"Frigorífico Canadiano" - Norco Faze 2 (2008)

Snyker

New Member
Bem isto ante de mais ainda não é bem uma análise pois não tem ainda os km necessários para opinar sobre diversos componentes... e também não sou nenhum especialista da matéria, mas mais lá para a frente prometo "tentar" fazer uma análise à "burra" :!:

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Ora aqui verifiquei duas coisa, uma deixou-me contente outra nem tanto...
No site da loja dizia que vinha com a Rock Shox Reba SL, mas veio coma Reba Race :D os pneus dizia que vinha com os Kenda Small Block 8, kevlar, 2.10, veio com os Hunchinson Spider 2.0 :(

Fotos da menina já toda montada:

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# Frame: All New Hydroformed Aluminium
# Rear Shock: Fox RP23
# Fork: Rockshox Reba SL, 100mm, external floodgate (Veio com a Reba Race)
# Cranks: Shimano XT GXP, 2 piece, 44/32/22
# Bottom Bracket: Shimano XT
# Pedals: Crank Brothers Egg Beaters
# Front Derailleur: Shimano XT, 31.8mm
# Rear Derailleur: Shimano XT RD
# Shifters: Shimano XT Rapid Fire 9 Speed
# Cassette: Shimano XT cassette 11-34
# Chain: Shimano HG-92 XT 9 sp
# Front Hub: Shimano XT
# Rear Hub: Shimano XT
# Rims: Mavic XM-317
# Tyres: Kenda Small Block 8, kevlar, (Veio com Hunchinson Spider 2.0)
# Front Brake: Shimano XT Hydraulic w/6" Rotor
# Rear Brake: Shimano XT Hydraulic w/6" Rotor
# Brake Levers: Shimano XT
# Handlebar: Ritchey Comp Rizer, 31.8mm w/20mm Rise
# Headset: FSA Orbit #5 alloy 1-1/8"
# Stem: Ritchey Comp V2, 31.8mm
# Grips: WTB dual compound
# Saddle: WTB Shadow V SLT Race, 190 grams
# Seat Post: Ritchey Butted, 27.2mm, 350mm
# Sizes: Small, Medium, Large
# Colour: Race White
* Peso: Site 12,5kg balança +- 12,740kg já com a alteração do espigão do selim ficou o de carbono da HT um FSA SLK.

Tenho andado nos domingos por enquanto quanto o tempo estiver melhor também quero fazer estada durante a semana, casa trabalho (Pinhal Novo - Alfeite) fiz o teste à “Burra”, num passeio pela serra da Arrábida, cerca de 30km e outro na zona de Belas, a bike não é pesada e também "ainda" não muito leve, (a anterior HT tinha +- 12kg, esta no site diz 12,5kg mas depois de tiradas as rodas e pesadas à parte do resto do quadro e componentes, deu a soma de +- 12,740kg) tem a transmissão toda XT e veio afinada logo impecável nas passagens tanto a rolar como a subir, os travões como venho de v-break ainda não nota grande diferença mas ainda não me pregaram sustos e ainda vão “acanhar” e ficar bem melhores (pelo menos é o que o pessoal que os tem diz)! Como venho de uma HT que me dava grandes porradas, com esta é uma maravilha nada de dores! Acredito que isto devido às suspensões; o amortecedor Fox Rp23, porta-se bem no propedal nível 1 (o mais soft) tem chegado perfeitamente quando pedalo com força e em subidas, não notando muito o bombeio, ficando um pouco rijo mas amortecendo as irregularidade e buracos! A Reba Race portou-se também bem apesar de achar os 100mm o limite (e esta Reba só fazer +- 85mm, acho que 120mm o ideal) aguentou-se nas descidas que tive que fazer atrás do pessoal :oops: ainda... Em relação à geometria, sinto-me perfeitamente encaixado... a rolar e descer!

Agora o que gostei menos... ou ainda é cedo... é que a subir na outra aquilo era um aviãozinho deixava o pessoal todo para trás e nesta sinto o peso (a falta de pernas também pode justificar algo, pois à algum tempo que não fazia nada, época festiva, e a ultima vez que tinha andado de bike tinha sido à mais de 2 meses...) e a roda da frente a querer levantar... acho que tenho que achar uma posição melhor para atacar a subidas, ainda é cedo mas caso contrário sempre posso ainda cortar 1cm no tubo da suspensão e mudar o volante para um recto! ... esperando que não prejudique a descer...

À e como ainda é nova já me disserem que é normal as suspensões ainda estarem um pouco rijas, mas com o tempo e uso amolecem mais um pouco.

E está feito um pequeno resumo do que foi os meus primeiros passeios e como se portou a “burrinha”!

Agora umas fotos já com alguma lama à mistura que era o que ela estava a pedir :lol:

Na Arrábida antes do "Fio Dental"
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Já em casa.
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Belas
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O pessoal que foi a Belas
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Para o futuro como qual "mortal" que gosta de andar de bicicleta pretendo melhorar alguns componentes da dita cuja, não pretendo para já fazer grandes investimentos sendo assim mais lógico e económico começar pelos pneus, onde se for para a opção pneus kevelar montado em tubless consigo poupar umas boas 700g.

Bem para começar este post acho que chega por hoje...

Cumprimentos e boas pedaladas
 
Last edited:
E já agora o que estás a achar dos spider!? Estava a pensar comprar uns pneus económicos e esses spider têm um piso engraçado :mrgreen:
Se fosse possível quando os desmontasses pensavas-os e metias aqui o peso... :wink:

Já agora, a bike está muito bonita...parabéns!
 

Snyker

New Member
Boas apenas fiz dois passeis como descrevi, e até agora não comprometeram, na Arrábida, custou-me um pouco nas subidas e acomularam alguma lama que saltou logo em piso rijo, em Belas havia muita lama e barro, curiosamente não agarrou muita lama, nem resvalou muito, vi pessoal à minha frente que pareciam bailarinas...
Pois o pior mesmo é o peso, só pesei o da frente 702g (não tirei foto), é que faz querer trocá-los por outros mais leves de kevelar e depois transformá-los em tubless...
Quais me aconselham :?: :wink:
 

sergai

New Member
Muito bonita em branco, vou já pesquisar no site anunciado para ver se vendem só o quadro.
Boa análize.

Boas Pedaladas na nova machine
 

Iloper

Member
Parabens rapaz!

Grande compra :wink:

Com fotos a sério parece muito bonita. Agora é dar-lhe gas. Já experimentaste a variação de curso atras?

Cumps!
 

Snyker

New Member
Boas "Iloper", obrigado.

Ainda não experimentei os 116mm, talvez neste fim de semana... como à frente apenas tenho 100mm e acho que faz no máximo 85mm, deixei estar.

Cumprimentos
 

Nuno Félix

Super Moderador
Muito nice a tua bike!

Parabéns pela escolha!

Só está a faltar uma coisa: pedais de encaixe.... Tens um rendimento bastante superior na pedalada.... Experimenta!

Dá-lhe gás!
 

Hetfield

New Member
Parabéns. Fizeste um excelente negócio. :yeah:

A bike está muito bonita e com uma montagem muito equilibrada. Faltam mesmo os pedais de encaixe. :wink:

Boa sorte com a nova montada.
 

Snyker

New Member
Obrigado pessoal :!:

A minha "burrinha" veio com pedais de encaixe como descrevi na lista em cima, veio como estes: - Crank Brothers Egg Beaters :)

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Olhem uma duvida em relação a estes pedais dão para ajustar a força da mola como os da Shimano :?:

Agora só falta é os sapatinhos e perder o medo... :oops:
Ando indeciso se mandar vir de fora, sempre se apanham preços bem mais em conta, mas... se comprar por cá sempre os experimento primeiro e não tenho o problema de falhar o numero...
 

Songo

New Member
Granda compra! isso bate ate as canyon no equipamento :shock:

Acho que nas compras online eles te deixam "devolver" sem custos em algumas lojas pelo menos, podes arriscar, o pior é os portes, mas provavelmente mesmo com 1 engano plo meio fica ao mesmo preço que em Portugal..e se acertares à 1ª nem se fala :p

tb podes experimentar ca (amigo/loja..hehe) e dps comprar esse modelo online..mas mesmo assim a não ser que vas para uns mto caros a diferença de preços fica +- anulada com os portes..

Em relação aos pedais, n da para ajustar a tensao da mola (99% certeza), boa sorte :p
 
Boas quanto ao tamanho dos sapatos tenho uma dica que te pode ajudar! Mede umas palmilhas de uns ténis que te sirvam (com fita métrica) depois mandas mail a perguntar a medida da palmilha dos ténis que estas interessado! Quando comprei umas botas que só haviam no porto resultou. Outra forma é experimentares cá em portugal o tamanho e pedires igual!
Quanto aos pedais, se tão novos e nunca usaste se conseguires vende-os e compra uns egg beater c, porque esses parecem-me ser os MXR e a mim não me duraram nem 4 meses, por sorte quando os mandei para a garantia não tinham outros iguais mandaram-me uns egg beater C, bastante melhores!
 

rucaf3

New Member
Snyker said:
Agora o que gostei menos... ou ainda é cedo... é que a subir na outra aquilo era um aviãozinho deixava o pessoal todo para trás e nesta sinto o peso



Isso eu também senti, mas com uma FS nós temos de aprender a andar novamente, se tivesse um bloqueio atrás, não davas muita importância (eu sei que o RP 23 tem bloqueio mas falo no guiador) mas com um ligeiro bombear é diferente por que parte da energia dissipasse, mas ganhamos em conforto, eu perdi um pouco de performance mas não estou arrependido por que compensa com o conforto , principalmente por que eu palmilho muitos klm. Agora ... Que grande compra, muito bom preço e muito bem equipada ... Parabéns e goza muito a nova montada... :wink:
 

Snyker

New Member
Oi pessoal, obrigado pelos comentários, que belo tempo este hoje... :s

Pois é "Pedromiguelppinto" realmente os meus pedais Crank Brothers Egg Beater são o modelo MXR, fiz uma pesquisa e achei mais comentário negativos do que positivos :| ... um caso a pensar...

"Rucaf3", pois eu também penso assim, logicamente que o rendimento "a subir é superior numa HT" não existe tantas perdas de energia, mas fartei-me de levar porrada, ao longo dos passeios, e ficar todo partido, um gajo ainda é tenrinho nisto do BTT :oops:

Nesta foi como descrevi a trás alguma dificuldade nas subidas logicamente devido a ser uma FS, mas também a ter um peso ligeiramente superior, umas rodas algo pesadas, tenho que mudar os pneus e poupar ai 400g a 500g, e uma geometria mais soft... (que me fazia levantar a roda da frente, entretanto ligeiramente melhor com o aproximar do selim ao guiador, e uma postura diferente) que me agrada pois, apesar de gostar de andar de pressa também privilegio e muito o conforto, só mesmo o rabo não gostou do selim... de resto isto nos 97mm...

Hoje era dia de teste aos 116mm, alterei ontem o curso da traseira e fiz mini teste de apenas 5km notei que estava ainda mais confortável, e que o bombear era igual, mas o curso era bem superior, mais do que esperava, tendo em conta a diferença de 97mm para 116mm... e também meti na roda traseira o Racing Ralf da HT, ver se notava diferença, é mais leve cerca de 270g em relação ao Hunchinson Spider 2.0, acredito que é mais rolante e poderia melhorar o rendimento nas rectas e subidas...

Em relação à geometria e posição de condução tenho um guiador ligeiramente elevado, pesado e grande de mais para mim 67cm, será que e mudar para um direito perco muito conforto :?:
Penso em trocar e ando a ver os da Fizzbikes, os RCZ, acho o recto muito fixe mas pequeno demais para mim... pensado assim no elevado... ajuda :?:

Cumprimentos
 

Iloper

Member
tens uma bike óptima pá!

os Ebbbeaters são jeitosos e leves. Quanto ao guiador, podes sempre cortar a gosto.. :wink:

Pena mesmo o dia de hoje... de certeza que esses 120mm atras iam ser bem explorados :D

quanto pesa a burra?
 

Snyker

New Member
Obrigado "Iloper"!

Olha o peso deu-me entre 12,700g 12,800g, tive que tirar as rodas e pesa-las à parto do quadro, o peso do quadro saiu por equilíbrio (tive que estar sempre em contacto com ele, o menos possível)... logo não deve ser preciso :s

Esta tarde ainda deu para ir dar uma pequena volta 7/8 km para ver o trabalhar da traseira com os 116mm, conclusão, muito bom, notei bem o aumento de curso e obviamente de conforto :lol: só achei que talvez bombeasse ligeiramente mais (também usei o propedal no nível 1)... acho que é só por um pouco mais de ar, ou passar para o nível 2!

Pois realmente, penso que fico-me pelos Crank Brothers Egg Beater MXR, peseios e deram +- 276g, não justifica gastar eurois por aqui... tenho que os guardar os poucos que existem, para onde façam mais falta (tirar algum peso no "Frigorífico") e saia mais barata a grama...

Que acham:


Estou a pensar em começar pelos pneus (os Hunchinson Spider 2.0 pesam +- 700g e as câmaras de ar 175g cada), uns mais leves mas polivalente e talvez transforma-los em tubless:

- Para trás tenho o Racing Ralf 2.1, aqui já ganho 270g mas tenho receio neste tempo... escorregarem muito :|
- Para a frente um Nobby Nic.
- Ou então o par IRC Mytus XC II kevelar, pesam +- 500g cada mas penso serem melhores (mais resistentes nas laterais) para passarem a tubless...

