GHOST HTX LECTOR 9000 do Pedro Tiago

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petiagos

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GHOST HTX LECTOR 9000

Depois de muitas dúvidas em relação à passagem de uma suspensão total de 110 mm para uma rígida de carbono com 100 mm de curso … a decisão foi finalmente tomada !!!
A montagem já foi feita com algumas alterações de componentes e acessórios … e o resultado final foi este:



[URL="http://img39.imageshack.us/img39/3822/img1888dqu.jpg"] [/URL]
[URL="http://img225.imageshack.us/img225/1339/img1907g.jpg"] [/URL]
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[URL="http://img440.imageshack.us/img440/5522/img1919z.jpg"] [/URL]


Para quem gosta dos pormenores, segue a lista de componentes e acessórios:


Quadro: HTX HM Carbono
Suspensão: Rock Shox SID RL Dual Air 100mm
Avanço: GHOST Ultralight com parafusos em titânio
Caixa de Direcção: MSC Ultralight
Tampa e parafuso da caixa de direcção: KCNC
Espaçadores: KCNC e Ritchey (de 10 e 5mm)
Guiador: Ghost Carbono Flat 640 mm
Punhos: KCNC EVA
Espigão: Ghost Carbon 27.2mm
Aperto de espigão: KCNC
Selim: Selle Italia SLR TT
Desviador traseiro: SRAM XO – 2x10V
Desviador dianteiro: SRAM XO – 2x10V
Shifters: SRAM XO – 2x10V
Manetes dos Travões: Avid Elixir 7 Carbono
Pedaleiro: SRAM X0 c/ pratos 42-28
Parafusos pedaleiro: Prototype
Pedais: Ritchey WCS Paradigm
Travões: Avid Elixir 7
Discos: Quad Pulce XC de 160mm
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.25
Rodas: Mavic Crossmax SLR
Chavetas rodas: Prototype TI MTB
Cassete: SRAM PG 1070 11-36
Grade de bidão: KTM carbono
Parafusos grade de bidão: Ashima


Peso: 9.200 kg


Análise

Com cerca de 170 kms feitos posso concluir que existem muitas diferenças para a antiga suspensão total de alumínio. Posso enunciar algumas vantagens e desvantagens em relação à minha antiga Cube e respectiva análise:

1 - A leveza dos 9.200 kg está sempre presente em qualquer movimento que faça na bike. Isso aliado a uma agilidade que nunca tive na direcção é uma vantagem e peras. Coloca-se onde se quer.

2 – A subir é realmente fantástica… nunca subi tão bem e tão rápido. Em trilhos mais técnicos ainda não tirei todas as vantagens que me possa dar, visto estar habituado a subir numa suspensão total, em que o conforto permitia ultrapassar todas as pedras, raízes e calhaus com muito à vontade e sempre de rabinho sentado. Aqui ainda estou a aprender. Nas restantes subidas sem muitos obstáculos … é um foguete.

3 – A rolar em piso mais compacto e estrada dá um gozo imenso porque ela pede mais e mais … sem se sentir cansaço adicional.

4 – A descer em trilhos mais técnicos … também vou ter de aprender, mas mesmo assim até já vou com alguma confiança. A FS é rainha nas descidas para quem não quer ter preocupações.

5 – O conforto que o quadro transmite ao corpo é muito bom. Não chego tão cansado a casa depois das voltas ou passeios. Apesar de estar com receio por causa das costas… não sinto minimamente que elas estejam a ser sacrificadas com pancadas extras às que tinha anteriormente. É um fato que a traseira tem um comportamento diferente da minha FS… mas até agora não se traduziu em dormências ou dores pós voltas. Poderei rever a pressão dos pneus … reduzir mais um pouco, visto ser tubless ready e estarem convertidos, para ajudar no conforto na roda traseira. Mais uma ou 2 experiências e penso que poderá ficar melhor.

6 – Suspensão Rock Shock SID … diferente da minha FOX OB 110mm. Mais dura, mas mais racing e ainda sem a afinação a 100% para o meu gosto. Mas acho que a chave está mesmo no acerto da afinação…..Estranhei ao inicio. Depois achei que estava um pouco dura demais e foi regular o ar negativo e positivo. Ficou bem melhor com cerca 90 PSI em cada um. Ainda não está no ponto… mas na última volta que dei num misto de estrada, trilhos compactos rápidos, subidas com gravilha e descidas com algumas pedras e raízes …gostei bem mais !!!

7 – Transmissão SRAM XO 2x10 --- dei o salto das 3x10 para este 2x10 … estou em processo de habituação, mas já adquiri os requisitos desta nova transmissão. Já sou fã destes 2x10 …Pelo menos por onde ando não me vai fazer falta o prato mais pequeno … por agora.

Seguem os agradecimentos:

  • David Raquel pelas dicas … e Bruno ATX pela montagem da bicha !!!
 
Last edited:
Linda ! =)

Espero que tenhas sorte com o "bicho" novo, muitos quilometros tranquilos.
Parabens mesmo, esta um MIMO .


Ps: tens de mudar o avatar para uma pic do teu bicho novo.
 
