Glossário de BTT

osodrac

New Member
olha mais uma sugestão...meteres aí a estrutura de um pneu ou descrição sobre os vários tipos...se pesquisares "estrutura pneu" encontras várias imagens...abraço
 

José Batista

Administrator
Esta simplesmente espectacular.
Bastante completo e explicito.
5 estrelas sem duvida alguma.


SAUDAÇÕES BETETISTAS


2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
 

Dézinho

New Member
Grande Shadowlord :sabichao:,

Grande trabalho :teclar:,

Grande tópico :clap:,

Grande parabéns :wink:

E o people agradece :yeah:
 

JAlex

New Member
Re: Glossário de BTT - Adenda

Não sei se será o tópico correcto para colocar esta informação, mas parece-me pertinente, dado que já vi diversas questões noutros tópicos acerca da fibra de carbono...

Fibra de Carbono (CFRP - Carbon Fiber Reinforced Plastic)
É um compósito fabricado a partir de fibras de carbono e uma resina (epoxy, polyester, resinas vinílicas ou nylon). Pode conter (em diferentes camadas e quantidades) elementos de fibra de vidro, kevlar e/ou alumínio. Neste último caso o carbono nunca deverá estar em contacto directo com o alumínio, situação em que se cria um par electrolítico que acaba por danificar ambos os materiais.
O alinhamento das fibras (e o cruzamento das mesmas entre diferentes camadas) é essencial para garantir a máxima rigidez do conjunto, bem assim como a maior resistência possível a todas as forças a que será sujeito.
Dado que a fibra de é extremamente resistente à tracção mas não à compressão, a resina ligante assume uma importância tão grande quanto a própria fibra. Em termos de resistência mecânica e dureza a resina epóxy destaca-se claramente das outras, sendo ainda aquela que apresenta as melhores qualidades mecânicas vs. peso. Para o que nos interessa, é a única utilizável...
Durabilidade: a resina epóxy é sensível à incidência directa de luz solar, dado que os raios UV degradam a estrutura molecular da mesma, diminuindo a resistência mecânica global do conjunto. Por esta razão deverá ser protegida por uma camada opaca aos UV, sob pena de o tempo de vida útil das peças se reduzir drásticamente.
Vantagens: tem uma excelente (a melhor) relação peso/resistência mecânica, mantendo um grau elevado de flexibilidade. É resistente à água (pura),sendo solúvel (durante o processo de cura) em acetona ou vinagre.
Desvantagens: preço e tolerância a falhas mecânicas - estas são maioritáriamente "catastróficas" e defeitos de fabrico. As peças efectuadas em CFRPs devem as suas qualidades à integridade do cunjunto, o que implica que Uma falha menor pode provocar a destruição de toda a peça, destruição essa que não é progressiva (não "avisa", em grande parte dos casos não chega a apresentar sinais visíveis de danos), daí ser chamada de catastrófica.

Nota: devido aos métodos de fabrico e ao tipo de materiais utilizados, não é possível replicar exacta e fielmente duas peças identicas em fibra de carbono (o cruzamento das fibras nunca é efectuado exactamente ao mesmo ângulo, há variações na temperatura da resina e na dispersão do endurecedor, etc etc etc) . Sendo assim, dois quadros com as mesmas dimensões feitos em carbono poderão ter características de resistência mecânica e flexibilidade ligeiramente diferentes. O importante - e aqui entra o nome e a reputação do fabricante - é que estejam ambos dentro dos graus de tolerância definidos para a utilização a que irão ser submetidos.
 

bal4av

New Member
Quanto pagariam por um livro com metade (ou menos) que esta informação? Merecias um prémio!!! :#1:

Abraço,
bruno
 

vilacinha

New Member
ainda bem que existe este topico senao estava desgraçada.
assim ja nao dou tantas calinadas na nomenclatura das bicicletas. (ou pelo menos vou tentar, hehehe)
 

V. Paixao

New Member
:mrgreen: :mrgreen:
após algumas boas horas de pesquisas na grande descoberta dos segredos do btt,
fiquei sem qualquer dúvida que este é o mais completo e importante tópico de todo o forum.
Simplesmente imbativel...
Procurei saber o mais possivel sobre bicicletas e sempre esclareci todas as duvidas mas mesmo
sem intenção, os pros que deixam aqui as suas experiencias acabam por explicar com muitos termos
técnicos e para quem nada percebe não fica muito esclarecido.
Agora posso ver todos oa tópicos e quando tiver alguma dúvida basta cnsultar este "Dicionário"


Parabéns... sem dúvida o Tópico mais importante do Forum... :clap: :#1:
 

PAULOHUGO

New Member
Caro Colega:

Sem palavras.... cinco estrelas!!
Parabéns pelo imenso trabalho em prole de todos! :shock:

Atenciosamente
Cernnnunus :twisted:
 

GUR

Member
Já algum tempo que estava para ver este Post, e hoje foi o dia, e simplesmente está brutal, está aqui tudo sobre uma bicicleta.

Parabéns pelo excelente trabalho!
 

Flygye

New Member
De facto, está de parabens pelo tempo dispendido na elaboração deste magnifico post.

É sem duvida um glossario e uma mais valia / ajuda para todos aqueles que desejam saber ao pormenor o nome e tudo o que compoe a sua bicicleta.
 
Top