[Foto-Report] Geo-Raid da Lousã em Autonomia (10 e 11 Junho 2009)

ASG

New Member
Hummmm, este post só vem espicaçar ainda mais a minha vontade de me meter nesta aventura!!!

Parabéns aos dois, devem ter sido dois dias fantásticos :wink:

Ah, e obrigado por me tirares a dúvida do acumulado! Cá por casa já tinhamos percebido que o m no acumulado na Travessia de Portugal não era em metros, era em Malvares :mrgreen: e pelos vistos, cumpre-se o mesmo esquema no Geo-Raid :twisted:
 

RPires

Member
ASG said:
Ah, e obrigado por me tirares a dúvida do acumulado! Cá por casa já tinhamos percebido que o m no acumulado na Travessia de Portugal não era em metros, era em Malvares :mrgreen: e pelos vistos, cumpre-se o mesmo esquema no Geo-Raid :twisted:[/color]

ASG, permite-me uma observação acerca deste assunto, a questão dos acumulados pode não ser bem assim. Nós todos temos por tabela regularmo-nos pelos nossos gps's ou por um ou outro software de desenho, no entanto os valores obtidos dependem de muitos factores. Em relação aos gps's os dados nem sempre são os melhores, ou seja pelas caracteristicas do aparelho, ou pelas condições atmosféricas ou então pela própria zona onde se anda. Quantos aos programas, depende tb muito da formula de cálculo e filtros aplicados e exemplo disso são as variações que o mesmo track apresenta em diversos programas, compara por exemplo os valores obtidos no CompGps e no GpSies para o mesmo track...recentemente tomei conhecimento de uma pequena aplicação, o Trackan, que permite alterar o filtro para zero logo contabiliza qq subida, resultado um track que eu tinha como referência 1100m de acumulado passou para cerca de 1500m com este simples gesto.
Eu sei, porque conversei com alguém que esteve na organização do Geo Raid juntamente com o Malvar, que o programa utilizado para "trabalhar" os percursos, além de ser um programa com créditos dados (opinião dos mesmos), contabiliza qualquer "pontito" de subida, logo poderemos não estar muito longe da realidade.
Eu penso é que nós nas nossas voltas, geralmente subimos mais do que aquilo que sabemos...
 

ASG

New Member
RPires,
Eu sei disso... O Malvar usa o FUGAWI e ele explicou-me exactamente isso, que aquilo até contabiliza as pedrinhas que tu sobes durante a volta :mrgreen:

De qualquer forma, e para termos parâmetros de referência com as voltas "habituais" é sempre bom saber quanto é que o GPS mede :wink:

Só para exemplificar: Eu fui para a primeira etapa da Travessia de Portugal a pensar no empeno que ia apanhar com os 2367m de acumulado anunciados no site e no briefing, no final, o meu "Oregãos" mediu 1746m, e eu acabei em bom estado já que me fui a poupar para os 2300m :wink:

Nós já desconfiavamos que o GPS iria medir bem abaixo dos 4000m, não sabiamos era bem quanto! Fiquei a saber aqui :mrgreen:
 

Un4s33n

New Member
Muito bem... Também fui à edição do ano passado do Geo-Raid e revivi, na vossa crónica, aqueles trilhos e paisagens de cortar a respiração!

Parabéns pela volta, pela aventura e pelo rescaldo!
 
Caro Confrade e Confreira

Isto é outro nível de BTT. Sem stress :D :D :D Tenho que falar ao meu "El Comandante" numa coisa destas.

Mas falta aqui uma coisa muito importante neste relato, que é o menu. Alguma tasca a ter em consideração para depois dum passeio destes?

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

oli

Member
ainda ontem me perguntava o que seria feito de vocês os dois ... e hoje ... pimba, pega lá com uma voltinha de luxo pela Lousã, com os dois muito sorridentes (e bem magrinhos [inveja coisa feia]).

beijinhos e abraços,
oli
 

Remi

New Member
Boas!

ASG said:
Hummmm, este post só vem espicaçar ainda mais a minha vontade de me meter nesta aventura!!!

Vão que vale a pena ... a serra é lindíssima, vão passar por locais de sonho. :p

Em relação ao acumulado do primeiro dia .. apesar de não serem 4mil, são quase 3mil em menos de 100km, o que não deixa de ser um esforço considerável .. passámos bom parte do dia a trepar serra, para aproveitarmos tivemos de controlar bem o ritmo.

O segundo dia, apesar do acumulado ser menor, acaba por ser igualmente difícil pois o acumulado está distribuído quase todo na primeira parte e o final apesar de mais rolante, ainda tem algumas dificuldades que são exponenciadas pelo cansaço acumulado nessa altura.

Divirtam-se! (E depois metam fotos para nos relembramos, sabe sempre bem)


Miguel K2 Sampaio said:
Mas falta aqui uma coisa muito importante neste relato, que é o menu. Alguma tasca a ter em consideração para depois dum passeio destes?

Na Lousã os restaurantes não servem em tanta quantidade como mais a norte mas é relativamente económico quando comparado com outros locais mais a sul .. comemos em vários locais e não apanhámos nenhum "barrete".

Perto da Pousada da juventude há a pizaria "Manel" é económica e tem muita variedade de pizzas/massas e outros pratos, perto há o restaurante "Foodstore" que é mais ao tipo fast-food mas têm sopas caseiras, massas, hamburgers e outros pratos, tudo com um toque caseiro e a preços muito económicos, há também um restaurante "Adega da Velha" (penso que é este o nome), que supostamente é do melhor no centro da Vila, mas que infelizmente estava fechado nos dias que lá estivemos. Mais no centro, junto à residencial Bem-Estar há a churrasqueira "Borges" com muitos grelhados.

Estes são apenas alguns, na Lousã há muita coisa, inclusive um restaurante muito famoso e com vários prémios gastronómicos atribuídos, o "Burgo", perto do castelo da Lousã.


oli said:
ainda ontem me perguntava o que seria feito de vocês os dois

Já várias vezes pensei o mesmo de ti e de tantos outros com quem vamos perdendo o contacto ao longo dos anos ... grande abraço, amigo ... que em breve nos cruzemos nos trilhos.
 

Bruno Malheiro

New Member
O Casal Maravilha sempre em GRANDE!!!

Remizinho agora que ja conheces o caminho já não te livras de nos guiar por lá um dia destes :mrgreen:

Bons treinos para a outra vossa grande aventura que esta quase a chegar :wink:
 

hmorgado

Member
Boas,

Ganda espectáculo!!! Aqui está uma bela maneira de fazer turismo :mrgreen:, grande foto-report numa das zonas onde pedalar é um previlégio.

Cumps.
hm
 
Caro Confrade e Confreira

Pois não sou muito de "fod...e...fast" :rotfl: Gosto de saborear o produto e se for bem "confeccionado" melhor :lol: :lol: :lol:

Os últimos poisos já me dizem alguma coisa, porque pizzas e pasta não combinam lá muito bem comigo. Por isso é que o meu grupo se chama "BCG" :D :D :D

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 

Remi

New Member
Então se são apreciadores de boa comida, vão ao Burgo que não ficam desapontados, é preciso ligar a marcar mesa pois está sempre cheio, mas vale a pena :D

Mas cuidado não vão enganados que para aquelas bandas pedala-se muito mais do que se come :rotfl:

Abraço,
Remi
 

tpfernandes

New Member
Depois de ver este foto report, só me resta dizer que 2 dias das minhas férias vão ser passados na lousã.....

Parabéns... :lol:
 

jorgegt

New Member
Já lá vão uns anitos desde a ultima vez que estive em Lousã para ver uma Prova de DH, embora tenha apenas ido para ver a prova, fui uns dias antes pra ver a pista e levei na altura a minha bike e realmente achei a serra de Lousã um belissimo lugar para pedalar :wink:
Ficou a vontade de lá voltar, parabens ao Remi e á Lena, tambem na altura fui com a minha esposa, pena que ela não possa pedalar(por motivos de saude :|)..................andei sozinho com uns malucos :twisted:
Cumps
Jorge GT
 

Carlos btt

New Member
Inveja!...

Desci o Trevim, dei umas voltas pela aldeias, e tenho eu a mania...que faço uma grande coisa...
Cada macaco no seu galho...parabens pela vossa genica....realmente eu ainda tenho que comer muitos alqueires de sal...
 

koalaboy

New Member
Boas,

antes de mais parabéns pela aventura a dois! Muito bom!

Estou neste momento de férias na Lousã, a visitar as aldeias, a pedalar por cá e a fazer os tracks do Geo. Apenas gostava de fazer uma correcção (espero que não levem a mal), as fotos identificadas como Ferraria de São João são da aldeia de Casal de São Simão. Ferraria apesar de fazer parte das aldeias de xisto, não é de xisto.

Obrigado pela partilha!
Boas pedaladas
 

biculas

New Member
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!

Só hoje vi esta report.

Parabéns amigos Remi e Lena pela aventura.
Fotos espectaculares, pelo relato, foi uma volta mesmo à maneira.
E eu aqui em casa com o Quim Beja.

Um grande abraço para os dois

Biculas
 

jmoniz

New Member
Olá Remi e Lena, bonitos locais para passar um bom fds, obrigado pela vossa partilha.
Já ando à algum tempo para visitar em "duas rodas" esta região, e a vossa crónica fez mexer o bicinho.

Já agora para almoçar, encontraram sempre locais, ou vocês foram completamente em autonomia?
Podes enviar pf uma pequena lista das aldeias (locais) onde se arranja alguma coisa para comer ao almoço.
Isto só para contar com +/- com peso extra da comida a transportar.

Grato

JMoniz

Remi said:
Então se são apreciadores de boa comida, vão ao Burgo que não ficam desapontados, é preciso ligar a marcar mesa pois está sempre cheio, mas vale a pena :D
Mas cuidado não vão enganados que para aquelas bandas pedala-se muito mais do que se come :rotfl:
Abraço,
Remi
 

Remi

New Member
Olá!

Obrigado a todos pelos comentários.

António! Biculas! Faz tanto tempo que a malta não troca um par de pedaladas. :roll:

Foi de facto um belo passeio .. mas o bichinho não pára, estamos já a planear os próximos :D

Em relação à alimentação, aquilo que já repondi ao jmoniz por MP ...

Não recomendo que pares para fazer uma almoço "a sério" pois vais ficar de barriga cheia (o que com tanta subida não ajuda nada) e além disso vais perder muito tempo.

Já a pensar nisso, nós levámos barras e fomos parando nalguns cafés que encontrámos pelo caminho para abastecer de água e comer a ocasional bifana ou bolinho.

Ao jantar .. arranja-se sempre alguma coisa na Lousã. Não é uma cidade cara, e tem bastante escolha.

Bons passeios, malta.

Remi
 
Top