Futuro do Fórum

SeteGu

Active Member
Jocas22 said:
Já deram ai boas ideias que na minha opiniao passa por por algumas coisas gratis com limites outras pagas com custos simbolicos que paguem o tal servidor, neste e no outro forum, fica injusto um pagar e o outro nao. E imagino que o servidor é o mesmo e no fundo este forum andou anos a pagar pelo outro que nao contribuia com nada, agora que o outro esta por cima pelo menos equiparem-se as coisas.
300% de acordo.

O ideal talvez fosse um meio-termo... aplicado aos 2 fóruns. Assim não se "sufocava" tanto este, seria mais justo, e provavelmente, até traria mais receita.

Ludos

Há um tempo para tudo... é verdade. Mas até pela participação que este tópico tem tido não me parece que já tenha passado o tempo do fórum (por vontade dos que participam nele). Os utilizadores estão preocupados, levantam questões e dão sugestões para que a situação mude. Parece haver um verdadeiro interesse em alterar o paradigma do mesmo.

Compreendo que possa dar trabalho e dores de cabeça e que nesta altura da vida as prioridades sejam outras. Mas, nesse caso, porque não tentar passar a "batata quente" a alguém com a mesma vontade e dedicação que o Ludos aquando da criação do fórum há 12 anos atrás?

Infelizmente estou um pouco como o Jocas22: de programação percebo 0 e também não tenho disponibilidade para assumir esse papel (embora admita que não me importasse).

Admito também que que não entendo nada do assunto... mas vejo muitos outros fóruns (aparentemente) sem grandes problemas no que toca a receitas.
Se for assim tão complicado como fazem os demais fóruns em Portugal? Do que me apercebo poucos ou nenhuns cobram pelos seus serviços.
Com tanta afluência que o fórum já teve como é que as receitas de publicidade não chegaram para cobrir os custos? Se não chegam como fazem os outros fóruns para o conseguir? Será que é a estrutura deste fórum em particular demasiado pesada e pouco rentável?

Pessoalmente acho que não se perderia muito se se juntassem os 2 fóruns num só, por exemplo (separando as águas, obviamente). Assim até talvez houvesse condições para ter um fórum de bicicletas indo do cicloturismo ao DH.
Acho que seria uma pena se este fórum morresse. Ou então manda-se este a baixo e faz-se do fórumciclismo (ou vice-versa) um fórum de bicicletas... sejam elas quais forem.
 
Last edited:

Nozes

Active Member
Obrigado Ludos por tudo o que tens feito ao longo dos anos para "segurar o barco". O que te aconteceu a ti acaba por acontecer a todos nós,a vida mete-se no caminho das bicicletas.

Estou por cá há 8 anos,e espero por cá continuar enquanto houver forum. Acredito ser o melhor espaço para expressarmos a nossa paixão pela modalidade,aprender algo de novo ou até questionar as nossas certezas.

Não duvido que estejas cansado de resolver problemas sem grande reconhecimento ou compreensão dos utilizadores. Mas acho que concordas que o que criaste não pode estagnar e eventualmente morrer,o que aqui temos é valioso demais para isso. Há com certeza soluções pouco dispendiosas de tempo e dinheiro para a continuação e até evolução do forum. Já aqui vi várias opiniões muito válidas,na minha opinião.

Também sou um total zero à esquerda no que toca a compreensão dos custos e funcionamento orgânico de um espaço destes,mas acredito que algumas alterações nas regras traria resultados a muito curto prazo,desde logo:

- Promoção de eventos grátis
- 2 anúncios grátis por utilizador por semana
- Liberdade na colocação dos links (também partilho da mesma opinião que fundamentou o seu controlo,mas se é para o bem do forum,seja)
- A eventual fusão dos 2 forums num super forum à imagem do forum espanhol...?

O meu agradecimento estende-se a todos os membros presentes e passados de toda a equipa de administração e moderação que fizeram deste espaço o que ele é.

Um brinde ao futuro do www.forumbtt.net ! :cheers:
 

DriveMe

Active Member
12 anos! O tempo voa.
Registei-me em 2005, mas já espreitava o forum antes disso.

