Garmin Dakota 10 / 20

Rui.Carvalho

New Member
Alguém sabe onde posso comprar a parte traseira para o dakota 20? Ou alguém que tenha um dakota 20 estragado que queira vender a capa traseira?
A minha ficou com folga e o GPS salta constantemente, mesmo com suportes novos.

Cump.
 

seagate

New Member
Bom dia.

Alguém sabe dizer-me o que representa velocidade vertical e qual a config a utilizar?
Consigo mudar a cor da rota selecionada? Aparece azul e queria meter em laranja. Quando seleciono a cor da rota laranja, só aparece laranja quando não estou a navegar nesse trilho. Quando coloco "ir" muda para azul.
Por fim como seleciono um ponto inicial? Há a possibilidade?

Obrigado pela ajuda.
 

maddog

Member
Rui usa uns elásticos, de uma câmara de ar cortas com tesoura 2 rodelas com cerca 2 a 3mm foi o que eu fiz.
Fixas em cima e em baixo a apanhar o GPS e suporte.... É garanto-te que não volta. A saltar
 

klaser

Well-Known Member
Velocidade vertical é uma medida importante, é a velocidade que sobes ou desces, é quantos metros ganhas ou perdes por unidade de tempo. A medida mais usada são metros por hora ,infelizmente o dakota só apresenta velocidade vertical em metro por segundo (unidade muito pequena ) ou metro por minuto (essa menos ruim ).Este dado é visto em vários locais como VAM .
No dakota os trajetos só se podem mudar de cor quando for para "ver no mapa"... quando for para navegar passa a púrpura (o tal azul que dizes,mas é púrpura,lilás,roxo ),não dá para mudar isso...
 

MrLapierre

New Member
Boa malta, comprei há semanas um Dakota 20 e até agora tenho apenas gravado as voltas que dou. No entanto decidi testar a navegação com um track que descarreguei do GPSies e desta forma o GPS não faz navegação.

Na realidade aparece no mapa o percurso completo e com o sentido de navegação para a frente (cima) que por sinal até dá para seguir bem o caminho, o problema é quando saímos do track não temos qualquer sinal sonoro a avisar nem temos qualquer sinal sonoro para a mudanças de direção.

já vi a navegação com um Edge 705 e este emite um sinal sonoro quando paramos, quando é para mudar de direção ou mesmo quando saímos do track!


Para a malta dos Dakota 20, como fazem a navegação com o vosso GPS? ajuda please!
 

MrLapierre

New Member
Viva,
MHenriques:

com o meu dakota 20 já testei em com o mapa "openstreetmap" (é o que uso) inserir uma morada e ele faz a navegação muito bem, emite o sinal sonoro para virar e sinal sonoro quando não viramos onde ele indica... mas isto em estrada com o perfil para BTT ativo... se for no monte com um GPX track já não acontece o mesmo!
Pois bem, eu gostava que acontecesse o mesmo com os tracks... tipo o que acontece com o Garmin da gama Edge...

Hoje por acaso testei traçar uma track no Basecamp por um caminho conhecido e converti em Rota... já em rota ajustei alguns pontos e defini o tipo de perfil (neste caso seleccionei caminhada porque era o que menos alterava a rota originalmente traçada por mim). Desta forma passamos a ter alguns pontos de passagem que vão emitindo o dito sinal sonoro... a meu ver neste caso se os posicionar, individualmente e estrategicamente junto às mudanças de direcção...
uma trabalheira desgraçada para a utilidade que tem...

mas pronto foi apenas um teste que fiz e partilho a experiência...

se alguém tiver algo a acrescentar, agradeço todas as dicas e ajuda que me poderem dar...

desde já obrigado...
 
Ja tive um dakota 20 e desconhecia essa opção dos avisos, mas honestamente não é algo a que dê muita importância. A preocupação é seguir o trajeto e isso faço com naturalidade controlando visualmente pelo gps.
Abraço e boas pedaladas
 

Jocas22

Active Member
o dakota so usa os sinais sonoros em mapas roteaveis, e calculando a rota. Esse truque parece ser pouco pratico, o trabalho que vais ter...
 

MrLapierre

New Member
Viva,
Jocas22:

sim, sem qualquer dúvida que não vale o trabalho que dá... mas como estava numa de testar, decidi partilhar com a malta o resultado... de qualquer modo obrigado pela observação!:)


MHerriques:

Eu tb sigo o track naturalmente, aliás até dá para ir observando os trilhos envolventes, é prático e intuitivo... o problema é, como ja me aconteceu, por exemplo:
carreguei um trilho já antigo e a dada altura num desvio no track marcado já não existia, estava completamente tapado pela vegetação! Segui por outro ao lado que ia dar ao mesmo track mas mais à frente, afastei-me tanto do track que quando voltei já não tinha noção em que sentido deveria seguir...
ontem parece que consegui resolver esta lacuna colocando a seta direcional em cima... ainda vou ver se funciona realmente!

também não esquecendo que não tenho experiência ainda "nestas lides"...
 
Uma coisa é o gps andar em cidade, onde ele "conhece" as ruas e estradas e lhe é pedido que nos leve a determinado ponto de destino (ele próprio cria a rota com possíveis alterações, por exemplo, se te enganares num cruzamento, ele recalcula a rota original), daí poder dar os avisos.

Outra coisa é ele andar no campo, a seguir um track que lhe foi dado e onde ele "não conhece", nem tem bases para dar informações de mudanças de direcção. O track para o gps é um "risco sempre em frente" sem mudanças de direcção, apenas curvas!
 
MrLapierre quando assim for, afastas um pouco mapa no ecrã, de maneira a visualizares o track e a tua localização e toca a pedalar até ao ponto do track mais próximo para retomares o caminho :D
 

Jocas22

Active Member
rmdventura, o edge da-te as indicacoes sonoras e visuais, ate em cima de montes mais malucos, perdido no meio do nada longe do alcatrao, entradas de singles e por ai fora. Eu desliguei porque nao gosto disso.
 

MrLapierre

New Member
MHemrriques: é de facto o que faço!!! LOOL


eu continuo a achar que deve haver algo que faça no Dakota 20 para navegar tipo os Edge com GPX Track... até o meu Samsung fazia uma navegação no monte semelhante à navegação na estrada a seguir um track...

vou continuar a tentar! se a malta quiser ajudar na pesquisa toda a ajuda será bem vinda!
 

jmcafonso

Member
Boa noite, gostava de perceber como interpretar o indicador do "perfil de elevação" pois julgava que equivalia ao desnível acumulado (presente no strava). Isto porque no final de uma volta, o gps indicava 2000m no perfil de elevação e, ao sincronizar, a volta para o strava, o valor do desnível acumulado deu 2490m.

Desde já obrigado pela atenção ;)
 

klaser

Well-Known Member
Isso acontece porque o Dakota 20 não é um aparelho "suportado" digamos assim pelo Strava ; Quando se faz o upload , o Strava então ignora os dados de elevação gravados pelo barómetro do Dakota e vai buscar à sua base de dados , à semelhança que faz com os telemóveis...Quando vais ver a volta em "device" ou dispositivo aparece GPX e não Dakota 20 , já outros aparelhos suportados aparece o nome correto , tipo Edge 800 , Edge 520 , etc Se quiser fazer uma experiência , abra com o bloco de notas o gpx criado pelo Dakota , edite o "creator" onde dirá Dakota 20 e meta "Garmin Edge 500" e já vai buscar o acumulado que foi gravado pelo gps
 

Jocas22

Active Member
nao vai nao, Klaser. Se experimentares esse "truque" dá mais acumulado do que o dakota registou na realidade. No fundo com o dakota existem 2 opcoes, ou ficar com menos acumulado que o real (o que o dakota registou) ou com mais :choneh:

Tentei tudo mas ficar com o que o dakota realmente regista foi-me impossivel. Antes o garmin connect ainda tinha uma coisa pra ele nao ajustar a altimetria mas depois tiraram. O strava nunca deu sequer hipotese.
 

jmcafonso

Member
Mais uma vez agradeço as respostas dadas e questiono então o seguinte: será preferível basear-me mais pelos dados do GPS do que pelos dados do strava certo?
 
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