Glossário de BTT

#61
olha mais uma sugestão...meteres aí a estrutura de um pneu ou descrição sobre os vários tipos...se pesquisares "estrutura pneu" encontras várias imagens...abraço
 
#72
Re: Glossário de BTT - Adenda

Não sei se será o tópico correcto para colocar esta informação, mas parece-me pertinente, dado que já vi diversas questões noutros tópicos acerca da fibra de carbono...

Fibra de Carbono (CFRP - Carbon Fiber Reinforced Plastic)
É um compósito fabricado a partir de fibras de carbono e uma resina (epoxy, polyester, resinas vinílicas ou nylon). Pode conter (em diferentes camadas e quantidades) elementos de fibra de vidro, kevlar e/ou alumínio. Neste último caso o carbono nunca deverá estar em contacto directo com o alumínio, situação em que se cria um par electrolítico que acaba por danificar ambos os materiais.
O alinhamento das fibras (e o cruzamento das mesmas entre diferentes camadas) é essencial para garantir a máxima rigidez do conjunto, bem assim como a maior resistência possível a todas as forças a que será sujeito.
Dado que a fibra de é extremamente resistente à tracção mas não à compressão, a resina ligante assume uma importância tão grande quanto a própria fibra. Em termos de resistência mecânica e dureza a resina epóxy destaca-se claramente das outras, sendo ainda aquela que apresenta as melhores qualidades mecânicas vs. peso. Para o que nos interessa, é a única utilizável...
Durabilidade: a resina epóxy é sensível à incidência directa de luz solar, dado que os raios UV degradam a estrutura molecular da mesma, diminuindo a resistência mecânica global do conjunto. Por esta razão deverá ser protegida por uma camada opaca aos UV, sob pena de o tempo de vida útil das peças se reduzir drásticamente.
Vantagens: tem uma excelente (a melhor) relação peso/resistência mecânica, mantendo um grau elevado de flexibilidade. É resistente à água (pura),sendo solúvel (durante o processo de cura) em acetona ou vinagre.
Desvantagens: preço e tolerância a falhas mecânicas - estas são maioritáriamente "catastróficas" e defeitos de fabrico. As peças efectuadas em CFRPs devem as suas qualidades à integridade do cunjunto, o que implica que Uma falha menor pode provocar a destruição de toda a peça, destruição essa que não é progressiva (não "avisa", em grande parte dos casos não chega a apresentar sinais visíveis de danos), daí ser chamada de catastrófica.

Nota: devido aos métodos de fabrico e ao tipo de materiais utilizados, não é possível replicar exacta e fielmente duas peças identicas em fibra de carbono (o cruzamento das fibras nunca é efectuado exactamente ao mesmo ângulo, há variações na temperatura da resina e na dispersão do endurecedor, etc etc etc) . Sendo assim, dois quadros com as mesmas dimensões feitos em carbono poderão ter características de resistência mecânica e flexibilidade ligeiramente diferentes. O importante - e aqui entra o nome e a reputação do fabricante - é que estejam ambos dentro dos graus de tolerância definidos para a utilização a que irão ser submetidos.
 
#75
:mrgreen: :mrgreen:
após algumas boas horas de pesquisas na grande descoberta dos segredos do btt,
fiquei sem qualquer dúvida que este é o mais completo e importante tópico de todo o forum.
Simplesmente imbativel...
Procurei saber o mais possivel sobre bicicletas e sempre esclareci todas as duvidas mas mesmo
sem intenção, os pros que deixam aqui as suas experiencias acabam por explicar com muitos termos
técnicos e para quem nada percebe não fica muito esclarecido.
Agora posso ver todos oa tópicos e quando tiver alguma dúvida basta cnsultar este "Dicionário"


Parabéns... sem dúvida o Tópico mais importante do Forum... :clap: :#1:
 
#77
Já algum tempo que estava para ver este Post, e hoje foi o dia, e simplesmente está brutal, está aqui tudo sobre uma bicicleta.

Parabéns pelo excelente trabalho!
 
#78
De facto, está de parabens pelo tempo dispendido na elaboração deste magnifico post.

É sem duvida um glossario e uma mais valia / ajuda para todos aqueles que desejam saber ao pormenor o nome e tudo o que compoe a sua bicicleta.