GHOST HTX LECTOR 9000
Depois de muitas dúvidas em relação à passagem de uma suspensão total de 110 mm para uma rígida de carbono com 100 mm de curso … a decisão foi finalmente tomada !!!
A montagem já foi feita com algumas alterações de componentes e acessórios … e o resultado final foi este:
[URL="http://img39.imageshack.us/img39/3822/img1888dqu.jpg"] [/URL]
[URL="http://img225.imageshack.us/img225/1339/img1907g.jpg"] [/URL]
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[URL="http://img836.imageshack.us/img836/1143/img1929k.jpg"] [/URL]
[URL="http://img208.imageshack.us/img208/2010/img1932x.jpg"] [/URL]
[URL="http://img440.imageshack.us/img440/5522/img1919z.jpg"] [/URL]
Para quem gosta dos pormenores, segue a lista de componentes e acessórios:
Quadro: HTX HM Carbono
Suspensão: Rock Shox SID RL Dual Air 100mm
Avanço: GHOST Ultralight com parafusos em titânio
Caixa de Direcção: MSC Ultralight
Tampa e parafuso da caixa de direcção: KCNC
Espaçadores: KCNC e Ritchey (de 10 e 5mm)
Guiador: Ghost Carbono Flat 640 mm
Punhos: KCNC EVA
Espigão: Ghost Carbon 27.2mm
Aperto de espigão: KCNC
Selim: Selle Italia SLR TT
Desviador traseiro: SRAM XO – 2x10V
Desviador dianteiro: SRAM XO – 2x10V
Shifters: SRAM XO – 2x10V
Manetes dos Travões: Avid Elixir 7 Carbono
Pedaleiro: SRAM X0 c/ pratos 42-28
Parafusos pedaleiro: Prototype
Pedais: Ritchey WCS Paradigm
Travões: Avid Elixir 7
Discos: Quad Pulce XC de 160mm
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.25
Rodas: Mavic Crossmax SLR
Chavetas rodas: Prototype TI MTB
Cassete: SRAM PG 1070 11-36
Grade de bidão: KTM carbono
Parafusos grade de bidão: Ashima
Peso: 9.200 kg
Análise
Com cerca de 170 kms feitos posso concluir que existem muitas diferenças para a antiga suspensão total de alumínio. Posso enunciar algumas vantagens e desvantagens em relação à minha antiga Cube e respectiva análise:
1 - A leveza dos 9.200 kg está sempre presente em qualquer movimento que faça na bike. Isso aliado a uma agilidade que nunca tive na direcção é uma vantagem e peras. Coloca-se onde se quer.
2 – A subir é realmente fantástica… nunca subi tão bem e tão rápido. Em trilhos mais técnicos ainda não tirei todas as vantagens que me possa dar, visto estar habituado a subir numa suspensão total, em que o conforto permitia ultrapassar todas as pedras, raízes e calhaus com muito à vontade e sempre de rabinho sentado. Aqui ainda estou a aprender. Nas restantes subidas sem muitos obstáculos … é um foguete.
3 – A rolar em piso mais compacto e estrada dá um gozo imenso porque ela pede mais e mais … sem se sentir cansaço adicional.
4 – A descer em trilhos mais técnicos … também vou ter de aprender, mas mesmo assim até já vou com alguma confiança. A FS é rainha nas descidas para quem não quer ter preocupações.
5 – O conforto que o quadro transmite ao corpo é muito bom. Não chego tão cansado a casa depois das voltas ou passeios. Apesar de estar com receio por causa das costas… não sinto minimamente que elas estejam a ser sacrificadas com pancadas extras às que tinha anteriormente. É um fato que a traseira tem um comportamento diferente da minha FS… mas até agora não se traduziu em dormências ou dores pós voltas. Poderei rever a pressão dos pneus … reduzir mais um pouco, visto ser tubless ready e estarem convertidos, para ajudar no conforto na roda traseira. Mais uma ou 2 experiências e penso que poderá ficar melhor.
6 – Suspensão Rock Shock SID … diferente da minha FOX OB 110mm. Mais dura, mas mais racing e ainda sem a afinação a 100% para o meu gosto. Mas acho que a chave está mesmo no acerto da afinação…..Estranhei ao inicio. Depois achei que estava um pouco dura demais e foi regular o ar negativo e positivo. Ficou bem melhor com cerca 90 PSI em cada um. Ainda não está no ponto… mas na última volta que dei num misto de estrada, trilhos compactos rápidos, subidas com gravilha e descidas com algumas pedras e raízes …gostei bem mais !!!
7 – Transmissão SRAM XO 2x10 --- dei o salto das 3x10 para este 2x10 … estou em processo de habituação, mas já adquiri os requisitos desta nova transmissão. Já sou fã destes 2x10 …Pelo menos por onde ando não me vai fazer falta o prato mais pequeno … por agora.
