Frustrações do Treino

Fourmag

Member
Boas,

O que fizeste foi sem dúvida o mais acertado. A frustração passa mas um problema de saúde mal curado pode deixar mazelas para sempre. Hoje também sofri das maiores frustrações no desporto. Seguia em 6.º no Duatlo btt na Serra do Pilar (gaia) e já a colar no 4.º e 5.º quando aparece um rego escondido por umas ervas e puf, 2 pneus rasgados e consequente desistência. Frustração terrível a saber que em princípio seria a minha melhor classificação de sempre num duatlo e aquela pedra estragou tudo. Poderia inclusivamente ir pela primeira vez ao pódio pois o que terminou em 3.º já o tinha deixado para trás. Enfim, é triste mas para o ano há mais.

Paulo Vides
 

FishBike

New Member
Realmente caro Fourmag aí sim é a verdadeira desolação que sentimos, em que sabemos que a nível físico estamos muito bem e depois por uma falha mecânica deitamos tudo a perder. Mas é isso o verdadeiro espirito do desporto, ou não?? É para a nossa superação pessoal que treinamos afincadamente todos os dias, por vezes até mais do que uma vez por dia. E chegamos ao dia decisivo e não podemos dar o nosso melhor, fica-nos "um amargo de boca" muito difícil de digerir. Mas se formos ver existem vários episódios desportivos desse tipo... deixo aqui um exemplo: [video]http://youtu.be/lH9D4DNkMdE[/video]
Maior frustração que esta, em plenos jogos olimpicos...
Esta é a verdadeira força que temos dentro de nós enquanto desportitas!
Um grandioso DOMINGO a todos.

FISHBIKE
 

Joao B

New Member
Amigo Fourmag, infelizmente eu fui outra vitima desse maldito rego! Não ia com essa posição mas também não ia mal (para a minha média). Tive mais sorte, porque apesar de ter pneu tubeless consegui meter uma camara e continuei a prova. Mas acho que fui a resmungar durante meia hora!!
Esse rego tinha uma cantoneira mal partida, era só seixos!
 

Fourmag

Member
Pelo que ouvi depois do pessoal terminar a prova houve uma série de atletas que capotaram nesse rego. Deveria estar sinalisado mas acredito que também passou despercebido à organização. Preferia ter caído e continuado a prova mas enfim... Fica para uma próxima mas que fica um sabor amargo fica. Agora resta-me meter 2 pneus e 2 câmaras novas.

Paulo Vides
 

FishBike

New Member
Pelos vistos ainda anda alguém a "ver" aquilo de que eu tenho andado a falar.
Por exemplo, depois de cumprirem os vossos objectivos de época, não sente um grande "vazio" até à próxima temporada, ou isso é tudo esquecido durante as férias (o que não devia de acontecer...)?
Deixo esta ideia em aberto a ver se mais alguém "pega"...
 

jfvo

New Member
Fishbike, grande link, para podermos fazer aquilo que gostamos, andar de Bike, temos que resolver bem todos os problemas do nosso corpo. E nunca esquecer trabalhar também a mente para as adversidades que possam surgir.
 

FishBike

New Member
Ao andar aqui a deambular mais um pouco na net, fui dar com isto:

[video=youtube;cER-hTmLNf0]http://www.youtube.com/watch?v=cER-hTmLNf0&feature=related[/video]

acho que resume tudo o que nós sentimos!!

FISHBIKE
 

FishBike

New Member
Caros amigos.
Volto a dar noticias, pois 3 semanas passadas após a entorse e ainda não consegui voltar a treinar...
Já tenho autorização médica para andar só na estrada, mas se fizer um pouco mais de força nos crank's ou se fizer mais de 1h de treino, ui, parece que acabou de acontecer outra vez!!:(
No inicio desta semana voltei à piscina, mas já para trabalhar e não para reabilitar nada, mas o tempo todo que passo em pé, só me está a retardar e a piorar a minha situação, pelo que o médico me mandou novamente para a baixa para ter repouso absoluto...:fpalm:
Isto não está fácil, pois onde tenho o inchaço é na face anterior do pé, ou seja, na parte da frente do malelo, o que resulta no incómodo grande a andar, conduzir, pedalar, etc.
Vou agora tentar uma consulta com um ortopedista conceituado em traumatologia desportiva a ver o que me recomenda, porque ao fim de 3 semanas já deveria de estar próxima de voltar à "minha vidinha":mad:

