Garmin Etrex Vista - acertar data

100do

New Member
Perguntei noutro tópico mas está pouco visível, por isso abri este novo.

Comprei este gps usado. Não trouxe o software mapsource, e ainda não o tenho. Estive a tentar os primeiros contactos e não consigo descubrir a forma de acertar a data :evil:
Já corri todos os menus, já procurei no manual e nada. Será que a data se acerta com o mapsource?
A data que lá tem é de maio de 1968, ou será 2068 :shock: :lol:

Alguém sabe?
Tenho outras dúvidas, mas espero vir a perceber quando tiver mais contacto com o equipamento. Esta é que me parte todo :oops:
 

Leumas29

New Member
Olá

Julgo que quando receberes sinal satélite e estiveres pronto para navegar o dispositivo acerta automaticamente a data e as horas.
 

100do

New Member
Alguém mais me confirma isto?
Ontem eu estive com ele na rua 2 vezes. Na 1ª vez não me recordo o que dizia mas ao fim de algum tempo dizia "Pronto a navegar", mas a data não acertou.
Na segunda vez dizia "A rastrear satélites". Estive lá pouco tempo e não chegou a apanhar. Vou ter que experimentar novamente.
 

100do

New Member
Ontem instalei o mapsource para ver como era, quais eram as funcionalidades dele. No entanto, não abre porque diz que não tenho nenhum mapa. Vou ter que o arranjar de outra forma, com mapas.
O gps tem mapas da américa.
Por outro lado, aqui no trabalho também não tenho porta com. Só em casa é que posso fazer testes.

À hora de almoço vou tentar trazê-lo e vou lá fora para ver o que acontece.
 

100do

New Member
Com o sinal de satélite não dá.
Já estive com ele durante uns 15 minutos com sinal e a data mantém-se. Vou ter que arranjar o mapsource :roll:
 
O Mapsource não tem essa possibilidade (que eu me lembre!)

Uma das coisas presentes no sinal de gps é exactamente a hora e data, pois é com base nesses dados que ele tira velocidades e outros valores!

Experimenta andares com ele ligado mais tempo e sem lhe tirares as pilhas, que ele logo se orienta. Quando tiras as pilhas a hora e data desacertam.
 

100do

New Member
Entretanto consegui abrir o mapsource e também confirmei que não tem essa opção.

Outra coisa que estive a ver na página da Garmin foram os aplicativos para actualizar o gps. Logo à noite vou tentar fazer isso.

Ainda não entendi, afinal, o mapsource é gratuito?
Descarreguei do site da garmin e instalei, mas dizia que não tinha mapas. Li algures que instalando o Garmin training center resolvia, e assim foi. Em casa bastará fazer o mesmo? Quanto aos mapas, depois logo se vê.
 
Sim o Mapsource é gratuito, os mapas é que são a pagar. Mas acho que trabalha sem ter mapas instalados e sem o training center.
 

100do

New Member
Começo a ficar preocupado...
Deixei o gps la fora este tempo todo (cerca de 20 min), com sinal e a data mantém-se: 30 de maio de 68.
 
E tem sinal de satélite??? Não é sinal de 1 satélite, é dar-te a tua localização actual???
É que com sinal de apenas 1 ou 2 ou mesmo 3 satélites ele não vai funcionar.
 

100do

New Member
Tem. Ao fim de 5 min, no máximo, apanhou sinal. Vários gps, com localização. Estava com precisºao na ordem dos 4-5 m.
 
Verifica se o Vista tem alguma opção de datas! O meu não tem nenhuma opção que configure nada de datas, embora seja o VistaC.
Acho muito estranha essa situação!
 

100do

New Member
Pois, eu também acho estranho.
Vista C? O meu também deve ser. Sei que é o vista mas não sei qual. Acho que havia o C e o CX. Não sei quais eram as diferenças.

Acho que lhe vou tirar as pilhas e volto lá fora para ver se dá alguma novidade.
 

100do

New Member
Parece que o problema é mais ou menos frequente e provavelmente encontrei a causa. Falta tentar resolver.
Vou transcrever um texto que retirei de outro fórum, pode ser que ajude mais alguém:

Muitas vezes o GPS não consegue se localizar por causa do almanaque:

- o GPS pode ter perdido o almanaque completamente
- ou o mesmo pode estar desatualizado

Várias podem ser as causas, perda da carga da bateria interna, muito tempo sem ser usado, ligar o GPS num local muito distante do último ponto onde ele foi usado, etc.

