Geocaching

gcaetano

Member
Bom, como ando nisto das caches já há alguns anos, vou tentar esclarecer alguns aspetos que talvez sejam importantes.

1) O jogo pode ser definido como uma simples caça ao tesouro através do recurso ao gps.

2) O registo no sítio "convencional" é gratuito e todas as caches são acessíveis a qualquer um (à exceção das premium members only, que são uma pequena minoria comparativamente ao universo de caches existentes).

3) Existem vários tipos de caches (normais, multi, mistério, earthcaches, e por ai fora) e vários tipos de containers. O facto de uma cache ser normal não significa que seja mais fácil ou difícil que uma multi ou uma mistério. Para isso é necessária avaliar o tipo de terreno e o tipo de dificuldade (identificados na página da cache, numa escala de 1 a 5 - cada cache tem uma página com informações relevantes para a busca e enquadramento do local onde se encontra).

4) Para se procurar uma cache, o ideal é estar-se registado no site, descarregar a cache para o gpsr (alguns dispositivos estão mais vocacionados para a atividade) ou telemóvel, e ir em busca dela (ou delas!)

5) Tendo-se encontrado a cache, assina-se o livro de registos com o nickname com o qual nos registámos no site, e deixa-mo-la tal como a encontrámos, pronta para ser procurada por outros geocachers. Em algumas caches existem objetos de troca pelo que, se for nossa intenção, podemos tirar algo e deixar algo em troca.

6) De resto, o mais importante é uma pessoa divertir-se!

Boas cachadas e não se preocupem muito com os FTF. ;)
 
Last edited:
(à exceção das premium members only, que são uma pequena minoria comparativamente ao universo de caches existentes)

Devo ter azar, que ao pé de mim, quando experimentei da primeira vez, havia cerca de 3 ou 4 caches premium, para apenas uma standard (ainda por cima facílima).

Entretanto já tenho uma app para o opencache.com (a app deles por algum motivo não está disponível, instalei a CacheDroid Free). Assim passo a usar os dois :p
 

gcaetano

Member
Medroso#78, o primeiro passo está dado! Se puder ajudar de alguma forma, não hesites!

miguelbarroso, és de que zona do país? De facto existem alguns locais bastantes povoados de premium member only. De qualquer forma, não são, de longe, a maioria (felizmente!).

Desconheço o universo de caches do opencaching, não consulto há imenso tempo. Na altura, comparativamente ao site "oficial" o desequilíbrio no número de caches disponíveis num e noutro era enorme.

Posso também deixar uma sugestão de aplicação gratuita que permite aceder às caches do site "oficial", é a c:geo (disponível para android) que também pode dar uma ajuda (substituindo ou complementando o gpsr).

Se puder ajudar, comuniquem!
 

tilui

Member
Na altura que fazia, os FTF davam "pica"..ser o primeiro a encontrar uma cache e nao podendo ligar a ninguem a pedir ajuda..e ainda por cimo no mato onde ainda nao há "carreiros" que dão directamente á cache..
Na altura ainda comprei algumas geocoins e ainda tenho algumas que nao estao activas e que estao á venda..
Ultimamente comecei a gostar das letterbox e das wherigo..valem a pena serem feitas..
Sou de leiria e por aqui há caches brutais..mas tambem gostei das caches que ficam em Vila Nova da Barquinha (perto do Entroncamento)
 

gcaetano

Member
Também tenho meia dúzia de FTF, e apesar de não ligar a isso, compreendo quem os procura. De resto, o meu geocaching é bastante "oportunista", isto é, apesar de ocasionalmente organizar "idas" às caches, também em acontece frequentemente aproveitar a passagem pelos locais (de férias, em trabalho, a carro, a pé, de bicicleta) para fazer algumas caches que vou apanhando em caminho. A piada do jogo é, na minha opinião, isso mesmo, a versatilidade e diversidade de abordagens! Desde que se respeite a etiqueta "geocachiana", por mim, tudo bem! :D
 

_RMMT_

New Member
boas, no meu caso comecei nas caches, parei, agora quero retomar mas desta com bike :p. se alguem na zona da Maia se quiser juntar... digam algo ;)
 

Manchanegra

New Member
Eu estou inscrito no geocaching.com desde 30/07/2002 (fui ver á pouco). Bolas, é muito tempo.
Já fui premium member, já deixei de ser e "nos entretantos" dei as minhas caches todas para adopção e estou completamente parado há uns anos.
Ultimamente tenho considerado recomeçar por causa dos miudos. Nesta fase eles já tem uma autonomia diferente e tem pedido para recomeçarmos a "caça".
FTF´s tenho vários dos velhos tempos. Alguns feitos em grupo. Não os "grupos" organizados que há agora e com os quais não me revejo mas grupos que se formavam espontâneamente ou em eventos. E, porque não? Se estamos todos por lá e encontramos a cache não vejo problema, mas, cada qual é livre de entender o "jogo" á sua maneira e vai haver sempre quem concorde e quem discorde do que tu fazes.
 
Só discordo por 2 motivos:

- Se é o primeiro a encontrar, qual a razão de serem o"s" primeiro"s" ;)
- Utilizam-no para se gabar, quando muitos dos membros do "team" nem saem de frente do pc! :fpalm:

Mas pronto, como dizes e concordo, cada um entende o jogo à sua maneira!
 

Manchanegra

New Member
É uma questão que é discutivel. Mas, há tantas outras que se as fossemos discutir nunca mais saiamos daqui.
Há por ai pessoas com tantos founds que se realmente fossem á procura das caches não faziam outra coisa e mesmo assim não lhes deviam chegar as 24 horas.
Ao fim de algum tempo deixas de te preocupar com os chamados "numeros". Encontrar deixa de ter tanta importancia e passas a considerar mais o prazer da "caçada", da companhia e do convivio para lá chegar.
Mas que dá gozo fazer um FTF lá isso dá ;)

Boas caçadas
 
Eu só "caço" por prazer, até porque tenho algumas caches bem perto de casa por fazer, mas no entanto, onde tenho a maioria delas feita é em espanha! :p
 

Manchanegra

New Member
Eu acho que as ultimas caches que fiz foram todas fora de Portugal. Neste momento não faço ideia se tenho alguma ao lado de casa ou não. Mas, sou capaz de regressar agora durante o Verão se os miudos se entusiasmarem com as caçadas.

Abraço
 
Top