Garmin EDGE 800

jppina

Member
E qual é a velocidade que debita estando parado? é que se for pouco, o teu sensor não tem avaria nenhuma, tens é sim o GPS configurado para ler a velocidade pelos satélites, e não pelo sensor de velocidade! Quando isso acontece é comum devido ao erro dos satélites aparecerem valores de 3 ou 4 km ou menos mesmo estando parado. Basta configurar corretamente o GPS e com ele definido para ler a velocidade pelo sensor de cadência e velocidade isso já não acontece.

Não sei se é o teu caso, mas é comum o pessoal não se dar ao trabalho de ler o manual... e depois há coisas básica que não sabem fazer, como por exemplo que tipo de ficheiros se podem carregar e para que pasta devem ser carregado...

Ler o manual?!?!? para quê, "eu" já sei tudo!!
 
boas,
jppina, obrigado pela resposta, mas julgo ser despropositada e passo a explicar:
1º nem todos os Garmin Edge 800 são vendidos com o sensor cadência para que a velocidade seja lida através do mesmo! ( o que até nem nao é o meu caso, pois tenho o bundle que já traz o sensor cadencia + fita cardio)
2º sim também ponderei tal facto de ser problema dos satelites, contudo ele debita por vezes valores 0.2-0.6 kms/h aqui talvez seja erro dos satelites, mas por vezes debita valores entre 2-8 kms/h e aí já nao tem muita lógica e até por vezes o proprio gps diz que detetou movimento e pergunta se quero começar com o cronometro..

Possuo 2 bikes, uma de estrada outra para btt, como é obvio apenas uso o sensor cadencia na de estrada, mas isso na minha optica nao tem nada a ver..
eu por acaso até costumo ler os manuais de todos os produtos que compro.. digamos que sou curioso qb e como tal este nao foi diferente.. e sinceramente nao vi em lado nenhum como configurar o GPS, antes pelo contrario se entrar no menu definições--» GPS só aparece:
modo gps: aqui podemos ligar/desligar ou modo demo
Definir Elevação: aqui poderemos mudar a elevaçao, pois nem sempre será a correcta devido á mudança da pressao atmosférica, convém corrirgir sempre com um ponto de referencia ( por exemplo eu faço sempre quando vou até perto do mar ou quando conheço algum marco geodésico e sei exatamente a altitude do mesmo)
Marcar localização: aqui podemos definir o ponto exato onde nos encontramos e marcar essa referencia, para mais tarde se quiseremos usar, fi-lo para marcar por exemplo a minha residencia.
Ver Satelites: aqui podemos ver quantos satelites e quais estão ligados ou na procura.

logo nao vi nenhum menu para configurar o GPS ou neste caso o sensor de velocidade para que ele nao debite valores de velocidade! se ele está parado por exemplo numa mesa ao ar livre e com os satelites operacionais, ele nao deveria debitar valores de 0.1-8 kms/h mas sim 0.0 kms/h!

lfda, o Garmin é Novo, tem 1 mês e detectei logo este problema da 1ª vez que o liguei.. presumo que a pilha seja nova..
 

jppina

Member
Alfredo,

O que dizes no ponto 1 é verdade, a única diferença é que quando compras o bundle o sensor de velocidade e o sensor de frequência cardíaca já vêm emparelhados com o GPS, se for comprado só o GPS a leitura da velocidade é sempre feita pelos satéllites, a não ser que seja depois comprado um sensor e o mesmo seja emparelhado.

Mas atenção, não basta estar emparelhado para o GPS ler a velocidade pelo sensor, a opção de ler a velocidade pelo sensor deve estar ativa!!!! e isso não se faz por nenhum dos modos que apresentas!!!! Se bem me lembro tens de entrar no menu, clicar no ícone da ferramenta, entrar nas definições de bicicleta e depois no perfil da bicicleta que tem o sensor (como tens 2 presumo que já criaste 2 perfis diferentes, uma para cada) escolher sensor ANT+ de cadência e ativar o mesmo!!

Os problemas que relatas no ponto 2 são precisamentes esses que indicam que o GPS está a ler a velocidade pelos satéllites.

Já agora, como leste o manual, com certeza também já configuraste o perímetro da roda introduzindo o seu valor exato (medindo-a) pois só desta forma terá dados corretos da distância e velocidade, pois se deixares o GPS encontrar automaticamente a sua medida (fazendo a leitura pelos satéllites), os valores não são os mais corretos.