Para quem não sabe, o "almanaque de satélites" fica na memória do GPS, e contem várias informações sobre os satélites que são transferidas dos satélites para o GPS só de vez em quando. Estas informações demoram para ser transferidas.

Solução 1:

Para restaurar o Almanaque o mais fácil é transferir de outro GPS. Para tanto veja se o GPS tem na parte de comunicação a opção de enviar e/ou receber o almanaque. Estas opções podem ser um sub menu do protocolo de comunicação da Garmin. Vai precisar ligar os GPS via cabo; o que pode ser feito com o cabo serial de cada GPS mais um Null Modem (que permite a ligar as duas portas seriais 9 pinos e ainda inverter os cabos de dados).

Solução 2:

Alguns programas conseguem fazer isso via PC também (por exemplo, g7towin). Cada programa tem um procedimento diferente, por isso o melhor é ver as instruçaµes do programa. Obviamente será preciso conectar o GPS ao PC, provavelmente através de cabo serial.

Solução 3:

A ultima solução é deixar o GPS por horas ligado tentando comunicação com os satélites depois de informar a região da sua localização:

1) Procure um local onde não haja obstáculos (vegetação, muros, paredes, estruturas de cimento/metálicas/de madeira) para impedir a recepção do maior número possível de satélites (o ideal é a céu aberto, sem obstáculos em nenhuma direção do alto até o horizonte).

O GPS vai ter que ficar neste local por pelo menos meia hora, sem ser desligado nem movido, e sem nada nem ninguém passando por perto para bloquear o sinal.

TENHA PACIÊNCIA, POIS O PROCESSO PODE LEVAR UMA HORA OU MAIS

2) Coloque baterias novas no GPS

3) Desligue o GPS (se já não estiver desligado)

Se possível faça um hard reset do aparelho.

4) Ligue o GPS. Novamente, não mova o GPS e mantenha-o ligado até completar toda a operação (final do passo 7).

5) Após reiniciar, o GPS vai começar a procurar os satélites. Ele pode levar até 10 minutos para obter os satélites, se as condições de recepção estiverem excelentes (sem obstáculos do alto até a linha do horizonte).

6) Depois de localizar os satélites, o GPS vai começar a descarregar o almanaque, o que pode levar até 15 minutos (além dos 10 minutos anteriores), se as condições de recepção estiverem excelentes

7) Para saber se a descarga do almanaque acabou, após mais 30 minutos (além dos tempos do passos 5 e 6), verifique se a data está correta. Em caso de hard reset, a hora vai estar em UTC, e será necessário ajustar o time zone novamente, bem como todas as configurações personalizadas do GPS.

Lembre-se, tenha paciência. Após o passo 4 e até o final da contagem do tempo dos passos 5, 6 e 7, não mova o GPS nem tente acionar nenhuma função dele.

Os prazos de tempo acima foram estimados supondo que o GPS está num local com condições excelentes de recepção, sem obstáculos de nenhum tipo, do alto até a linha do horizonte, em todas as direçõees. A presença de obstáculos vai aumentar os tempos, e pode até inviabilizar todo o procedimento.
 

100do

New Member
Problema resolvido.
Parece que foi preciso meter o bicho a apanhar banhos de sol :mrgreen:
Ao fim de meia hora estava com a data certa. Configurei o fuso horário e acertou a hora também.

Ao que parece isto pode acontecer quando o gps se liga num local muito distante do último ou quando fica muito tempo sem pilhas. Possivelmente, neste caso foram os 2 factores em conjunto.
 
Sim acontece.
100do said:
ligar o GPS num local muito distante do último ponto onde ele foi usado, etc.

E acontece frequentemente mesmo sem a distancia ser muito grande.
Ainda no outro dia a sensivelmente 25 Km de onde o tinha desligado, haviam uns dias, no meio da serra e com uma cache para colocar, aconteceu isso. Levou-me 40 minutos a encontrar satélites a actualizar o tempo.
 
Top