Folga no cubo da roda de trás

polidos

Member
Viva pessoal. Hoje depois de ter dado um valente banho à minha menina, verifiquei que a roda de trás, com a bicicleta sobre as duas rodas, ao segurar na roda de trás e com ela bem apoiada no chão, eu ao pegar nela e abanala de um lado para o outro notei que no cubo há uma ligeira folga. Barulho não faz e não noto nada na condução. O facto é que abana mesmo junto ao cubo, por onde passam o apertos rápidos vejo a tal folga que é mínima. Já tenho a bicicleta desde Fevereiro de 2010 e nunca me deu problemas (só empenou os aros WTB quando caiu na AE e mais uns arranhões aqui e ali....). O que quero saber é: se for do cubo dá para apertar a folga) Tem de se trocar por outro? No caso de trocar tem de se enraiar a roda toda, correcto? Ou ficará mais em conta comprar uma roda nova no mercado de usados? Opiniões, são bem vindas.
PS- os aros são uns Formula 6010 X2/Sealed.
 

nunomjorge

New Member
Viva.
São cubos Shimano? Podes apertar os cones ou então vais a uma loja substituir as esferas. Os cubos Shimano usam esferas que se substituem quando ganham folga. As outras marcas, quase todas usam rolamentos que também se substituem quando ganham folga.
É uma operação regular, normal e rápida. E não muito cara.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Visto que as rodas já têm um ano, alguma vez fizeste-lhes uma inspecção ou uma revisão? Caso sejam de esferas ou de rolamentos e ainda não lhes tenhas feito uma revisão, acho que já mais do que na altura de o fazeres. Agora se têm manutenção feita, a solução passa por um re-ajuste das peças (tipo cones) que encostam ás esferas ou rolamentos. Se não sabes fazê-lo pede a alguém que perceba para te dar uma ajudinha ou vai a uma loja.

Fica bem.
 
Top