Garmin Dakota 10 / 20

Tenho o City Navigator Europe NT 2011.1 instalado e desbloqueado no meu dakota 20 com o firmware 2.70. À uns tempos atrás fiz upgrade ao fw para a versão 2.90 (a mais recente na altura) e quando liguei o GPS apareceu uma mensagem dizendo o mapa que referi atrás estava bloqueado. No mapsource o mapa continua desbloqueado, voltei a carregar para o GPS e a mesma msg aparece. Tive que regredir novamente para a versão 2.70 para o mapa voltar a funcionar.
A minha questão é, com a versão de fw 3.10 é possivel manter os mapas desbloqueados? Se sim como?

Obrigado pela ajuda
 
ola recebi hoje o meu garmin dakota 20 e nao percebo nadinha disto pois nunca tive um gps deste tipo na mao

penso que ele nao tenha mapas? e normal? terei de comprar? poderei sacar da net?

desculpem la estas duvidas mas sou mesmo novato nisto!

abraço
 
dakota 20

ola recebi hoje o meu garmin dakota 20 e nao percebo nadinha disto pois nunca tive um gps deste tipo na mao

penso que ele nao tenha mapas? e normal? terei de comprar? poderei sacar da net?

desculpem la estas duvidas mas sou mesmo novato nisto!

abraço​
 
Sheltox
"Já experimentaste a ler todas as características do aparelho que compraste?,experimenta na caixa,manual,no site do aparelho,em reviews,google.."
Sim sim...ja experimentei...
Mas uma coisa é ler as especificações tecnicas de algo...outra é a experiencia de alguem com o aparelho no terreno...e alguem que não a tem poder tirar partido da experiencia e analise de outros...
Reviews, google...não é o que se esta a discutir aqui...informações sobre o aparelho?Se não, não valia a pena terem aberto o topico.
Muito obrigado Klaser pela ajuda.
 
Comprei o Dakota 20 à cerca de 1 mês e parece-me bastante equilibrado para a práctica de BTT, geocaching,...até no perfil de automóvel ele tem um desempenho bastante bom. Claro está, o ecrân se fosse maior teriamos uma percepção melhor da cartografia, mas para isso temos o Oregon...e largar mais ums euros...:D

O meu custou-me 299 € já com o suporte para a bike e a cartografia militar (curvas de nível), e ainda um curso de 5 horas para aprender a trabalhar com GPS. Estava um pouco desconfiado com o suporte, mas é impecável. Pequeno, discreto, leve, e caso se pretenda mudar para outra bike nada como ter duas fitas de electricista pequenas à mão.

As curvas de nível dão muito jeito, como calculam, e o funcionamento deste gps é muito intuitivo e user friendly.

Da experiência que tenho (pouca para este tipo de gps, pois estou mais habituado ao do carro), a sua ligação ao PC por intermédio do SW da Garmin é também ele muito intuitivo. Descarreguei o Garmin BaseCamp e não o acho muito atractivo.

Gostaria que me indicassem um SW que permitisse visualizar gráficos diversos e outros dados estatisticos de interesse.

Obrigado e cumps,
 
Viva

Alguma explicação para o facto de o meu Dakota 20 não dar os kms correctos?
Tenho verificado (comparando com um Sigma que levo sempre também ou com colegas) que dá sempre menos 2 ou 3 kms.
Ainda hoje, na maratona de Aveiro, o total de kms era de quase 54 e só registou 51.300.
Abraço

P.S. - Peço desculpa se alguém já abordou esta situação antes
 
Se estas a usar a versão 2.70 não tens problema nenhum em experimentar o topolusitânia.
Por acaso nunca ficou-me bloqueado o topolusitânia,outros sim e estou desde ontem a correr a versão 3.15(beta) sem anomalia nenhuma ainda registada nem mapas bloqueados mas ainda explorei pouco. Também acrescento que à pouco tempo descobri que no DK se podem usar outros nomes de mapas(no ficheiro),desde claro mantenham a extensão .img
Boas Sheltox. Por acaso um dia da semana passada liguei o dakota ao pc e fez-me a actualização do firware! ( ja tinha o 3.10).dois dias depois, precisava de ir a evora fazer um salto de paraquedas, e deu-me um erro nos mapas! tudo bloqueado... nem uma mapinha pra me orientar!

Ontem tava perto da ciclonatur, e fui la. Expliquei a situação ao gaijo e disse-me que o firware nao era compativel com os mapas. tinha que fazer uma pequena alteração de 25€.

Tenho agora a vesao de software 3.30, versao GPS 4.52 e os seguintes mapas:
- Garmin City Navigator Europe NT 2011.20
- Topo Portugal v3a
- Topo Hispania
- São Miguel


Ja agora, como é que meto as curvas de nivel a bombar? é que nao consigo ver nada! ( podia ter perguntado ao gaijo, mas nao era a mesma coisa)...
 
lol, essa foi boa. Só uma pergunta de curioso... €25 depois, tens a versão 3.30 com os mapas?

Se tens o Topo Portugal v3a instalado,esse mapa tem as curvas a 10m,se não as visualizas, ou tens outro mapa qualquer também activo que as 'tapa' ou tens o pouco detalhe definido para esse nível de zoom,aumenta o detalhe do mapa (algures por este tópico já aconteceu a outro user)

Esse Garmin City Navigator Europe NT 2011.20 já calcula bem as rotas? é que o 2010,pelo menos comigo, nunca calculava pelas ruas secundarias.
 
vdarc

Um ciclo-metro bem configurado com o perímetro de roda, é mais preciso que um GPSr deste género, principalmente em btt. Até repararás que quanto mais sinuoso e agreste o trilho maior a diferença de km's.
Mas de facto a algumas versões atrás havia reclamações do odometro do DK, a baixas velocidades e estático!(a malta das caminhadas é que se queixava mais)

ps. Pedaleiro Lapierre, sheLLtox é com 2L's
 
lol, essa foi boa. Só uma pergunta de curioso... €25 depois, tens a versão 3.30 com os mapas?

