Folga em cassete XT

huppy

Member
Boas pessoal

Ambas as cassetes XT que tenho instaladas com o acumular de kms começam a ter folga, ou seja o encaixe\aperto não e suficiente para se manterem completamente estáticas no cepo.
A pouco desmontatei a que tem maior folga e mais kms(cerca de 10000) e o cepo não tem qualquer marca de desgaste nem qualquer folga, portanto da a sensação que o encaixe "alargou".

Mais alguem com este problema?
 

luiscajao

Member
Boas,

Qual e a marca das tuas rodas, porque o que esta com folga e o encaixe da cassete no cepo. Se forem umas MAVIC não e defeito e mesmo feitio.

Luís Cajão
 

huppy

Member
Acho muito estranho que seja isso, e tem se agravado ultimente!

São uns cubos DT Swiss 240S e uns HOPE PRO II e acontece em ambos.
Sera que falta alguma anilha para "papar" a folga?
 

pirilampo

Member
Realmente existem umas anilhas para colocar nos cepos..mas não me lembro agora qual o modelo de cassete e de cepo precisam disso...as minhas mavic traziam essa anilha e aqui alguém no fórum precisou de uma e dei-lhe...procura nos posts antigos....mas mesmo antigos...antes da remodelação do fórum...
 

huppy

Member
Mistério resolvido!

O sintoma e o mesmo, mas o cepo 240S ta com folga, nao o encaixa da cassete!
Nos HOPE encontrei 1 anilha ai 1mm ca por casa que deu para por no cepo e o problema resolveu-se!
 

PedroTenreiro

Active Member
Ora viva.
Aproveito este tópico para relatar uma situação e se possível, esclarecer a dúvida.
Tenho umas shimano XT com cubos M775 que levaram cepo e eixo novo atrás hoje uma vez que o que tinha entregou a alma ao criador.
Vim agora de uma pequena volta de 20km que serviu para testar o material...
Tudo bem, menos um aspecto: em mudanças pesadas (principalmente no carreto de 11) a pedalar em força, há um estalo e a consequente "pedalada em falso".
Cepo com folga, pensei eu. Cheguei a casa retirei a cassete e o cepo realmente abana, mas apenas um bocadinho. Isso já se passava com o outro e nunca me aconteceu esta situação das "pedaladas em falso". Além disso (ainda que possível) o cepo é novo (bem como eixo e esferas) e tudo no cubo está bem apertado gira com uma suavidade assinalável.
Lixado da vida, voltei a encaixar a cassete. Nesse instante apercebi-me que entre a cassete e o cepo existe (aqui sim) uma folga assinalável. É como se este cepo fosse mais estreito, mais fino.
Pergunta: isto é possível ou pelo menos comum? O cepo (e os outros componentes) são para a gama 770 (o meu cubo é 775) no entanto a shimano diz que é compatível para os XT 775 e XTR 970 e 975. Alguém que tenha este cepo, me sabe dizer se aceita sem espinhas cassetes deore (a minha) ou é fino e só aceita cassetes com aranha?
 

Jocas22

Active Member
bom as minhas rodas tinham cubos xt (775), como tu substitui o cepo, cassete deore. Mas não tinha folgas nem antes nem depois, e o cepo novo (775) ficou igualzinho ao anterior, sem folgas e a rolar 5 estrelas.

Agora cepos a abanar? Isso não é normal, os meus ficavam bem fixos, tanto o novo como o velho.

E folga entre a cassete e o cepo? Como assim? Não encaixa justo? Novamente isso não é normal. Elas encaixam bem justas. Se é a cassete que abana é porque está mal apertada.
 

PedroTenreiro

Active Member
O cepo abana mas é só mesmo um bocadinho... Mal se nota.
quanto à cassete, é como tu dizes. não encaixa justo e já não a consigo apertar mais.

Mas tu substituiste por 775? É que o meu cepo é 770 que é a referencia das novas xt
 

Jocas22

Active Member
epá não quero estar aqui a dar palpites que depois podem correr mal.

