Após vários meses com uma rígida (GT Avalanche 0.5) e uma Enduro(Specialized Enduro Expert) dissipei todo as minhas duvidas em relação ao meu tipo de andamento, o que eu gosto mesmo e XC e maratonas, então decidi trocar a Specialized e desmontar a rígida, desde de cedo a minha escolha recaia sobre a Giant Anthem, inicialmente queria apenas o quadro, mas dado a dificuldade em encontrar esta marca em Portugal e o facto de não conseguir vender a Specialized dirigi-me a uma loja que aceitava retomas, e por norma tem bicicletas Giant, e a Anthem 2 esta lá naquele dia, foi amor a primeira vista.
Aspecto original:
Quadro: GIANT Anthem AluxX™ - FluidForm™ - Maestro™ 3.5’’
Amortecedor: FOX Float RP2
Suspensão: ROCK SHOX Recon SL Air - 80 mm
Pedaleira: RACE FACE Ride XC - X - Type - 44 x 32 x 22
Corrente: KMC HG73
Guiador: RACE FACE Ride XC - 580 mm - 31.8
Avanço: RACE FACE Ride XC - 6° - 110 mm - Ø 31.8
Punhos: GIANT Simple density - 130 mm
Travões: HAYES Stroker Trail - 6’’
Desviador Dianteiro: SHIMANO Deore top swing - dual pull - Ø 34.9
Desviador traseiro: SHIMANO XT Shadow
Rodas: WTB Laser Disc XC
Pneus: MICHELIN XCR Dry 2 - 26’’ x 2.0
Shifters: Shimano Deore
Cassete: SHIMANO HG50 - 9 velocidades - 11 x 34
Selim: WTB Silverado Race
Espigão: RACE FACE Ride XC - 350 mm - Ø 30,9
Pedais: CRANK BROTHER Smarty
Peso: 12.8kg
Neste momento a bicicleta tem 514km, podendo já concluir muito sobre o comportamento global da bicicleta, dai não ter feito logo uma analise inicial, mas sim agora.
Quadro- não é esteticamente deslumbrante mas mesmo assim acho muito bonito, a acima de tudo bem acabado.
Suspensão- foi calibrada na loja para os 68kg e até agora não tive qualquer necessidade de mexer, sempre bastante sensível a todos os relevos, e apesar dos 80mm nunca senti necessidade de mais, afinal de contas nunca foi esgotada.
Amortecedor- tal como o amortecedor foi calibrado para o meu peso e nunca teve qualquer necessidade de ser reajustado, absorve tudo o que e irregularidades sem nunca comprometer a pedalada.
Rodas- as rodas que vinham montadas rolaram apenas 2 passeios enquanto as minhas estavam na revisão, rolavam bastante bem e pareciam robustas, mas neste momento estão montadas as minhas velhas conhecidas Bontrager Race Lite Disc, que para alem de serem mais leves permitem a montagem de pneus Tubeless.
Pneus- Foram substituídos juntamente com as rodas, rolavam aceitavelmente bem e acima de tudo tinham uma boa aderência, neste momento estão montados uns Maxxis High Roller 1.9, óptimos quando o piso e compacto, quando e algo solto começam os problemas o pneu da frente nunca vai por onde devia, Maxxis CrossMark a caminho.
Transmissão- Desde inicio que estou bastante descontente com o sistema Shimano, as mudanças por mais afinações que levem nunca estão 100% sempre a desafinar, Sram já está a caminho.
Travões- uma surpresa muito agradável, potentes e extremamente doseaveis, e leves dentro do segmento.
Selim- extremamente confortável como a WTB nos tem habituado.
Neste momentos temos as seguintes alteraçoes:
Rodas: WTB Laser Disc XC ---> Bontrager Race Lite Disc
Pneus: MICHELIN XCR Dry 2 - 26’’ x 2.0 ---> Maxxis High Roller 1.9
Shifters: SHIMANO Deore ---> SHIMANO XT
Extensores: carbonicos.
Grade de Bidon: BBB SideCageII || BBB AeroCage
Ciclometro: SIGMASPORT 1106
Peso: 12.86kg
Após este quilómetros a pedalar chego a conclusão que escolha mais acertada era impossível, ainda não fiz nenhuma longa distancia mas médias distancias(60km) foram feitas diversas vezes e por terrenos muito acidentados e exigentes tecnicamente, onde o comportamento e exemplar (à excepção de terrenos mais soltos, mas ai o problema e mesmo dos pneus) sempre a fazer o amortecimento total, parecendo que o chão é liso. Sempre colada ao chão e rapidíssima em curvas apertadas, muito graças ao baixo centro de gravidade que traz um problema, os cranks são muito baixos e é necessário ter extremo cuidado para não ter surpresas desagraveis. Apesar do curso reduzido estamos sempre confortáveis e o corpo agradece, ainda me lembro como era na rigida.
Mas é quando surgem as subidas que vimos o verdadeiro potencial da bicicleta, devido à frente baixa e ao curso reduzido da suspensão, a roda da frente nunca descola por mais acentuada que seja a inclinação e só acelerar que la vai ela, caso opte por pedalar um pouco de pé não tem qualquer problema, notasse um ligeiro bombear do amortecedor, mas ao mesmo tempo percebe-se que não há perca de pedalada, dai nunca bloquear o amortecedor em terra pois a assim tenho aderência extrema, apenas bloqueio a suspensão quando o acho necessário.
Também já fiz alguns quilómetros de alcatrão bloqueando ambas as suspensões e ai estamos perante uma rigida, nenhum bombeio.
