Fui multado por usar um suporte Thule EuroClassic G5

tkul

Utilizador Banido
quero comprar uma coisa destas, mas o que me tem demovido é realmente o problema com a autoridade - se é que podemos referir a alguns indivíduos da Guarda e da Polícia como autoridade... mas isso são outros sete e quinhentos.

A vaca fria é:

Antigamente tinhamos de colocar refletores nos capacetes de mota (imaginem na altura um ARAI/Shoei réplica com aquela merd@!)
Antigamete tinhamos de ter matrícula nas bikes
Antigamente as motas tinham matrículas à frente...
Antigamente as motorizadas/bikes tinham de ter refletores
Antigamente tínhamos o ovo estrelado dos 90
Antigamente tínhamos a plama M de mercadorias... e os 90 atrás!

As coisas evoluem a nível de legislação... é pena que seja tão lentinho!!!!


vejam deste prisma: a porcaria dos suportes que se vendem em vários sítios e que se colocam nas barras são legais (e não há ninguém a mandar parar se são ou não homolgadas!).
Um suporte que custa qq coisa como 350€, com luzes, altamente seguro e com a possibilidade de poupar o ambiente devido:

- quando não está em uso, tiramos
- quando está em uso, o atrito é muito menor

AINDA SOMOS MULTADOS?????????????????????
ESTANDO NA UE?????????????????????

Não me admira que nos vejam como um pais africano!
 

sniper00

New Member
Estranho completamente a situaçao da marca vender produtos nao autorizados em portugal.. mas enfim :s


Nestas situaçoes Temos de informar a situaçao a ASAE (tambem é responsavel por estes casos), e resolver o problema

contactanto ANSR (autoridade nacional segurança rodoviaria) penso que neste caso e a responsavel directo pelo mau entendido entre
a marca e a legislaçao.

Se quizeres esclarecida a situaçao o melhor e conunicares a ASAE.

Boas Pedaladas
 

betozeca

New Member
sniper00 said:
Se quizeres esclarecida a situaçao o melhor e conunicares a ASAE.

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
ASAE????????????
NAO ERAM ESSES QUE ESTAVAM ILEGAIS???????????
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

RUI VENTURA

New Member
Boas, já vão uns meses que não se falou mais deste tópico
Hoje mesmo em conversa com um amigo que é PSP, me disse que todos estes suportes são ilegais, embora diz que vê muitos em circulação e não os autua caso estejam bem identificados (matricula) e sinalizados (farolins), mas também diz que tem colegas que não perdoam.
Estou baralhado
Estes suportes de colocação na bola de reboque são ou não autorizados?
Estou interessado em comprar um deste suportes na Norauto (muito idêntico ao thule G5), lá dizem que este está autorizado a sua utilização em Portugal.
Então porque é que os da thule não?
pergunto também se o Palitos já recebeu resposta da antiga DGV em relaçaõ á multa
 

TheTraveler

Active Member
Eles não são todos ilegais, alguns podem ser usados desde que não ultrapassem algumas medidas. O Navid da Futuraline deu-se ao trabalho de andar a procurar os decretos lei referentes a isso, já que ele vende desses suportes e nada melhor do que informar os clientes.
Leiam ao fundo da página.
http://www.futuraline.pt/reboques.htm


http://www.forumbtt.net/showthread.php/12154-Atrelado-para-Bikes?p=498655&viewfull=1#post498655
Neste tópico temos mais pessoal que primeiro compra o suporte e depois é que pesquisa se é legal ou não...
 

RUI VENTURA

New Member
Pois, é por essa razão que estou a retirar o máximo de informações sobre o assunto antes de comprar.
Como nem as próprias autoridades se entendem, vou ter que saber se tenho que alterar o seguro do carro devido á bola de reboque e se a bola que tenho no carro (já o comprei com ela) como comprovo que está homologada, pois não tenho nenhum documento.
 
A legislação relativa à passagem dos limites do carro refere que laterlamente não podem ser ultrapassadas as medidas dos espelhos (retrovisores); em comprimento pode ultrapassar 45cm para a frente e 55cm para trás, sempre que ultrapasse tem que levar com uma placa (a antiga placa P2) e a matricula tem sempre que ficar visivel. Se cumprirem todos estes pontos não vejo o porque de estar ilegal!
 

RUI VENTURA

New Member
É mais ao contrário pedromiguelppinto,
são 45cm para a traseira e 55cm para a dianteira.
Em relação à largura da viatura, a minha bike não ultrapassa os limites, o problema consiste no comprimento.
Se a lei proibe mais de 45cm para a traseira, como é que se anda legal na estrada se o próprio suporte tem mais que isso.
Só na própria bike os guiadores têm no minimo 60cm.
 