Mas quando montei tudo vi que a cassete abanava ligeiramente, voltei lá e dei mais força no aperto e ela lá ficou fixa. Parecia-me que era força a mais mas a verdade é que só assim lá foi. Aquilo também são cepos de aço, pesados e resistentes.

Agora se o cepo não encaixa bem no cubo, e a cassete não encaixa bem no cepo ai já não sei o que dizer. Posso te garantir que nada disso se passava comigo e tento eu exactamente o mesmo material.

EDIT: desculpa mas afinal o meu era o 785 e não o 775. Fui confirmar o material que recebi da garantia. ;) Ia jurar que era mesmo 775. Ou seja foi 785 por 785.
 
Last edited:

PedroTenreiro

Active Member
Mas encaixa tudo bem no cubo. Atenção que quando a isso não há a mais pequena resistência ou fragilidade. Eu até já fixei apenas o parafuso de fixação do cepo e esse, não mexe mesmo. O que sede ligeiramente (como referí) é o próprio "corpo" do cepo. A folga mais pronunciada, é mesmo na cassete e essa, já não dá mesmo para apertar mais.
 

Jocas22

Active Member
bom nova verificação.

O cubo era o 785. O cepo é este: "Freehub Body for Deore XT 770/775/780/785" ou seja estamos a falar exactamente do mesmo. Daí a minha confusão. Era cubo XT 2012. :D
 

Jocas22

Active Member
mas quando apertas aquela cena redonda com a rosca numa das pontas pra fixar o cepo ao cubo, ele não fica justo? (até fui buscar a peça pra ver porque fiquei com a nova e usei a antiga)

PS: se quiseres dou-ta pra experimentares.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Pode ser que seja do parafuso de aperto.

freebod.gif


Com uma sextavada de 10mm deves resolver o problema.
(penso eu de que...)

Um abraço

ny12xx
 

Jocas22

Active Member
é essa peça mesmo. Bem apertada fixa aquilo e ele não cede. E nem é preciso apertar muito.

Também pode ser da rosca onde essa peça aperta que pode estar marada, foi o que me lembrei agora.
 

PedroTenreiro

Active Member
Fui testar outra vez o material e os estalos apenas se verificam no carreto de 11. Nos outros, independentemente da força que faça não acontece nada. Mesmo no prato de 11. No entanto, a folga na cassete é notória. É possível que tenha aumentado o diâmetro ou ter-se desgastado com o uso? Tem cerca de 1500km.
 

Giantfreerider

New Member
Se a folga é notória, tem de faltar ai alguma anilha! ;)
Alguns cepos precisão dessa anilha, outros não. Pode ser o caso do cepo 770 e os outros seguintes (775, 785) já não precisarem.
Essa folga que falas acontece nas minhas mavic crossride se não puser a tal anilha. Nos cubos XTR que tenho, já não precisa da tal anilha quando coloco a mesma cassete! ;)
 

PedroTenreiro

Active Member
Mas a folga não é em termos de "comprimento" mas sim em "largura". Não creio que uma anilha influencie o funcionamento. A questão é que este cubo ou tem um diâmetro inferior ao 775 ou então a cassete alargou. Estamos a falar em um mm sensivelmente. Parece pouco mas faz diferença. Vou tentar ilustrar a coisa com um foto daqui a pouco.
 

Giantfreerider

New Member
Já mediste o diâmetro dos cepos para comparar?
E olha que sem a anilha que falo, dá a sensação que a cassete está larga! ;)
E não podem ter diâmetros diferentes os cepos...a não ser que seja defeito de fabrico, o que acho muito pouco provável.
 

PedroTenreiro

Active Member
O outro cepo foi directamente para o lixo. Arrependido disso estou eu.
Estive há pouco a experimentar a minha cassete nas rodas do meu irmão e não tem folga.
Onde é que posso arranjar a tal anilha? Achas que a sport zone as tem? Vou experimentar. Mal não fará, certamente.
Estás a dizer que a tua cassete sem anilha parece ter folga?
 
Top