software é a 1.9.3 e por questões legais teve de retirar o acesso aos mapas da Google , Bing , Microsoft , etc

Isso de facto limita um pouco a utilização deste programa neste momento , mas não posso confirmar , que procurando por exemplo no 4shared por :
"Mobile Atlas Creator 1.9 beta 6 with all maps"
Muito possivelmente dentro da pasta MAPSOURCES desta versão BETA possam encontrar o que falta na pasta MAPSOURCES da nova versão. :cool:

A partir daqui , não faço ideia :cool: , mas se calhar já será possivel termos acesso aos mapas de satelite da Google ou da microsoft entre outros.

Ao iniciar o programa MOBILE ATLAS CREATOR a primeira vez ele pede-nos qual o nome do novo "Atlas" ou mapa que queremos criar e qual o formato desejado , aqui escolhemos ORUXMAPS SQLITE.

Já dentro do programa escolhemos o tipo de mapa na opção MAPSOURCE , por exemplo se for satélite escolhem Google earth , depois no mapa vão fazendo zoom até á area pretendida que eu aconselho que seja em areas com aproximação de 1km ( diz em baixo no mapa em amarelo ) e faz-se ai a seleção com o rato desenhando um quadrado na zona pretendida.

Eu refiro 1Km apenas porque com o max de zoom o ficheiro fica grande e se escolhermos zooms maiores e escolhermos areas maiores iremos criar um ficheiro que pode não caber na SDCARD ou deixar o ORUXMAPS muito lento.
Tentem criar Mapas com no maximo 300Mb senão fica muito lento , e aqui obviamente a qualidade do telemóvel será decisiva , um bom CPU e corre tudo bem , se é um Android daqueles de entrada eu sugeria nem sequer passar dos 100Mb no tamanho do mapa.

Depois escolhe-se o ZOOM LEVEL sendo que o valor mais alto refere-se ao maximo de zoom e dai para baixo vai baixando o zoom , eu por exemplo escolho o maximo , depois mais 5 camadas salteadas pelo meio , normalmente 1 sim uma não. Escolhe-se obviamente clicando no/nos quadradinho correspondente.

Depois da-se um nome e clica-se em ADD SELECTION

E no fim CREATE ATLAS e espera-se que ele faça o download.

Depois pega-se na pasta criada com o nome dado e que contém os ficheiros e coloca-se a pasta toda na SDCARD dentro da pasta ORUXMAPS/MAPFILES e quando iniciarem o programa escolhem o modo MAPAS OFFLINE e escolhem esse mapa que criaram e usam.

Os TRACKS que tirem de sites como o GPIES ou outros e pensem em seguir têm de ser em formato GPX e colocam-no dentro da SDCARD na pasta ORUXMAPS/TRACKLOGS
Depois dentro do programa têm de o importar , vão a menu > Tracks > menu > Importar Tracks e esperam que ele o carregue e Voila...lol

Boa experiência com este programa.
O maior problema será sempre a autonomia do TLM que irá ao ar rapidamente , se o TLM tiver esta opção , escolham o modo AVIÃO , que significa que ele se desliga de comunicações telefónicas e funciona como apenas um aparelho gps e ai a bateria irá durar mais um pouco.

Boas voltas e Boas Festas.

( eu espero que neste post não tenha infringido nenhuma regra do Forum , se por acaso algo esteja fora das regras por favor editem e retirem o que esteja mal )
 

trinamixx

Member
Eu hoje experimentei seguir um track, e o que fiz foi passar para o cartao de memoria, e em casa, com WIFI, percorri o track, com bastante zoom, e o tlm vai guardando em cache os mapas.
Assim ja se pode usar em modo offline.
A experiencia que fiz foi para 4/5kms e correu bem.
Para ir para o inicio do track, ha uma opçao que permite ligar ao Ndrive ou outro qq, e ele vai dando as indicaçoes com voz, ate ao local definido (caso seja uma estrada "transitavel").
Depois de la chegar, andei um bocado pelos trilhos e correu bem.
 

trinamixx

Member
So nao percebi bem, do post anterior, o motivo de se usar o Atlas creator.
usa-se isso para criarmos os tracks em casa e depois importar para o tlm?
 

Evaristo Frois

New Member
Boa tarde
Desculpem não sei se devo utilizar este tópico para esclarecer uma duvida, mas cá vai, Sabem se algum programa dos que se tem falado anteriormente, ou outro novo, que se possa carregar um track no telemovel e ele vá mostrando o percurso ou mesmo dizendo, para´podermos seguir.
Obrigado desde já pela possivel ajuda.
 

rcarvalho30

New Member
Boas...

mais um utilizador do Endomondo e até agora satisfeito.
Só me parece que a altimetria por vezes não corresponde à realidade, que aparece aumentada ou diminuida, mesmo no mesmo percurso.
Alguém tem o mesmo problema?

Abraço
 
Top