Folga no centerlock

claudiop

New Member
Boas
comprei a minha bike à uns dias e depareime com uma folga no centerlock. esta folga só se nota quando se trava e depois se anda para tras, isto é, só se nota quando se trava a roda e depois se empurra a bike para a frente e para tras.
Apesar de ser uma coisa minima, sera isso normal?
Os travoes sao uns shimano Deore.

Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

tens a certeza que é do disco? Normalmente essa folga está associada às pastilhas. Se com o travão apertado a fundo (na máxima força da manete) a roda mexe, é possível que seja do disco. Contudo também se verificaria sem a pinça montada se o disco abana.

Para ver se é das pastilhas: apertar a manete o suficiente para agarrar o disco e mexer a bike para frente e para trás. Existe sempre um movimento devido ao espaço livre entre as pastilhas e a pinça.

Jepas

PS se for mesmo uma folga no disco/cubo leva à loja que ainda tem garantia.
 

FDR

New Member
Claudio,

Por acaso ja tive conhecimento de uns casos desses... o melhor é levares á loja p verem o que se passa... isto se não for, com diz o Jepas, das pastilhas...

Que rodas tens? Por acaso são Mavic?

Boas pedaladas!!!!
 

claudiop

New Member
A folga é mesmo no centerlock. Vou levala à loja...
Quanto às rodas, quem me dera que fossem mavic :D
Os aros sao ZAC 2000 e os cubos shimano deore m-535
dsc00438mw8.jpg


dsc00437ju0.jpg


Axam que estes cubos e estes aros vao aguentar comigo a dar uns saltos praí de 1 metro? Peso 80 kgs... :s

Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Pesas 80 Kg + roupa + equipamento + bike... parece peso a mais para umas simples rodas (baratas) feitas para XC.
Mantem-te junto ao chão e vão durar muito. Se tiveres de ir à loja não digas que andas a saltar 1 metro com isso que muito provavelmente é considerado uso abusivo.

Jepas
 

claudiop

New Member
Até agora pareceram-me mais ou meno resistentes..... Mas tambem nao tenho saltado muitas vezes....
Mas em XC tambem se pode saltar ou nao? Sei la, aí em vez de 1 metro talvez 50 cm... :s Ou será que ainda é considerado uso abusivo?
(Gostava que alguem que tem estes cubos me desse uma ideia da sua resistencia! Tratam-se de uns shimano Deore M-535)

Cumps
 

BikeBrother

New Member
Viva malta,

Recentemente adquiri umas rodas novas e como tinha discos de 6 furos e as rodas eram centerlock, lá tive que comprar os adaptadores.

Acontece que estes dias verifiquei que os discos têm folga. Nota-se perfeitamente que existe folga nos furos do disco com os adaptadores. Existe alguma solução para este problema ou terei mesmo que comprar discos centerlock para resolver definitivamente o problema?
 

Jepas

Super Moderador
Quando o adaptador é bem montado não existem folgas no disco. Está tudo bem apertado? Uma hipótese poderá passar pelo uso de espaçadores para que o disco fique melhor "apertado" contra o adaptador.
 

tadeu

New Member
Isso deve-se ao tipo de adaptador, existem uns que atarraxa-se o disco ao adaptador mas existem outros em que o disco fica seguro no adaptador através de uns pinos e depois o lockring do centerlock é que segura tudo. Eu uso cubos XT centerlock e ando com discos centerlock sempre é um pouco mais pesado que o que se consegue arranjar com o standard de 6 furos mas também nunca liguei assim tanto ao peso, mas não tenho problemas de folgas.

Cumpts
 

BikeBrother

New Member
Vou ter que estudar bem o caso. E arranjar a ferramenta para verificar o aperto do adaptador porque não tenho.

Obrigado pelas respostas.
 

NewbieBTT

New Member
Claudiop, essas rodas até são bastante mais resistente do que se julga e são rodas mais viradas para AM do que para XC. O único problema delas é que são pesadotas.
 

BikeBrother

New Member
Obrigado. De facto vendo em pormenor os adaptadores estão mal apertados, daí a folga nos discos. Tendo em conta que essa ferramenta dá para a cassete e para os adaptadores se calhar vou mesmo proceder à sua compra.
 

antoniojcramos

New Member
Boas tive esse problema, e de facto era a folga no disco, ou seja, onde ele estava cravado do sistema centerlock. Depois de um pouco de estudo, comprei uma punção em bico e com a ajuda de um martelo e de uma base fixa, dei uma "martelada" no centro de cada cravo, e ficou como novo!
 
Top