Garmin Dakota 10 / 20

gcaetano

Member
O problema é quase de certeza o mencionado pelos companheiros. Já me aconteceu várias vezes. Até com um palito já consegui desenrascar-me numa das vezes! Limpando essa zona ficará resolvido.
 

jmcafonso

Member
Mais uma vez agradeço as vossas respostas e após as limpezas do GPS parece que o problema ficou resolvido - pelo menos na prova de hoje não surgiu o problema mencionado.

No entanto, já é a 2a vez que me acontece o total de acumulado ser diferente de uma pessoa que faz a mesma prova que eu.A diferença não é abismal, mas achei curioso..ah de referir que são dois gps garmin, mas de modelos diferentes (não sei se será disso).
Como exemplo deixo os meus dados: Garmin dakota 20:Distância - 52,7km , Elevação - 343m ; e os dados da outra pessoa: Garmin Edge 500: distância - 53,5km , elevação - 473m

Boas pedaladas!
 

Mr.sa

Active Member
Antes de mais porreiro.

Sobre a diferença de altimetria, 1º nada como ires molhar os pés À praia e veres a altimetria que mede com os pés na água. Se for mais do que 1 ou 2 metros, toca a calibrar manualmente o gps.

Ambos são gps barométricos, logo essas diferenças não deviam ocorrer tão facilmente
 

m.r.f.

Active Member
Antes de mais porreiro.

Sobre a diferença de altimetria, 1º nada como ires molhar os pés À praia e veres a altimetria que mede com os pés na água. Se for mais do que 1 ou 2 metros, toca a calibrar manualmente o gps.
E com que maré? (baixa maré ou alta maré).
 
Obrigado pela resposta Klaser.
É que tenho um track com 9 mil e tal pontos e fiquei com ideia que não estava a aparecer todo no GPS.
 

jmcafonso

Member
É verdade que me esqueci de responder a esta dica de calibração mas não foi por mal. Apesar de ainda não ter tido tempo para proceder à calibração manual, tenho-me mantido a participar em provas e o feedback mantêm-se. Ou seja, ainda numa prova neste fim de semana os dados foram:
Garmin Dakota 20: distância - 92,6 km, Elevação - 918m
Garmin edge 800: distância - 93km, Elevação - 1167m

No entanto, outro atleta com um Garmin Dakota 20 também marcou uma altimetria igual. Ou seja, o problema não é o do meu GPS.

Aliás, nem se pode falar em problema, pois já falei com outras pessoas e com o suporte técnico da Garmin e pelos vistos o que se passa é o seguinte:
Uma vez que o Garmin Dakota foi concebido para atividades outdoor e não de ciclismo/BTT , e porque não dispõe de tecnologia Glonass (ao contrário da gama Edge que utiliza esta tecnologia para medição de dados e os gps deste tipo são construídos para a prática de ciclismo/BTT) é natural que a precisão do Dakota seja inferior ao Edge.

Apenas coloquei aqui esta informação pois considero pertinente para os utilizadores deste tipo de equipamento ;)

Já agora, aproveito e questiono, existe possibilidade de consultar no Garmin Dakota 20, no decorrer da volta/prova, o acumulado já realizado?

Cumprimentos e boas pedaladas!
 

gcaetano

Member
jmcafonso,

Só uma nota, nem toda a gama edge tem glonass. O 800 e 810, por exemplo, não têm.

É possível consultar o desnível acumulado da volta no Dakota 20 na página do gráfico altimétrico. ;)
 

edununo

Well-Known Member
O Edge 800 sei que tem altímetro barométrico. Logo a altimetria é medida pelo altímetro. O Dakota 20 também tem?
 

jmcafonso

Member
Ou seja na componente do "Perfil de elevação"? mas aquilo aparece-me o mapa com uma escala "esquisita" e não tenho a percepção dos metros acumulados (mas pode ser ignorância minha na parametrização)

Então mas quanto às diferentes altimetrias registadas de dispositivo para dispositivo devo preocupar-me com o meu dakota?
 

klaser

Well-Known Member
O fato de ter ou não glonass não vai interferir na altimetria,isso é feito pelo altímetro barométrico que sim,o dakota 20 possui....O dakota 20 não tem menos precisão que qualquer edge que só tenha GPS como ele (os que têm glonass aí sim podem ser mais precisos ),aliás ele como GPS outdoor que é,possui uma antena mais poderosa e costuma perder menos sinal quando está sob densa vegetação,por exemplo.
Tem de ter em consideração que o dakota 20 não é oficialmente suportado pelo strava,apesar de ter barómetro,o strava não vai buscar os dados deste como faz com alguns outros aparelhos....podes ver que no strava quando se vê o "dispositivo" que gravou ele diz "GPX" e não dakota 20....outros já aparecem com o nome correto...
Os metros de acumulado podem ser vistos num campo de dados mas,por questões de firmware unicamente,somente no ecrã do perfil de elevação,e não como os outros que podem ser adicionados livremente no seu "computador de viagem" ou mesmo no ecrã do mapa,se nele adicionarmos campos de dados..
 

