Fotos Desfocadas

_Pinto

New Member
Boas pessoal.
Comprei recentemente uma sony cybershot w530 para registar todos aqueles grandes momentos dos passeios!

Dos poucos testes que ainda fiz estou a ter um grande problema com objectos em movimento (bikes :D ) ficam desfocados.

Senhores fotógrafos ajudem-me sff!

Abraço!
 

glamdj

New Member
algures no menu tem uma opção de foto desportiva... na sony o logo desse modo até costuma ser um simbolo que se parece com um homem a correr.... até é provavel que tenha isso na roda exterior de selecção de modo de foto... se nao esta em : SCENE
 

_Pinto

New Member
Neste modelo não :/.. nem no menu
Tenho é a opção de "Blur reduction" só encontrei agora.. vou experimentar.
Já andava a inventar a mexer no ISO.
 

sbsbessa

Member
Pelo que vi na especificação da máquina tens um modo 'Pet' que deve ser um pouco semelhante 'sport' de que o glamdj falava.
 

glamdj

New Member
se aumentares o iso, a maquina fica mais sensivel a luz, logo nao precisa de tanto tempo de exposição para cada shot, e talvez ajude a resolver parte do problema. pode ganhar é um pouco de aspecto granulado...
 

andrextr

Active Member
E se for fotos onde as bikes passem por ti muito rápido, podes fazer a tecnica de panning que consiste em acompanhar o objecto em movimento com a maquina, enquanto tiras a foto. Isso foca o objecto em movimento, e arrasta o fundo, dando sensação de velocidade.

8593342_f426aa90f7.jpg
 

Jorge S

Member
Podes aumentar a velocidade do obturador (shutter speed) e aumentar também a abertura deste para compensar a pouca luz que entra. As cameras normalmente fazem esta compensação automáticamente, só não o farão se estiverem em modo Manual.
Se aumentares o ISO (sensibilidade á luz), a camera compensará automaticamente com velocidades de obturador maiores mas, como já foi dito, a imagem poderá ficar um pouco granulada.
Faz umas experiências, de preferencia em ambientes não muito luminosos, porque com muita luz e no modo automático os disparos são por norma rápidos.

A técnica de que o AndreXTR fala é muito boa para o tipo de imagem em questão, mas para que o objecto principal não fique tremido, a velocidade do obturador não deve estar abaixo talvez dos 1/120s.

Agora se o problema é mesmo em termos de focagem (que duvido) e não de fotos tremidas, ajuda se aumentares o campo de focagem (depht of field);para isso faz-se o contrário: Diminui-se a velocidade do obturador e também a sua abertura (dentro do possível sem que a foto fique subexposta). Esse modo "blur reduction" de que falas talvez faça isso mesmo.
Esta é uma técnica usada normalmente para fotografar paisagens ou imagens sem movimento em que queremos que fique nítido tanto o que está perto como o que está longe.

Se tiveres a opção de focagem a partir de um ponto central opta por essa porque possibilita apontar o sensor directamente no rider. em vez de focar o que está ao redor, e não este.
 
Last edited:

MrOverclock

New Member
O que acontece nessa foto é exactamente o oposto do que o XTR sugeriu. O objecto está tremido (arrastado) e tudo o resto está focado e estável. Aqui só mesmo usando um menor tempo de abertura ou acompanhando o movimento do ciclista com a câmara trocando assim o arrasto para o fundo e estabilizando o objecto!

Segundo o que me lembro, aumentar a abertura é diminuir o valor do "F" e diminuir a abertura é colocar o "F" com o maior valor possível. Fica a dica para que não haja confusão
 
Teoricamente, o que vocês estão a dizer acerca de Velocidades de Obturador e Aberturas é correcto! O problema é que penso que este modelo não possui modos de exposição manual, para regular estes valores!

Um conselho!

Ainda tens a máquina há pouco tempo! Experimenta-a e testa-a, em variadas situações! Pratica! Estes "bichos" demoram algum tempo e experiência até serem bem domados!

Se as limitações técnicas da máquina não te permitem tirar fotos giras exactamente como pretendes, existem uns Softwares de edição de imagem Freewares, como o Photoscape e o Gimp, que já permitem fazer coisas giras com imagens que inicialmente parecem inúteis! :D :D :D
 

_Pinto

New Member
Boas! acho que já estou a domar +- a "bicha".
Ora aqui esta o truque que ainda só experimentei 1 vez ou outra.
Fixo o ISO (dependendo das condições de luz.. entre 100 e 400), e depois o truque está aqui: Quando carrego ao de leve no shutter aparece no visor a velocidade de captura, e tenho notado que em condições de muita iluminação a velocidade é mais elevada (1/600 1/1600). Então aponto ligeiramente a camera para a fonte de luz... carrego no shutter ligeiramente.. e a velocidade fica fixa e alta.
Neste álbum (http://www.facebook.com/media/set/?set=a.149942881699327.30353.100000508492117&l=792929e01b) não apliquei sempre este truque... utilizei também o "spaning".

grande abraço
ps: as 1ªas fotos são com o telemovel :p
 
Top