FISHBIKE
 

goncaloshaka

New Member
Boas,

falando por experiência própria, qd era mais novo fazia bastante desporto, desde kickboxe a rugby, ginásio... tive problemas num joelho e nunca importei, conseguia treinar, mal a dor passava fazia esforços... resultado, agora tenho um problema bastante mais grave no joelho e à minima coisa fico 1\2 semanas de muletas. valeu a pena? não, a curto prazo sentes-te frustrado, mas a longo prazo é pelo melhor. Portanto se és desportista de competições e etc, aconselho-te vivamente a teres uma vida de dolce fare niente até recuperares a 100%... se n vai demorar mais e daqui a uns anos vai voltar a chatear-te

abraço e as melhoras, força ai
 

FishBike

New Member
Mais uma vez, obrigado pelo apoio.
Sempre consegui consulta no ortopedista, na tentativa de ouvir uma 2ª opinião, e o resultado foi uma entorse de 2º grau que já deu direito a uma ruptura do ligamento anterior entre o perónio e a tíbia, daí ter o inchaço na parte da frente do tornozelo...:confused:
Disse-me que devia ter andado com o pé imobilizado nestas 3 semanas, que era o tempo que levava a cicatrizar, o que não aconteceu, por isso ainda tenho que ter cuidado mais algum tempo, mas na próxima semana já volto ao trabalho, vamos ver como isto evolui:yeah:

Continuação de boas pedaladas...

FISHBIKE
 

FishBike

New Member
Olá a todos mais uma vez.
Venho aqui novamente postar para poder partilhar esta informação que encontrei sobre entorses no tornozelo:

http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2008-21/3/285-292.pdf

É um artigo de revisão, em português, onde explica de uma forma ligeira e compreensível os 3 diferentes níveis/graus de entorses, como as identificar, tratar e tempos previstos de recuperação para cada uma das situações.
Boas pedaladas a todos.

FISHBIKE
 
S

specialslb

Guest
Olá caros amigos e colegas, estive cerca de 6 meses lesionado (lesão no joelho) e nesse período de tempo, como é óbvio não "toquei" na minha máquina. A minha questão é saber se possível qual o melhor plano de treino para uma boa recuperação e voltar rapidamente às maratonas...
 

Padrinho

New Member
Nunca me identifiquei tanto com este tópico como hoje. Tive hoje uma valente queda, não em aparato mas em estupidez. Logo, agora que tinha conseguido juntar um grupinho fixe, estava realmente a apanhar um gosto imenso de andar de btt e finalmente a ganhar bom ritmo e já com uma quantidade de passeios programados. Acabei dentro de uma ambulância e a caminho do hospital.

Enviaram-me para casa 48h para diminuir o inchaço para voltar ao hospital para ser de novo avaliado, muito provavelmente já ninguém me vai tirar a fisioterapia e a frustração de nem a WC conseguir ir sozinho, tal são as dores.

Não sou gajo de ganhar receios ou medos, mas cada vez que olhar para ela vou pensar duas vezes no que pode acontecer.
 
Votos de melhoras.

Apesar de teres ido ao hospital, não deixes de ir a um bom hosteopata com experiência neste tipo de desporto para ver se ficou tudo no sitio.
 

Padrinho

New Member
Obrigado!

Já vou ter que voltar daqui a uns dias ao serviço de ortopedia do hospital de novo, já tenho a recomendação marcada para ser seguido. Pelo que percebi agora só fizeram o despiste de fracturas, vou ter que voltar lá quando o inchaço diminuir para fazerem o real diagnóstico dos danos.
 

FishBike

New Member
Pois amigo Padrinho, é mesmo isso que estamos aqui a debater neste tópico, não só os "azares" que nos acontecem e como nos vamos recuperar, mas também o "psicológico" que fica bastante afectado nestas alturas e temos de conseguir dar a volta por cima. Desejo de rápidas melhoras e de volta aos trilhos mas com mais "consideração" pelas aventuras que nos propõem...

Companheiro specialslb tudo o que te posso aconselhar é fazeres um fit, ou bodyscan, ou outro doutra marca que só muda o nome mas o objectivo é o mesmo, que é colocar a bicicleta nas medidas ergonómicas ideais para ti para teres a certeza que não estás a ter desvios posturais do joelho no movimento da pedalada e que este se encontra a realizar o movimento correcto. Depois de estares descansado a este nível, volta aos trilhos e vai aumentando aos poucos a duração e distância dos treinos e só quando começares a "entrar" novamente no ritmo e sentires que o teu joelho está a responder bem, começa então a aumentar a intensidade dos treinos e a "abusar" da máquina.

FISHBIKE
 
Top