Em jeito de conclusão, as grandes mais valias desta bicicleta são a sua rapidez, conforto sem nunca perder a aderência, como ponto menos positivo temos a altura do eixo pedaleiro ao chão que é reduzida e há que ter imenso cuidado com os cranks.
Boas Pedaladas
Aspecto original:
Quadro: GIANT Anthem AluxX™ - FluidForm™ - Maestro™ 3.5’’
Amortecedor: FOX Float RP2
Suspensão: ROCK SHOX Recon SL Air - 80 mm
Pedaleira: RACE FACE Ride XC - X - Type - 44 x 32 x 22
Corrente: KMC HG73
Guiador: RACE FACE Ride XC - 580 mm - 31.8
Avanço: RACE FACE Ride XC - 6° - 110 mm - Ø 31.8
Punhos: GIANT Simple density - 130 mm
Travões: HAYES Stroker Trail - 6’’
Desviador Dianteiro: SHIMANO Deore top swing - dual pull - Ø 34.9
Desviador traseiro: SHIMANO XT Shadow
Rodas: WTB Laser Disc XC
Pneus: MICHELIN XCR Dry 2 - 26’’ x 2.0
Shifters: Shimano Deore
Cassete: SHIMANO HG50 - 9 velocidades - 11 x 34
Selim: WTB Silverado Race
Espigão: RACE FACE Ride XC - 350 mm - Ø 30,9
Pedais: CRANK BROTHER Smarty
Peso: 12.8kg
Neste momento a bicicleta tem 514km, podendo já concluir muito sobre o comportamento global da bicicleta, dai não ter feito logo uma analise inicial, mas sim agora.
Quadro- não é esteticamente deslumbrante mas mesmo assim acho muito bonito, a acima de tudo bem acabado.
Suspensão- foi calibrada na loja para os 68kg e até agora não tive qualquer necessidade de mexer, sempre bastante sensível a todos os relevos, e apesar dos 80mm nunca senti necessidade de mais, afinal de contas nunca foi esgotada.
Amortecedor- tal como o amortecedor foi calibrado para o meu peso e nunca teve qualquer necessidade de ser reajustado, absorve tudo o que e irregularidades sem nunca comprometer a pedalada.
Rodas- as rodas que vinham montadas rolaram apenas 2 passeios enquanto as minhas estavam na revisão, rolavam bastante bem e pareciam robustas, mas neste momento estão montadas as minhas velhas conhecidas Bontrager Race Lite Disc, que para alem de serem mais leves permitem a montagem de pneus Tubeless.
Pneus- Foram substituídos juntamente com as rodas, rolavam aceitavelmente bem e acima de tudo tinham uma boa aderência, neste momento estão montados uns Maxxis High Roller 1.9, óptimos quando o piso e compacto, quando e algo solto começam os problemas o pneu da frente nunca vai por onde devia, Maxxis CrossMark a caminho.
Transmissão- Desde inicio que estou bastante descontente com o sistema Shimano, as mudanças por mais afinações que levem nunca estão 100% sempre a desafinar, Sram já está a caminho.
Travões- uma surpresa muito agradável, potentes e extremamente doseaveis, e leves dentro do segmento.
Selim- extremamente confortável como a WTB nos tem habituado.
Neste momentos temos as seguintes alteraçoes:
Rodas: WTB Laser Disc XC ---> Bontrager Race Lite Disc
Pneus: MICHELIN XCR Dry 2 - 26’’ x 2.0 ---> Maxxis High Roller 1.9
Shifters: SHIMANO Deore ---> SHIMANO XT
Extensores: carbonicos.
Grade de Bidon: BBB SideCageII || BBB AeroCage
Ciclometro: SIGMASPORT 1106
Peso: 12.86kg
Após este quilómetros a pedalar chego a conclusão que escolha mais acertada era impossível, ainda não fiz nenhuma longa distancia mas médias distancias(60km) foram feitas diversas vezes e por terrenos muito acidentados e exigentes tecnicamente, onde o comportamento e exemplar (à excepção de terrenos mais soltos, mas ai o problema e mesmo dos pneus) sempre a fazer o amortecimento total, parecendo que o chão é liso. Sempre colada ao chão e rapidíssima em curvas apertadas, muito graças ao baixo centro de gravidade que traz um problema, os cranks são muito baixos e é necessário ter extremo cuidado para não ter surpresas desagraveis. Apesar do curso reduzido estamos sempre confortáveis e o corpo agradece, ainda me lembro como era na rigida.
Mas é quando surgem as subidas que vimos o verdadeiro potencial da bicicleta, devido à frente baixa e ao curso reduzido da suspensão, a roda da frente nunca descola por mais acentuada que seja a inclinação e só acelerar que la vai ela, caso opte por pedalar um pouco de pé não tem qualquer problema, notasse um ligeiro bombear do amortecedor, mas ao mesmo tempo percebe-se que não há perca de pedalada, dai nunca bloquear o amortecedor em terra pois a assim tenho aderência extrema, apenas bloqueio a suspensão quando o acho necessário.
Também já fiz alguns quilómetros de alcatrão bloqueando ambas as suspensões e ai estamos perante uma rigida, nenhum bombeio.
Em jeito de conclusão, as grandes mais valias desta bicicleta são a sua rapidez, conforto sem nunca perder a aderência, como ponto menos positivo temos a altura do eixo pedaleiro ao chão que é reduzida e há que ter imenso cuidado com os cranks.
Boas Pedaladas
Last edited: