Golden Willow Sc

tonyV

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Bionicon golden willow sc

Bem vou fazer (tentar) uma análise ao meu "transformer":)

Trata-se como de uma Bionicon Golden Willow Scandium. Segundo o fabricante virada para Cross Country mas com aptidão para All Mountain e Maratonas. A razão que me levou à escolha foi "simples". Primeiro das poucas pessoas que tinham uma Bionicon (conheço duas) falavam maravilhas, frases como "isto é um tractor", "passa por cima de tudo" e "sobe tudo" deixaram-me com o bichinho. Das poucas reviews que li por essa internet fora não vi grandes críticas, gostei do aspecto do quadro, do sistema hidraúlico que já tinha visto ao vivo e a cores em andamento e pareceu-me (parece) uma bicicleta "all arounder".

Fiquei indeciso entre comprar bicicleta completa (Sc 1 ou Sc 0) ou montá-la eu. Acabei por decidir montá-la porque ficava mais a meu gosto e aprendia alguma coisa de mecânica, uma vez que nem uma corrente sabia trocar como deve ser:eek:

Primeira etapa encomendar o quadro e escolher o tamanho...não foi preciso muito porque apesar de ter 1,75m de altura, pelos vistos os quadros Bionicon têm proporções fora do normal (na Alemanha é só gajos altos...). Veio uma small (tamanho mais pequeno) recomendado pelo meu vendedor e assentou bem.

Deixo aqui fotos que tirei na altura quando chegou o frame kit (espero que não estejam gigantes):



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Com o frame kit vinha:
- quadro silver/black 7005 T6 AL / Scandium
- Bionicon Doubleagent 70-150mm
- X-Fusion O2 RL (50mm) - por recomendação do vendedor fez-se upgrade para o O2 PVA
- Bionicon F.I.T.
- Bionicon Twin-Lock
- Syntace Lowrider Carbon (25,4mm-620mm)
Tudo com um peso anunciado mas não confirmado de 2,5Kg (sem contar com a diferença entre os X-Fusion)

Entretanto tive de comprar o resto dos componentes. Com a ajuda de alguns de vocês, de outro forúm e depois de muitas e muitas reviews lidas, adicionei o seguinte:

- espigão - Thomson Elite 31,6mm in-line 367mm (pelos vistos é bom para pesos pesados)

- cablagem - Gore Ride-On Sealed Low Friction Gear Cable System (espero que entregue o que promete, porque apanho mais lama que piso seco ao longo do ano)

- travões - Hope Tech M4 183mm à frente e 160mm atrás + braided hoses (um dos pontos em que queria apostar "forte", a travagem, e que agora posso dizer que tenho travões para todas as descidas com ou sem lama, curtas ou longas, sem chegar ao fim com os dedos feitos num oito)

- Transmissão - Cassette XT, XT shadow long cage (tenho um na minha HT - 5*, sem manutenção/afinações e com muita pancada ainda mete as mudanças como deve ser), desviador frontal XT, manípilos Deore XT, corrente KMC X9 93 Chain Silver (senão me engano).

- pedais - shimano M520 (estreia para mim, nunca tinha andado encaixado)

- punhos - Lizard Skin Moab Lock-On (foi um dos upgrades que fiz na minha HT e que melhorou bastante o meu controle na bicicleta)

- selim - SI slr xc gel flow (leve, bonito e até ver o meu rabinho não se queixa, mas como agora tenho suspensão atrás, não posso dizer se é confortável ou não). O revestimento lateral tem um aspecto frágil...vamos ver se fica coçado depressa com o tempo.

- rodas - ainda por vir, 2 meses e picos depois da encomenda:fpalm: - ZTR Arch (preto...mas como não havia em stock até Julho mudaram para brancos:cry:) + raios Dt comp + cubos DT 240s. Neste momento a bicicleta roda com as rodas da minha HT (umas jantes alex rim+cubo Shimano que já precisavam de um desempenozinho...)

- pneus - Kenda Nevegal 2.1 para trás, Shwalbe Rocket Ron 2.25 Black Evolution para a frente, 2xSchwalbe self sealing trax inner tube. Tudo à espera das rodas novas que a preguiça é muita e não gosto de andar sempre a trocar componentes. Neste momento continuo a rolar com uns fabulásticos Schwalbe Smart Sam, o pneu ideal para quem quer aprender a fazer ski:rolleyes:

Seguem fotos do estado actual:

Versão downhill


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Versão uphill


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E os pormenores (não liguem à posição da corrente na caixa do desviador que já me abriram os olhos;))


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Agora a minha análise da bicicleta. Peço desde já desculpa, não será grande análise uma vez que só pratico BTT a sério à 2anos e esta é a minha primeira FS. O meu background passou apenas por uma rígida de aço com 15anos, por uma GT Outpost 2008 e por uma Cube Acid 2009.

Já fiz 5 voltas no total (uma delas com piso molhado). Transmissão em tudo semelhante à minha Cube excepto a pedaleira (XT face Octalink). Notei maior rigidez na XT especialmente naquelas puxadas fortes, mas acaba por aqui a minha sensibilidade (o resto é "idêntico").

No ínicio tive problemas a adaptar-me ao amortecedor. Estava muito habituado à rigidez da Cube. O x-fusion precisou de maior pressão que o recomendado para o meu peso para ficar a gosto 130psi face aos 110psi. Mais duro, mas por incrível que pareça mais confortável:confused:

Ainda estou em fase de adaptação em relação aos spds (passar para uma FS+spds ao mesmo tempo se calhar não foi a ideia mais brilhante).

Suspensão parece-me boa. Dizem vocês mas este gajo disse parece-me boa (ponto final)...vim duma Dart 3 com mola dura, por isso não posso comparar com Fox, Rockshox e companhia. Absorbe bem os impacto pequenos e grandes, mantendo o pneu no chão mesmo em single tracks rápidos e "ondulados". 170mm a descer são muito modeláveis e dão confiança...falta-me ganhar "cojones" e andar mais rápido para ver se continua a corresponder. Um senão. Se deixar a geometria em downhill (por exemplo ao fim de uma descida) e andar em piso plano com curvas apertadas e técnicas e travar vai haver um afundamento da suspensão provocando desiquilíbrio.

Travões foram a melhor aquisição que fiz para a bicicleta. Não têm nada a ver com o hayes stroker ryder que tinha. Potentes, muito progressivos, suaves nos dedos (um ou dois dedos é o suficiente para travcar). Ainda não os testei a fundo em termos de resistência à fadiga...mas sendo "homolgados" para downhill penso que não me vão desiludir, a ver vamos.

Sistema hidráulico: imaginem dois copos com água (a suspensão e a base preta (4ª imagem)) separados por uma barragem (botão no volante).
Limites: suspensão varia entre 170 e 50mm, atrás amortecedor mantém o curso (165/35 senão me engano) e se virem na 4ª imagem existe uma linha no tubo cinzento (daí até baixo são 15mm de variação).
Em termos práticos, levei 2 voltas a dominar o sistema. Para descer basta inclinar para trás. A descer basta inclinar para a frente. Isto serve para atingir os limites da geometria...depois há os "vários" entretantos:cool:. A palavra que me ocorre para descrever o sistema é intuição. Dependendo da forma como estamos a pedalar, a forma como distribuimos o peso na bicicleta e o tipo de terreno, ao carregarmos no botão a bicicleta muda a geometria para uma posição ideal...não sei explicar de outra forma.
Um aviso. A descer não convém carregar no botão » grande OTB garantido, eheh
A descer 170mm à frente -15 atrás chegam e sobram para dar conta das descidas atribuladas com confiança e controlo (mesmo para um noob como eu), mas é a subir que para mim o sistema se revela brutal. Primeiro a geometria permite pedalar numa subida muito inclinada como se estivessemos em plano. Não é preciso fazer força no volante para a roda da frente não levantar (aliás não é preciso fazer força nenhuma, a roda da frente vai leve e "papa" tudo - degraus, calhaus, raízes, sem empancar). Vamos numa posição mais ralaxada, dá para pedalar nas calmas numa subida onde normalmente teriamos de entrar com momentum e pedalar forte em pé ou atascava. E chegamos ao segredo nas subidas; a tracção.
Posso imprimir o ritmo que quero (lento que não tenho muitas pernas) sem ficar preso entre raízes ou calhaus porque a roda traseira resvalou. Dou-me ao luxo de travar antes das subidas, colocar a mudança que quero e a posição da geometria que a subida quer e subo sem problemas e com menos esforço (sem necessidade de momentum...e estou com uns Smart Sam).
As minhas costas têm agradecido, os meus colegas têm aplaudido a minha (falsa) técnica, tenho tido mais pernas para mais subidas e subidas mais longas. Quase parece que tenho uma pulseira power balance:rotfl:

Resumindo estou muito satisfeito, acho que vou ficar mais satisfeito quando for fazer trilhos mais "agrestes", a bicicleta é confortável e resolveu-me as dores que tinha com a HT, é mais eficaz (excepto curvas apertadas se deixar a suspensão com curso a mais) e espero que os componentes se revelem fiáveis e aguentem muita porrada.

Espero que a análise não esteja muito má. Se faltar alguma coisa (excepto pesos que não os sei) digam.

cumprimentos
 
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tiago ferreira

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A bike está original e bonita, além de estar bem equipada. Esse sistema de suspensão é que me baralhou a cabeça.
Mas fizeste aí uma boa análise, só faltou foi mesmo o peso da máquina!
 

tonyV

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Sim posso andar sem mexer no botão (geometria).

As suspensões trabalham da mesma maneira que todas as outras.
 

Kamoes

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Que bike mais agressiva! :shock:

Já tinha visto quando postaste aqui o tópico, mas como estava numa aula não postei nada e pronto, acabei por perder o rasto desta bike!

Os meus parabéns, se há aqui uma bike exclusiva, é esta! :shock:

Lindíssima!

Amigo, esta bike faz quanto curso atrás e á frente? As suspensões são ajustáveis, mas não percebi!

Abraço ;)
 

Man_In_Blue

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Acho que esta é a bike mais polivalente que vi até hoje.
Grande máquina que isso parece ser!
Parabens pela compra, vai relatando aqui como ela se comporta no terreno e se esse sistema hidraulico funciona sem problemas.
 
uma questão que não percebi... quando na versão 'downhill', tanto o curso da frente como da traseira aumenta certo? assim como o contrário na versão 'uphill', em que o curso de ambos os amortecedores diminui?
 

tonyV

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À frente a suspensão varia entre 150 e 70mm (fica aqui a correcção porque coloquei 170 e 50mm no post inicial troquei-me nos números). O amortecedor tem 165/38 mm senão me engano.

Em relação ao sistema hidraúlico tenho o feedback de mais dois colegas do meu clube com Bionicons Edison já a fazer 2 anos e sem qualquer problema ou necessidade de qualquer manutenção.

Na versão downhill aumenta o curso à frente e diminui atrás (a frente levanta e a traseira desce) em uphill é o contrário a frente desce e a traseira levanta.

O amortecedor traseiro é igual a qualquer outro e não sofre de variação de curso. A única coisa que faz alterar o curso atrás é a base do mesmo. A base (4ª imagem) onde o amortecedor traseiro está ligado está ligada à suspensão da frente.
O que a bicicleta faz quando se abre o circuito hidraúlico é transferir ar entre a suspensão da frente e a base onde o amortecedor está ligado. 150-70mm à frente de variação e 0-15mm de variação atrás. Se a suspensão à frente aumenta de curso ("recebe mais ar"), a base atrás diminui ("perde ar") e vice-versa.

