[FOTO REPORTAGEM] Conquista de MontCandAire - 09JULHO2011

Trufox

New Member
Há alguns anos que gostava de poder ligar as 3 serras com mais de 600 metros de altitude à volta de Santarém (Montejunto, Candeeiros e Aire). Para uma próxima edição talvez inclua a Serra de Santo António que tem quase 600 metros.

Mas como quem conhece a localização das mesmas, não são propriamente encostadas umas às outras... O primeiro esboço dava mais de 240km e que para um atleta como eu é demasiado e então este projecto tem passado para depois logo vejo...

Já não me lembro do dia em que marquei mentalmente que ia ser a 9 de Julho, mas provavelmente não estaria bom da cabeça de certeza pois não sabia bem no que me estava a meter mas deve ter sido influência das muitas loucuras de 200km que foram aparecendo no ProjectoBTT. Fui procurar o track e recriar novos trilhos, fazendo alguns reconhecimentos (mesmo assim não foram suficientes) a fim de poder fazer o máximo offroad mas em terreno que desse para manter um bom ritmo (o que não é fácil de encontrar)!

Consegui reduzir para 203km, já sabendo de antemão que iria haver alguns pequenos enganos que iria aumentar um pouco a coisa... Tinha definido que caso fosse muito tarde, faria as ligações por estrada (principalmente após a descida da Serra de Aire) pois o objectivo principal é o topo das 3 serras.

Conhecendo muitos dos trilhos por onde ia passar e o meu andamento determinei que teria que começar às 6:00 e terminar antes da 0:00, que dava 18 horas para fazer sem stress a ligação.

Ainda tentei convencer o pessoal, mas ou foram aos Castelos ou foram para a praia Ou seja, seria a solo, sem qualquer carro de apoio ou companhia.

No dia anterior lá preparei tudo, sendo que estava com um misto de ansiedade e receio do que iria fazer...

Pequeno almoço e para durante a jornada
CIMG1387.JPG


A minha companheira de sofrimento, toda apetrechada e verificada (pensava eu)
CIMG1388.JPG


O equipamento escolhido, além de gostar muito dele, a cor seria melhor para o possível calor que se esperava!
CIMG1389.JPG


Com um pequeno atraso, lá comecei às 6h19m. Aqui aconteceu logo a primeira "avaria". O GPS não mostrava o track completo (como se pode ver, não há risco azul nenhum), só no "ecrã" para seleccionar o ponto para fazer trackback. Ou seja, tinha que andar com a seta a andar com o mapa de km em km mais ou menos... Penso que terá sido das dezenas de cortes e emendas que levou...
CIMG1390.JPG


E como se pode ver pela minha cara, ainda estava um pouco ensonado...
CIMG1392.JPG


Este era o aspecto do céu às 6:30... Lindíssimo!!!
CIMG1394.JPG


Canais de água perto de Manique do Intendente
CIMG1401.JPG


CIMG1402.JPG


A serra de Montejunto ficou descoberta de nuvens durante uma meia hora... Antes vê-se Alcoentre!
CIMG1406.JPG


Se fosse a VPBTT íamos todos lá para dentro...
CIMG1411.JPG


Aqui começou a subida para Montejunto... E se começou bem... Um trilho que usava à menos de um ano, passou a ser um monte de paus e galhos prontos para arder num incêndio... Depois admiram-se que os bombeiros não conseguem travar as chamas. Perdi imenso tempo aqui, pois fui a pé e cheguei ao ponto de ter de mudar a rota a fim de chegar à estrada principal novamente.
CIMG1412.JPG


De novo no trilho correcto, com muita pedra à mistura
CIMG1421.JPG


CIMG1424.JPG


O tempo começou a piorar aqui, muito vento e chuva...
CIMG1433.JPG


Mas a expectativa de ver esta paisagem lá de cima manteve-me a pedalar
CIMG1435.JPG


Até chegar ao topo arrumei a máquina dentro do saco, pois a chuva continuava a cair, também porque foi em asfalto até ao topo e o nevoeiro estava muito cerrado. Passei por dezenas de escuteiros a subir a pé, que me iam dando umas forças hehehe

Montejunto Conquistado
Mesmo com trilhos cortados, debaixo de chuva, nevoeiro e frio lá cheguei a cima, sem grande cansaço. Pode-se ver no capacete e o ambiente atrás de mim que estava um pouco agreste!!!
CIMG1436.JPG
 

Trufox

New Member
Estive poucos minutos no topo, pois sabia que mal começasse a descer, o mau tempo deixaria de me chatear hehehe
A água era pouca e por sorte encontrei uma senhora que vive lá em cima que me ofereceu uma garrafa de 1,5L nova! Agora já tinha água para chegar a Rio Maior, onde seria a paragem para "almoçar".

Assim, mal deixou de pingar tirei a máquina e toma lá mais uma fotos! Mas o nevoeiro continuou durante mais algum tempo!
CIMG1439.JPG


Mais uma vez, os trilhos ganharam erva... Mas aqui deu para pedalar na mesma!
CIMG1441.JPG


A partir daqui a temperatura começou a ser bem melhor e como o nevoeiro desapareceu a vista melhorou bastante!
CIMG1451.JPG


Poucos metros depois, a segunda avaria. Fiquei sem travão da frente! Mas não foi a primeira vez que me aconteceu isto (VPBTT na descida para Bragança, onde já ia mais morto que vivo hehehe), logo resolveu-se bem!
CIMG1454.JPG


Primeiro trilho após a descida alucinante... Muita pedra como eu gosto, mas não abusei muito, pois ainda faltava muitooooooooo!
CIMG1455.JPG


A terceira avaria não demorou muito a aparecer também... Os parafusos da pedaleira quase todos já fora da rosca... Lembrei-me bem do Did na etapa da VPBTT de Castelo Novo a Piodão, que perdeu 3 dos 4 (salvo erro) e foi sempre em "avózinha" até final... Mas felizmente estavam lá todos, e apertei-os (mais duas vezes até Santarém).
CIMG1457.JPG


Uma semana antes esta estrada era um terror de areia, mas arranjaram-na só para mim
CIMG1458.JPG


Quarta avaria... O pipo do tubeless está a verter ar... Ou seja, deixou de vedar bem... Despejo uma botija de CO2 de 12g e abano para que o liquido vede alguma coisa... Estava bem perto de Rio Maior, logo se via o que fazia!
CIMG1461.JPG


Metros finais antes de Rio Maior
CIMG1463.JPG


Procurei uma pastelaria qualquer, estacionei o veículo e fui comer um pão com chouriço e uma cola. Enchi os bidons e quando chego à bike, o pneu está quase todo em baixo... Naquele momento penso que a minha aventura ficava já por ali, pois até Santarém é uma hora e pouco por estrada e vou pondo ar até lá... Naquele preciso momento aparece um companheiro de pedaladas (Hilário Adrião) que sem me conhecer de lado nenhum ofereceu-se para me ajudar, pois tinha material em casa e era mesmo ali ao lado (eu tinha tudo o que necessitava, mas aquele acto deu-me um alento enorme). Depois de colocar câmara de ar nova e encher, segui caminho, eternamente agradecido por aquela pequena ajuda para ele, mas para mim foi enorme! Muito obrigado Hilário

A Serra dos Candeeiros chamava por mim...
CIMG1464.JPG


Início da longa subida, pouco inclinada, mas muito longa...
CIMG1467.JPG


Rio Maior já parecia Rio Menor hehehe
CIMG1470.JPG


O grande parque eólico, sempre a subir
CIMG1471.JPG


O primeiro marco geodésico, que já tinha conquistado à semanas atrás, sendo que parei metros mais à frente com uma má disposição muito grande. Não consegui perceber a origem, mas assumo que tenha sido do pão com chouriço... Passado uns minutos melhorei e segui viagem, mas pedalando muito calmo... Bebia muita água! Sentia-me algo estranho!
CIMG1480.JPG


Lá continuei por estradões bem largos e algum asfalto num ritmo moderado/lento
CIMG1484.JPG


Em Casal de Vale de Ventos, parei um bar que lá havia, bebi uma água gaseificada, enchi os bidons e passado pouco mais de 5 minutos senti-me rejuvenescido (daí achar que teria sido do chouriço)!
CIMG1487.JPG


Ora se te sentes bem, toma lá com uma subida em rocha hehehe
CIMG1490.JPG


O Arco da Memória
CIMG1497.JPG


Passagem pelo segundo marco geodésico
CIMG1507.JPG


E o ponto mais alto já se avistava lá ao fundo!
CIMG1508.JPG


Até lá, muita pedra tive que passar
CIMG1510.JPG


Candeeiros Conquistado
Depois de tantos azares na ligação entre as duas serras, a má disposição já na subida, esta foi sem dúvida uma bela conquista!
CIMG1515.JPG
 

Trufox

New Member
Depois de uns minutos de descanso, de comer alguma coisa e de apreciar a fabulosa paisagem, lá tive de ir à procura do último topo.
CIMG1516.JPG


Até Porto de Mós seria sempre a descer em estradão e no final num single track fantástico, muito duro para quem vai de bike rígida, mas memorável!
CIMG1523.JPG


CIMG1531.JPG


Porto de Mós lá em baixo...
CIMG1530.JPG


Chegado a Ribeira de Cima, pedi água a um senhor que estava a arranjar a horta, que me ofereceu uma garrafa de 1,5L nova (tal como em Montejunto). Conversei 1 ou 2 minutos com ele e segui caminho, mas optei por ir por asfalto até Mira de Aire, pois o tempo já era pouco e a distância era curta (15km).
Pelo caminho tive sempre a companhia da Serra de Santo António à minha direita e que é bem bela deste lado... Nunca tinha ali passado e fiquei fascinado na "suavidade da parede" lateral. Parece que foi feita! Próxima edição terá que ser MontCandAntóAire hehehe
CIMG1534.JPG


Em Mira de Aire parei num café onde comi um folhado de chocolate com uma cola. Enchi os bidons e siga para o inicio da subida até Aire... Aiii aiiiireeeee!
CIMG1541.JPG


A subida começou bem inclinada, com muita pedra, mas ia dando para seguir caminho
CIMG1544.JPG


Também houve um pouco de plano a meio da subida, na zona das eólicas, para descansar qualquer coisa!
CIMG1545.JPG


Inicio da última grande subida antes do topo de Aire que ficava no monte da direita... E que subida! Daqui até lá foram 3 ou 4 km já não me lembro bem, e 85% ou mais foi a pé... Impossível de subir, ou então era eu que já estava mortal de mais... Mas acho que é mesmo pouco provável que alguém a suba toda!
CIMG1552.JPG


Uma foto que tirei virado para trás. Dá uma sensação da subida, mas não a real... Era bem pior
CIMG1554.JPG


No mesmo sitio virado para cima
CIMG1555.JPG


Aire Conquistado
Um dos momentos mais esperados por mim desde das 6:19 quando comecei a pedalar. Foi um momento de euforia em que gritei mesmo de alegria, até que apareceu o vigia a perguntar se estava tudo bem hehehe Claro que está! Já cheguei cá a cima! Respondi-lhe, ao qual não me disse mais nada hehehe Foi sem dúvida a subida mais difícil de todas, pois o cansaço já era grande e ter sido tanto tempo a pé "rebentou" comigo. Mas valeu a pena
CIMG1557.JPG


Agora, só tinha de descer... Pensando que seria fácil... Mas... Não era! Primeiro porque já se começava a ter pouca luz natural e por causa do trilho... Era em single e muito acidentado! Como não tinha muito tempo, decidi não tirar fotos ao trilho, mas garanto que foi igualmente brutal!
CIMG1562.JPG


Já junto da A1 e quase sem luz... Queria ligar as luzes apenas quando chegasse à estrada, para não andarem sempre a saltar...
CIMG1563.JPG


A lua já se mostrava... E eu nos trilhos!
CIMG1565.JPG


Mas ainda deu para olhar no sentido de Santarém... Agora onde estava não sei hehehe
CIMG1570.JPG


Quando já não esperava, apanho mais um single maluco! E este já com partes mesmo sem luz natural por causa da vegetação... Foi a apalpar as silvas hehehe
CIMG1572.JPG


CIMG1573.JPG


Finalmente a placa que queria encontrar, mas não esperava vê-la encostada à A1, num single onde pouca gente passa... Muito estranho
CIMG1576.JPG


A partir daqui decidi seguir apenas por asfalto até Santarém pois eram 40km e em menos de 2 horas estava em Santarém. Ainda parei em Moitas Venda para mais um cola e uma tigelada e voltar a encher os bidons.
CIMG1577.JPG


Cheguei a Santarém 16h:54m depois!
CIMG1578.JPG


Como o GPS não gravou o track devido ao problema, só tenho os dados que estão no visor dele:

212,2 km Distância percorrida
4066 metros de acumulado
14h47m Em andamento
2h07m parado
16h54m Tempo total
14.67 Média em andamento
12.83 Media total
150 média de pulso (não é real pois desde que liguei as luzes vim muito tempo a 220bpm)

Por várias vezes pensei o que é que andava ali a fazer sozinho, mas com o andar dos kms e o sabor da conquista cada vez mais perto foi-me dando alento para continuar esta loucura. Bati vários records pessoais:

Mais de 200kms em bike de BTT
Mais de 4000 metros de acumulado de subida
Quase 17 horas a pedalar, sendo que quase 15 foram em cima da bike
Pedalar tantos kms sozinho, sem qualquer tipo de apoio!

Depois disto, fico com a sensação de querer mais... Quero voltar a bater os meus recentes records mas talvez seja melhor descansar um pouco primeiro! hehehe

Agradeço a todos os/as anónimos/as que me ajudaram durante esta conquista e que se por acaso encontrarem esta Foto Reportagem sintam que me ajudaram a concretizar um sonho.

Até à próxima loucura!
Gonçalo Estêvão

Todas as fotos em https://picasaweb.google.com/goncalomestevao

Quem quiser o track inicial, está no http://www.gpsies.com/map.do?fileId=msfmtyiojflhoach
 
Last edited:

Trufox

New Member
Brutal essa escarpa... Tenho de lá ir antes da segunda edição do MontCandAntóAire hehehehe Talvez ainda este ano.

Obrigado pela partilha! Ahhh e foi mesmo muito gratificante...
 

nuno.fbc

New Member
Boa tarde

Grande aventura, e sozinho.....é preciso ter muito cuidado a andar só no monte...e também muita força de espirito, andar só desanima, mas às vezes tem que ser.

Parabéns pela aventura e pelo relato.

Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 

mlouro

New Member
Boas,

Parabéns, é preciso muita coragem e determinação para fazer uma aventura destas, ainda por cima sozinho, mas imagino que todo o esforço tenha valido a pena.


Obrigado pela partilha, um abraço,
Marco
 

SilverKid

New Member
PArabens...
sei bem o que sentes depois de ter feito esta semana 190km de bike nos caminhos do Tejo...
Parece que temos sempre mais e mais a dar...
Vou estando atento as tuas aventuras e quem sabe na proxima nao teras companhia.abraço
 
Top