Fica também um Obrigado da minha parte pelo forum.
E ficam também os parabéns. Afinal, o Forumbtt é a referência nacional do BTT.

Qualquer que seja o caminho que o forum siga, contribuirei com o que puder. :)
 

balkaum

Member
Só para aplaudir a iniciativa dos classificados. se fizerem o mesmo com os eventos, prevejo as pageviews a aumentarem de numero bem rápido.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Malta, obrigado pelas respostas.

Há coisas que nem sempre são fáceis de entender, mas que não foram estabelecidas por capricho, foram antes resultado de um conjunto e circunstâncias em determinado tempo.
Assim se justifica a disparidade entre as regras deste espaço e do seu irmão mais novo, o fórum ciclismo. Embora com pessoas em comum nas equipas de moderação dos dois espaços, o fórum ciclismo na sua origem não foi encabeçado ideologicamente por mim, e fez-se reflectir nas opiniões e ideias de quem na altura assumiu o arranque daquele espaço. Aliás, lá o Ludos é um utilizador comum e existe um utilizador que controlo apenas para as questões de configuração do software.

A prática de ciclismo de estrada nunca me cativou muito, nem mesmo hoje, dois anos após a compra de uma bike de estrada, é algo que me dá verdadeiro prazer. Na maioria das vezes é uma ferramenta para uma melhor condição física, para tirar maior rendimento de pouco tempo disponível, mas prefiro 20 vezes passar 3h em BTT, a passar 3h de estrada (excepção feita algumas aventuras "maradas" que tenho feito no asfalto, e aquelas "coisas" que o duchene faz, e que nos delicia a todos).

Com esta perspectiva pessoal justifico porque é que sempre insisti em dividir as duas temáticas em dois fóruns distintos, ao invés de seguir o molde do fórum espanhol.
Nos dias que correm, olhando ao paradigma nacional, em que tanta gente adoptou ou transitou integralmente para o ciclismo de estrada, acho que ainda faz mais sentido ter os espaços separados.

É importante que compreendam que estes projectos são sempre uma extensão da personalidade das pessoas que os criam, e nos quais se reflectem as convicções, ideias e opiniões. Embora se tratem de comunidades, não são espaços com uma estrutura democrática escolhida por sufrágio, faz parte da equipa quem eu e os que me rodeiam convidamos e aceitam o convite. Nem sempre concordamos uns com os outros, nem sempre vence a vontade da maioria :wink:

Relativamente às sugestões sobre novas secções ou compartimentalização, do fórum: Parte da minha formação académica, e tempos auto-didacta esteve ligada à informática, e lembro-me do dia em que um professor nos introduziu ao conceito KISS - Keep It Simple, Stupid!
Isto é algo que me tem acompanhado em tudo o que faço desde então, se puder simplificar a linguagem, o acesso, a estrutura, tanto melhor. Por vezes quanto mais denso e estruturado, mais difícil se torna de consultar/acompanhar, e dou-vos o exemplo concreto:

Nunca fui fã da criação de uma secção 29er no fórum. Ok, é importante facilitar e encurtar a distância de acesso à informação, mas o que justifica que um tamanho de roda diferente tenha um "compartimento" só para si?
É que pegando neste principio, então temos que criar compartimentos para rodas 27,5", para transmissões 1x11 e 2x10, para hardtail e FS, nas FS para xc, trail, enduro, all-mountain, dh...
Então e as fatbikes? e as 29+ e 650b+ ??

Uma crónica, é uma crónica, indiferente de ser uma volta de XC, enduro, ou gravel. Uma suspensão é uma suspensão, indiferente de ter bainhas de 32 ou 36mm, de ser coroa simples ou dupla ou mesmo lefty.
Não vale a pena criar divisões de conteúdos para depois termos secções sem qualquer tipo de movimento. Vale a pena sim avaliar bem e ponderar mecanismos que facilitem a identificação e associação dos conteúdos a que estamos a aceder. Exemplo: as Tags de distrito na promoção de eventos que identifica inequivocamente a zona, e as tags de 29er na secção weight weenies.

