Garmin Dakota 10 / 20

klaser

Well-Known Member
Tá escrito na página 26..mas vamos lá...se já está com o nome certo (gupdate.gcd),liga o GPS ao computador e mete esse ficheiro dentro da pasta Garmin...depois,desconecta o GPS e liga-o normalmente...nem é preciso dizer que deves ter as pilhas bem carregadas pra não correr qualquer risco do GPS desligar-se no meio do processo por falta de energia....
Vai dar uma mensagem a dizer que está a tentar meter o firmware mais antigo que a versão que tens instalada,responde que sim e tudo se faz automaticamente....
 
B

Booker

Guest
Viva,

Gostava de colocar uma questão. Quando estou a seguir um track previamente gravado, no ecrã do mapa, quando escolho a opção de visualizar a elevação do percurso (vista de "dashboard") o GPS localiza-se na altitude correcta do perfil. O problema está que ele não acompanha o desenrolar do percurso, isto é, o perfil de elevação mantem-se estático na mesma posição não vai progredindo. Só quando saio do mapa e volto a entrar é que ele actualiza a posição no perfil de elevação, mas mantém-se estático.
Alguem me pode ajudar e dizer como faço para a minha posição no perfil ir acompanhando o percurso?

Obrigado.
Versão do S/W: 2.70
 

Kota2wheels

New Member
Já alguém testou o Dakota 20 com a fita da frequência cardíaca e o sensor de cadência de pedalada GSC-10?

Se sim, que tal se comporta em termos de leituras? E comparando com os Edge?

Caro Paulo

Tenho um Oregon 450 que comprei após ter decidido por este em vez do Dakota. Eles são iguais excepto no que diz respeito ao tamanho do écran. Curiosamente até o peso não é muito diferente.
Quando o comprei adquiri n também o monitor cardiaco e, claro, o suporte para a bike.

O monitor cardiaco funciona lindamente, sendo o seu desempenho muito similar (se não igual) aos dos POLAR que já experimentei também (em ginásio). Não conheço os EDGE na prática e por isso nada digo sobre estes. Quanto ao Garmin, é sem dúvida uma boa opção.

Abraço
 
Boas Kota2wheels

Obrigado pela resposta, embora um pouco tardia, lol, já que esse meu post foi de Novembro de 2009.

Entretanto comprei o Dakota 20 no fim de Novembro e desde então tenho-o usado em conjunto com a fita de frequência cardíaca e o sensor de cadência, e ambos funcionam bem.

Em relação à comparação com o Edge, o nível de informação apresentada no momento fica uns quantos furos abaixo (no Dakota), pois os únicos valores apresentados são os instantâneos.

Com o sensor de cadência só dá para funcionar mesmo como cadência, equanto que o Edge funcionava como cadência e ciclocomputador. Quando o sinal dos satélites era fraco, o sensor de cadência indicaa na mesma a velocidade instantânea.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,

Paulo Santos
 

vezinho

New Member
Depende dos mapas a sobrepor..se tiver fundo transparente podes sobrepor vários, se for opaco convém só ter um activo. Por exemplo tenho o recreational v3 com o topolusitania.


Tens o free TopoLusitania

Olá shelltox
Estive no blog do topolusitania e não percebi como descarrego estes mapas.
Tenho que o por num cartão (que não tenho) no dakota 20?
Qual é a ultima versão?
Tenho o mapa topo Portugal V2 que a ciclo natur instalou e gostava de experimentar este.
Eu tenho alguma dificuldade nestas coisas de tipos de ficheiros e afins e se me pudesses ajudar eu agradecia e quando te encontrar pago-te ma jola.
 

shelltox

Super Moderador
Caro se ainda não tem muito à vontade com a instalação de mapas no DK20 sugeria,primeiro fizesse backup dos que tem instalados. Depois que instalasse a versão de instalação directa no GPSr (gmapsup2.img) que basta fazer o download e copiar ficheiro directamente para o aparelho ou cartão de memória. A instalação no cartão de memória é altamente recomendavel e hoje em dia um SDcard é bastante acessível.
O última versão penso que seja a 0.85
 

ZMilhas

New Member
Olá shelltox
Estive no blog do topolusitania e não percebi como descarrego estes mapas.
Tenho que o por num cartão (que não tenho) no dakota 20?
Qual é a ultima versão?
Tenho o mapa topo Portugal V2 que a ciclo natur instalou e gostava de experimentar este.
Eu tenho alguma dificuldade nestas coisas de tipos de ficheiros e afins e se me pudesses ajudar eu agradecia e quando te encontrar pago-te ma jola.

Pessoal, eu tenho o Dakota 20 tal como me chegou da Ciclonatur, tb com o Topo Portugal v2 e nunca instalei nada por cima, nem em cartão.
Fui ao ste e vasculhei o que pude sobre isto. Fiquei curioso e tenciono testar um dia desses, preciso comprar um cartão primeiro.
Mas será que ganho algo com isso? Os mapas Topolusitânia acrescentam algo, em relação aos que tenho?
Ou melhor ainda... posso usar os dois sobrepostos, é uma opção viável e vantajosa?

Abraços e pedaladas,
ZMilhas
 
Eu tenho os dois instalados.

