Garmin Dakota 10 / 20

m.r.f.

Active Member
Boas, trinamixx tens razão 4horas é quanto dura no maximo com umas pilhas 2700 com pouco uso, isto se estiveres a usar com o ecra sempre ligado.
Ecordeiro 14h com iluminação no maximo, até acredito mas não é com o écra sempre ligado.
 

trinamixx

Member
Pois, foi sempre com o ecra ligado.
Como foi a 1ª vez que usei o dakota fiquei na duvida se era problema das pilhas ou se era normal.
Sendo assim, ja tenho uma "base" de duraçao das pilhas e levar sempre mais 2 de reserva:)
 

shelltox

Super Moderador
Existem várias variáveis mas 4h para umas pilhas 2700mah parece-me muito abaixo do expectável . Na configuração está para pilhas recarregáveis? As pilhas são novas? só ao fim de uns 4-5 ciclos de carga/descarga elas atingem a melhor performance. A carga foi completa?(nem sempre as indiações dos carregadores são 100% fiaveis, uma maneira empirica de saber se o ciclo de carga está completo é se as pilhas estiverem frias(temp ambiente),se quentes(também não é a escaldar) é porque ainda está haver consumo logo a carga ainda a decorrer(em carregadores lentos,é menos notório).
O consumo das pilhas está relacionado com a necessidade de processamento do aparelho. Já dei conta que até com vários mapas activos diminui a autonomia, tal como o EGNOS=on,andar sempre a mexer no mapa(arrastar/'zoom'ar') e sim a iluminação...eu sinceramente ou é da minha vista ou só quase de noite,dias muito nebulados necessito da retro iluminação(claro que para tal,uso um mapa simples,com cores claras de modo a ter bom contraste).
Já alcancei valores de 16h de uso como de 6h..especialmente em geobtt com o constante recurso a consultas,velocidades de pedestre que assim usa a bussula,etc. Além disso no inicio da utilização do GPSr andamos sempre a explorar(puxar pelo processamento) e assim as pilhas vão embora.
 

trinamixx

Member
As pilhas ainda tem pouco uso e ainda nem sequer andei a ver as configuraçoes, as cores, etc.
Em relaçao ao uso, era mesmo so para seguir, nao andei a mexer nos mapas nem nada.
Encontrei um "zoom" porreiro e nao mexi mais no GPS, mas vou experimentar com cores mais claras e vou ver isso da retro iluminaçao... nao sei o que isso é:)
 

NUNOPB

New Member
Boas pessoal.
Precisava aqui de uma ajuda. Comprei um dakota 20 e ate agora tou a trabalhar bem com ele mas deparei-me com um problema.
Se gravar um track GPX no cartao de memoria nao consigo aceder ao track. Ou seja se meter o mesmo track na memoria interna do gps funciona na boa se gravar para o cartao de memoria o track nao me aparece.
O problema nao esta no ficheiro gpx porque funciona se tiver na memoria interna. É que se isto nao der para ter no cartao de memoria o cartao nao serve para nada. O cartao que tenho é um toshiba microsdhc de 4gb.
Agradecia se conseguissem dar uma ajuda.
Cump
 

TMiranda

Member
Consegues carregar mapas no cartão e visualizá-los no gps?

Em que pasta do cartão é que estás a copiar os ficheiros GPX? Crias-te uma pasta ou estás a colocá-los na raiz do cartão
 

jacare

Member
tens de copiar todas as pastas do dakota para o cartao . apenas apagas os tracks que tens na pasta gpx para nao ficares com 2 tracks iguais .
 

TMiranda

Member
tens de copiar todas as pastas do dakota para o cartao . apenas apagas os tracks que tens na pasta gpx para nao ficares com 2 tracks iguais .

Atenção que não é necessário copiar as pastas para o cartão :confused:

Tens de criar na raiz do cartão uma pasta Garmin e lá dentro uma pasta GPX e depois copias os ficheiros gpx para dentro da pasta \Garmin\GPX\

Se quiseres acrescentar novos mapas podes fazê-lo, basta copiar os ficheiros dos mapas (*.img) para a pasta Garmin no cartão de memória \Garmin\
 

Bikulas

New Member
Boas amigos,

Podem-me ajudar?
Como consigo adicionar uma foto a um waypoint?

Que software usam para edição de mapas/tracks? Tenho usado o MapSource e o BaseCamp. Há melhores? Estes dois tem muita coisa e ainda ando meio "à pesca".

Cumprimentos.
 

shelltox

Super Moderador
@bikulas para geo-referenciar fotos pode ser utilizado o BaseCamp(entre outros), existe alguma informação no forum:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?27922-Garmin-Dakota-10-20&p=809901&viewfull=1#post809901
http://www.forumbtt.net/showthread.php?39937-Dakota-20-ou-etrex-30/page9

Pessoalmente uso esses dois para edição e desenho de trajectos(até mais o MapSource). Existem outros programas..mas pessoalmente os acho para uma exigência maior. A titulo de exemplo uso o CompeGPS fundamentalmente para converter formatos, rectificar altitudes, edição, uso de mapas raster, entre outras funções.
 

VRF

New Member
Olá,

É o seguinte, eu também uso o meu dakota 10 para navegar nas cidadesm, ou seja, como se fosse um gps de carro. O problema é que eu já detetei que o garmin nao calcula a rota muito bem. Enquanto por exemplo eu pelo google maps numa viagem de 400km, no garmin dá-me 500km, já no outro dia fui a coimbra e estava-me a calcular mal, dava-me muitos mais km, as configs estão boas (para carro, calcular o caminho mais rápido) será que este gps nao conheçe nacionais nem as melhores estradas? já alguém tem esse problema?
 
Top