FPCUB-Ciclistas portugueses contra o uso obrigatório do capacete

zdjota

Member
http://p3.publico.pt/node/22543?fb_comment_id=fbc_1089551764487563_1090221614420578_1090221614420578

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta manifesta-se contra o “uso obrigatório do capacete” e exige “uma tomada de posição” por parte das autoridades fiscalizadoras do trânsito e do actual governo


"na minha humilde opiniao, e uma parolice de todo o tamanho, pondo em risco a vida do proprio e dos demais que circulam na estrada"

a porcaria do capacete a mim ja me salvou de uma valente pancada que podia me ter esmagado a cabeca, agora pensem...
 

Hardskin

Well-Known Member
Sugeria a estes senhores da FPCUB irem dar uma pedalada e que mandem uma cabeçada num poste mas de tal forma que faleçam na hora! É que se ficarem a receber tratamentos num hospital público quem paga a factura somos todos nós!
E já agora e em consequência, que os familiares recebam nada mais da parte das seguradoras que não seja um valente manguito! :mad:
 

romaosl

Active Member
Eles não são contra o uso do capacete, só contra a sua obrigatoriedade. Eu já parti dois capacetes a bater com a cabeça no chão, e continuo a ser contra que seja obrigatório usar.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu acho por bem ser obrigatório a utilização de capacete, se circularem na via pública. e se calhar um seguro de RC.. tam´bem não fazia nada mal.. ainda outro dia por pouco um fulano na descontra... a ciruclar na via publica ia-me riscando o carro todo... porue n se atrapalhou a passar uma sargeta, estando eu parado no sinal.. e pensam que ele parou... não!!!...
 
Last edited:

Pedro Barradas

Super Moderador
.. mas não deixa de ser um problema, não concordas!!?
Agora como resolver isso.. não sei... quem de direito que pense no assunto.
 

zdjota

Member
concordo, continuo parva com o que presenciei ao longo de uma volta grande no primeiro dia do ano, em alcatrao, com poucos carros e muita malta de bike a fazer erros crassos e asneirada da grossa...nao tive um acidente mas nao faltou muito um idiota chocar em "contramao"
poucos com capacete eu vi, e entao quando cheguei a matosinhos foi um rebanho de "nao capacetes" que ate cocei a cabeca...(WTF?)
os automobilistas tambem achei terem sido mais civilizados pois aquela hora ainda tava tudo a dormir e de ressaca e eu como nao sou de bebedeiras acordei com as galinhas e pus o pequeno almoco e a roupa prontos pro meu marido e filha e fui por ai fora....

estrada? nao obrigado, sinto-me mais segura na serra

deveria haver mais sensibilizacao nas escolas para estes assuntos, nao e so na altura, e preciso respeitar o codigo, se como peoes e automobilistas fazemos, porque as bikes havia de ser diferente?
deveria ser obrigatorio o capacete assim como o e nas motas pelas razoes obvias, nao existe "carrocaria" pra amparar um acidente
deveria haver seguros obrigatorios de lei, deveriam ser multados os malucos da brilhantina

e nao era necessario esta obrigacao se fossemos um povo consciente....entao ate pra ceder passagem a prioritarios e preciso haver lei pra uma coisa tao civel que nao haveria necessidade pra tal?
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Uma bicicleta muito dificilmente provocar o mesmo tipo de dano que um carro... não me parece que faça sentido a obrigatoriedade de seguro. A maior parte das vezes até são os ciclistas que mais sofrem...

Acho que é (ou deveria ser) tudo uma questão de respeito e bom senso. O seguro em si não resolve problema nenhum...

EDIT: Quanto ao capacete concordo que não se perdia nada se fosse obrigatório (tal como já é com as luzes).
 
Last edited:

gcaetano

Member
Capacete e seguro: Total e completamente recomendável? Sem dúvida! Obrigatório? Tenho muitas dúvidas. O capacete até posso vir a concordar, mas com um seguro obrigatório, não...
 

Mr.sa

Active Member
O seguro eu dou de barato, ser ou não ser obrigatório... agora capacete, sim, tem de ser. Não o ser é completamente irresponsável. É a mesma história que o cinto nos carros e a sua obrigatoriedade, até podes não usar, mas levas com multa se não o fizeres e fores caço sem ele. Vamos agora questionar a obrigatoriedade do cinto?... era o que mais faltava. Capacete obrigatório SIM!

O seguro, isso já é outra história, eu prefiro ter, mas cada um sabe se prefere arriscar não ter, por tão pequena quantia por ano...

Eu antes de ser federado, ainda fui um ano segurado através da fpcub, mas recebia assim umas newsletters com algumas reivindicações que discordava de todo... esta associação tem alguns princípios muito questionáveis na minha opinião
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
O seguro, eu não faço porque devido ao tipo de percursos que faço não é muito vantajoso, e como para já só ando na estrada/monte ao fim de semana(durante a semana é só rolo :( ), não é necessário, porém quando chegarem os dias maiores em que posso dar uma volta ao final do dia, ai sim secalhar irei optar por fazer.

Em relação ao uso obrigatório do capacete, eu estou totalmente de acordo.. basicamente quem quisesse andar sem ele andava, mas caso fosse apanhado levava multa, fácil e pratico.
 

Jocas22

Active Member
o seguro e o capacete sao coisas bem diferentes.

Um é uma questao financeira, nao tem seguro mete do bolso, cada um sabe do seu bolso, tambem acho que o seguro quem pode devia fazer mas obrigatório acho um exagero. Um ciclista como um peão muito dificilmente causam um caos de acidente, mas pode acontecer claro só que o peao tambem nao tem seguro.

O capacete é uma questao de seguranca publica e bom senso, a mesma que obriga a usar cinto de seguranca ou capacete numa obra.
 

Comedian

Member
Bom dia
Esta é claramente uma falsa polémica.

Li um artigo do jornal Público e que citavam alguém da FPCUB e não consegui perceber a argumentação - a minha percepção da coisa é que os motivos deles são, sem o admitirem, estéticos - todos sabemos o efeito do capacete no cabelo :p.
Certo que na Holanda e Bélgica não se vê muita gente a usar capacete, em Londres por exemplo... já vi muita gente a usar - o bom senso diz que devemos usar - se é preciso uma lei para o obrigar? Honestamente acho que sim - a bicicleta como meio de transporte ainda é algo "novo" no nosso país e numa fase de transição faz sentido essa obrigação legal.








 

miguelcarromeu

Active Member
A questão não é o ser contra o uso do capacete. É a obrigação do uso do mesmo.

Deixo a mesma pergunta que deixei noutro local do mundo virtual: quais são os países da UE em que o uso do capacete é, sem qualquer excepção, obrigatório?
 

Mr.sa

Active Member
A questão é que estamos a comparar países com km's e km's de caminhos feitos para bicicletas, com um país em que todos os dias ou levas uma apitadela, ou uma raspadela, ou ultrapassagens mal medidas ou algo pior... no caso de acontecer algo pior, o capacete é algo que pode significar ir para um lado ou para o outro. É como o cinto de segurança num acidente de carro...

Mesmo em países como a Holanda eu acho que o capacete deveria ser obrigatório, os acidentes acontecem, e nós poderíamos ser sim os 1ºs a tomar uma decisão sobre segurança e obrigar a usar, e no final, Portugal e as bicicletas precisam de regulamentação, pois o perigo cruza-se connosco e quem anda todos os dias, sente-o.

O cabelo é o problema? O vento não lhe faz nada? Enfim...
 

gcaetano

Member
Eu também do que tenho lido, não me parece que qualquer entidade ou associação esteja contra o uso do capacete, antes sim contra a sua obrigatoriedade. Acho que hoje em dia já ninguém tem dúvidas sobre a importância da correta utilização do capacete... Eu pessoalmente uso sempre, nem que seja para "ir ao pão"... Ainda assim, foram realizados alguns estudos onde as conclusões apontam no sentido de que a obrigatoriedade de utilização do capacete resulta num maior número de acidentes... No fórum vizinho da roda fina foram publicados estes links:

http://ipa.org.au/publications/2019/australia's-helmet-law-disaster


http://www.cycle-helmets.com/c2022.pdf


Nunca pensei muito neste assunto, mas não deixa de ser interessante ler estes artigos, nem que seja para alargar perspetivas.
 

miguelcarromeu

Active Member
Então colocamos as coisas desta forma: os outros são todos evoluídos e nós, no geral, somos um povo mais estúpido que os restantes?

Ou isso ou estamos a premiar os comportamentos desajustados e a não controlar o que realmente deveria ser controlado.

Ou então, ainda não compreenderam o alcance desta proibição. A avó quer ir ao pão e não quer estragar a permanente; a miúda gira quer ir dar uma volta na ciclovia da Expo; o Dr. de fato quer ir para o trabalho mas não quer chegar amarrotado. São constrangimentos que beneficiam o uso do automóvel em detrimento do uso da bicicleta. É preciso sair da realidade pessoal e pensar que nem todos andam de bicicleta na serra, aos pinotes, ou na estrada, fora da cidade em modo "treino". São os restantes que utilizam a bicicleta como um meio de transporte alternativo que vão ser mais penalizados.

Finalizando, há diversos estudos sobre mobilidade que desencorajam o uso do capacete pelos motivos que referi acima e, pasmem-se, porque INEXPLICAVELMENTE, em locais onde o seu uso é obrigatório (em Espanha, fora das cidades, p.e.), o número de acidentes é maior.

Só há DOIS países no mundo (Australia e N. Zelândia) onde é obrigatório o uso total do capacete. Mas lá está. Somos, mais uma vez, um povo muito avançado. Ou não.
 
Top