Se tens o Topo Portugal v3a instalado,esse mapa tem as curvas a 10m,se não as visualizas, ou tens outro mapa qualquer também activo que as 'tapa' ou tens o pouco detalhe definido para esse nível de zoom,aumenta o detalhe do mapa (algures por este tópico já aconteceu a outro user)

Esse Garmin City Navigator Europe NT 2011.20 já calcula bem as rotas? é que o 2010,pelo menos comigo, nunca calculava pelas ruas secundarias.

Boas. SIm foi 25€. Curioso que um gaijo telefona para la e dizem que os mapas custam 40€

"Boa tarde.
Se se está a referir ao City Navigator NT europe 2011, mapas para navegação automóvel, sim já estão disponíveis.
O Custo do cartão para Portugal e Espenha é de 39 euros. Toda a Europa 99 euros."

Neste momeno so tenho o CityNavigator a bombar e o topo Portugal. A unica vez que isso bombou foi quando fui a marrocos e os mapas tinham as curvas de nivel e deu para visualizar.

Calcular as rotas ainda nao sei bem, mas o funcionamento é um pouco esquisitio. Fui apanhar o aviao a sevilha, e na tava em tavira, o gps dizia para ir a badajoz dar a volta, fazer 300km, quando eu so estava a 100 do aeroporto. mesmo em huelva dizia a mesma coisa. O metodo de calcular rotas para qualquer gps é um bocado esquisito.
Quando vou de setubal para tomar na N18, diz-me para ir por outras estradas secundárias. Teoricamente, o caminho mais rapido e curto seria o da nacional e nao outro com cruzamentos, etc...
 
vdarc

Um ciclo-metro bem configurado com o perímetro de roda, é mais preciso que um GPSr deste género, principalmente em btt. Até repararás que quanto mais sinuoso e agreste o trilho maior a diferença de km's.
Mas de facto a algumas versões atrás havia reclamações do odometro do DK, a baixas velocidades e estático!(a malta das caminhadas é que se queixava mais)

ps. Pedaleiro Lapierre, sheLLtox é com 2L's
Olha la, se a distancia de gravação do gps for curta ( 10m), mais real fica ou nao? è que o no meu gps a distancia fica a meias entre o meu ciclometro e o do resto do pessoal.
 
Viva,

Hoje antes de iniciar a minha volta pelo mato, coloquei no DK 20 duas Duracell AA 2650 mAh, acabadas de carregar. Liguei-o e apareceu logo o símbolo das pilhas com um risco e a vermêlho, poucos segundos depois aparece uma mensagem de bateria fraca e o gps desliga-se.
Foram infrutíferas as tentativas de o ligar de novo. De imediato fui verificar a voltagem das AAs, estavam excelentes com 1,45 V e os bornes limpos.
Verifiquei os contactos do DK 20 e estavam tabém limpos. Esperimentei com pilhas alcalinas também sem sucesso.
Ligando-o por cabo USB funciona bem, tanto em modo tranferência de dados como gps operacional, neste caso aparecendo símbolo de alimentação externa.
Verifiquei todos os parâmetros do menu e não encontrei nada de diferente, aliás como era expectável.
Será que os díodos de protecção de polaridade ou um IC de regulação de voltagem queimaram?

Algum utilizador deste modelo passou por um problema idêntico?
 
Viva Oliveira,

As Duracell AA 2650 mAh são recarregáveis do tipo NiMh (hidreto de níquel) mas como se trata duma avaria intermitente, poderá ser algum contacto da alimentação interno que esteja em liga/desliga.

De qualquer modo está na garantia, o problema é que tratando-se duma avararia que umas vezes funciona outras não como poderei demonstrar que está avariado de facto e como os técnicos poderão diagnosticar a origem da mesma. Tal como aconteceu com o meu carro nem a oficina da marca conseguiu descobrir aonde estava a avaria. Acabei por dar com o "gato" quando o carro desligou-se por completo no meio da estrada (como era habitual) mas estava prevenido com ferramenta e multímetro e foi uma questão de meia hora para descobrir a peça avariada...o fdp do sensor hall de rotação.
 
Achei foi estranha a tensão de 1,45V porque deveria de ser mais próxima de 1,2V. Não sei como é feita a protecção de inversão de polaridade no caso dos Dakota mas neste caso parece ser mais um problema do regulador e como é intermitente pode ser um simples caso de solda fria.

Não vejo outra solução senão a devolução em prazo de garantia. Caso existam questões na devolução, eu tentava umas abanadelas nos bornes para tentar passar de intermitente para contínuo :)
 
Alguém me sabe dizer o melhor preço neste momento para um Dakota 20 e onde?

Abraço

Mais ou menos a mesma duvida aqui deste lado... Ainda anod a pensar se vale ou não a pena... Mas onde encontrei mais barato foi na Redcoon, e vale a pena se tiveres acesso aos mapas para depois instalares. Se não tiveres o melhor é comprar na loja de referencia nacional (agora não me lembro do nome, mas pode ser que alguém se lembre...) que já vem com os mapas topográficos.