Após vários anos (não muitos que ainda sou um rapaz novo) em bikes roda 26/alumínio/FS, mais precisamente: Trek Fuel EX 7 e Canyon XC 7 a mudança impunha-se!
Foi com a Canyon que a dedicação ao BTT, mais propriamente às maratonas, se tornou um pouco mais séria (não muito que isto é para levar no relax), aos poucos e poucos vi-me integrado num Open de Maratonas, daqueles que proliferam pelo nosso pais, e ainda bem (ou não!?). Que fazem um gajo sentir-se um atleta a sério, mesmo que não andemos nada. O ano de 2012 lá foi passando, os kms acumulando-se (ai uns 7000 km) e o prazer de andar nestas andanças sempre a aumentar.
No fim do ano de 2012 as questões punham-se: Quero para o próximo ano voltar a participar no dito Open? Resposta fácil, CLARO QUE SIM! Resposta fácil que trazia água no bico!! e bike?? Mudo? Não mudo? Compro uma FS de Carbono? Uma HT de Carbono? Uma 26 ou 29 ou 27,5?! Um tipo arrisca-se a dar em maluco!!
Após conversa, muita conversa, muita net (demasiada) alguns test drive e a decisão acabou por ser 29er carbono HT. Agora faltava saber qual, mais conversa, mais net (outra vez demasiada) e pronto a bike lá acabou por ser escolhida e encomendada em fins de Novembro. Após 2 meses angustiantes de espera ela chegou, linda “comó” sol e pronta para me dar cabo das pernas
Componentes e características em http://www.giant-bicycles.com/es-es/bikes/model/xtc.advanced.sl.29er.1/12666/59231/
Não vou fazer uma análise componente a componente, até agora (100 kms) passados, tudo funciona nice and easy.
Pesada na loja, sem pedais e com pneus e câmaras-de-ar de origem 9,8 kg em tamanho M
Após pedais, troca de pneus, película de protecção do quadro, fitas para tubeless, muito líquido anti-furo ficou pelos 10,8 kg
Pedais – Shimano 540
Pneu F/T – Geax Saguaro TNT 2.2/Maxxis CrossMark UST 2.1
As minhas verdades:
Uma 29er HT não é tão confortável como uma 26 FS nem em Portugal nem no Bangladesh
Uma 29er HT é mais confortável que uma 26 HT
Uma 29er HT em percursos “tipo maratona” é invariavelmente mais rápida que uma 26
Uma 29er HT é incrivelmente boa a: descer, passar ribeiros, rolar, e tem o dom de fazer os calhaus/pedras/obstáculos ficarem mais pequenos
Abraços e força nas canetas
Foi com a Canyon que a dedicação ao BTT, mais propriamente às maratonas, se tornou um pouco mais séria (não muito que isto é para levar no relax), aos poucos e poucos vi-me integrado num Open de Maratonas, daqueles que proliferam pelo nosso pais, e ainda bem (ou não!?). Que fazem um gajo sentir-se um atleta a sério, mesmo que não andemos nada. O ano de 2012 lá foi passando, os kms acumulando-se (ai uns 7000 km) e o prazer de andar nestas andanças sempre a aumentar.
No fim do ano de 2012 as questões punham-se: Quero para o próximo ano voltar a participar no dito Open? Resposta fácil, CLARO QUE SIM! Resposta fácil que trazia água no bico!! e bike?? Mudo? Não mudo? Compro uma FS de Carbono? Uma HT de Carbono? Uma 26 ou 29 ou 27,5?! Um tipo arrisca-se a dar em maluco!!
Após conversa, muita conversa, muita net (demasiada) alguns test drive e a decisão acabou por ser 29er carbono HT. Agora faltava saber qual, mais conversa, mais net (outra vez demasiada) e pronto a bike lá acabou por ser escolhida e encomendada em fins de Novembro. Após 2 meses angustiantes de espera ela chegou, linda “comó” sol e pronta para me dar cabo das pernas
Componentes e características em http://www.giant-bicycles.com/es-es/bikes/model/xtc.advanced.sl.29er.1/12666/59231/
Não vou fazer uma análise componente a componente, até agora (100 kms) passados, tudo funciona nice and easy.
Pesada na loja, sem pedais e com pneus e câmaras-de-ar de origem 9,8 kg em tamanho M
Após pedais, troca de pneus, película de protecção do quadro, fitas para tubeless, muito líquido anti-furo ficou pelos 10,8 kg
Pedais – Shimano 540
Pneu F/T – Geax Saguaro TNT 2.2/Maxxis CrossMark UST 2.1
As minhas verdades:
Uma 29er HT não é tão confortável como uma 26 FS nem em Portugal nem no Bangladesh
Uma 29er HT é mais confortável que uma 26 HT
Uma 29er HT em percursos “tipo maratona” é invariavelmente mais rápida que uma 26
Uma 29er HT é incrivelmente boa a: descer, passar ribeiros, rolar, e tem o dom de fazer os calhaus/pedras/obstáculos ficarem mais pequenos
Abraços e força nas canetas