Frustrações do Treino

FishBike

New Member
Caros amigos do pedal.
É com um enorme desgosto que venho aqui criar este tópico, para falar/desabafar sobre o que me está a acontecer neste momento.
Não é fácil estarmos perto de um dos objectivos da nossa época desportiva e ter que abdicar da participação na prova, neste caso a maratona de PTG 2011, por causa de uma entorse!! Sim, uma entorse!!
Andava na semana passada a realizar os meus últimos treinos com vista à participação na dita prova e ao finalizar o meu treino de corrida e já perto do local de trabalho, consegui pisar um buraco enorme, escondido no meio da relva, proveniente do sistema de rega da mesma, que me provocou uma entorse "brutal". Tenho estado em recuperação total desde sexta-feira passada, portanto sem fazer rigorosamente nada, para ainda tentar ir, apesar de não ser nas melhores condições...
Agora põem-se questões mais importantes, será que vale a pena o "sacrifício" de "castigar" o organismo visto ser este um dos objectivos que tinha para esta época?? Ou será melhor pensar no meu futuro profissional, já que sou prof. ed.física e dou aulas de natação e hidroginástica??
Se pensar com a razão, já que sou simplesmente um amante e entusiasta do BTT, deveria tentar "despachar" a minha inscrição, não participar na prova e olhar pela minha saúde. Mas se pensar com o coração, bolas, torna-se mesmo muito difícil decidir, visto ficar um "vazio" de objectivos por preencher!
Gostava de saber se já passaram por situação semelhante e como lidaram com esta FRUSTRAÇÃO!!

Abraços e bons treinos,
FISHBIKE
 
Em Outubro passado também tive uma entorse muito complicada que me levou a parar de fazer exercício até janeiro, no meu caso a chegar à meta num duatlo, também foi algo frustrante uma vez que pelo tempo que estava a fazer se não ganhasse o meu escalão ficava em segundo...
No teu lugar eu nem punha a hipotesse de ir mesmo que me sentisse melhor, é o teu futuro que está em jogo e o teu bem estar a longo prazo! Já para não falar que uma entorse pode dar muitas chatices, pelo menos a minha ainda dá algumas.

cumps
 

JNR

New Member
Penso que apenas queres ouvir de outros aquilo que sabes que tens de fazer, certo? ;)

Mesmo que o esforço de pedalar seja diferente de correr, e nunca pedalei com uma entorse mas penso que não deve ser fácil e já agora, disseste PTG certo, ou seja, 100km...

Eu já tive duas entorses (em anos consecutivos!), na altura praticava atletismo e consegui que nunca fosse em prova ou em treinos, nun jogo de basquet escolar caí em cima de alguem e caí de uma escada (para aí com 50cm de altura...enfim) e apenas consegui recuperar completamente após descanso e fisioterapia...mas cada caso é um caso.
 

Mach 4

New Member
Eu sei como te deves estar a sentir mas acho que terás de ser tu a definir as tuas prioridades.
Mas atenção - muito cuidado com as lesões mal curadas...
Tu como professor de educação fisica devias saber que "forçar" uma entorse pode vir a dar muito mau resultado.
Repara, se fores a essa tão aguardada prova vais arriscar que o teu tornozelo comece a inchar de tal modo que podes ter que abandonar a prova a meio.
Na minha óptica a acontecer isso poderá se tornar ainda numa maior frustação para ti, pois podes ser obrigado a desistir e a voltar de lá com uma lesão agravada.
Dizem que com esforço e espirito de sacrificio tudo se faz na vida, mas esquecem-se é de dizer que isso depende sempre muito do individuo e da situação que irá confrontar.

Provas há muitas (para o ano vai haver outra PTG 2012) mas pés, tornozelos, pernas e joelhos só temos um par de cada ;).
 