Aconselho-te a ler novamente o manual, vais ver que vais descobrir por lá muita coisa que te escapou na primeira leitura ;-)

Mais logo à noite, com tempo, digo-te em que páginas deves procurar.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Deixo aqui uma questão que me anda a atormentar: Sempre usei o EDGE para seguir tracks previamente carregados via PC sem qualquer problema. Isto faz com que aceda a qualquer track através da pasta "Courses". Mas, e se eu quiser seguir um track que foi "apenas" registado com o EDGE (ao invés de ter sido carregado), como acontece quando vamos fazer uma volta com amigos.

Como posso "carregar" um track realizado e gravado apenas pelo aparelho?

Já andei às voltas na pasta "History" mas a única coisa que consigo ver são os dados das voltas realizadas e nunca consigo apanhar o track dessas voltas.
 

meloy

New Member
estou a falar de cór...

podes seguir um track realizado! no edge vais à historia e mandas gravar o track, dás-lhe um nome e depois já aparece no sitio "tracks" para seguir
 

José Martins

Administrator
Tive a mesma duvida e por indicação de um amigo, fiz conforme sugerido acima pelo companheiro meloy.
Não sei se existe outra maneira de o fazer, mas desta forma não tenho tido problemas.
 

jppina

Member
Jepas, é como diz o meloy, entras em percursos e logo no topo aparece a opção "criar novo percurso", aí é só selecionar um dos percurso que vão aparecer (todos os do histórico) e dar-lhe um nome, ir cliclando no "visto" verde para gravar e depois já vai aparecer com o nome que lhe deste nos percursos.
 

Jepas

Super Moderador
Sim e não :D

Parece que resposta do Meloy está parcialmente certa (mas ele avisou que estava a falar de cór).

O meu problema foi ter andado às voltas na pasta "History" em vez de explorar convenientemente a pasta "Courses". Ora bem, é precisamente nesta pasta que surge a opção "Create New Course".

Pelo menos no manual surge assim:

rrl82u.png


Agora, depois disto? Ainda tenho carregar alguma coisa? Fica pronto a usar?
 

jppina

Member
É isso mesmo, acabaste de transcrever do manual o que te disse por palavras :)

Depois de clicar no visto verde não é preciso fazer mais nada, só esperar, demora uns segundos (quanto maior for o percurso mais demora), e salvo erro depois é só clicar na seta para voltar para trás e vai aparecer o nome que deste na lista de percursos.
 

Jepas

Super Moderador
Vou tentar a ver se consigo fazer isto. Para mim "Create a new course" era apenas "Fazer um novo percurso". Nunca imaginei que só o pudesse fazer a partir de outro já existente.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
 

CANSADO

New Member
Boa noite, tenho uma bicicleta de btt roda 26 no rolo.
Alguém me sabe dizer o valor para o diâmetro da roda
que devo introduzir no EDGE 800?
Tenho o valor de 2070 introduzido mas acho muito estranho
os km's apresentados. Tenho por exemplo para treinos de 1 hora
Distâncias de 15km
 

jppina

Member
CANSADO, não há um valor certo para uma roda 26, há um valor aproximado e esse é aquele que tens. O valor correto vai variar de pneu para pneu... quando mais largo o pneu, mais diâmetro, logo mais perímetro!

Se queres ter a certeza do valor a introduzir, tens de medir o perímetro da roda. A melhor forma de o fazer é com a fita métrica no chão, dar uma volta à roda (marca um taco junto à válvula para não te enganares). Para a medição ser ainda mais exata deve ser feita com o peso do ciclista em cima da roda...

O problema de só te dar (calculo que aches pouco...) 15km, e uma vez que o valor que tens neste momento até é próximo do real (logo não vai dar grandes diferenças num treino de 1h), pode ter 2 causas:

- Ou o íman que passa junto do sensor não estão bem colocado e por vezes falha (logo conta menos voltas)

- Ou como estás "CANSADO" numa hora só fazes mesmo 15km

esta última sou eu a reinar, não leves a mal a brincadeira ;-)
 

jppina

Member
meandmyself,

Na versão portuguesa do manual (do "manual do utilizador", não do "manual de início rápido") deves:

- 1º consultar a página 2, nele vais visualizar um ecrã do GPS onde está a ferramenta que dá acesso as definições (ao fundo à direita). Esse ecrã aparece depois de carregares em menu em qualquer do ecrã do gps.

- Depois a página 3 para veres como se muda de perfil de bicicleta (pressuponho que já os criaste, caso contrário página 36 )

- Página 15 para emparelhar e ativar o sensor de velocidade e cadência.

Depois de tudo "afinado", ativa o perfil para a tua bicicleta de estrada, dá início à atividade (start) e verifica que a velocidade, com a bicicleta parada está a 0. Verifica que a velocidade está a ser dada pela roda (basta levantares a roda traseira e girá-la), devem então aparecer dados na velocidade.

Depois faz outro teste. Ativa o perfil da bicicleta de btt (a tal que não tem sensor de velocidade), dá início à atividade e verifica que mesmo com a bicicleta parada o GPS vai dando valores de velocidade.

Depois diz qualquer coisa a ver como correu a "coisa". Se tiveres dúvidas apita!
 
Boas,
jppina enviei-lhe uma MP, contudo para outros useres poderem analisar o meu problema deixo aqui parte do texto que lhe escrevi em privado:

em configurei tudo certo, seguindo todos os passos do manual, configurei os sensores de cardio e cadencia e na bike de estrada que até tenho utilizado em rolos porque tem estado a chover bastante para estes lados :mad:
com a bike de estrada como ele segue a velocidade baseada pelo sensor cadencia ele debita valores correctos, pois tenho instalado igualmente um SIGMA na de estrada e os valores sao quase exatamente iguais. daí nao ha problema!

O problema é quando falamos na bike de btt, e sim configurei para a roda em causa, tendo em conta o pneu que uso que neste caso é 26x2.10 = 2068

contudo julgo nao ser esse o problema, mas sim ou na captação dos satélites ou problema mesmo do sensor do GPS ou será da pilha conforme ja indicaram no forum..
pois ja procurei por tooooodos os menus, e nao encontro nenhuma afinaçao do sensor de velocidade para que ele estando parado, nao debite qualquer valor! ou seja estando parado devia debitar 0.0kms/h

veja pf aqui uns videos que fiz para poder analisar..

http://www.youtube.com/channel/UCPwWTAxsfPEKI6s0Kha4Hig

P.S. ja agora desculpe a minha parvoice em ter gravado os videos de lado.. :cool:
 

CANSADO

New Member
Obrigado pelas dicas malta. Eu também fiz todos os passos acima descritos. A única coisa que poderá não estar
Bem é o íman. Eu cansado também não estou ;-) pois tive 4 semanas parado.
Quando faço rolo desligo sempre o receptor de satélite. Os valores que obtenho
São por isso sempre do sensor velocidade/cadencia
 

jppina

Member
Alfredo, está tudo bem com o teu gps!!

Na bike de BTT, uma vez que não tens lá nenhum sensor de cadência/velocidade, de nada adianta pôr lá um valor para a roda... o gps não vai medir nada pela roda se não tem lá o sensor! Ele vai dar-te a velocidade pela leitura da posição do GPS em relação aos satélites, e como sabes essa posição tem um erro de vários metros (conforme a recepção dos mesmos) que pode ser de apenas 1m ou chegar a mais de 30 ou 40!

Por isso o teu GPS parado perto duma janela debita aqueles valores pois apesar de parado, devido ao erro dos satélites, é como se ele se estivesse a mexer uns centímetros para a esquerda, outros para a direita... junto da janela a recepção dos satélites não é a melhor, pelo que chegam a aparecer valores de 8km/h (podes alterar um dos campos para mostrar a precisão do GPS, vais ver logo o erro que tem o GPS junto à janela). Em campo aberto o erro é sempre menor!

NÃO VAIS É NUNCA DEIXAR DE VER ESSES DADOS, POR MAIS INSIGNIFICANTES QUE SEJAM, QUANDO ESTIVERES COM A BIKE DE BTT! NÃO É DEFEITO, É FEITIO.

Se isso te aborrece, faz como eu: em 10 campos apresentados no GPS, não tenho nenhum a mostrar a velocidade! Há coisas bem mais interessante de ver que a velocidade a que se vai... mas isso já sou eu a dizer ;-)
 

casf

New Member
Viva,
Já alguem teve este tipo de problema com Edge 800:
Depois de ligar via USB e fazer uplod de novas actividades:
- O computador não "visualiza" novas actividades no EDGE...
- No memory card e...
- Em carregamento manual, agora, pede para descarregar um ficheiro "CAPLUKPQ.fit" do "connect.garmin.com" e "gira e gira" e nada!!!
Obrigado,
casf
 

Polegar

Active Member
Boas Malta. Estou com um problema no meu 800. basicamente deixou de ler ritmo cardiaco. ja troquei a bateria na primeira fita ( que era da decatlhon) e mesmo assim não deu. depois andei com a fita do garmim do meu irmão e leu uma vez. agora deixou de ler outra vez. Alguem me pode ajudar. de referir que isto aconteceu depois de ter o software actualizado.
 
Top