Fox RP23

o5car

Member
Boas!

Penso q já li qq coisa, referente a esta minha dúvida, já pesquisei, mas não encontrei nada!!

É o seguinte: preciso de uma info sobre o Fox RP23 de 165mm entre olhais, q é a medida do curso efectivo do mesmo? qual a medida de todo o curso disponível?

Desde já os meus agradecimentos, caso exita um tópico com esta info, agradeço a indicação e podem apagar este.
 

silvioferraz

New Member
O quadro é que tem um curso efectivo, não o amortecedor. Penso que o máximo para os 165x38, serão uns 120 mms de curso efectivo.

Abraço
 

o5car

Member
Pronto, então não o curso efectivo q pretendo, é mesmo a distancia/medida de todo o "embolo" (digamos assim), a distancia q é possível o amortecedor absorver!
 

o5car

Member
Ok pessoal! é isso mesmo!! mas desta não estava à espera! então a distancia ainda é menos do q o meu humilde Manitou Radium RL q tem ~44mm!?!?!... :roll: O RS Monarch se não estou em erro tem 40mm... Estou a pensar em comprar um, mas sinceramente não sei!!...


Cumprimentos e obrigadissimo pelas respostas!!
 

P.M.

Member
Boas,

O facto da camisa ter mais que os 38mm, não quer dizer que o amortecedor faça todo esse curso. Deves medir a distância entre amortecedor extendido-comprimido.

O máximo de curso que um amortecedor de 165mm entre olhais possui, são efectivamente os 38.1mm. Na roda poderás ter um máximo de 115mm, isto porque a relação máxima aceitável para uma bicicleta anda nos 1:3...

P.M.
 

o5car

Member
Pois! compreendo o raciocinio P.M. a qual agradeço! A minha dúvida vem, pq estive a medidir todo o "percurso" q o amortecedor faz e de facto são valores q roandam os 44mm, (ver foto), mas pronto, já percebi q é uma questão de lógica, de facto o curso disponível do quadro é de 110mm.

00004x01ct7.jpg



Cumprimentos e obrigado
 

P.M.

Member
Oi,

O curioso é ele de facto, fazer os 44mm.
Por exemplo, tenho dois swinger cá em casa, ambos com 200mm de olhais. Um tem 50mm curso e outro 57mm. O comprimento de ambas as camisas é o mesmo, só que no que tem menos curso, não vai até ao final.

De qualquer forma, se vais mudar, como o comprimento que pretendes é de 165mm entre olhais, não precisas de te preocupar, pois não irás modificar nada na bicla.

P.M.
 

o5car

Member
P.M. said:
Oi,

O curioso é ele de facto, fazer os 44mm.
Por exemplo, tenho dois swinger cá em casa, ambos com 200mm de olhais. Um tem 50mm curso e outro 57mm. O comprimento de ambas as camisas é o mesmo, só que no que tem menos curso, não vai até ao final.

De qualquer forma, se vais mudar, como o comprimento que pretendes é de 165mm entre olhais, não precisas de te preocupar, pois não irás modificar nada na bicla.

P.M.

Exacto, é q eu tirei esta medida, depois pesquisei várias marcas/modelos, e "via" q a maior parte tinha por volta dos 38mm, isto falando dos de 165mm entre olhais, e pensei ignorantemente q poderia fazer alguma diferença no tal dito curso efectivo. Mas agora já percebi o funcionamento "da coisa".

Obrigado P.M. pela atenção. ;)
 

LuckyCBR

New Member
Boas,

Alguém me sabe dizer ,se o SAG é medido com o RP23 em posição aberta ou em posição Propedal ?

Quase de certeza que é em posição aberta , mas preciso de me certificar , visto que nas diferentes posições os valores são diferentes lógicamente.


.:Lucky:.
 
Boas
Obrigado amigo fifty77
fiz a mesma pergunta do amigo .:Lucky:. à uns
dias num outro topico relacionado com o melhor
amortecedor do mundo (RP23) e ninguem respondeu.
Cumps
 

Albertoliveira

New Member
O meu Swinger 3way air esgota a 7mm do final.... logo e apesar de medir 220mm entre olhais ter 65mm de curso mas só 58 efectivos...
Se o colocar numa Vpfree faz á roda 210mm de curso e na minha actual faz 150mm á roda.... logo a conclusão é obvia, não é o amortecedor que faz o curso mas sim a desmultiplicação do quadro.
 

Rui Meireles

New Member
Vou usar este tópico para uma questão que ainda não encontrei respondida no fórum...

Há algum problema em inverter o amortecedor (isto é, instalá-lo de "cabeça para baixo")?
Isto porquê... porque na posição em que está não é possível enroscar o pipo da bomba de suspensão, é demasiado largo para caber.




Agradeço a quem puder ajudar.
 

TMiranda

Member
Rui Meireles said:
Vou usar este tópico para uma questão que ainda não encontrei respondida no fórum...

Há algum problema em inverter o amortecedor (isto é, instalá-lo de "cabeça para baixo")?
Isto porquê... porque na posição em que está não é possível enroscar o pipo da bomba de suspensão, é demasiado largo para caber.




Agradeço a quem puder ajudar.

Essa bike é uma Canyon (pelo menos parece)? Certo? Qual é o modelo?

Eu tenho uma nerve xc e dá perfeitamente para colocar a bomba!!!
 

Rui Meireles

New Member
É também uma Nerve XC. Mas a bomba não enrosca "por um triz".
Os RP23 de 2008 acho que trazem a válvula numa posição diferente, talvez facilite. Este é de 2007.
 

JorgeSantos

New Member
Problema "técnico" não vais ter nenhum. Vais ter é uma imensa dificuldade para mudar de posição em andamento "Aberto ou Propedal". As outras regulações apenas podes efectuá-las parado!

Só uma pergunta.......A bomba de ar que estás a usar é da Fox?

Ps: Se pressionares o selin, fazendo que o amortecedor trabalhe, não consegues encaixar bem a rosca da bomba? :roll: Este movimento não faz com que o amortecedor desça :roll:

Já estou para aqui a delirar :wink:
 

fitty77

New Member
Eu também possuo uma Nerve XC, e tenho exactamente esse problema. Comprei uma bomba na Sport Zone, que até é porreira pois podemos afastar a haste que abre a válvula e evitar a perda de ar na altura de retirar a bomba, mas aquilo é da tal forma largo, e o espaço no quadro de tal forma apertado, que pura e simplesmente não entra. De qualquer forma, se utilizarmos uma normal bomba da Fox, já dá para encher o RP23 (o meu quadro é tamanho L, não sei se fará alguma diferença paa os outros tamanhos... talvez não). Ainda assim, se não der, eh pá, será preferivel obteres o valor correcto de pressão para o teu peso, despaertares, por exemplo, o olhal inferior e rodar o amortecedor para a frente, permitinido assim a sua pré-carga, do que virares o amortecedor ao contrário. Confesso que para mim seria indiferente, pois ando sempre com o pro-pedal ligado (é tão bom, que mesmo em descidas ando sempre com o PP ligado e aquilo mantém-se eficaz...) e tanto me fazia andar com ele para um lado como para o outro. Mas ainda assim, preferia ter sempre os comandos à mão, do que lá mais para baixo...
 
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