Last edited:

Alberto Castro

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Muito fixe, com muita qualidade e com muita fiabilidade. Parabéns.
Só uma coisa, se fosse a ti, tirava o rocket de trás e trocava por um ralf. Nas minhas mãos o rocket na roda de trás nem 6 meses dura enquanto que um ralf ainda dura um ano. Guardas o rocket para depois aplicar na roda da frente. Só uma opinião.
 

petiagos

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É uma verdade ... o Rocket Ron desgasta-se mais depressa. Tem é uma vantagem: maior tracção na traseira !!!
 

C.Orelhas

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Tens uma montagem ai bem porreira, está muito bonita..Esse quadro enche-me os olhos, mas pelo contrário tiro-o da cabeça pelo seu preço :D
Em relação ao RON e visto que certamente já tiveste outros pneus na traseira, que me podes dizer acerca dele atrás ?
 

petiagos

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O ron na traseira é a primeira vez quer o tenho. Sempre o tive à frente.
Na traseira com os poucos kms que o tenho noto 2 coisas:

- pensava que rolava pior ... estava enganado.
- tenho maior tracção em relação ao antigo Racing Ralph .... isso sim .... muita confiança em todos os trilhos. Quanto à durabilidade ... é que a coisa deve ser mais negra, hehehe.
 

David47

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Grande montagem, esse canhão esta brutal em termos de componentes e estetica, montagem com componentes de grande qualidade e super equilibrados.
e com um peso muito tentador a passar para os sub 9.

diz me uma coisa. esses pedais que tens sao novos?
gostava de saber como se comportam com uns certos Kms em cima?
pois a nivel de preço existe tambem os shimano XT e os BBB forcemount bpd-14, sendo os teus os mais leves, parecem uma escolha tentadora mas se forem como os exustar prefiro manter os meus shimano 520.

boas pedaladas
 

petiagos

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David 47 - Obrigado pelas palavras.
Os pedais são os novos da Ritchey ... acusam na balança 235 gr e estéticamente são bestiais.
Só fiz ainda 70 kms com eles ... é pouco para poder avaliar.
 

TabJr

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Parabéns pela máquina ;)

agora, km´s a fundo xD

P.S. aqueles autoculantes da SID (a parte das cores) estraga um pouco a estética...
 

David47

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epa nem reparei, eu tava a falar dos pedais ritchey v5, e os teus sao os de topo. nao da para comparar esses a pedais de media gama :p

Boa sorte com a maquina
 

petiagos

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TabJr - Os autocolantes ao vivo são espectaculares.... e ajudam sempre a protejer dos pequenos toques e pedras. E ainda outros virão para personalizar o quadro.;)
Pimentoski ... o quadro corresponde a um 19'
David47 - Sim os pedais são os WCS Paradigm ... bem leves.
 

Load60

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Não equacionaste uma 29'' na altura da troca? De qualquer forma esta Ghost é uma grande montada, sem dúvida!
 

Marin Eide

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Bem bonita, isso quer é kms ;) quanto aos pedais os paradigm V5 sofrem do mesmo mal que os exustar, o corpo deles desgasta muito rápido e mesmo apertados ao máximo, se curvarmos e fizermos força para sair a meter carga, com a inclinação do joelho para o centro de gravidade ajudar em curva, o pé sai do pedal em 2 tempos!!! Falo por experiência própria.
Cumps
 

xico46

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´Muito porreira ! :p Eu diria qe ta linda ! ...
Esse quadro é de qe ano ? E ja agora quanto te custou ele, se nao te for incomodo me dizeres! ;):confused:

Cumprimentos,xico46

Boas pedeladas !
 

petiagos

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Mario Eide - Estes como são os novos WCS Paradigm ... penso que não irão sofrer desse mal.

Xico 46 - Obrigado pela opinião. O quadro é deste ano - 2012. O preço final, não me leves a mal, mas não revelo (confidencialidade vendedor/cliente). Posso dizer que se pesquisar o modelo na net encontras logo em alguma lojas... e que tem o preço de catálogo.;)
 

David Raquel

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Amigo Pedro, Muitos Parabéns e boa sorte com a máquina!

Ficou excelente e com possibilidade de, com t€mpo, baixar ainda mais de peso ehehehehehe

Grande abraço e da minha parte, foi um prazer fazer (um pouco) parte deste projecto!!!

David
 

petiagos

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David - Ficou porreira, não ficou ?
Foi como te disse naquele dia ... quando houver mais um tempinho monetário arrisco num ou noutro componente/acessório de qualidade e com baixo peso, que me agrade.
Não falta muito para chegar aos sub 9 Kgs... e até poderia... se escolhesse outras rodas ... mas as SLR... sempre quis experimentar umas. Ando a ver uns guiadores tão bonitos e levezinhos, heheheh .... e tão caros, hehehehhe. Mas hei-de chegar lá ...
O projeto inicial ainda não acabou, já que ainda falta vir um aperto de espigão. Até o vou buscar de bike....
 

TabJr

New Member
TabJr - Os autocolantes ao vivo são espectaculares.... e ajudam sempre a protejer dos pequenos toques e pedras. E ainda outros virão para personalizar o quadro.:wink:

sim lá nisso tens razão... são sempre uma forma de proteger.. ;)
 
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