GARMIN Forerunner 305 VS Polar Rs800cx Pro Training Edition Bike

kanoysta

Member
Boas Fitty77. Já agora... é Kanoysta (com y) :D . Na boa

As diferenças são muitas. As mais importantes dizem respeito ao pós-treino.

Funcionalidades:

O Garmin 305 serve para fazer o treino na intensidade correcta, programar os tempos de trabalho e de recuperação. E para isto tem muitas opções de visualização.
Se quiseres, podes fazer um treino com um parceiro virtual - coisa que o RS800cx não tem mas que é semelhante ao definir limites de intensidade com avisos (na corrida e estrada é fácil fazer).
Resumidamente, o Garmin só tem isto mesmo. Ou seja, é bom para fazer o treino.

O RS800cx, tal como outros da gama alta da polar têm outras vantagens. Pois além de serem bons para fazer o treino, são melhores ainda no pós-treino. Têm um programa de análise do treino que nenhuma outra marca tem. Podes experimentar o programa de treino que quiseres, o da polar (PPT5) dá 20 a 0 a todos eles.
Tem ainda:
- gravação detalhada do treino
- análise da variabilidade da frequência cardíaca (com precisão de 1ms); e com isso um teste de sobretreino e análise da condição física
- tem ainda 2 funções úteis: Own optimizer e Fitness Test (os resultados podem não ser muito fiáveis, mas são reprodutíveis)
- escolha da frequência de gravação de dados

E isto são coisas que nenhum garmin tem :D.

Não sou pro/contra a garmin ou polar. Eu tenho um garmin (oregon 450) mas não para treino. A garmin tem produtos bons para uma coisa... e a polar tem produtos bons para outra coisa... que é completamente diferente de gravar percursos e ver velocidades.

Desempenho:

- a polar tem um cardiofrequencímetro digno desse nome / o da garmin é muito fraco
- os dados gravados no polar podem ser gravados de segundo a segundo e o que aparece no programa é realmente o que fizeste / no garmin, além de não poderes escolher a frequência de gravação, os dados do software de análise, online ou não, não batem certo algumas vezes (então se as séries de treino forem curtas!!)


305: bom para gravar percursos e fazer as sessões de treino... e por isso é barato.

RS800cx: bom para quem precisa de uma ferramenta de gravação e análise de treino precisa e fiável... mas por isso é caro.

Abraço
 

rui_torpedo

New Member
Bem se calhar já meti os pés.

Ontem a minha menina ofereceu-me o Polar Rs800cx Pro Training Edition Bike, o qual deve chegar por correio amanhã.

Hoje, aqui no fórum reparei que tinha saido uma versão nova [RCX5] e que eu nem tinha dado por isso.

Será que não devia ter esperado pelo novo?
 

kanoysta

Member
o RCX5 ainda não saiu mas não vai substituir o RS800cx. É um bom produto mas, como o mariosimas já disse, é especificamente virado para o triatlo.
Apesar do RS800cx também ser multidesportos tem algumas funções que podem ser importantes para alguns e que o RCX5 não tem.
 

grox

New Member
Como utilizador Polar e Garmin, discordo de algumas coisas.
Quanto ao fitness test e optimizer, realmente é engraçado de utilizar, embora duvide muito que os valores sejam correctos.
Gosto da Polar especialmente na visibilidade do screen (no caso o 625 x, mas penso que os outros Polar tb têm essa característica).

Quanto ao cardiofrequencímetro e consequente emparelhamento/leitura de qualquer modelo edge é superior (actualmente) ao Polar.
Na altura comprei Polar pela qualidade de leitura cardíaca, mas garanto-te que a leitura dos modelos edge está, no mínimo, ao mesmo nível, sendo em alguns aspectos, como a velocidade da leitura e estabilidade (perca de sinal), muito melhor que no caso da Polar.
Outra vantagem é o gps integrado, como é óbvio.

Em relação ao programa, embora o Polar seja bom, o Garmin Connect é tb bom, embora para fazer análises mais detalhadas, tenhas outros softwares especializados melhores que esses dois. Em relação à Polar, há ainda o problema de se ter que passar a informação por infravermelhos.

Atenção que os modelos edge, para treino nada têm a ver com oregon, dakota, etc.
Tenho um Dakota 20 e foi a maior banhada que já levei...
 
Last edited:

fitty77

New Member
JNR, não.

KanoYsta (desculpa o i pelo y ;) ) Obrigado pela explicação. Pensava que o 305 era mais completo (estarei a confundir com o modelo acima?). Penso também que muito do valor do Polar tem a ver com a ferramenta informática de suporte, pois o da Garmin é inferior. Mas existem outras ferramentas compativeis com estes modelos que superam o problema. Contudo, o Edge penso que não perde em nada para o Polar. Começa no protocolo de comunicação, passa pelas capacidades de treino, análise pós treino, bem como o gps. Claro, o fim a que se propõe, não é o mesmo. Por isso cá em casa tenho os dois. O Edge mais para mim, para a bike, o Ploar mais para a minha esposa, pois usa-o também no ginásio. Mas se me perguntares qual prefiro, para um uso em bike, o Edge, sem duvida. Admito que a precisão do sensor cardiaco não seja a mesma, mas aquilo não serve para fazer electrcardiogramas em andamento, por isso acho que é um preciosismo, bem como admito que o algoritmo de calculo de calorias do Polar seja também superior, mas pronto. Agora, já andei com o Edge "emparelhado" com um sensor de potência (powertap), por exemplo, algo dificil para o Polar, pois o sensor de potência que pode usar é bem fraquinho e falivel, e aquilo ajuda em muito a ter uma experiencia diferente de treino. Por isso e outras coisas digo que as capacidades em termos de treino para uma bike, o Edge é superior. Mas para um uso mais polivalente, o Polar.
 

kanoysta

Member
Grox:
Como disse, os testes podem não dar resultados fiáveis, mas são reprodutíveis. Podes experimentar que confirmas. Para quem não tem acesso a testes de laboratório para fazer controlo de treino, não conheço melhor alternativa.
E sim. O Dakota, ou o Oregon, não são ferramentas para treino. São ferramentas para outro mercado. Para treino só serve mesmo para ver a velocidade :D
Já agora, qual as opções ao software da polar que falas? É que até hoje nunca encontrei um programa que se aproximasse sequer.

Grox e fitty77:
Não conheço os edge e nunca sequer peguei num. Por isso não posso comparar.
No entanto, também não são bem da mesma liga que o RS800cx. O edge é específico para ciclismo o RS é multidesportivo. A polar também tem modelos só para ciclismo e com sensor de potência. Os novos até são compatíveis com os pedais da Look com sensor integrado.

Por isso, para mim, comparar o RS800cx com o 305 ou com o Edge, é estar a comparar produtos que não concorrem no mercado pela mesma posição. Tem semelhanças mas na prática servem para coisas completamente diferentes.
Quem precisa de um Rs800cx vai sentir que o edge é insuficiente. Quem precisa de um edge vai sentir o contrário.

O Garmin connect é uma brincadeira onde de pode ver umas curvas, o trajecto (que para a maioria dos desporto é inútil) e o acumular de volume semanal, mensal ou anual.
 
Last edited:
Top