Fox ou Rock Shock....

#1
Boas.

Estou para comprar uma bike entretanto mas tenho vindo a deparar-me com esta questão.
Fox ou Rock Shock?

A malta com quem tenho falado, na sua grande maioria, dizem Fox pela sua leitura mais precisa e qualidade no conforto, sendo que a Rock Shock se torna rija embora sendo igualmente uma marca de grande qualidade.

Eu até estou inclinado para a Fox, mas nas marcas onde ando a ver bikes vem tudo com Rock Shock, tanto à frente como atrás...Scott e Trek.
Sendo que falamos de Sid Select + / Sid Ultimate / Fox Perfomance / Fox Factory

Gostaria de saber a vossa opinião e experiência na utilização de suspensões e amortecedores destas marcas e o que me aconselham.

Obrigado malta!
 
#2
Duas com bastante qualidade uns gostam mais de uma outros mais de outra mas depende da gama também e desde que se esteja a comparar gamas semelhantes. Mas as Fox são conhecidas por uma leitura mais precisa nos pequenos resaltos mas não quer dizer que a Rock Shox seja má longe disso

Normalmente a manutenção da Fox também é mais cara.

Não consigo aconselhar uma ou outra, ambas têm vantagens e desvantagens.

Já tive as duas marcas, tenho andado mais com Rock Shox, mais importante que a marca é o setup, nessa gama desde que estejam bem ajustadas ao que queres
 
Last edited:

Insignia

Well-Known Member
#3
Pelo que se diz, o novo cartucho da sid ultimate conseguiu colmatar todos os defeitos que apontavam a nível da leitura de pequenas irregularidades. Aliado ao peso mais baixo da SID, acho que se revela uma excelente escolha.
As Fox 32 SC torcem um pouco, o que por vezes leva o pessoal a optar pela 34 SC, que é bastante mais rígida lateralmente mas mais pesada.

A manutenção da Fox também é mais cara.

De qualquer maneira, a não ser que sejas um rider de topo mundial, vais ficar bem servido com qualquer uma das duas e não vais notar grandes diferenças, porque são os topos de gama de cada marca.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#4
Eu dava uma olhada à F232 ONE... já que estamos a falar de topos de gama.
Quanto Lefty OCHO, tem tido problemas ( em particular as de carbono), tanto que a minha, em alloy, com 2600km, foi para manutenção ( 139€) e veio de lá com metade dela nova... a ver vamos...
...
Desculpa lá baralhar mais as coisas ;)
 
#6
Subscrevo o que o “gfrmartins” escreveu, é basicamente isso.

Eu tenho as duas marcas e a escolher, escolhia RockShox pelas manutenções mais baratas.

Importante mesmo é a afinação da suspensão, não só as pressões mas a velocidade de recuperação.

As suspensões actuais bem afinadas funcionam todas bem, normalmente as gamas intermédias são genericamente iguais às de gama superior, a maioria da diferença é no peso e nos materiais utilizados.

A indicação de pressões nas barras na fox é mais suave ao contrário da rock shox que normalmente é um pouco mais agressiva, mais competição.

E lê-se muito disparate nos fóruns, existe muita informação contraditória, é necessário saber filtrar e dar um grande desconto em alguns pontos, como o dos espaçadores internos para reduzir o volume.

Eu tenho uma Fox 34 desde o início do ano, e ao princípio não notava onde estava essa maior suavidade das Fox. Foi necessário baixar um pouco a pressão, mas sobretudo reduzir a velocidade de recuperação em relação ao recomendado. Para o meu peso, e para o meu modo de andar, ficou melhor.

Importante é depois perderes um pouco de tempo a afinar ao teu gosto. Leva a bomba contigo e experimenta diversas afinações.
10 psi e 2 ou 2 cliques de ressalto fazem alguma diferença no sensação final.
 
#10
Depende das FOX, há ai umas um bocado menos FOX!!! ; Mas eu nunca experimentei uma fox.. mesmo das gamas mais de entrada..

Eu tive um REBA100, na 26, digamos que... nunca superou as minhas espectativas, apesar de ter ficad bem melhor que nova quando foi efectuar o serviço na NDtuned. A DT XRM100 que lá está agora montada é 2x melhor .
 
#11
Cada cabeça sua sentença…

Eu tive uma Manitou entrada de gama que nas descidas longas aquecia e começava a ficar rígida, a comprimir e estender devagar. Assim que arrefeciam os vedantes etc ficava normal.

Depois tive uma Rock Shox Reba, que foi da noite para o dia, muito melhor. Curiosamente a primeira coisa que notei de diferente foi a travagem que passou a ser bem melhor…

Depois tive uma Rock Shox Sid ( continua a andar ), que depois de já a ter à uns 4 anos decidi levar a bomba comigo e experimentar ajustes diferentes, que melhoraram substancialmente a eficácia da suspensão.
É das que tem ajuste de pressão positiva e negativa, que a marca depois retirou das Sid precisamente porque muito pessoal inventava e depois dizia que a suspensão não trabalhava bem.

Agora tenho uma Fox 34 com revestimento Kashima, e se querem que diga fiquei um pouco desiludido com ela, não é que funcione mal, que não funciona ( até é bem decente ), mas como tinha as expectativas tão altas, em relação a serem manteiga, que acabou por ser a que menos me impressionou até hoje.

Também, pelo preço delas, mal seria se funcionassem mal...
Aquela treta do “Fox é Fox”, e que eu nunca entendi, agora que tenho uma continuo sem entender.

Por fim se a bicicleta não viesse equipada com Fox, eu nunca as escolhia, mas apenas devido ao custo das revisões anuais na marca, a 34, o amortecedor e o espigão telescópio passa dos 300 euros. E isto para uma manhã de mão-de-obra, uns vedantes e um pouco de óleo…
 
Last edited:
#12
Eu tbm acho que é preciso de ter cuidado com fox e fox... Tenho uma fox 36, rs pike e reba, dvo sapphire, acho que são todas boas para o estilo a que se propõem. Ser super macio pode não significar que seja uma boa suspensão se isso significa que gastas o curso todo ao menos impacto. Apostava que malta do xc deve andar com sags super reduzidos e com um setup bastante firme.

A fox 32 tbm tem várias gamas com bastantes diferenças no desenho entre elas.

Hoje em dia suspensões más é uma questão de gamas baixas, suntour xfusion e manitou todos têm propostas capazes de competir com rs e fox.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
#14
Eu tenho uma RS Reba de 2014 que já conta com mais de 12.000 kms em cima e não tenho razão de queixa.

Tirando o bloqueio remoto de origem que era uma bela m**** e foi trocado pelo da geração anterior, funciona bem, até melhor do que se calhar devia dada a ausência já algo prolongada de revisão :rolleyes: