Frequência cardiaca

#21
Vou procurar observar esse detalhe em mim e depois te falo, mas em princípio, com 4 minutos parado acho que já está beeem baixa, no mínimo 130 e após um bom esforço
 
#22
O tempo de recuperação é muito subjectivo e varia em cada um, posso dar um exemplo, hoje fiz 40 km a uma média de 150 passados 5 minutos de estar parado estava nos 90/100, 10 mn depois já abaixo dos 80.
Ainda há um ano atrás na maratona de porto covo passados 15 mn ainda andava nos 130, este ano passados os mesmos 15 mn estava nos 100/110.
Por isso concluo que todo o atleta amador ou profissional com treino melhora a recuperação da FC.
Ps: O coração é um musculo quanto melhor treinado melhor a resposta.
 
#24
A demora no tempo de recuperação após esforço revela fraca condição física. Para melhores nesse aspecto é continares a incidires sobre treino cardiovascular! Mas tens de ter paciência que não é de um dia para o outro!
 
#28
Voltando ao tópico, uma FC média durante o dia em situações de pouco esforço de 84 ppm, alguém tem a noção se é alta ou baixa. Este valor foi retirado num dia em que apenas conduzi (na maior parte do tempo), caminhei e comi, sem grandes esforços.
 
#29
Está aí alguns post bons,mas um pouco confusos.O xpcasa esqueceu-se do FCmax das mulheres não é igual à dos homens.

F=Frequência,C=Cardíaca ,M=Máxima.

Calculo da FCMax=220 para os homens,226 para as mulheres.

Vamos trabalhar como exemplo um homem de 37 anos. FCMax=220-37=183bpm (batimentos por minuto).Este calculo pode variar 10% a menos ou a mais tudo depende da pessoa.
A frequência real é 165 bpm(183-18) ou a máxima de 201bpm(183+18),as margens de erro são enormes e nestas variações podem prejudicar o vosso treino.
A frequência máxima,não é sempre a mesma para tal e tal desporto.Por exemplo no atletismo ela situa-se entre 10-15 pulsações acima das do ciclismo.
A fim de terminar todas as zonas de treino é obrigado de conhecer estes 2 valores:
Frequência cardíaca máxima (FCMax) e a Frequência cardíaca em repouso em pé(FCRep)
A FCRep é o máximo de pulsações cardiacas que vocês estejam de pé ,ficando imóveis.
Vamos presentemente calcular o que se chama de Frequência cardíaca de reserva(FCRes) que nos servirá para todos os nossos cálculos.
Se por acaso o vosso FCMax é de 187 bpm e o vosso FCRep é de 90bpm a vossa FCRes=FCMax-FCRep
FCRes: 187-90=97bpm

O calculo das zonas de treino é feito sobre a formula de KARVONEN,que é a mais eficaz ,a intensidade do esforço é exprimido em %.

A formula é a seguinte:(FCRes x intensidade +RCRep)

EX: fcmAX É DE 187bpm,o vosso FCRep é de 90bpm,agora só faz falta de efectuar uma ciência de intensidade entre os 75% a 80%


O calculo é o seguinte :

Intensidade 75% : 97 x 75% + 90 = 163 bpm
Intensidade 80% : 97% x 80% + 90 = 168 bpm

Neste exemplo deve-se treinar dentro da zona de 163-168 bpm

A fonte é: http//www.tri-atelier.ch/Article.aspx?folder=4&article=28
 
#30
FCR é máximo de pulsação em pé??
Não seria o mínimo de pulsação deitado? Se for a basal, ao acordar, a qual, qto menor, melhor é o preparo físico.
 
#31
A FRrepouso é o que pedem é em pé mas imóvel.Meti um site hoje,é procurar no treino e saúde e encontras os site .Depois de estares lá procuras as intensites cardiaques.É um site suiço,foi os meus colegas que me o recomendaram.
Enceres o teu FCMax que é 220 menos a tua idade e o tens,para as mulheres é 226.Depois é o FCRep ,e no fundo aparece um gráfico,de intensidades,e onde estiver Zone de cible é o teu limite.

Espero que tenha ajudado,em caso de dúvida ,diz.
 
#32
Este post é bom,tenho esses dados e mais alguns de cor e salteado,mas para muitos é um pouco complicado.Se forem aos Calculos para a boa forma,é só inserir e eles dão logo tudo.Vou coloca lo em outros foruns onde eu estou também,porque o acho muito simples para calcular.
No post que coloquei ,tem o calculo das velocidades,velocidade média etc
 
#33
boas,
alguém me sabe explicar o porque da variação da frequência cardíaca em repouso ao longo do dia...!!!

Por exemplo: Individuo A

10h-------------------60bpm
13h-------------------64bpm
16h-------------------65bpm
19h-------------------70bpm
22h-------------------65bpm
 
#34
O porquê é muito simples.

Existem inúmeras variáveis que alteram o nosso ritmo cardíaco, desde:

Stress, temperatura ambiente, ter efectuado esforço ou outra agitação qualquer, rir ou estado eufórico, deprimidos etc etc etc...

Como vês há estas e muitas mais variáveis que implicam essas diferenças, o coração é muito sensível, estimem-no :mrgreen:
 
#35
sim eu sei, mas mesmo em repouso existe alteração da frequência cardiaca...não tem a ver com o movimento da terra, com a gravidade ou luminosidade???? :roll:
 
#36
:shock:

Relativamente a esses parâmetros nunca li nada relacionado. Parece-me um pouco abstracto. Mas já não digo nada ... :mrgreen:

Alias, em ausência de gravidade (zero) creio que se comporta de forma diferente, mas nós temos praticamente sempre a mesma gravidade. Acho que ir por aí, já é a começar a divagar um pouco. :p