Last edited:

FishBike

New Member
Pois é amigos, antes de mais obrigado pelo apoio.
Mas como se costuma dizer "em casa de ferreiro, espeto de pau!".
Realmente, como todos voces dizem, provas há muitas, mas como também todos sabem, por muito que se diga, PTG é incontornável na grandeza de espirito (se bem que de à uns anos para cá é mais vincada a vertente do negócio, mas não é isso que está aqui em questão). Este ano tinha-me inscrito nos 50km, tal como no ano passado e já na edição passada tinha sofrido nova frustração, pois após a primeira subida em alcatrão e assim que entrámos no mato e antes de subir para as antenas, consegui bater com a roda de trás numa rocha laminada que estava no chão. Resultado, pneu rasgado. Enchi o pneu e ainda aguentou até às antenas, mas depois na descida para PTG e já com muito pouca pressão no pneu, este cedeu e saltou do aro. Ou seja, os últimos 10km foram feitos a pé. Imenso tempo perdido, mais umas bolhas nos pés, mas como era um objectivo para o qual me tinha preparado com tanto afinco, segui mesmo assim até à meta, 10km A PÉ!!
Este ano, é um facto, não estava tão bem preparado, devido a deveres profissionais, mas tinha esta prova como o meu objectivo de superação e porque gosto do espirito que toda a cidade vive e respira naquele dia (cada um é livre de pensar o que quiser a este respeito). Mas, mais uma vez, chamando a razão até mim e consultando tanto a vossa opinião como toda a bibliografia que possuo, o resultado é sempre o mesmo: recupera a 100% e depois pensa em provas!!
Mas o que fazer quando a "vontade" é mais forte que a "razão"...
Já agora, há alguém interessado em ficar com a inscrição?? Enviem MP.

Abraço e boas pedaladas, mas com os "olhos postos no chão"...
 

alferes

Member
Boa tarde!

Caro Fisbike,

Antes de mais quero dizer-te que entendo as tuas dúvidas e sei muito bem pelo que estás a passar.

Em meados de 2009 contraí uma entorse, após uma queda de bicicleta. Hoje estou curado, no entanto, por experiência posso dizer-te que colocar gelo nas primeiras horas e ficar em descanso nos dias seguintes, no meu caso, não foi suficiente. Tive que recorrer a pessoal especializado para resolver o meu problema. Como já foi dito por outros utilizadores do fórum, uma entorse tem que ser muito bem curada, senão terás um problema que te vai acompanhar no futuro. Não te estou a dizer nada de novo, na medida em que és professor de educação física.
A razão deve prevalecer sobre o coração! Para ires à maratona de Portalegre precisas de estar em boa condição física.

Se isto te serve de consolo, posso dizer-te que já participei na referida maratona e este ano também estou inscrito; seria a minha segunda participação, no entanto, por motivos alheios à minha vontade também não poderei ir a Portalegre.

Como vês, por tudo aquilo que aqui escrevi entendo muito bem o teu actual estado de espírito. Haja saúde!

Desejo-te as melhoras e uma rápida recuperação.

Cumprimentos.
 

Lamas

New Member
Consulta um fisioterapeuta para ver a gravidade da lesão.
As 1ªs 48 horas são importante. RICE - Descanso, gelo, compressão e elevação.

Já fiz um entorse grave a correr porque não curei bem um 1º !!!

A bike não é tão agressiva como a corrida.
Correr em areia é bom já na fase de recuperação.

Se não for muito grave podes pedir alguém ( fisioterapeuta ) que te ensine a fazer uma ligadura com "sport tape".O pé fica praticamente imobilizado. Nos meus primeiros tempos de corrida fazia e até em provas.

O ppl da orientação utiliza muito!!!

Espero ter ajudado,

1 Abraço e as melhoras,
Lamas
 

Dustman

New Member
Deixo o meu testemunho uma vez que lesões é comigo!:shock:

1º - Rotura de ligamento lateral do tornozelo esq. (numa queda)
2º - Rotura parcial de ligamento lateral do tornozelo esq. com fractura do maléolo medial (a jogar ténis)
3º - Entorse do tornozelo dir. (a jogar ténis)
4º - Fractura de osso da mão esquerda e queixo rasgado (a fazer btt).

Hoje em dia, e depois de ter recuperado destas lesões, uso uma ligadura imobilizadora funcional em cada um dos pés para fazer desporto. Apesar disso, quando abuso, ainda fico 1 ou 2 dias com dores.

Acho que o tempo de recuperação não deve ser definido pela tua vontade, mas antes pelo total restabelecimento do teu corpo. Durante as sessões de fisioterapia fui aprendendo que apesar de já não sentir dores, isso não quer dizer que o corpo está recuperado.

