Giant Trance 2 LTD by Nozes

AntónioSouza

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Grande máquina! Esse selim fica ai mesmo bem mas intriga-me... É confortável ou só serve mesmo para as voltas mais curtas?
 

miguelcarromeu

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Em breve, se tudo correr bem, terei uma máquina que foi, em parte, influenciada pelo teu conhecimento e palavras sobre as "verdadeiras" máquinas de BTT do "futuro".

O meu Reverb também tem o bloqueio do lado direito invertido. Ou seja, é igual ao teu, mas eu meti-o à direita. Não te agrada do lado direito?
 

essence_s

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Muito fixe a máquina, só n percebo se foi evolução em relação á anterior ou desejo de outra coisa difrente?
 

TiagoMAIAC

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Muito nice!

Nozes, Isso verde na pedaleira é um bash?

Se sim.... achas que consigo arranjar um em vermelho?

Cumpz e parabéns
 

Nozes

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Obrigado rapaziada ;)

Deixa cá ver se consigo responder como deve ser a toda a gente...

kik estive na Lousã no dia 1 (quinta feira passada)

António,o selim é mesmo confortável,ainda não fiz nenhuma tirada longa a pedalar,mas do que andei estou muito satisfeito (e surpreendido,que esperava ter que pedalar em pé muito tempo,eheh). Mas um dia destes tiras as tuas próprias conclusões ;)

Miguel Obrigado,espero que faças uma boa escolha e que se aguente ao teu (grande) andamento!
Prefiro o comando do espigão do lado esquerdo,a mão direita é mais "solicitada" nas trocas de mudanças e convém ser a mão que "agarra de mão cheia" o travão no caso de algum susto,por isso prefiro não a sobrecarregar com mais um comando.
O comando do KS deixa saudades na ergonomia e integração no guiador,mas também sou capaz de me habituar ao RS sem problemas.

essence como já expliquei foi o desejo/necessidade de uma bike mais polivalente,a Remedy tal como estava era uma bike de 15kg que dava para pedalar em qualquer lado mas não era divertida em mais nada do que descidas muito puxadas e longas,coisa que não tenho por aqui. Se tivesse optado por fazer as provas de enduro da Taça de Portugal provavelmente continuaria com ela,só tenho boas memórias do tempo em que nela pedalei.

Tiago Isto verde na pedaleira é um bash ring,sim :) é um Blackspire Super Ring God C4,custa cerca de 30€ e...também há em vermelho. Pergunta ao Google onde o podes encontrar ;)
 

miguelcarromeu

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Também o espero, obrigado ;)

Relativamente ao comando, é uma observação muito pertinente. Por acaso, até aqui, ainda nunca tinha pensado nisso pois usava os X0 rotativos o que "limpa" um pouco a parte de baixo necessária para albergar o comando. Agora, pelo menos para já, que vou voltar aos shifters, tenho de pensar nisso.

Terás, porventura, ponderado a passagem a 1x10, usando aqueles novos "cogs" que vão surgindo cada vez mais (até a SNV já tem um) de 42 ou até 44?
 

Nozes

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Por acaso pensei (e de vez em quando penso) no sistema 1x10,mas para já continuo a preferir as opções mais alargadas que os 2 pratos dão. Na Lousã dei por mim a usar o 24-36 por mais que uma vez,e acredito que a primeira vez que fosse apanhado a procurar mudanças mais leves a puxar um 34-42 ia perder toda a vontade de usar o sistema.
Aprecio a simplicidade,a leveza e o look,mas a limitação,para um gajo que pedala em rotação como eu,não é bem vinda.
E sim,sei que podia ir para 32 ou mesmo 30 à frente,mas depois para andar a mais de 25km/h tinha que fazer mais rotação que um Honda :)
 

Nozes

Active Member
Boas!

É verdade,a máquina já tem alguma utilização e já posso tirar conclusões sobre o comportamento e os componentes.
A Trance só tem ainda 250km,mas a maioria deles foram de bons trilhos,incluindo uma visita à Lousã e um raid em Serro Ventoso (Porto de Mós) em pleno PNSAC no passado domingo,entre outras incursões pelos trilhos mais ondulantes aqui da zona.


Vamos aqui observar mais de perto 2 ou 3 componentes então,para descobrir do que é feita esta máquina:



Transmissão: Shimano SLX quase completo,à excepção do desviador traseiro (XT Shadow+) e da cassete (SRAM 1080).
Tudo trabalha na perfeição. O desviador traseiro é o meu primeiro contacto com estes desviadores da nova geração,com "embraiagem",e realmente nota-se menos barulho da corrente a bater na escora,embora a mesma ainda faça algum no desviador da frente.
Na foto o pedaleiro ainda sem o bash. O pedaleiro que vem de origem é de 2 pratos,e foi trocado por um igual de 3 para poder utilizar o dito bash ring.
Já por mais que uma vez me vi a pedalar em 24-36 a pensar que vou mais pesado,imagino que um dia que faça algum percurso muito massacrante de subidas (uma travessia de uma serra qualquer ou isso...mas não está nos planos para já) tenha de recorrer a um prato 22 que está ali guardado. Na Remedy pedalava com 22-32,esta bike pesa menos 1,8kg...a explicação que encontro para esta sensação é o tamanho das rodas.


Por falar em rodas...



27,5" isto,650b aquilo...sinceramente é uma diferença pequena para a tradicional 26".
Os ganhos a rolar são marginais,assim como a maior tracção e tal...não tenho perdido grande tempo a pensar no assunto,para ser sincero. A bike é equilibrada,e foi desenhada a pensar neste tamanho de rodas.
Quando nos sentimos bem em cima da bicicleta,ela "desaparece",ou seja,deixamos de lhe dar atenção para nos focarmos no trilho. Comigo é assim,ou pelo menos tento que seja.






O posto de pilotagem é que ainda não está ao meu gosto. O avanço de 70mm permite uma posição equilibrada e confortável na maioria das situações,mas para descidas mais exigentes coloca o meu peso muito sobre a frente. Por ser da medida específica da Giant (1.25"),não é fácil arranjar um substituto,mas já tenho na calha uma alternativa em 50mm.
O guiador também vai saír,os ângulos deste Giant Connect não me seduzem e virá um PRO Tharsis em 740mm,ligeiramente mais pesado mas com a geometria que melhor me encaixa.





No passado domingo nas pedras do PNSAC,na Rota das Minas,prestes a estrear um trilho que merece uma visita a todos os que gostam de pedra,o "Trilho do Bate Mal",em Serro Ventoso,junto a Porto de Mós.

Boas pedaladas!
 

TiagoMAIAC

New Member
O gosto que me deu ler o reparo acerca do 27,5. Numa bicicleta desenhada de raiz com essas medidas em mente, a atenção deve ser dada ao comportamento do conjunto em trail e nunca somente ao tamanho das rodas.

Muito bom. E grande maquina
cumpz
 

Nozes

Active Member
Boas!

Após muita espera,lá consegui o que queria,um avanço de 50mm para a Trance.
Como já foi dito,a medida específica usada pela Giant (1.25"),não facilita em nada a troca deste componente,sendo que estamos limitados aos avanços que a própria marca vende. E um avanço de 50mm da Giant custa alguns 60€ :shock:

Há pouco estive a deitar o olho aos modelos de 2015,e já só os modelos de estrada trazem esta medida parva. É bom saber que as marcas ainda vão ouvindo os consumidores,se bem que muito menos do que noutros tempos.


Então a minha solução é esta:



Avanço Sunline V-One,rectificado num torneiro de 1.125" para 1.25".
Como podem ver,ainda há bastante alumínio ali para assegurar a resistência e rigidez do avanço,e embora pareça um bocado matacão,com a ajuda de 4 parafusos de titânio fica em 177gr.




Montado já com o novo guiador PRO Tharsis fica com este aspecto.
A anilha superior teve de ser cortada por não ter espaço para apoiar no avanço,mas está em estudo uma solução menos radical e chocante :D




O novo cockpit ainda não teve direito a um teste aprofundado,mas está para breve.

Boas pedaladas!
 

tinric

Super Moderador
Não consegui compreender a medida "especial" do avanço

é do tubo da direção ou do guiador!? (como falas em mudar guiador presumo que seja tubo da direção)

explica lá.. isso tem uma fox com um tubo e caixa de direção especial!? fiquei à nora
 

Nozes

Active Member
Pensei que era mais conhecido,mas pelos vistos há poucas Giant's nas Caldas ;)

A Giant tem já há alguns anos uma medida proprietária (que é como quem diz,só eles usam) para as colunas de direcção das suspensões e respectivos avanços. Em vez do normal 1.125" (1.1/8,ou uma polegada e um oitavo),a Giant usa 1.25" (1.1/4,ou uma polegada e um quarto).
Esta particularidade é designada de Overdrive 2 e dizem eles que aumenta a rigidez não sei quantos por cento,e blá blá blá,mas sendo uma diferença tão pequena é muito difícil de o confirmar e na realidade traduz-se mas é numa grande encavadela na hora de trocar de avanço ou pior ainda,vender a suspensão :s

Então a minha solução para não largar 60 ou 70€ por uma avanço específico da Giant foi esta que aqui mostrei.

E uma fotozinha fica sempre bem ;)

 

tinric

Super Moderador
Desconhecia completamente...

Isso para mim não dava :D

Mas se meteres uma caixa "normal" já dá para uma suspensão normal, ou o diametro da testa também já é especifico?

Que cena... essa não deve jogar muito a favor deles na altura das compras/vendas... mas pronto, as dales também são especiais" e não é por isso que não vendem.

Abraço e se não for antes... até dia 7 não?!
 

mlouro

New Member
tinric, dá para pôr uma caixa normal, o diâmetro superior é o normal. Em todo o caso esta medida não aparecia em todas as bikes, mas apenas nas versões média/topo de gama.

São mesmo capazes de ter sentido algum efeito nas vendas, já que este ano finalmente abandonaram a ideia, e voltaram a um "tapered" normal!
 

tinric

Super Moderador
Compreendido. Gracias.

Se há coisas sem sentido, a meu ver, claro, é quando uma marca quer "primar" pela diferença, mas é uma diferença que só tem a prejudicar... mas como dizes... já devem ter compreendido isso... pois quando ficam "dependentes" da exclusividade de uma marca ou produto/artigo... alguém fica logo com um "monopólio" na mão e ninguém quer isso.


Já agora as novas Giant estão brutais.

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