Isto são simples exemplos de que todas as pequenas coisas que se fazem consomem tempo e alguma dedicação a avaliar os prós e contras de cada opção, porque se agirmos por impulso ou atrás da moda, daqui a uns anos temos algo que é completamente caótico.

Com estes parágrafos já vos deixei mais matéria para ponderarem, e sobretudo tentei apelar-vos à consciência de fazer uma auto-avaliação de qualquer sugestão que possam fazer, porque eu até posso não concordar com elas e não as implementar, mas implica que as tive que considerar, pensar nos prós e contras, e até mesmo argumentar o porque não :wink:

Entretanto, alterações impostas há umas horas atrás:

1) Classificados abertos a todos os utilizadores e gratuítos
2) Promoção de eventos aberta a todos os utilizadores que já pagaram no passado

Para finalizar para os que são utilizadores de outros fóruns, peço feedback sobre as plataformas de software a que estão habituados e quais as que gostam mais e têm as funcionalidades que vocês mais apreciam.
A versão do software que corremos aqui e no fórum ciclismo está a ficar obsoleta e vai ser necessário comprar novas licenças. Face aos valores puxados do vbulletin e incapacidade de resolver algumas coisas que demonstraram ao longo dos anos, ando a considerar a opção Xenforo, mas se tiverem contacto com outra que vos agrade, agradeço opiniões :wink:

Continuem a participar!
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Uma pergunta; qual é o motivo de não poder editar os anúncios? (por exemplo, eu quero editar o preço ou acrescentar qualquer característica...)

Obrigado
 

tinric

Super Moderador
Jocas... dentro do bom senso sempre se "pôde" falar das promoções... não se pode é abrir um tópico com links (coisa que por acaso até sugeri em tempos, à semelhança de outros foruns)... mas há coisas que depois dificilmente se distinguem no que toca a publicidades mais ou menos encapotadas...

Mas por exemplo no tópico do XT 8000... já se falou de vários sitios com promoções... acho que ninguém pode dizer que o que lá foi postado foi com intuito "Publicitário"... mas sim de "serviço público"...



camponubla, o principio da edição seria para evitar a alteração do conteúdo dos anúncios sem "controlo" por quem rege essa secção.

Sendo gratuito.. continuará a respeitar algumas regras... mais ou menos explicitas.. o típico puxar para cima (apagar um tópico e lançar outro), ou repetir tópicos para maior visualização vai dar direito a tópicos apagados e se "insistência" por parte dos "abusadores" direito a "bónus" do mesmo modo que serão aplicado a quem não respeitar as regras do forum e o bom senso geral.

O que referes é legitimo, até porque o preço, os nºs de série dos quadros, etc... tem que constar nos anúncios... como já terias que fazer antes... tens que mandar uma PM a um moderador (normalmente o Nuno Félix) para te editar o tópico.
 

maritimus

Member
(...)peço feedback sobre as plataformas de software a que estão habituados e quais as que gostam mais e têm as funcionalidades que vocês mais apreciam(...)

Com quase nenhuns dados sobre qual a base de dados que utilizas, webserver etc, mas partindo do principio que será a combinação mais comum, (PHP,SQL,APACHE)

PHPBB3 -> Com capacidade de embeber multimédia excelente incluindo slideshow do google, o que me parece neste forum um pouco esquecido, bastante bom, seguro e de muito fácil codificação. Requerer só um pouco de mais atenção com as versões de PHP e Apache. Nem tudo é compativel.

Os meus 2 cents.
 

SeteGu

Active Member
Dos fóruns que conheço, provavelmente, este é o que mais me atrai visualmente. Provavelmente a minha resposta não terá sido muito útil mas é a minha opinião.

EDIT: Agradeço o facto da administração ter dado ouvidos e ponderado sobre todas as sugestões que têm vindo a ser dadas. Vamos ver se resulta.

Boas pedaladas!
 
Last edited:

JNeves_BTT

New Member
Olá, boa tarde a todos.