Existe uma fase após a lesão que é fundamental, antes de recomeçar a fazer desporto que é o fortalecimento muscular e a recuperação da amplitude dos movimentos.

O conselho que te posso deixar é para teres todos os cuidados a curar devidamente a tua lesão, sendo acompanhado por alguém que percebe do assunto! Podes ter a certeza que o tempo de recuperação não é perdido, antes pelo contrário, vai evitar-te dores futuras e uma recuperação muito mais longa.

Uma rápida recuperação,

Rodrigo 'Dustman'
 

barradinhas

New Member
Boas sinceramente olha pela tua saúde vida só à 1 provas há muitas. Não arrisques a ficar com sequelas para o resto da tua vida por causa de uma simples prova. Ok é o portalegre muito importante para todos nós é certo mas primeiro a saúde. Olha uma vez que estamos a falar de frustrações nos treinos vou partilhar a minha actual situação de à 1 ano para cá não sei o que se passa comigo. Treino tudo certinho um dia de descanso por semana, um dia antes da prova paro comidinha à maneira e quando vou para as provas sinto me muito fraco. Não sei mais que fazer já tomei vitaminas e nada e os resultados que pretendo não aparecem qual será a origem do meu problema? Stress? Medo? Ansiedade? É de referir que desde o ano passado em que realizei a maratona de évora na qual fui ao extremo cambrias as quais me impossíbilitaram de andar durante uns bons 20min e as dores terriveis resultante das mesmas. Apartir daí nunca mais consegui puxar ao máximo sem medo de cambrias. Peço desculpa estar a expor o meu problema no teu tópico. As rápidas melhoras amigo e para o ano há mais e vais estar presente.



Abraço
 

Fourmag

Member
Boas,

De entorses percebo eu! Já tive uns 6! Fora outras lesões... Infelizmente é verdade colegas. É o resultado de 14 anos a jogar futsal como guarda redes. Posição ingrata... Só na última época que joguei tive 2 entorses em 2 meses e um deles no aquecimento para o jogo inaugural da época e pela primeira vez na 3.ª divisão nacional. Enfim...
A melhor forma de curar isso é procurar um bom massagista ligado ao futebol porque percebem dessas lesões. Normalmente curam-se numa semana fazendo tratamento diário. Comigo era assim. Sofria bastante com a "turtura" dada pelo massagista mas o sofrimento valia pelo tempo de recuperação.
Na zona de Guimarães há um bom massagista para tratar isso.
O mais difícil de "engolir" foi ter ficado doente com virose e gripe 15 dias antes do Duatlo do Jamor. Ainda fui participar porque o hotel já estava pago mas a boa classificação lá se foi.

Paulo Vides

Paulo Vides
 

FishBike

New Member
Mais uma vez obrigado pela vossa força e compreensão. Nunca é demais ouvir quem já passou por situações idênticas!
Amanhã irei novamente ao médico para ver a evolução da coisa, uma vez que s dores já passaram mais, mas tenho o inchaço de volta e o pé negro à volta do tornozelo. Quer isto dizer que provalvelmente ainda terei de ficar mais um tempo de repouso até que consiga fazer alguma coisa. Apesar de ter pedido uma recuperação à "jogador da bola", tenho de me certificar que está tudo ok e neste momento sinto que não está. Mas vamos ver o resultado amanhã...
Como todos aqui dizem, eu sei o que vou ter de fazer, ainda para mais vendo os track's da meia maratona, dá para perceber que não vai ser nada "manso". Mas não deixa de ser uma decisão difícil de tomar.
Mais uma vez volto a perguntar se há interessados na minha inscrição para ainda termos tempo de fazer a entrega do material.

Bons treinos,
FIAHBIKE
 
Não sei onde estás a ser bem acompanhado, mas eu já não confio no SNS, a mim o ortopedista no Hospital disse-me que tinha sido só uma distensão, que tive sorte era gelo, elevação, repouso e ao fim de duas semanas estava bom, se por ventura tivesse alguma dor tomasse um benuron. Passado umas horas nem benurons nem nada me fazia passar as dores já não sabia que fazer da vida, ao fim de uma semana quando consegui consulta num especialista privado saí do consultório directamente para o fisioterapeuta com indicação de uma rotura de ligamentos grave, tirando o domingo foram todos os dias durante um mês e meio, isto por causa de uma "distensão"... cuidem da vossa saúde e deixem-se de invenções...
 

