Geometricamente iguais!!!!

*Richard*

New Member
Boas pessoal!! :p

As marcas de bikes vão lançando os seus novos modelos de suspensão total,entretanto verifica-se uma tendência para este tipo de geometria dos quadros:

Merida



Scott



Esta(Não sei a marca)



MSC



Zoulou



Agora pergunto,porque estão as marcas a seguir uma geometria destas??
Será a mais eficiente?
Digam as vossas opiniões............................. :roll:

Abraço,Ricardo
 

zykon

Super Moderador
Queres dizer Sistema de suspensão traseira e não geometria, certo?

É que nessas fotos não há dados para avaliar a geometria
 

*Richard*

New Member
zykon said:
Queres dizer Sistema de suspensão traseira e não geometria, certo?

É que nessas fotos não há dados para avaliar a geometria

Exactamente zycon,obrigado pela correcção!!!! :yeah:

Abraço,Ricardo
 

João Ramos

New Member
Muito provavelmente é o sistema mais eficiente, como tu dizes...

Agora até a Specialized tem um sistema semelhante...

Utilizava na Epic um sistema semelhante ao que a Merida usava nas HFS (salvo erro), e agora ambas mudaram.

Tudo (quase) igual !

Cumprimentos,
r@mos
 

Jorgex

New Member
A Cube é Horst Link, o desenho original.
A Zoulou e Scott são o clássico 4-Bar-Linkage.
A MSC é uma Soft-Tail.
 

350plus

New Member
Com o Jorgex indicou estamos perante tipos diferentes de suspensão. No entanto a MSC não é uma Soft-tail. É um Mono Pivot

O motivo para este tipo de configuração é fundamentalmente o peso. Reduz bastante o tamanho das escoras e balanceiros quando comparado com os sistemas usados anteriormente.

A estética também pesa bastante pois cola-se muito ao visual Hardtail, muito favorecido nas bikes de competição.
 

Alf

Active Member
Já agora, e perante o mestre 350plus, aproveito para tirar uma dúvida: :lol:

Um monopivot é isso mesmo, pivot único. Mas quando recorre a uma peça auxiliar como a MSC ou a Cannondale Moto, para a ligação ao amortecedor, é considerado da mesma forma um monopivot? É que acrescenta ali um ponto de rotação (embora pareça que funcione na mesma sem aquela peça :lol:)
 

350plus

New Member
:mrgreen:

A chave para essa questão é mesmo o "caminho" da roda traseira.

A definição do monopivot é que roda está na ponta de uma alavanca (cantilever) e descreve um caminho perfeitamente circular, centrado no tal monopivot.

Quando metes horst links ao barulho já estás a alterar o caminho para uma coisa em forma de S.

Depois para os Single-Pivot existem dois modos de transmitir a força para o amortecedor. Podes meter lá o amortecedor directo no braço de suspensão, como faz a Cannondale Rush, ou podes colocar lá um balanceiro como faz a Kona para ter mais controlo sobre o rácio do amortecedor/optimização dos esforços. Este segundo tipo chama-se em Inglês "Linkage Actuated Single Pivot"
 

Jorgex

New Member
Alf said:
"...quando recorre a uma peça auxiliar como a MSC ou a Cannondale Moto, para a ligação ao amortecedor, é considerado da mesma forma um monopivot?"

Aquela biela apenas reforça lateralmente a suspensão traseira.

No caso da Mountain Cycle ShockWave e Commençal Meta, são ambas mono-pivot com um "desmultiplicador", o tal Linkage Actuated Single Pivot que o 350plus falou.
 

tkul

Utilizador Banido
P5180077.jpg


Então nesse caso, esta é a mãe de muitas!
Sim, não tem o link porque o amortecedor ia fixo ao tirante superior... mas o design é quase este!
Na altura era uma grande máquina, e só tenho pena não ter tido dinheiro para a ter! :cry:

Quanto a essas novas, e se formos ainda mais longe há muita marca semelhante! Até a Cannondale com a Rize:

Rize_Static_web.jpg


Nestas coisas, a moda pesa muito!
Já houve a moda das single pivot ao estilo de Santacruz, Orange, Cannondale Prophet... etc!
 

Jorgex

New Member
Um Golf e um AMP mesmo AMP! Nem sabia que existia tal bike. Já vi Mongooses e etc com o Horst Link mas nunca uma AMP, sendo esta a criadora do Horst Link.


P.S. - Esse Magura sem arco não devem ter muito power nas travagens.
 

Sonic Reducer

New Member
a rize é bastante diferente desta moda "spark" pois tem menos pontos de rotação e mais curso,e o apoio não esta no tubo superior ... tirando isso é pareçida sim :p
 

tkul

Utilizador Banido
Sonic,
a Rize tem tantos pontos de rotação como uma Spark. A única diferença é onde se encontra o link ancorado ao triângulo principal, nada mais.


Jorgex
A AMP foi a pioneira do Horstlink, com as suas B3, B4 e mais tarde B5. Eu sempre adorei as B3, mesmo com o seu curso minimalista de 50mm (2 polgadas).
Eram bikes na altura com um peso de 11 kg, que para uma FS era uma bomba. :D
O Golf é um MK2... but who cares! :mrgreen:

À frente a suspensão é também uma AMP, que na altura possuí uma das melhores rigidez do mercado. Era a AMP e a ControlTech

lawleader_full_7.jpg


E a Girvin
killerv900.jpg


Eu tenho Maguras... e aquilo nem com dupla ferradura consegue meter rigidez suficiente quando testamos em parado! Abre tudo...
Mas como aquilo é para usar quando andamos (circulamos), a roda de trás bloqueia muito antes..... :lol:
 

350plus

New Member
A Spark é um mono-pivot também. Mais um "Linkage actuated single-pivot"

t_2008spark10frame.jpg


Com um bom amortecedor de plataforma, este tipo de design funciona a par com os melhores sistemas baseados em Horst Link
 

tkul

Utilizador Banido
A grande diferença entre a Spark e uma Horst, tem a ver com a sensibilidade, reactividade e sistema activo que é o segundo, tanto em travagem... pedalar... etc!

Porque de tanto "sucesso" da Spark --> peso. Conseguiram (mais uma vez!) terem um quadro bonito... leve e eficaz!

Será que a Specialized com a EPIC vai conseguir? Je ne c`est pas! :lol:

Mas a grande pergunta é:

Quem é que vai sentir as diferenças?

Maior parte das bikes de XC/Maratona que vejo nem se mexem (suspensão) quando as pessoas se sentam.
Parecem a minha rígida...
 

Sonic Reducer

New Member
mono pivot???? eu assim de repente vejo 3 possivelmente 4 pontos de rotação


esta bicicleta é monopivot, se repararem não tem qq ponto de rotação perto do aperto da roda nem perto do aperto do amortecedor como na spark
9ve2_wht.jpg



na rize existem 3 pontos de rotação
9vt4L_wht.jpg


na spark tb conto pelo menos 3 pontos de rotação
460-Spark-LTD.jpg




a NRS tem varios pontos de rotação para contrariar a tendencia do "bob" na pedalada
giant%20nrs%20comp%20frameset%20big.jpg
 

Jorgex

New Member
Sim mas a NRS tem uma particularidade, não tem SAG. O piloto senta-se e a bike não pode afundar atrás. E o próprio retorno e bloqueio do sistema é feito com a tensão da corrente, quando uma pessoa pedala.
 
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