FPCUB - Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta"- 16 Setembro/Quarta F - 14H30

PedroPadinha

New Member
16 de Setembro (Quarta-feira) 14H30 - Entrega do Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta", Auditório do Metropolitano de Lisboa na Estação do Alto dos Moinhos.


Press Release
Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”
16 de Setembro de 2009 | Quarta-feira
Auditório do Metropolitano de Lisboa
Estação Alto dos Moinhos (linha azul)
14:30 horas

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) decidiu criar, em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste veículo não motorizado.
No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas as categorias: Autarquias, Comunicação Social, Empresas de Transportes Colectivos e Pessoas Individuais. O Prémio é simbólico e constituído por peças em vidro artesanal português.

Em 2006 os premiados foram: Empresas de Transportes: CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, FERTAGUS, Metro do Porto; Autarquias: Câmara Municipal de Aveiro, AMAL – Área Metropolitana do Algarve; Individuais: Crisóstomo Teixeira (ex. presidente da CP); Comunicação Social: Bike Magazine e Inês Boaventura (jornalista do Público). Em 2007 os premiados foram: Empresas de Transportes: Soflusa, Transtejo; Comunicação Social: LUSA – Agência de Notícias de Portugal, SIC; Pessoas Individuais: Rui Godinho, Capitão da GNR Frederico Galvão da Silva, João Soares. Em 2008 os premiados foram: Empresas de Transportes: Carris; Autarquias: Câmara Municipal de Almeirim, Câmara Municipal de Loulé; Individuais: Carlos Gaivoto, Mário Soares; Comunicação Social: Diário de Noticias, RTP, Transportes em Revista; Ensino: Universidade do Minho.

A cerimónia pública de entrega da 4ª Edição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” terá lugar no auditório do metropolitano de Lisboa no próximo dia 16 de Setembro, pelas 14:30 horas, integrado no programa da FPCUB para a Semana Europeia da Mobilidade que decorre entre os dias 16 e 22. Esta cerimónia deverá contar como habitualmente com a presença na mesa de Sua Excelência a Secretária de Estado dos Transportes, Eng. Ana Paula Vitorino.


PROGRAMA
14h30 Recepção aos Participantes e Convidados
15h00 Intervenções sobre o Prémio e a Semana Europeia da Mobilidade
16h00 Entrega dos Prémios
16h30 Encerramento da Cerimónia
 

JorgeSantos

New Member
Boas,

Nem sabia que existiam estes "prémios/distinções". Mas ainda bem que existem e que são atribuídos!

Por falar nisso...o FórumBtt e todos os seus utilizadores já mereciam um! :D

Isto claro, depois de ter visto a lista de distinções dos anos anteriores.

Esta opinião é meramente pessoal.

Boa cerimonia.

Abraço

Jorge Santos
 

desporto24

New Member
São uns pr´meios deveras interessantes. Marquei presença o ano passado e fiquei agradado com amoldura humana que comapreceu e com alguns notáveis do nosso quadrante político que fizeram questão de marcar rpesença e associar-se ao evento. Parece-me que tem claramente o condão de motivar todos aqueles que vão trabalhando em prol da mobilidade em portugal.
 

proque

Member
Caros Amigos,

Já é público: o Fórum BTT, à semelhança da mailing - list Velocipedi@, irão ser premiados amanhã na cerimónia pelas 14:30 no Auditório do Metropolitano de Lisboa, Estação de Alto dos Moinhos...

MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

GALARDOADOS

2009

Cidadania

Velocipédi@ – Pela resposta que deu à lacuna existente em Portugal, devido ao facto de os betetistas portugueses até então (bastante menos do que os actualmente existentes) não possuirem nenhum meio de interacção através da Internet; aqui de tudo se discutiu e actualmente ainda se discute, na área da bicicleta; criada no inicio de Maio de 2000, esta rede social conta já com mais de 63.000 mensagens e 590 membros onde se incluem, praticamente, todas as referências do BTT amador em Portugal.

Escolinha da Bicicleta (NCA – Núcleo Cicloturista de Alvalade) – Pelo contributo na promoção do uso da bicicleta, ensinando todos os que não sabem andar a troco da sua inscrição anual como associado. Tendo já ensinado mais de 250 pessoas, entre os 3 anos e os 72 anos, desenvolvem esta actividade desde 2003.