FishBike

New Member
Ora aí está o veredicto, mais uma semana de baixa e MUITO REPOUSO!!
Como isto me aconteceu a caminho do trabalho, visto estar no intervalo do meu horário, foi considerado acidente de trabalho, pelo que estou a ser seguido numa clinica de fisioterapia da seguradora. Fui hoje a nova consulta e para além deste quadro clinico, ainda me falou que possivelmente será uma paragem de mais 3 semanas, com fisioterapia que vou começar amanhã!!
Exames não me mandaram fazer nada, portanto não sei ao certo se terei feito alguma ruptura, mas acredito que não.
Resta agora recuperar bem, voltar ao activo profissional e continuar em forma em cima da bike aqui nos belos trilhos da Arrábida.

FISHBIKE
 

Fourmag

Member
Se tens o pé negro é porque houve derrame. Já foi um entorce dos bravos... Isso deveria ser drenado com massagens e levar uns choques para restabelecer a força nos tendões. Acho que não estou a dizer asneiras uma vez que ouvi esta cantiga algumas vezes:) Só acho que é muito tempo de recuperação o que não é normal numa lesão dessas. Estás a fazer algum tratamento a isso?

Paulo Vides
 

Lamas

New Member
No meu caso fiz RX e Ecografia as partes moles.

O Rx para ver se houve arrancamento osseo.
E a ecografia para ver ligamentos.

O estar negro tem a ver com não teres feito o RICE . Repouso, gelo, compressão e elevação !!!

Vê isso bem visto e cumpre os tempos que o Fisiatra te disser.

Pergunta-lhe se podes nadar. Se tiveres possibilidade ajuda na recuperação e normalmente deixam fazer logo a partir da 1ª semana.

As melhoras,
Lamas
 

Mach 4

New Member
E ainda querias tu ir participar na epopeia maratona de PTG....
Muita calma e descanso é do que tu estás a precisar agora, mais nada.
Desejo uma rápida recuperação para ti, e pensa só na preparação do próximo ano.
 

FishBike

New Member
Obrigado a todos, mais uma vez.
Realmente o descanso é tudo o que me resta!! Pois tal como o médico disse ontem, ter feito esta entorse e com a actividade profissional que desempenho, foi pior do que ter partido. Porque agora tenho um estiramento nos ligamentos, ou seja, estes estão mais laxos, o que provoca um aumento da instabilidade na articulação e terei de fazer um bom trabalho de reforço muscular para corrigir isto, o que leva bem mais tempo do que a calcificação de um osso partido.
Caro Lamas, eu realizei o RICE, sim, apesar de neste momento só estar no Rest, que é tudo o que posso fazer de momento, mais a fisioterapia que vou iniciar hoje para tratar da inflamação.
Mas o que realmente me levou a abrir este tópico não será a forma como recuperamos das lesões, mas sim a MOTIVAÇÃO que temos para "deitar fora" um objectivo de época, por causa de uma lesão e continuar uma preparação física para algo secundário! Este sim é o verdadeiro problema...

FISHBIKE
 

FishBike

New Member
Realmente foi com muita pena que me vi "obrigado" a ficar ontem em casa!! Nem dormir direito consegui, eram 6h45m da manhã e já estava a olhar para o despertador e a pensar que já devia estar a tirar a bike do carro e a ir para a frente do portão para o controlo 0.
Mas não deu mesmo...já uma semana e uns dias se passaram e continuo com o tornozelo bastante inchado e ainda não consigo simplesmente conduzir (pois, foi no pé direito).
Nem com "sports tape" nem com a mais recente "KT-Tape" (kinesio tape) dada a dureza da prova, sei que tomei a decisão mais racional!!
Resta agora treinar para as maratonas que se aproximam e começar já a pensar na 11ª edição do PTG.
Boas pedaladas a todos e não se esqueçam de acordar com vontade de fazer sempre mais e melhor que no dia anterior!!

FISHBIKE
 

SEVEN7

Member
Bom dia
Primeiro está a saúde, e sabes bem isso.
E pequenas lesões mal curadas, podem-se tornar bastante incómodas no futuro.
As melhoras.
Boas pedaladas
SEVEN7
 
Top