Ainda não testei a bicicleta a sério. Tive de ir para fora e antes de ir só tive tempo de a deixar com os pneus já montados. Amanhã se o trabalho permitir vou dar uma curva para ver como se portam as rodas...única coisa que reparei até agora é no barulho estranho do cubo traseiro?!
 

tonyV

New Member
Gostei do rolar das rodas e principalmente da rigidez das mesmas, nem mexem.
Primeiro contacto com os pneus é negativo. Em termos de aderência muito parecido aos Smart Sam (nem noto mais resistência em rolar)...o que para mim me parece impossível (até pelo tipo de piso). Vou deixar andar mais umas voltas para ver se é por serem novos.
 

tonyV

New Member
Bem ao fim de várias voltas com a menina pelo sul de Gales estou muito satisfeito com o comportamento dela. A subir, a descer, com zonas técnicas ou sem elas, está aprovada.

O problema dos pneus foi corrigido (excesso de ar). Até ver o RR é muito competente em seco (por aqui tem estado calor até para um gajo ficar com bronzeado à camionista:D), curva bem e demonstra mais aderência com velocidade. O Kenda compre a função de rolar

Os travões já estão mais que testados aguentam muito "calor" e perdem pouca potência de travagem naquelas descidas que nunca mais acabam. Tenho agora as pastilhas da frente contaminadas com óleo, vou ver se lhes faço um tratamento caseiro que me indicaram para ver se não me meto em gastos prematuros.

Tive vários problemas com o desviador traseiro e as suas constantes "desafinações" ao fim de cada volta. Por indicação de um colega encortei o tubo que faz a ligação do quadro ao "triângulo" do amortecedor e aumentei o tamanho do último tubo para ter uma curva menos agressiva do cabo até ao desviador. Até ver problema resolvido. A apontar também o desgaste "prematuro" do Selle Italia devido ao roçar dos meus calções.

A suspensão já levou a primeira limpeza/lubrificação.

Seguem algumas fotos



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Sim senhor! Também já a conhecia de outros lados.
Bem porreiro esse sistema de amortecimento integrado. Serão poucas as marcas com sistema semelhante e se, pelo que dizes, for eficaz é uma coisa bem pensada para estas bikes mais enduristas, mais "salta-montes".

Os travões, cada um com dois êmbolos, isso é mesmo para travar bem!
A bike tem um cockpit digno dessa designação!

O que também agrada bastante são os sítios que mostraste aqui. Belos caminhos para testar a eficácia da bike.

O que também estranho é a pouca participação que este tópico está a ter.... curioso.
 
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xbiker

New Member
Boas!
A bike está brutal! Parabéns!
Para além de bastante exclusiva.
Agora devias era tentar saber o peso da máquina. :wink:
Ah, e excelentes trilhos ai em Gales. :yeah:
 

tonyV

New Member
O espigão ajustável não é necessário com geometria variável. Além disso penso que sejam espigões pesados.

EDIT: O peso penso que ande entre o 14-13Kg. Não tenho balança para pesar...
 

MRocha

New Member
Máquina muito interessante e fora do normal! Dá gosto ver estas análises a material menos comum.

O título do tópico devia ser Bionicon golden willow sc. É que não aparecendo bionicon passa despercebido e ninguem se apercebe que é uma bicicleta. Já tinha visto o link do tópico, nos posts recentes, mais que uma vez, mas como o nome não me sugeria nada só agora o li.

Quanto às pastilhas do travão da frente contaminadas com óleo, podes experimentar limpá-las, mas dificilmente ficarão como novas. As pastilhas de origem tambem não são nada de especial, se forem como as dos mono mini e, por perto de 10£ compram-se melhores.

Continua o review que o pessoal agradece:bompost::yeah:
 

tonyV

New Member
As pastilhas contaminadas resolvi com álcool a 96% e papel higiénico. Em breve terei de comprar pastilhas, mas terá de ser algo mais durável (se possível...o que é dificil com areia/água à mistura). Se não terei de seguir a recomendação do pessoal com que ando e compro uma data de pastilhas (piores) por tuta e meia.

Ponto menos favorável para mim é a descer com degraus sucessivos, como gosto de ter o amortecedor com um rebound mais forte a traseira de vez em quando parece que quer saltar.
 
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