Forúm BTT – Pela importância que assume na promoção da utilização da bicicleta e na difusão de temas diversificados tais como novidades e noticias, calendários de actividades, dúvidas técnicas, promoção de eventos e ponto de encontro, intercâmbio de informação com outros países, entre outros. Tendo mais de 20 mil membros, este forúm conta já com meio milhão de mensagens, destacando-se assim positivamente pela contribuição regular dos seus utilizadores, que muito enriquecem os temas em discussão.


Empresas

Stand Jasma (SCOTT) – Pelo apoio continuado à Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) desde a sua existência, pela total disponibilidade ao longo dos 25 anos da FPCUB em patrocionar e apoiar eventos e acções na promoção da utilização da bicicleta.

Planbelas – Pela existência de uma ciclovia em utilização em toda a área urbana do Belas Clube de Campo; pela construção de uma faixa para pedestres e bicicletas paralela à estrada de ligação da Portaria à zona urbana do Belas Clube de Campo; pela construção de equipamentos para parqueamentos de bicicletas em diversas zonas do Belas Clube de campo; pela construção de equipamento para lavagem de bicletas no Centro Desportivo do Belas Clube de Campo; pela abertura de uma Loja de bicicletas no Belas Clube de Campo (Without Stress), a qual apresenta descontos para os residentes; pela construção de lombas, passadeiras e rotundas, e instalação de pinos nos eixos viários, de modo a reduzir a velocidade automóvel, facilitando e fomentando a utiilização de bicicleta.


Empresas de Transportes Colectivos

Fertagus – Muito embora já tenha sido atribuido este prémio em 2005, a Fertagus tem continuado a manifestar a preocupação de integração da bicicleta com outros meios de transporte, criando estacionamentos para estas nas suas estações, que se encontram cheios e em expansão.


Pessoas Individuais/individualidades

Maria Teresa Craveiro – Pelo envolvimento no lançamento inicial das ciclovias na cidade de Lisboa, em articulação com o desenvolvimento da agenda local 21; pela continuada dedicação que dispensou aos projectos da promoção e uso da bicicleta, nos anos 1998, 1999, 2000; e na concretização das politicas propostas pela FPCUB.

Tiago Andrade Santos (Marginal na Marginal) – Pela intervenção civíca em prol do uso da bicicleta como meio de transporte.

Alex Ellis (Embaixador Britânico em Portugal) – Pelo exemplo como utiliza este meio de transporte que além de constituir uma prática saudável, permite-lhe igualmente manter a forma física, tendo ele uma profissão em que os compromissos sociais são uma ameaça permanente, sempre que pode faz o trajecto casa-trabalho de bicicleta, uma forma de estar que adquiriu em Londres e na sua passagem por Bruxelas, que se extende hoje em dia por Lisboa. Por último, pela sua consciência ambiental que faz com que procure, sempre que possível, reduzir a sua pegada ecológica evitando a utiização do carro como meio de transporte.

Comunicação Social

Jornal de Notícias – Pela forma simples como tem ao longo de vários anos acompanhado as preocupações dos utilizadores de bicicleta, dedicando a esta temática espaços generosos que têm contribuído para fazer opinião junto dos decisores públicos e público em geral, divulgação da temática do prémio ao longo dos anos em diversos artigos o que permitiu que hoje faça parte do discurso dos portugueses.


Entidades Públicas

Polícia de Segurança Pública – Pela promoção, dentro da instituição, dos patrulhamentos em bicicleta ao longo dos últimos anos, em várias vilas e cidades do País, permitindo um policiamento de proximidade com o cidadão; respondendo aos desafios da mobilidade sustentável e contribuindo ao mesmo tempo para uma redução de custos a vários níveis, ambientais, económicos e de saúde. Permitindo ainda, como é óbvio, um acesso fácil e compatível em vias condicionadas, dando assim um exemplo positivo aos seus utentes.


