Giant Trance X2 (2010)

vacalouca

Member
E quase 9 anos após ter aberto o meu último tópico aqui nas Análises e testes, abro um novo para a minha "nova" máquina, tendo como base um quadro Giant Trance X2 com montagem "a la carte" de outra pessoa.

Costumam dizer que há males que vêm por bem, mas foi pena que o acontecimento que me levou de volta ao BTT passados tantos anos tenha sido o roubo da bike antiga. Ao andar nos sites habituais a ver se a dita aparecia, fui vendo um ou outro negócio interessante, e acabei por convencer a cara metade a investir numa nova bike.

Sabia que tinha de ser algo mais soft que a Reign, mas também não queria uma máquina de XC puro, daí ter apontado para uma bike com cerca de 120/130mm de curso traseiro. Depois foi ver qual o melhor negócio, e acabei por me decidir por uma Giant Trance X2 2010 com uma montagem ao gosto do proprietário anterior:

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Componentes:

Quadro: Giant Trance X2 2010
Amortecedor: Fox Float RP2
Forquilha: RockShox Pike 351 U-Turn
Travões: Formula Oro K24 (180/160)
Desviador traseiro: Sram X9 9v
Desviador dianteiro: Shimano SLX
Pedaleiro: Shimano XT
Cassete: ??
Corrente: ??
Pedais: Shimano PD-M545
Cubos: ??
Aros: ??
Raios: ??
Pneus: Schwalbe Nobby Nic 2.25 (f) / Racing Ralph 2.25 (T)
Avanço: ??
Guiador: Cannondale C3 650mm
Espigão: Giant Conenct SL 30.9mm
Selim: Fizik Gobi
Punhos: BBB LightFix

Algumas notas iniciais:

- Em termos de comportamento parece-me mais ágil que a Reign, mas sem a capacidade de absorver tanta pancada e perdoar tanto erro, o que é de esperar dado o ângulo de direcção mais fechado e o menor curso traseiro. Não deixa no entanto de ser uma bike confortável, e julgo que o comportamento melhorará assim que perder peso pois neste momento sou obrigado a ter um pressão muito elevada no RP2.
- A Pike tem melhor comportamento que a Marzocchi da Reign parece-me, mas isso paga-se com o peso (cerca de 2400g pelo que tenho lido). A alteração de curso é bastante prática, mas altera a progressividade da mesma.
- Quanto à transmissão, é muito similar à que tinha na Reign pelo que o bom funcionamento era de esperar.
- Os travões cumprem e bem. Boa progressividade e potência qb.
- As rodas parecem umas Crossmax Xl mas não o são. Vinham de origem com uma Prophet (o proprietário anterior passou o equipamento de uma Prophet MX para este quadro que comprou) e têm uns autocolantes da Crossmax lá colados.
- Bastou uma volta pelo Montijo para determinar as 3 alterações essenciais para a por ao meu gosto: selim, guiador e pedais. O selim pois na primeira volta deixou-me dormente, o guiador por ser demasiado estreito e com pouco recuo, e os pedais pelo peso, plataforma desnecessária, e porque já vinham a dar problemas.
- Para o selim escolhi um Selle Italia Max Flite Gel Flow. As primeiras voltas deixaram-me com boa impressão do mesmo, nada de dormências. O calo é que custa a ganhar :|
- Para o guiador aproveitei uma promoção da CRC e comprei um Easton Haven Carbon de 740mm. Ainda só o montei, mas ainda não o experimentei. Esteticamente é
- Para os pedais ando com vontade de experimentar os Look Strack, mas ainda não me decidiu, e vou usando "gastando" estes até me decidir.

Ainda fez pouco mais de 100km comigo, pelo que só tenho mais 2 fotos:

No Montijo após montar o selim e ir experimentá-lo:
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Em Palmela depois de fazer uns trilhos com mais 2 colegas:
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Vou actualizando o tópico assim que tiver mais novidades.
 
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SeteGu

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Não consigo ver as fotos... será só um problema meu?

Boa máquina! Isso agora quer é ir para os trilhos :cool:

Boa sorte e boas pedaladas
 

vacalouca

Member
Não, o problema era mesmo meu, não tinha configurado bem as definições de partilha. Agora já devem funcionar, tanto quanto consegui testar.
 

JETSTREAK

Member
Gosto muito do aspecto da bike! Penso que foi uma boa escolha.
Que tal se comporta a subir. Se não for indiscrição quanto é que foi o prejuizo?
Estou tentado a enveredar por um negócio parecido para largar a rígida.
 

vacalouca

Member
Boas JETSTREAK

A bike comporta-se bem a subir, o sistema Mestro é bom a evitar o bombear da suspensão, sobretudo em subidas controladas. Se for daquelas subidas a "esmagar os pedais" é natural que se note algum bombear, aí só com amortecedores que permitam bloqueio total. A frente também é mais alta que uma bike de XC, mas o poder baixar a suspensão até aos 90mm ajuda muito neste aspecto.

Quanto ao prejuízo, a bike estava à venda por 700€ negociáveis, acabou por ficar muito perto dos 500€.
 
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