Desde já, informo que ando no fórum activamente há cerca de 1 semana, mas já cá ando a cuscar desde o inicio de Dezembro de 2015, altura em que comprei a minha BTT nova. Isto aconteceu, porque não recebi o e-mail de confirmação do meu user na 1ª tentativa, e na 2ª, tive de mandar PM ao Ludos para ver o que se estava a passar. Estive há espera desde a 1ª tentativa até agora. Neste ponto que refiro, estranhei o que se estava a passar, mas com este tópico, comecei a entender 1 pouco mais... ;)

Quero com isto dizer, que o BTT não está morto, e recomenda-se. E digo isto por experiência própria. Já andava no BTT desde muito novo, mas só agora consegui comprar uma bicicleta a sério, e com isto, procurar novas informações através de praticantes mais entendidos. Dei com este fórum, e tudo aqui me atraiu.

Digo que não está morto, porque vejo cada vez mais amigos e colegas de trabalho a começar a praticar, nem que seja só ao fim-de-semana. Eu próprio organizo passeios com estas tais pessoas, e adesão é quase a 100%. Não é mais, porque há sempre alguém que tem "obrigações" de força maior. Também ando na estrada com a minha GT, e cruzo-me com dezenas de ciclistas de BTT e estrada. Não é esta a justificação para dizerem que o BTT está a perder terreno para a estrada.
No youtube, sigo dezenas de canais que organizam passeios\provas em Portugal, e é incrível o que se vê. São mesmo centenas a praticar!!! :D

Quanto à questão do Facebook, não me parece que o mesmo venha roubar utilizadores aos fóruns. Eu pessoalmente, prefiro ter toda a informação que necessito num espaço como este, e não na rede social. É complicada, há por vezes agressividade nos comentários de os utilizadores, e nem sempre encontro por lá o que quero. Aqui, já aprendi nomes de componentes das "burras" que nunca na minha vida ouvi falar. Só por isso, já valeu a pena o meu registo. E não, não me sinto intimidado pelos utilizadores mais experientes que andam por aqui. É a cometer erros e a criar dúvidas, que nos tornamos mais ricos e conhecedores de algo.

A questão dos anúncios, sou completamente neutro neste tema, porque não sei realmente o que por aqui se passou. Num fórum automóvel de uma determinada marca, vi realmente um abuso enorme por parte de certos utilizadores. Havia pessoas que criavam contas, só para vender; e como já aqui foi mencionado, isto não é uma plataforma de classificados. Mas(!), concordo quando pedem para que se possa criar 1 anuncio grátis, e os outros a 1 preço simbólico, isto só para haver 1 controle e boa gestão dos ditos anúncios.

A questão de poder usar o fórum nos dispositivos móveis, parece-me uma excelente ideia, e talvez criasse mais movimento. Não há quase ninguém que hoje em dia não tenha 1 smartphone ou tablet, e é mais fácil em movimento aceder a conteúdos que sejam adaptados do que pelo famoso HTML.

Digo ainda mais, o BTT não está morto, e basta ver o exemplo do Vitor Gamito na sua página pessoal do Facebook, em que é raro o dia que não faça 1 post ou 2, sobre as suas experiências no BTT ou no ciclismo em geral. E os tais likes e respostas a estes post's, são às centenas! Logo, o BTT está muito bom de saúde!
Não sei se ele anda por aqui, mas tenho a certeza que se ele (ou outra pessoa bastante experiente), abrisse tópicos como o fazem nas suas páginas; isto até entupia com a quantidade de users ao mesmo tempo a comentar e a visualisar! :p :p :p
Seria bom incentivar este tipo de praticantes, a ajudar os menos experientes e a partilhar o seu conhecimento.

Não quero de forma alguma dizer que A ou B não tem razão, ou que as suas opiniões não são válidas; mas esta é a minha. ;)

Tentemos renovar este fórum, pois acredito que faz falta a milhares de praticantes por este pais fora e não só!