Jocas22

Active Member
já reclamei pro strava e parece-me má vontade deles nao aceitarem os dados de altimetria do Dakota 20 e ignorarem-nos completamente. Pra quem tem o Dakota 20 e strava é irrelevante os dados que o gps marca, pois o strava vai fazer o seu calculo. E como disse o klaser o Dakota 20 tem altimetro barometrico.

È que se recusam sequer a reconhecer o gps no strava.

O mais giro é fazer uma pedalada com stravas app em telemoveis e edge e ver que os telemoveis dao sempre mais proximo do edge a elevacao que os dakota pelos dados do strava. Sendo os telemoveis de longe os menos fiaveis dos tres é algo absurdo. Menos compreensivel é perceber como o strava ajusta os dados da app deles registada com telemovel de uma maneira e os do dakota de outra. Pela logica os dados ajustados deviam ser iguais entre o dakota e os telemoveis.

No fim tenho os edge com x elevacao. O meu dakota a marcar uma elevacao parecida á do edge mas depois do ajuste nao tem nada a ver e rouba sempre uma enormidade de acumulado. E os telemoveis que tambem vao ao ajuste a marcarem bem mais perto dos edge.

Nao percebo nada da tecnologia e até posso estar a ser injusto por uma razao tecnica qualquer, mas parece-me apenas má vontade pra com os dakota. E o garmin connect tambem nao aceita os dados do Dakota 20 pelo que parece mais um efeito conjugado pra vender edges por parte da Garmin e que o strava é cumplice.

Tanto pra Garmin como pro Strava se reclamarem a razao é a mesma "é um gps de outdoor nao é fiavel pro ciclismo". Parece uma explicacao de m**** desculpem o portugues. O que interessa qual o fim do gps? o que interessa é a tecnologia e neste caso tem altimetro barometrico como outros gps dedicados ao ciclismo. O meu carro é dedicado a um fim mas o ar condicionado funciona da mesma forma que o de uma casa qualquer.

PS isto nao se aplica ao DK 10 que nao tem altimetro barometrico
 
Last edited:

gcaetano

Member
Concordo com o Jocas22. Acho ridículo que o Strava não reconheça o Dakota. Acredito que seja puramente por uma decisão estratégica. Mais patético ainda é o Connect não reconhecer um dispositivo da própria marca... Tudo bem que existem gpsr dedicados, mas assim só estão a desvalorizar e a desacreditar um produto que é vendido por eles... Enfim!

jmcafonso, o klaser já explicou e bem, que não terás de te preocupar com o teu aparelho. ;)
 

klaser

Well-Known Member
O dakota claro que é indicado para ciclismo...eu agora comprei um 520,aquilo é do melhor,para treinos,etc e até dá para navegar....Mas quando for de BTT para uma prova guiada por GPS pretendo levar o Dakota,sua fiabilidade,resistência,captação e navegação são muito boas....
Quem está chateado com o strava,faz o seguinte (se tiver paciência):
1-Abra o GPX que o dakota 20 criou da sua volta com o bloco de notas
2-Procure por "creator" onde diz "dakota 20" e somente apague isso,não mexa nas tags,escreva "Garmin Edge 500 with Barometer"..e voilá...vão ter o acumulado exato que o dakota 20 marcou via barómetro...
 

Jocas22

Active Member
pronto esqueci-me da conclusao. Quem investe num Dk20 tem de perceber que o facto de trazer altímetro barométrico no fundo é um embuste pois acaba por nao servir pra nada e comprar um DK10 mais barato vai dar ao mesmo (existe tambem a diferenca de nao aceitar cartao mas sinceramente isso é irrelevante).

@klaser vou experimentar. Eu ja conhecia isso mas mudava pra Edge 800 e tambem nao batia certo com os dados reais do dakota, vou ver se o que escreveste faz diferenca ;)
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
Jocas não é um embuste...porque pode dar raia com o strava mas o altímetro serve para veres imensa coisa,na hora por exemplo,que interessa muito mais q o strava....Também tem ANT+ e podes ligar uns quantos sensores,o de banda cardíaca para mim é imprescindível...Também tem o slot para cartão de memória no qual podemos meter imensos mapas entre outros...enfim,na minha opinião o dakota 10 é que fica a milhas do 20,no início podemos não querer algumas coisas mas depois vemos q podem dar muito jeito..
 

Jocas22

Active Member
nao me lembrei do ant+ tens razao. :D
O cartao eu tenho mas senao tivesse tambem nao era por ai, ando sempre com montes espaco livre. O altimetro na hora, eu sinceramento olho mais no pos pedalada, as analises sao sempre no fim, na altura nao ligo muito ;) E por isso é que me irrita aquilo dar certo com nada, se sei que fui com x pessoas e subimos y e depois no strava nao tem nada a ver.
 

elvales

Active Member
Tenho carregado os ficheiros manualmente no strava - aliás, carrego manualmente no connect que depois exporta para o strava automaticamente - e aparece sempre tudo certinho. Se a altimetria bate certo com a realidade é que já não sei mas como me regulo sempre pelo mesmo , para mim está bom. É realmente pena não reconhecerem o Dakota automaticamente, mas pronto...
 

jmcafonso

Member
Depois de todas as explicações aqui colocadas, apenas resta-me agradecer (e muito) pela atenção disponibilizada ;)
Muito obrigado a todos!
 
Top