Ou isso...então, realmente é quase impossivel cumprir a legislação, os guiadores rectos são todos inferiores a 60cm mas ainda assim bem acima dos 45cm... Se bem que estes 45cm são do ponto mais traseiro do carro, ou seja até à bola de reboque ainda é dimensão da viatura, a distância do chassi do carro até à bola ou parachoques ainda são alguns cm, talvez assim chegue aos +/- 60cm!
 

RUI VENTURA

New Member
Na maior parte dos suportes para reboque são de 2 bikes e aí torna-se impossivel as medidas exigidas pela lei.
Acho isto tudo ridiculo, pelo simples facto de se poder andar com caravanas, atrelados, barcos, etc muitos deles com tamanhos enormes.
Agora um simples suporte que é apoiado na bola de reboque torna-se numa dor de cabeça.
Não compreendo como é que no nosso país que tanta gente anda de bike e essa lei ainda não está desbloqueada como no resto da UE.
Acho que não seria má ideia de todo, juntarmo-nos e fazermos um baixo assinado e tentarmos resolver isto.
 

RUI VENTURA

New Member
Esta semana recebi a confirmação do próprio vendedor da thule, que os suportes para bola de reboque, não são permitidos em Portugal.
Sei que muita gente usa este tipo de suporte, mas para não arriscar nas multas resolvi colocar as barras e o respectivo suporte.
 

TiagoVarela

New Member
Na maior parte dos suportes para reboque são de 2 bikes e aí torna-se impossivel as medidas exigidas pela lei.
Acho isto tudo ridiculo, pelo simples facto de se poder andar com caravanas, atrelados, barcos, etc muitos deles com tamanhos enormes.
Agora um simples suporte que é apoiado na bola de reboque torna-se numa dor de cabeça.
Não compreendo como é que no nosso país que tanta gente anda de bike e essa lei ainda não está desbloqueada como no resto da UE.
Acho que não seria má ideia de todo, juntarmo-nos e fazermos um baixo assinado e tentarmos resolver isto.

Quando se anda com reboques para barcos, atrelados, caravanas, etc. a sinalização luminosa do veículo é substituída por uma outra do atrelado. Aquando do transporte de bicicletas na traseira do carro tudo é tapado (ou poderá ser, daí ser proibido) e não há substituição da sinalização... Imaginem vocês na Auto-estrada à noite e mal conseguem ver que o condutor à vossa frente está a travar... de certo nao dará bom resultado.


Por vezes as coisas têm justificação, mas somos nós que não a queremos ver...
Quanto à venda do suporte... Pode ser vendido embora não esteja homologado uma vez que podem andar nas vossas propriedades privadas com aquilo que bem entenderem... Já na via pública é diferente.


Tiago
 
Há muita coisa que não é homolgada em Portugal e que dá mesmo direito a multa quando usada nas vias publicas , e que é vendida ao Publico.
Veja-se os acessórios de Tunning ou Xunning ou Whatever ...

O unico "senão" na venda do suporte de Bicicleta para Reboque , é se o Vendedor não alertar o cliente para o Facto de que está a comprar um Bibelot que só pode usar dentro da sua propriedade , pois a partir do momento que venha para via publica com ele , tá em infração e corre o risco de ser Multado.

Será que o USER que foi multado , tinha sido informado por quem lhe vendeu , que esse tipo de reboque não é homolgado em Portugal?

É que o comprador na maioria das vezes , não sabe , mas quem vende tem o dever e a obrigação de saber..........e já agora de informar....
 

TheTraveler

Active Member
nao é legal pk?
tem as luzes de sinalização e colocas uma matricula igual ao do carro.
isso funciona como um pequeno atrelado, que é seguro na bola de reboque, a unica diferença é que nao tem rodas

Exactamente ;)

Tu próprio já estiveste disposto a dar a informação errada ao pessoal e já tinhas confirmado com o teu "exactamente" que esse sistema é legal. Qual é a dúvida agora?
 

ALCAS

New Member
Boa tarde,

Penso que a melhor solução será a colocação da bicicleta no tejadilho do carro e nunca atrás. Caso pretendam colocar na traseira da viatura uma bicicleta, tenham em atenção a largura total da viatura e que ficarão sempre sujeitos à visão subjectiva de um polícia, da visibilidade da placa de matrícula etc.
Já no tejadilho será bastante difícil encontrar um motivo para "implicar" com a situação.
 