Boas pedaladas a todos!!! :cool:
 

camponubla

Well-Known Member
A volta com o tema do ciclismo (estrada) e o btt. Este sábado passei numa loja que há em Vila Nova de Famalicão e falando com o homem da loja, disseme que desde há uns tempos para cá o 80% das biclas de estrada que vende são para pessoal que também faz btt, mas que compra uma 2ª bicla, neste caso de estrada, para treinar.

Cump,
 

Tiago_dk

New Member
Ha cada vez mais pessoal a fazer estrada. São vertentes que se complementam na perfeição. Estrada é bom para ganhar condição física(possivel fazer treinos de grande qualidade), andares e nao te preocupares constantemente com a limpeza / manutenção (dependendo das pessoas, claro... :)) etc
Dias rigorosos de Inverno apelam muito mais à minha vertente bttista, as voltas nao sao tao monotomas como na estrada onde dias chuvosos, com frio nao sao tao agradaveis, especialmente sozinho.

Ainda ha algum pessoal que vai ao extremo e nao pode sequer ouvir da outra vertente. Nao sabem o que perdem ao nao conhecerem as duas vertentes. Sim porque muitas vezes falam mal da outra e nunca experimentaram fazer umas voltas valentes com bons grupos.
Acho que esta divisao nos dois foruns nao ajuda nisso. Posso estar enganado mas acho que a moderação deste forum e o forumciclismo é igual. Se assim nao porque nao converter tudo num so? Acho que nao fazia mal nenhum. Era tambem uma boa oportunidade para implementar novas ideias no forum, fica a sugestão.
 
Boas,depois de ler a grande maioria das opniões vou deixar aqui a minha e qual a razão de ter deixado de praticar BTT e de agora,muito em breve irei comprar a minha primeira fininha,qual a razão?muito simples,€€€€€€€€€€€€€,verdade seija dita,o btt tornou-se um desporto para ricos,basta ver o custo de manutenção comparado com as fininhas,demasiado caro,e assim vou largar o btt e passar a praticar ciclismo de estrada,muito mais barata a manutenção,mais kms em menos tempo e mais "clean"!
 

FMCurto

Active Member
Ou como dizem os camones: "Horses for courses"

Não deixa de ser curioso que ainda no outro dia falava com que faz as duas vertentes e dizia-me que nos dias com chuva e vento preferia fazer BTT pq era menos perigoso. :)
 

Jocas22

Active Member
Eu conheco pessoal que trocou o btt pela estrada e comecaram logo a ir em viagens caraibas, trocaram o fiat por um bmw, so comem lagosta :)
O material desgaste vou mais rapido, mas isso é um exagero. So pra ricos lol
 

fabio viana

Well-Known Member
Não percebo o porque de dizerem que o BTT é caro... Será que vocês enchem a bicicleta com lama e a deixam cair pelo monte abaixo??

É assim desde que eu pratico btt, não me lembro de ter gasto uma "fortuna" em troca de algum componente que me tenha deixado de funcionar devido a ter andado no monte... E se for a ver, tirando o material que eu mudo para ficar com a "maquina" mais leve, apenas gastei dinheiro na cassete, corrente, pastilhas e oleo.

Agora se uma pessoa deixar a bicicleta cheia de lama de volta para volta e não fizer revisões a suspensão ou casquilhos caso a bicicleta seja de suspensão total, não estou a ver em que ponto o btt possa ser caro... mas secalhar é apenas o meu ponto de vista... e olhem que não poupo muito o material, porque costumo participar regularmente em maratonas e apenas tenho uma bicicleta para treinar tanto em estrada como em monte...
 
Não é caro?????quanto custa uma K7?quanto custam os pneus para roda 29?não é caro?????ok,secalhar sou eu que ganho uma meséria ou voces ganham muito bem,não sei,mas que estrada é mais barato que o btt isso não sequer é discutivel,e como estamos a atravessar uma epoca dificil,falo por mim,infelizmente tenho que optar por uma das duas,ou btt,ou estrada,a 26 fica para matar saudades de vez em quando,participar em maratonas regularmente?já foi o tempo amigo,esquece lá isso,falo por mim claro!
 
Last edited:
Top