Autarquias

Câmara Municipal da Murtosa – Pela construção de infra-estruturas integradas de ciclovias e pelo trabalho na criação de circuitos/programas de animação da mobilidade ciclável; pelas parcerias com a Universidade de Aveiro, com as Escolas Concelhias e com os Municípios de Ovar e Estarreja (a Murtosa é líder do projecto Cicloria) onde se está a potenciar a mobilidade ciclável.

Câmara Municipal de Lisboa – Pelo términus do hiato nas politicas de promoção do uso da bicicleta em Lisboa, nos últimos anos; e pelo reconhecimento da FPCUB nas recentes medidas adoptadas ao retomar a promoção e o uso da bicicleta nas várias vertentes pelo actual executivo camarário.

jomendes said:
é já amanhã !

e um prémio para o Forumbtt será que existe? :mrgreen:

vamos todos torcer por isso :yeah:
 

jnoiva

Member
Olá a todos,

Estive presente na cerimónia de entrega dos prémios onde foram distinguidos dois distintos "grupos a que pertenço": a histórica lista Velocipedi@ e o ForumBTT. Tive a oportunidade de conhecer visualmente o utilizador Jepas sem estar mascarado :D e de colocar a conversa em dia com o Pedro Roque.

Os diplomas são normais de Lineu, agora os troféus é que não lembram o diabo :twisted:. Se alguém vier a perceber o que são e significam digam.

Cumprimentos

João Noiva Gonçalves.
 

PedroPadinha

New Member
Podias ter perguntado sobre isso lá aos membros da organização :lol:

De qualquer das formas estás a enunciar aquilo que menos relevância tem de toda a cerimónia. O discurso do embaixador por exemplo era de frisar! :wink: Estás a desvalorizar o mais importante com esse pormenor! ;p

Mas já agora, as estatuetas são uma marca registada da J.M, um criativo abstracto que trabalha para a Atlantis. São peças premiadas de aves em cristal que de à 4 anos para cá a FPCUB tem oferecido sempre aos galardoados.
 

jnoiva

Member
Apenas comentei sem querer fazer juízos de valor acerca da cerimónia.

Obrigado pela informação acerca das "abstractas estatuetas".

Não foi minha intenção desvalorizar a cerimónia nem nada que se pareça pois gostei da maioria dos testemunhos que ouvi.

O que o embaixador disse não foi uma novidade para mim. Embora o discurso tenha sido à inglesa, curto, claro e objectivo.

Gostei particularmente de saber da iniciativa e dos desenvolvimentos da CM da Murtosa e dos planos para Lisboa.
 

Jepas

Super Moderador
jnoiva, podias ter vindo falar comigo e com o sinais, nós não mordemos ninguém. Espero que a organização possa depois facultar fotos com melhor qualidade, só tirei 2 ou 3 com o telemóvel.

Troféu e diploma:
premiomobilidadefpcub.jpg


Quer eu quer o sinais estávamos com alguma pressa (não tanta como vereador Sá Fernandes :mrgreen:) e não ficámos lá. Gostava de ter falado com o Pedro Padinha ao vivo (hoje falámos por telefone).
 

PedroPadinha

New Member
Ainda andei a perguntar a uns se eram vocês, mas sem sucesso, fomos eliminando naquela confusão toda o que poderia parecer um tipico utilizador do forumbtt, mas nada :mrgreen:

Entretanto tive que ir buscar abastecimentos e nem apanhei a entrega ao forumbtt, continuei sem saber quem eram :wink:

Depois aqui mesmo deixarei algumas fotos com qualidade assim que as tiver ou/e enviarei para os vossos mails ;)
 

sinais

New Member
É oficial, estivemos presente na cerimónia de entrega dos prémios e até "botámos faladura" agradecendo há Federação o reconhecimento do trabalho de milhares de utilizadores do fórum btt que diariamente partilham experiências e promovem a utilização da bicicleta. (acrescentámos mais um blá blá blá..)

Fica o diploma.

scan0051f.jpg


O discurso do Embaixador foi, além de muito simples, de uma sinceridade brutal.