Gugull

New Member
Como leio tanto coisa, já tenho algumas duvidas.
Ainda não verifiquei ao certo se com as bikes o 3º stop fica tapado.
Posso sempre acrescentar-lhe mais uma luz lolol

Se levar talhada logo venho cá dizer-vos lol
 

RUI VENTURA

New Member
Como leio tanto coisa, já tenho algumas duvidas.
Ainda não verifiquei ao certo se com as bikes o 3º stop fica tapado.
Posso sempre acrescentar-lhe mais uma luz lolol

Se levar talhada logo venho cá dizer-vos lol


O que lês não parace ser suficiente para perceber que a legislação Portuguesa não autoriza (infelizmente) a utilização de suportes de reboque tenham eles luzes, matricula e 3º stop como queres fazer.
Podes comprar porque os tens á venda, como também podes ter sorte em não ser multado mas, que não é permitido não.
 

Navid Imani

New Member
Atenção existem algumas alterações na legislação nova em que a homologação comunitária passa a ter um peso completamente diferente. Se os suportes acopolados na bola de reboque geravam duvidas (se eram considerados reboques ou não ? ), agora a partir de 12 de Março de 2010 ficou bastante claro.
Tais sistemas são considerados "Unidades Técnicas" e não reboques pelo facto de não terem rodas. Uma leitura cuidada do novo decreto lei
16º/2010 de 12 de Março e o novo regulamento comunitário Nº 371/2010 da Comissão de 16 de Abril de 2010, deixa claro que a homologação comunitária de uma das 4 categorias diferentes "Veiculos", "Reboques" , "Sistemas ou Componentes" e "Unidades Técnicas" tem que ser respeitada noutros países da União Europeia.
Alias na página 2 do novo regulamento comunitário, aparece:

"O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros."
"É aplicável a partir de 29 de Abril de 2010."

Mesmo assim nem todos os suportes que engatam na bola de reboque tem a homologação comunitária. Uma grande maioria ainda vem com a ficha eléctrica de 7 pinos não tendo luz de marcha atrás ou por vezes o farol de nevoeiro.

Visto não se tratarem de reboques, as bicicletas não podem de facto ultrapassar a largura da viatura (num reboque podem ultrapassar a largura em 30cm).

Por norma convém conferir o seguinte antes de sequer pensar em taís suportes:

1 - As luzes de marcha atrás não funcionam em bolas de reboque com tomada de 7 pinos ou suportes para
bola de reboque mais antigos com 7 pinos, mesmo utilizando um conversor 7 para 13 pinos
A homologação CE só é válida no caso de ter as luzes todas incluíndo a de marcha atrás.

2 - As bicicletas não podem ultrapassar a largura da viatura.

3 - Convém que a bola de reboque seja amovível, averbada na caderneta do veículo e
homologada com indicação da carga suspensa máxima
(não sendo suficiente a indicação da carga rebocável).

4 - Convém alterar o seguro automóvel para incluir um atrelado abaixo dos 400 kg.

O suporte Thule Euroclassic G5 que foi alvo de multa neste tópico tem de facto a homologação União Europeia, mas visto que a data da multa foi anterior a 12 de Março de 2010, não sei se o lesado pode ou não recorrer a lei actual (questão de consultar com o advogado dele). Também não sei se apesar do suporte dele ter a homologação União Europeia, se não estava a utilizar a ficha eléctrica de 7 pinos (ou seja não teria luz de marcha atrás), se a bola de reboque estava homologada com indicação da carga suspensa máxima, se as bicicletas não ultrapassavam a largura da viatura ?

Como veem, o facto dum produto estar homologado para utilização no espaço comunitário, não implica automáticamente que ele seja aplicável a todas a viaturas ou situações.

Mais alguma informação sobre tais suportes disponível no link seguinte:

http://www.futuraline.pt/reboques.htm

Download do novo Decreto lei disponível no link seguinte:

http://dre.pt/pdf1sdip/2010/03/05000/0073000803.pdf

Download do novo regulamento Comunitário disponível no link seguinte:

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2010:110:0001:0021:PT:PDF

Espero poder ter contribuido para trazer alguma luz sobre este tópico que tem gerado tanta duvidas ao longo desses ultimos anos. Esperemos agora que os agentes da autoridade também começem a receber mais informação sobre o mesmo (dou aulas de Kungfu tanto a agentes da PSP, como GNR e instrutores de código e condução, e todos ficam completamente baralhados sem terem a certeza absoluta do estatuto jurídico de tais suportes que acopolam directamente na bola de reboque completos com TODAS as luzes (incluindo marcha atras e farois de nevoeiro) e matricula ).

Atenção que os suportes que prendem directamente na porta bagageira do veículo não costumam necessitar de homologação comunitária noutros países da União Europeia, de modo que não costumam ser homologados para circular no espaço da União Europeia e como tal continuam probidos a nível de circulação na via publica, na grande maioria dos casos em Portugal (a não ser que arranjem maneira de não ultrapassar os 45cm para trás, não tapar luzes e matricula, não ultrapassar a largura da viatura ! ;-)).

Abraços,

Navid "Fura-KungFu"
 
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