Seguem os agradecimentos:
Depois de muitas dúvidas em relação à passagem de uma suspensão total de 110 mm para uma rígida de carbono com 100 mm de curso … a decisão foi finalmente tomada !!!
A montagem já foi feita com algumas alterações de componentes e acessórios … e o resultado final foi este:
[URL="http://img39.imageshack.us/img39/3822/img1888dqu.jpg"] [/URL]
[URL="http://img225.imageshack.us/img225/1339/img1907g.jpg"] [/URL]
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Para quem gosta dos pormenores, segue a lista de componentes e acessórios:
Quadro: HTX HM Carbono
Suspensão: Rock Shox SID RL Dual Air 100mm
Avanço: GHOST Ultralight com parafusos em titânio
Caixa de Direcção: MSC Ultralight
Tampa e parafuso da caixa de direcção: KCNC
Espaçadores: KCNC e Ritchey (de 10 e 5mm)
Guiador: Ghost Carbono Flat 640 mm
Punhos: KCNC EVA
Espigão: Ghost Carbon 27.2mm
Aperto de espigão: KCNC
Selim: Selle Italia SLR TT
Desviador traseiro: SRAM XO – 2x10V
Desviador dianteiro: SRAM XO – 2x10V
Shifters: SRAM XO – 2x10V
Manetes dos Travões: Avid Elixir 7 Carbono
Pedaleiro: SRAM X0 c/ pratos 42-28
Parafusos pedaleiro: Prototype
Pedais: Ritchey WCS Paradigm
Travões: Avid Elixir 7
Discos: Quad Pulce XC de 160mm
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.25
Rodas: Mavic Crossmax SLR
Chavetas rodas: Prototype TI MTB
Cassete: SRAM PG 1070 11-36
Grade de bidão: KTM carbono
Parafusos grade de bidão: Ashima
Peso: 9.200 kg
Análise
Com cerca de 170 kms feitos posso concluir que existem muitas diferenças para a antiga suspensão total de alumínio. Posso enunciar algumas vantagens e desvantagens em relação à minha antiga Cube e respectiva análise:
1 - A leveza dos 9.200 kg está sempre presente em qualquer movimento que faça na bike. Isso aliado a uma agilidade que nunca tive na direcção é uma vantagem e peras. Coloca-se onde se quer.
2 – A subir é realmente fantástica… nunca subi tão bem e tão rápido. Em trilhos mais técnicos ainda não tirei todas as vantagens que me possa dar, visto estar habituado a subir numa suspensão total, em que o conforto permitia ultrapassar todas as pedras, raízes e calhaus com muito à vontade e sempre de rabinho sentado. Aqui ainda estou a aprender. Nas restantes subidas sem muitos obstáculos … é um foguete.
3 – A rolar em piso mais compacto e estrada dá um gozo imenso porque ela pede mais e mais … sem se sentir cansaço adicional.
4 – A descer em trilhos mais técnicos … também vou ter de aprender, mas mesmo assim até já vou com alguma confiança. A FS é rainha nas descidas para quem não quer ter preocupações.
5 – O conforto que o quadro transmite ao corpo é muito bom. Não chego tão cansado a casa depois das voltas ou passeios. Apesar de estar com receio por causa das costas… não sinto minimamente que elas estejam a ser sacrificadas com pancadas extras às que tinha anteriormente. É um fato que a traseira tem um comportamento diferente da minha FS… mas até agora não se traduziu em dormências ou dores pós voltas. Poderei rever a pressão dos pneus … reduzir mais um pouco, visto ser tubless ready e estarem convertidos, para ajudar no conforto na roda traseira. Mais uma ou 2 experiências e penso que poderá ficar melhor.
6 – Suspensão Rock Shock SID … diferente da minha FOX OB 110mm. Mais dura, mas mais racing e ainda sem a afinação a 100% para o meu gosto. Mas acho que a chave está mesmo no acerto da afinação…..Estranhei ao inicio. Depois achei que estava um pouco dura demais e foi regular o ar negativo e positivo. Ficou bem melhor com cerca 90 PSI em cada um. Ainda não está no ponto… mas na última volta que dei num misto de estrada, trilhos compactos rápidos, subidas com gravilha e descidas com algumas pedras e raízes …gostei bem mais !!!
7 – Transmissão SRAM XO 2x10 --- dei o salto das 3x10 para este 2x10 … estou em processo de habituação, mas já adquiri os requisitos desta nova transmissão. Já sou fã destes 2x10 …Pelo menos por onde ando não me vai fazer falta o prato mais pequeno … por agora.
Seguem os agradecimentos:
- David Raquel pelas dicas … e Bruno ATX pela montagem da bicha !!!
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