O topo lusitania pode ser transparente, uma vantagem quando se utiliza um kmz como um mapa mas se quer manter alguma informação vectorial por cima da imagem;
 

vezinho

New Member
Oi pessoal
Obrigado pela ajuda
Penso que já percebi o mecanismo para instalar o mapa. Agora tenho é que comprar o cartão.

Hoje fui para ir comprar o cartão e o sr. da loja levantou uma questão que eu tambem não sei responder. Sabem se o dakota suporta cartões de todas as capacidades? Ou só suporta até 2GB, 4GB ou 8GB?
 

vezinho

New Member
Relativamente aos mapas penso que a falha do topo Portugal é a falta da grande maioria das ribeiras. Não sei se o topoLusitânia tem uma boa cobertura a esse nível mas quero experimentar na mesma.
 

shelltox

Super Moderador
2Gb eu garanto,mas parece que suporta 8!
garmindakota.wikispaces.com/Dakota+vs.+Oregon

Nova versão soft 3.00,via webupdater. Parece que a gravação de tracks foi corrigida,entre outras 'melhorias'. Até agora comigo tudo parece bem,mas eu também não tinha problemas com a 2.90!
 

klaser

Well-Known Member
Desta vez vou esperar pelo menos uns 3 dias pra meter o novo firmware..a Garmin não inspira confiança..:D:D
 

ric-santos

New Member
Boas!

Tenho a versão 2.80, e ao ver todos os problemas, não arrisquei em meter a 2.90.

Tive de fazer uma viagem em trabalho para Marrocos, e lá está que levei o "menino" comigo, não para navegar por lá pois não tenho mapas de lá, mas sim para registar Track's e pontos de interesse.

Funcionou bem, demorou um pouco no 1º dia a fixar os satélites, mas depois era rápido. Nos aeroportos, tinha dificuldade de fixar satelites, e posso até dizer que existe algo em alguns aviões que lhe bloqueia o sinal.

Num dia, vim de AGADIR para CASABLANCA num Boing 737 e registei todo o voo, com velocidades de 800 km/h cheguei a ter precisão GPS de 10 metros, mas claro que também tive perda de sinal.

Mas depois de CASABLANCA para Lisboa, vim num TurboHelice, (que carinhosamente chamámos de "Ventuinhas") e aí nunca conseguí sinal.

Já em Lisboa, voltei a ligar e conseguí apanhar sinal no aeroporto já dentro de um AirBus A320 enquanto esperava por uns passageiros de outro voo, quando os passageiros entram, fecham-se as portas e preparamos-nos para partir em direcção ao Porto, +/- nessa altura perdi sinal e durante o voo nunca mais o apanhei. Só depois já fora do avião no Porto.

Bom, sei que esta minha participação em nada vem ajudar a resolução de algumas dúvidas da malta, mas fica o registo de uma curiosidade que eu tinha. . :cool:
 

vezinho

New Member
OI
Joguei pelo seguro e comprei um cartão de 2GB porque noutra loja também me disseram que se no manual de instruções não fala na capacidade do cartão é porque só suporta 2GB.
Eu só queria um com mais capacidade porque um amigo meu arranjou as cartas militares, de Portugal inteiro, já georreferenciadas e parece que 2GB não dá nem para metade. assim vou por só aquelas por onde eu vou pedalando.

Já fiz a actualização da versão 3.0, ontem fiz um pequeno teste e hoje pedalai cerca de 40Km, em ambas as situações funcionou perfeitamente. Parece que os homens agora acertaram.

Agora ando arrasa é com a instalação do topo Lusitânia. Ontem descarreguei-o e coloquei-o no cartão como se fosse uma pen mas quando ligo o gps, não o encontro em lado nenhum. Já os tracks gpx, aparecem. Criei uma pasta e dei-lhe o nome "garmin" dentro desta, criei outra com o nome "gpx" onde coloquei os tracks, e aparecem. Deixei os 3 ficheiros do topo Lusitânia fora da pasta garmin, como acontece com os mapas que já vinham instalados na memória do gps.
Se alguem me poder ajudar eu agradecia muito.

Já agora, um dado que é importante para os bttistas é a percentagem de inclinação das subidas, e uma vez que o gps mede a distancia percorrida e a altimetria, penso que não deve ser difícil para a garmin, numa actualização futura, por o gps a fazer esse calculo. Vou mandar um email com esta sugestão para eles. Se acharem este dado importante mandem também.
 
Para o topolusitania ser instalado só é necessário colocar o ficheiro gmapsupp2.img dentro da pasta Garmin.

O meu disco SD tem a seguinte árvore

garmin
GPX CustomMaps BirdsEye
 

Kota2wheels

New Member
No meu Oregon, em tudo muito similar ao Dakota 20 (excepto no display), é aceite cartões formatados em FAT32, logo com suporte até 32GB. O meu cartão é de 4GB.

Em qualquer equipamento, o suporte máximo depende sobretudo da formatação. Se fosse em FAT16, a capacidade máxima é de 2GB.
 
Boas malta dos gps eu comprei a pouco tempo um dakota 20 e comprei um cartão de memoria de 4 gb mas ainda não o coloquei sera que funciona quando o colocar??????

Aguardo resposta da vossa parte , melhores cumprimentos
 
Top