Formula RX

nmp

Member
Pessoal será que alguém me sabe dizer se os travões Formula RX são auto ajustáveis. Os formula R1 sei que são mas nos RX não consegui descobrir.
Se alguém possuir uns e me souber responder agradeço.

Cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Normalmente todos os travões hidráulicos de sistema aberto são auto ajustáveis (ajustam automaticamente o desgaste das pastilhas com a expansão de uma membrana no topo do reservatório do óleo na manete).

Os sistemas fechados (como por exemplo os Hope C2, que já nem se fabricam) é que precisavam de um pequeno regulador de volume para compensar o desgaste das pastilhas.

Isto tudo para dizer que: se o sistema não se auto-compensasse seria precisa mais uma regulação. Os actuais sistemas de membrana além de simples são baratos de fabricar e daí (eu creio) estarem presentes em praticamente todos os travões da actualidade.
 

nmp

Member
Obrigado pelo esclarecimento Jepas. Não fazia mesmo ideia que os actuais sistemas já são, quase todos, assim.
Como as minhas pastilhas roçam um pouco no disco da frente, pensei que, com o desgaste, e se não fossem autoajustáveis, o barulho desaparecesse pelo recuo das pastilhas. Assim já vi que não! :)
Já utilizei técnicas de afinação que encontrei aqui pelo forum e os travões ficaram melhores, no entanto, reparei ao rodar a roda, que o disco num determinado ponto está ligeiramente torto (talvez 1mm) e roça ligeiramente na pastilha exterior. Ou seja, ao rodar, em 2/3 da volta o disco parece passar equidistante em relação às duas pastilhas, no entanto, em 1/3 da volta uma parte do disco aproxima-se da pastilha exterior. Não sei se será o disco empenado ou a roda.
A bicicleta também é nova. Ainda nem deve ter chegado aos 150km! O material ainda está a "acamar", penso que é assim que o pessoal costuma dizer, mas já deu pra ver que tem algum empeno.

Ainda pensei com a mão tentar endireitar o disco, mas como não sei se será o disco ou a roda resolvi não mexer porque se for da roda vou estar a entortar o disco :)
Se alguém tiver uma sugestão agradeço.

cumprimentos

ps: Espero, apesar da explicação estar um bocado confusa, ter-me feito entender.
 

pmgf

New Member
Boas. Não tenho esses travões mas um user aqui do forum que é meu amigo tem uma Cube com uns travões RX com o mesmo "problema" que tu. Ouve-se um pouco o disco a roçar nas pastilhas, mas umas vezes mais que outras. Ele até já levou a bike à loja onde comprou para verem o que se passava, mas voltou a fazer o mesmo. Pelo que já li aqui no forum acho que isso não é defeito mas feitio desses travões...
 

nmp

Member
pmgf,

Acho que eles em chuva são um pouco barulhentos, no entanto, em piso seco não tem motivos para o ser. Até estou a gostar basntante deles pois acho o poder de travagem brutal, apenas tenho esse pequeno problema.
Por exemplo, o travão de trás não faz barulho nenhum, mas também não tem nenhum desalinhamento no disco. Ponho a roda de trás a rolar e noto que a equidistancia do disco em relação às pastilhas é sempre a mesma durante uma volta completa. Já na da frente não! Noto que existe um ponto em que o disco se aproxima da pastilha até se dar o contacto, e é nesse ponto que se dá o barulho! Só não sei se é da roda ou do disco!! Também não queria estar a mexer para pôr pior.
Se não for mais, quando levar a bike a fazer uma pequena revisão depois destas primeiras voltas, na oficina devem resolver-me o problema. Ou desempenar a roda ou o disco :)

Não sei se é normal uma roda empenar com tão poucos km, ainda por cima não caí nem nada. Mas como ainda peso uns 87kg e ando por trilhos como muita pedra talvez possa ter empenado... mas não sei!! Não sou entendido na matéria para fazer uma afirmação destas!!
Na primeira volta que andei com a bike não fazia barulho nenhum, começou a fazer a partir da terceira volta. Acho que até deve ser normal até o material "acamar"! Depois com umas afinações o desajustar e o desafinar do material já não acontece tão rápido, pelo menos é a ideia que tenho.
 

pmgf

New Member
Os dele fazem barulho em piso seco, e só à frente. A bike também tem mais km do ke a tua e ele levou-a à loja para tratarem desse barulho, no entanto ficou igual. Já viste se os raios estão todos apertados? Cm as rodas são novas os raios podem ter cedido um pouco e a roda não estar a 100%. Mas é cm te disse, não tenho travões desses, pode ser que ppl conhecedor te possa dar uma resposta ou ajudar a resolver o problema...
 

haka

New Member
não estou a ver onde é que os raios têm a ver com a questão ou mesmo o aro da roda empenado não afecta o movimento do disco.

O movimento do disco só pode ser afectado por ele mesmo (estar o disco em si mesmo empenado), ou estar o cubo com alguma torção, ou estar o disco mal apertado ao cubo, ou estar a roda mal encaixada/mal apertada nos dropouts da suspensão.


No entanto o que se deve estar a passar é disco empenado, por isso recomendo que na zona onde o disco ao rodar toca na pastilha, puxar com alguma força com a própria mão o disco no sentido contrário ao empeno, de forma a tentar desempenar o mesmo. Convem usar umas luvas bem limpas ou descartáveis para não deixar gorduras no disco.
 

nmp

Member
Haka, obrigado pela sugestão. Vou tentar, com as mãos, ver se levo o disco ao sitio no local onde encosta na pastilha. As outras causas que falaste não me parece que seja pois já retirei a roda e voltei a coloca-la e continua a fazer o mesmo barulho. O disco mal apertado também estive a ver e não me parece que seja. A opção do cubo com alguma torção não me pareceu, mas receio faltar-me alguns conhecimentos de mecânica para identificar este problema à vista desarmada :)!

Uma vez que dizes que se for empeno da roda não afecta o movimento do disco, resta-me concluir, de uma forma geral, que o problema será mesmo disco empenado.
Já agora podem dizer-me o que pode causar este empeno do disco da frente? Ainda só andei em piso seco, empedrado e passei em algumas poças de água... Fiquei a pensar se ao passar nessas poças no fim de algumas descidas se não teria empenado o disco!!! Mas ao empenar o da frente o de trás também deveria ter empenado certo!?!!? Depois é engraçado porque a maioria destes problemas, de afinações e de empenos, surgem no sistema de travagem dianteiro. É por ser a parte da bike que leva com mais peso directo??

Já na minha bike anterior cheguei a ter o disco da frente empenado e noto que o pessoal aqui no forum, volta meia, se queixa de problemas semelhantes... Com certeza que não haverá forma de evitar que isto aconteça senão já tinham colocado a solução, mas já era altura de inventarem uns disco que fossem menos susceptiveis a este tipo de problemas :)

cumprimentos
 

pepelento

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nmp: Isto da afinação tem que se lhe diga. Há travões (e casos, pois mesmo com os mesmos travões nem sempre é fácil) que é só ler como se faz e aplicar. Otras são necessárias várias tentativas. Tenho uns avid Elixir R com uns discos KCNC Razor. Posso dizer-te que cada vez que tiro a roda ou mudo pastilhas,dá um bocado de trabalho a afinar. Da última vez (hoje de manhã), só ficou bom depois de meia dúzia de tentativas. E nem sempre é só desaparafusar os parafusos, apertar travão e ao mesmo tempo apertar os parafusos. Ás vezes é preciso alinhar à mão.
 

nmp

Member
pepeleto, sei que isto das afinações não é uma ciência exacta :), antes fosse!! E também concordo que essa afinação de desapertar os parafusos, apertar o travão e voltar a aparafusar nem sempre é tão linear. Da última vez que tentei faze-lo, só ao fim de umas quantas tentativas é que me safei. Dava-me a sensação que aquilo nunca ficava bem... Era erro meu porque quando estava a apertar os parafusos ao mesmo tempo que travava a manete, estava a faze-lo de uma só vez o que provocava um arrastar da pinça para a direita e não centrava realmente a mesma em relação ao disco. Depois lá vi que tinha que apertar devagar e alternadamente cada parafuso de forma a não deslocar a pinça. Efectivamente o meu travão da frente ficou melhor, mas noto que existe empeno no disco e ainda oiço um barulho do disco na pastilha, especialmente quando estou a rolar em estrada.
Vou tentar fazer o que recomendou o Haka, endireitar manualmente o disco a ver se melhora, mas para quem gosta de andar com a bike afinadinha é sempre chato... e é um processo em que se acaba por perder algum tempo!! A gente vai-se acomodando à ideia que são coisas que acontecem e, à medida que ganhamos experiência e "toque" nestas questões da mecânica, vamo-nos adaptando às pequenas afinações!!
 

haka

New Member
Tenta também variar a força do aperto rápido dessa roda, pode ser que resolva.

E para apertar os parafusos da pinça dos travões é recomendável utilizar uma chave dinamométrica, no caso dos avid o aperto é de 8 - 10 Nm, porque com apertos diferentes pode provocar desalinhamentos da pinça.
 

nmp

Member
Haka, obrigado pela sugestão. Logo à noite já coloco aqui como ficou a tentativa de "desempenar" o disco :)

Espero é que não empene tão cedo outra vez!!!

cumprimentos e obrigado pelos comentários...
 

MiKaZ

New Member
Bom dia,

tenho uns formua RX que me estao a dar problemas sem dar, ou seja, os travões estão bons, contudo as pastilhas já estão algo gastas, então comprei umas novas. Tirei as velhas, meti as novas e cabem mas ficam coladas, nao tenho espaço entre elas para meter o disco, já estive a tentar empurras a pinça para dentro afastou mas nao vai mais e as pastilhas continuam a ficar fechadas. :S

Alguem me pode ajudar de como afinar os travões de modo a caber la as pastilhas?

PS: As pastilhas estão certas, nao houve erro na compra. lool
 

miguelcarromeu

Active Member
Não abriste os pistons o suficiente. Tens que "zerar" (com dizem os brasileiros) os pistons. Devem ficar mesmo encostados à face interior da bomba.
 

MiKaZ

New Member
Obrigado pela resposta Miguel,

No entanto como posso "zerar"? Qual a ferramenta mais indicada para o efeito, uma faca sera que é indicada??

Aproveitando o tópico, no meu travão da frente excesso de curso na manete, para ter uma travagem razoável tenho a puxar quase ate ao punho, como posso encurtar essa distancia?
 

nunokas

Member
Boas.

Faz como o miguelcarromeu diz. Pode ser mais fácil se usaresa uma chave de fendas larga com as pastilhas velhas para maior superfície de apoio e ires empurrando os pistons.
Em último caso, não convém que seja a regra, podes sempre fazer um "mini" sangramento que resolve isso mas acarreta outros riscos como a entrada de ar no circuito ;)

Cumps
 

MiKaZ

New Member
Vou experiementar mesmo agora na hora de almoço a ver como corre. ;)

Em relação ao excesso de curso como posso reduzir?
 

miguelcarromeu

Active Member
Objectos afiados, NÃO!. Podes danificar o(s) piston(s). O ideal é algo sem faces agudas, como um objecto em forma de cunha. Eu costumo usar um alicate de pontas (fechado) que tenho. Tem precisamente o diâmetro do espaço necessário e empurro até que os pistons recolham. Não estranhes que às vezes possa custar um pouco. Se não tiveres nenhum objecto do género, usa uma chave de fendas larga. Não exerças muita força no corpo da bomba. O alumínio é frágil.

Relativamente ao curso da manete, referes-te mesmo a curso ou ao facto de pegar muito junto ao punho? É que o curso eu entendo como o ponto que que as pastilhas contactam o disco e o ponto em que bloqueiam completamente. Um curso elevado significa que desde que começas a travar até que consigas bloquear tens uma distância muito grande.

Se for apenas estar a pregar demasiado junto ao punho, pode ser apenas afinação da manete - basta afastar com a chave devida.
 

nunokas

Member
Quanto à travagem a pegar junto ao punho também pode significar a presença de bolhas de ar no circuito e aí para ficar perfeito só mesmo um sangramento. Os Formula ensinaram-me que quando isso acontece, não é com afinação na manete que a coisa vai lá... Felizmente aguentam muito tempo sem precisarem de sangramento :)

Cumps
 
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