Guiador e avanço, a bike trás Guiador Ritchey Comp Rizer, 31.8mm cumprimento 67,5cm (Peso de catálogo +- 340g) e Avanço também Ritchey Comp 31.8mm cumprimento 100mm (Peso de Catálogo +- 170g):

- Penso adquirir Fizz RCZ elevado 25.4, pensei no recto mas acho muito pequeno...
- Avanço PRO XLT

Penso que gastando +- 100 euros (com o kite caseiro para transformar rodas em tubless) consigo tirar +- 180g no volante guiador e nas rodas/pneus +- 600 a 700g...

Que dizem, ou me aconselham :?:

Pessoal uma boa semana,
Cumprimentos
 

Gavião

New Member
:p Boas Snyker,
parabéns pela bike, bem linda e com um equipamento de topo (reba, travões e transmissão XT completa), muito boa mesmo, então por esse preço... :wink:
Valeu mesmo o esforço de a comprar aos "bifes" :mrgreen:, ainda por cima com os travões trocados, eh, eh :mrgreen:
Ainda não vi nenhuma Norco ao vivo, e em revistas só as tinha visto na Solobici, mas as de enduro Long Travel (salvo erro a Six), mas essa Faze 2 está mesmo 5 *****.
Ainda mal andas-te com ela e já estás a pensar alterar tudo :shock:. Na minha opinião, vale o que vale, mudava só os pneus (já que estás mesmo desiludido com eles) e montava atrás os Maxxis LarsenTT 2.0. À frente não sei, mas os Larsentt não servem! Mas podes ver sobre pneus neste tópico
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,12709.0.html tem aqui montes de combinações do pessoal do Forum. :D
Não mexia no guiador, nem avanço. Eles foram estudados para a bike e para a sua geometria e, a substituir, faria por equivalentes, mas mais leves. Referias que a reba podia ter mais curso e ao mesmo tempo queres colocar um guiador recto :roll:!!
Deixa-te andar mais um pouco com a bike assim, e explora bem esses 116mm de curso atrás! Vais ver que o guiador sobrelevado te dará mais segurança para abusares nas descidas, onde parece que tens de progredir mais. E mete lá os Crank Brothers, não têm ajuste de aperto, mas também não precisam! Eu tenho os Smarty, que são os mais baratinhos, e acho que deixam a anos luz os Shimano que eu usei anteriormente (505 e 434 se não me engano).
Bem, continua a postar as tuas impressões sobre a Norco, que ela bem merece, e depois de toda as peripécias... Viva os "bifes" :p
 

Snyker

New Member
Oi,
Bem obrigadinho "Iloper",
Iloper said:
sabias palavras... tens uma bike muito jeitosa. agora é abusar... quando partir trocas... :wink:
"quando partir" ass... fico... :ko:

Mas o amigo "Gavião" realmente tem sempre um palavreado (e conselhos) 5*

Obrigado, amigo realmente foi uma "saga" o processo de compra desta nina, mas valeu bem a pena negociar com os "bifes" :mrgreen:

Fogo, achas que quero já alterar tudo :lol: os pneus tem que ser porque é onde consigo tirar mais "gramas" e acredito que me proporcionarão mais confiança (atenção que em relação aos Hunchinson Spider 2.0, só me queixo do peso e de sentir a roda de trás muito agarrada ao piso... quero rolar mais...) para trás fica o Racing Ralf, para a frente virá o Nobby Nic 2.1, em relação ao resto era "apenas" o avanço e o guiador, e é apenas para tirar peso e ver ser realmente o guiador em carbono proporcionava mais conforto, sem alterar as geometrias, mas... acho que vai mesmo esperar, tenho é que achar o mais rápido possível os sapatos, não quero gastar muitos €, como nunca usei sapatos destes, acho que para começar irei para estes.

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Bem agora é esperar pelo fim de semana para ir para a serra curtir e explorar a alteração de curso na traseira, depois comento :!:

Cumprimentos pessoal
 
Last edited:

Gavião

New Member
:p Uaauu,
que belos sapatos, todos pró ciclista! :mrgreen:
Os meus são estes http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=7612 comprei cá em Portugal por 45,00€, praí há dois ou dois anos e meio.
Chegam sempre cheios de lama! É mangueirada para eles e para os pés do dono e estão novos outra vez, eh eh. :p
Atenção ao tamanho! Normalmente calço 42 e tive de comprar o 44!!! Compra de sapatos on-line ( e roupa em geral) não gosto muito.

Põe fotos da bike, de preferência em acção, vá lá! :D
 

pedro_sampas

New Member
Boas,
Graças a ti conheço uma marca nova que nunca tinha ouvido falar. Devo-te dizer que a máquina está altamente e o preço é incrivel para os componentes.
Parabéns
 
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