Ghost Rt Lector team 8510gr

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Quando vi a Merida na loja do Bruno, até fiquei maluco, o cockpit foi arrancado por completo, vai lá vai...

No que respeita ao acidente, o culpado é sempre quem bate, está escrito nos livros, agora existem sempre entidades (diga-se seguradoras) que se "esquivam" no que respeita a responsabilidades.
a GNR foi chamada ao local, o "croqui" depois de elaborado, pode ser levantado no Posto, pelos intervenientes, ou por quem de direito, no sentido de se apurar de quem foi a culpa, caso não se entendam, existe tambem a opção de se fazer carta/oficio para o I.S.P, Instituto de Seguros de Portugal, a entidade máxima dos seguros, na tentativa de obter resposta relativo ao solicitado.

Esperamos todos que fiques melhor, que venhas com mais força nos cranks e cá te esperamos por novas montagens, tuned by David Raquel
 

David Raquel

Active Member
Hugo, em que livros é que está escrito isso de que o culpado é sempre quem bate? É que o CE é um pouco confuso neste caso em específico e em tudo o que diz respeito a bikes. Aconselho todos a darem uma leitura no CE para evitarem alguma (má) surpresa no futuro.

O croqui eu já o tenho e não refere nada de culpados, apenas sinaliza o "possível local de embate". Eu tenho total certeza de que a culpada foi a condutora mas independentemente de quem tem a culpa segundo o código da estrada, o facto de ela ter admitido que fez a manobra (virar para a sua esquerda, atravessando a minha faixa e abalroando-me) a olhar para os filhos que iam no banco de trás não anula qualquer regra de prioridade e atribui-lhe a culpa?

Em último caso basta analisar os 2 veículos para perceber isso mesmo. Se fosse eu a embater no carro por não lhe ter dado prioridade eu tinha ido precisamente contra a lateral do veículo mas o que aconteceu foi que eu já estava a atravessar a via e ela colheu-me exactamente com a frente do carro o que prova que ela é que veio embater em mim.

Infelizmente quando é para vender seguros é tudo um mar de rosas, o problema é quando realmente são chamados a intervir e fogem com o rabinho à seringa...
 

Antonio73

New Member
Isso do Código da Estrada dizer que quem bate é culpado é totalmente falso, pois há que analisar todos os pormenores do acidente, aliás não existe mesmo nenhum artigo do dito livro que diga textualmente isso, mas enfim se o Hugo diz que sim, ele que diga o artigo e se está no código da estrada, regulamento do código da estrada, regulamento de sinalização e trânsito ou em alguma legislação avulsa. Para além das rápidas melhoras que desejo que tenhas, deixo-te um conselho, junta todos os dados que tiveres e coloca um bom advogado a tratar do assunto, senão como aqui já foi dito, vais andar uns anitos com esta guerra.
PS: No auto das autoridades, nunca vêm escrito quem é o culpado, o auto tem de ser o mais imparcial possível.
Boas pedaladas.
 

lcflash

Member
Factor essencial sobre a atribuição de culpa, são as cruzinhas da parte de dentro da declaração, atenção ao que se preenche
 

artsite

New Member
Eu julgo que todos os federados tem seguro próprio e a bike também, embora paga os custos materiais de terceiros, não próprios, logo caso tivesses culpa a condutora tinha tudo pago. Pelo menos foi assim que aconteceu comigo á uns valentes anos em fui eu contra um carro.
 

ny12xx

Super Moderador
...são as cruzinhas da parte de dentro da declaração, atenção ao que se preenche

Companheiros

O lcflash tem razão.

O código da estrada em nada (ou quase) tem a ver com a atribuição de culpa em acidente para efeitos de seguro (entre seguradoras).

O que realmente tem importância para eles (seguradoras), são o número de cruzinhas que cada lado da declaração tem.

É uma estupidez, mas é uma realidade.

Um abraço

ny12xx
 

artsite

New Member
As cruzinhas tem importância para as seguradoras, mas neste caso como vai para tribunal o que importa mesmo é a Lei, as seguradoras não mandam, nem fazem as leis.
 
Top