Geometria Genius

Gansolino XC

New Member
Boa tarde a todos
É estranho o que vos vou contar, tendo em conta que tenho uma Genius MC 50 há dois anos, no entanto penso eu que ainda não consegui encontrar um setup correcto para a bicicleta. Acho que não tem manobrabilidade ou se a tem é muito reduzida. É muito boa em termos de conforto, no entanto quanto a manobrabilidade é muito estranha. Será que o problema é meu? Será da geometria? Acontece com mais alguém? Começo a ter uma série de dúvidas acerca da máquina, à qual já lhe coloquei um avanço diferente, outro guiador e selim, no entanto só é estável a rolar. Se precisar de um desvio de trajectória mais rápido, não transmite segurança nem precisão. Já pensei que o problema poderia ser da dimensão do quadro, visto ser um S e eu ter 1,71 de altura, mas está dentro dos valores aconselhados pelo fabricante, apesar de já estar no limite.O que acontece é que não sinto "espaço" confortável dentro do quadro. Confortávelmente fazia coisas com a minha anterior decathlon, com uma geometria clássica, que não faço com esta. Entretanto tenho encontrado várias máquinas destas á venda, muitas delas com pouco uso, o que me faz pensar que as pessoas por alguma razão não se conseguem adaptar a qualquer coisa nesta geometria, pois não faz sentido gastar uma pipa de massa numa bike para depois ir pô-la à venda ao fim de pouco tempo. No entanto é uma bicla agradável, não pretendo desfazer-me dela.
Alguem por aqui sente o mesmo problema?
Obrigado pela atenção.
 

Gansolino XC

New Member
Obrigado pela atenção de todos, também coloquei este post em outro forum e já consegui algumas dicas importantes. Pelo que parece há mesmo alguma coisa com esta geometria.
Abraço
 

r3m

New Member
Boa tarde,
Tive durante 3 anos uma scott reflex fx, à qual me adaptei muito bem, tanto em termos de conforto como de manobrabilidade, a qual troquei apenas porque apareceu um negócio porreiro a geometria do quadro era igual...troquei para uma scott genium mc 10...apenas posso dizer que fiquei muito satisfeito com tudo...de origem tem apenas o quadro, tudo o resto foi montado ao meu "gosto/€ €"...e sendo mais leve que a reflex achei-a mais ágil, confortável e ao mesmo tempo robusta...
Penso que o "problema" mais usual neste tipo de geometria é mesmo o tamanho...se o tamanho do quadro não for o correcto, a posição do selim relativamente ao eixo pedaleiro e ao posicionamento de andamento não será o ideal, o que torna a sua condução mais "pesada"....basta reparar na inclinação do tubo onde encaixa o espigão... :) (isto é apenas a minha opinião...)

abraço,
Rui
 

NITSA

New Member
Boas

Tambem tenho uma mc, no meu caso tamanho L.

Como tambem estou no limite da altura para os tamanhos, 1.82m está entre o L e o M andei com um dilema parecido com o teu.

Com a M tinha exactamente as mesmas queixas que tens, mas na L encaixo que nem uma luva :D

Os problemas que senti ao nível de agilidade e confiança na frente passaram com uma afinação diferente na suspensão da frente e um avanço mais curto.Adoro a bike e só posso recomendar!
Parece-me pelo que descreves que o eu problema é mesmo o tamanho do quadro......não é fácil de solucionar :roll:
 

Gansolino XC

New Member
Olá amigos
Obrigado pela vossa ajuda, pelas vossas opiniões chego á conclusão que o problema é mesmo do quadro. Brevemente irei experimentar o tamanho superior, mais que não seja para tirar dúvidas. Correndo tudo bem vendo este quadro e compro o de tamanho superior, logo verei com o teste se a diferença é significativa, mas acredito que pela minha experiência e pelas vossas dicas, que a diferença será mesmo significativa.
Irei dando notícias do desenrolar da "coisa". Um abraço e mais uma vez obrigado :D
 
Top