Citando: "Eu vou para a embaixada em Lisboa de bicicleta principalmente porque gosto, e se gosto porque é que não o hei-de fazer, porque sou embaixador? eu continuo a ser o Alexander Ellis". Depois apresentou outras iniciativas que são feitas na sua embaixada e terminou com a frase de Mahatma Gandhi "You must be the change you want to see in the world."
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Viva, não pude estar presente (desvantagens de viver longe da capital), mas o Fórum BTT esteve seguramente bem representado pelo Ricardo Araújo (não é o Gato Fedorento, é mesmo o sinais ;) ) e o José Pedro Vieira, Jepas.

Este prémio é o reconhecimento, das muitas horas de carolice que muitos de nós temos dedicado a proporcionar e manter este espaço de debate e convívio entre apaixonados das bicicletas.

Evidentemente este reconhecimento não é apenas fruto da equipa que mantém este espaço, mas sim de todos os utilizadores que fazem do Fórum BTT aquilo que é.

Enquanto fundador deste espaço, agradeço a distinção da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, bem hajam pela vossa actividade :)

Boas pedaladas ;)
 

ASG

New Member
Re:FPCUB - Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta"- 16 Setembro/Quarta F - 14H30

Soube deste prémio inicialmente através da Velocipédi@ da qual também sou membro (mais de ler do que participar), e tive pena que o horário não me permitisse assistir à entrega dos prémios!

Estamos de parabéns portanto :cl: :cl: :cl:

Very nice, indeed!!!!
 

proque

Member
Re:FPCUB - Prémio Nacional "Mobilidade em Bicicleta"- 16 Setembro/Quarta F - 14H30

É verdade mesmo.

De referir que, a Velocipedi@, também foi premiada. Tive a honra de ser eu a receber o prémio e a "botar faladura".

Agradeci e referi a justiça de, para além da V@, o Forum BTT ter também sido premiado.

Parabéns ao Forum!
 

viskonde

New Member
acho piada a FPCUB ja ter dado esse mesmo premio ao metro de lisboa que nem sequer deixa levar bicis no mesmo..
parece que dão o metro a qualquer coisa que mexe
 

proque

Member
Deve haver qualquer equívoco.

O metropolitano de Lisboa permite o transporte de bicicletas aos fins-de-semana e ainda aos dias úteis após as 21:00.

viskonde said:
acho piada a FPCUB ja ter dado esse mesmo premio ao metro de lisboa que nem sequer deixa levar bicis no mesmo..
parece que dão o metro a qualquer coisa que mexe
 

PedroPadinha

New Member
Realmente devias-te informar melhor viskonde, até está bem visivel e de fácil acesso, tanto no site deles, como em planfletos espalhados pelo metropolitano..E já agora porque o tom hostil? :wink:

:arrow: www.metrolisboa.pt
:arrow: "perguntas frequentes"
:arrow: http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=91
:arrow: P. Posso transportar a minha bicicleta no Metro?

R. É permitido o transporte de bicicletas nos comboios do Metropolitano de Lisboa (ML), nos dias úteis após as 20:00 e aos Sábados, Domingos e feriados, caso não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros, não sendo necessário, para o efeito, qualquer título de transporte para o veículo (deve utilizar o canal especial - canal mais largo).

Aproveitamos a oportunidade para dar conhecimento das regras essenciais a cumprir pelos nossos clientes sempre que efectuem o transporte de bicicletas na rede do ML:

É proibido aos passageiros andarem de bicicleta nas instalações do ML (estações, cais, acessos, etc.);

É proibido o transporte de bicicletas nas escadas mecânicas, tapetes rolantes e elevadores existentes nas estações e acessos;
Cada passageiro tem permissão para transportar apenas uma bicicleta;
Só podem ser transportadas duas bicicletas em cada carruagem dos comboios;
Os passageiros devem transportar as respectivas bicicletas de forma a não obstruírem as portas e não dificultando, de qualquer outra forma, a entrada e saída de passageiros nas carruagens;
Os passageiros serão responsabilizados por todos os danos causados pelas respectivas bicicletas aos comboios e instalações do ML.
Mais se informa que o Metropolitano de Lisboa, E.P. não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou a terceiros, durante o respectivo transporte.

As dobraveis, se estiverem compactas (que é o que a maioria usa) podes transportar como mercadoria e niguém te chateia.

Cumprimentos
 
Top