Boa noite,
Depois de quase 6 meses a tentarem convencer-me a trocar a “velhinha” Bianchi Oetzi, finalmente surgiu o negócio que me fez perder a cabeça.
Sem sombra de duvida que a marca é um dos factores de escolha numa nova bicicleta mas, os meus gostos de decoração são ainda mais importantes. Bicicletas escuras nunca me fizeram morrer de amores e só uma bicicleta garrida é que me poderia levar a trocar de bike. A máquina capaz de tal feito foi uma Focus Raven Expert vermelhinha com uma suspensão branquinha.
Antes de passar à montagem actual, na altura da compra, a bike vinha com o seguinte material:
Quadro Focus Raven Expert
Suspensão Rock Shox Reba Sl
Rodas Fulcrum Red Metal 5
Transmissão Shimano XT completa
Travões Avid Elixir R
Componentes FSA
Depois de adquirida a máquina, começou a maluqueira… sempre disse que uma bicicleta de 10 a 11Kg com transmissão LX ou XT seria a bicicleta ideal e racional para mim. Mais do que isto era material que nunca iria tirar proveito e pelo qual não se justificava o investimento. Pois bem… em menos de 15 dias lá se foi a moral toda e surge a máquina Focus Raven ZRM! (ZRM das iniciais do meu nome que aplica-se aos componentes aperfeiçoados por mim)
Neste momento, a bike encontra-se inacabada e já vai com o seguinte material:
Quadro – Focus Raven Expert ZRM
Suspensão – Rock Shox Sid Team
Bloqueio – PopLoc ZRM
Desv. Tras – Shimano XTR 972 GS Shadow Medium Cage
Roletes - KCNC
Desv. Frente – Shimano XTR 971 ZRM
Pedaleiro – KCNC K-Type XC
Pratos – Race Face Team 44T; KCNC K-Type 32T e 22T
Mov. Pedaleiro – KCNC ZRM
Cassete – Shimano XTR 970 11-34
Corrente – KMC X9 SL
Manipulos – XTR 970
Travão Frente – Avid Elixir Branco
Travão Trás – Avid Elixir Branco
Adaptador Travão Trás – Magura ZRM
Disco Frente – Unex 160mm (serra)
Disco Trás – Unex 160mm (serra)
Aro Frente – NoTubes Olympic 32F
Aro Trás – NoTubes Olympic 32F
Cubo Frente – WTB Laser Disc Lite ZRM
Cubo Trás – WTB Laser Disc Lite ZRM
Raios – Sapim Laser
Cabeças de Raio – Sapim Alu
Fitas Conversão UST – NoTubes
Válvulas UST – NoTubes
Chavetas – KCNC Ti
Pneu Frente – Maxxis Larssen TT 1,90 Kevlar
Pneu Trás – Maxxis Larssen TT 1,9 UST
Liquido Anti-Furo – Joe’s No Flats Super Sealent
Guiador – KCNC SC Bone Recto
Avanço – KCNC SC Wing
Espigão de Selim – KCNC Ti Pro Lite 31,6 ZRM
Aperto Espigão de Selim – MSC ZRM
Cx. De Direcção – FSA ZRM
Punhos – Bontrager
Selim – Selle Italia SLR Kit Carbon
Pedais – Exustar 25Ti
Cabos – Clarks
Espirais – Shimano
Parafusos Pedaleiro – KCNC Alu
Parafusos Discos – A2Z Ti
Parafusos Pinças Travão – MSC Alu
Parafusos Manetes e Manipulos – A2Z Alu
Parafusos Desviadores – MSC Alu e KCNC
Parafusos Quadro – A2Z Alu
Basicamente, de origem sobra o quadro e os travões. O quadro é para ficar mas os travões apenas estão à espera da chegada dos novos Formula R1.
Seguindo a ordem da lista do material, passemos às explicações e análises das opções.
Suspensão
A Reba SL de origem era bonita mas pesada. Opções? Magura… não gosto do funcionamento da única em que já andei. DT Swiss… o preço é para esquecer. Manitou… ainda não me convenceu na fiabilidade. Fox e Marzocchi é para pesarem tanto ou mais que a de origem… só sobra a RockShox. Uma SID World Cup seria o mais indicado mas como não havia para entrega a coisa complicou. Surgiu um negócio para a Sid Team usada (2 ou 3 vezes) por uma pessoa conhecida e nem pensei duas vezes. Não é a mais leve mas é a com melhor relação peso/resistência/fiabilidade.
Ainda ando à procura da pressão que me satisfaz mas até agora só posso dizer que funciona 5 estrelas. Suave, sensível e bastante resistente à torção.
A suspensão vinha com um bloqueio remoto PushLoc que foi substituído por um PopLoc devido ao peso. Como se não bastasse, decidi ainda fazer umas alterações ao PopLoc de modo a reduzir-lhe significativamente o peso.
Transmissão
Já que entrei na onda do peso, há que trocar o grupo XT por algo mais leve. Sram ou Shimano? Shimano! Porquê? Suavidade, silêncio, peso, preço… Já sei que desafina mais mas que eu tenho tempo e paciência para a afinar as vezes que for preciso. Reconheço as vantagens da SRAM mas sinceramente, o barulho que faz a mudar de velocidade (desviador, corrente, cassete e manípulos) não me convence minimamente.
Apenas três coisas não são Shimano XTR na transmissão toda. A corrente é uma KMC X9 SL por questão de peso pois é consideravelmente mais leve. As roldanas do desviador traseiro são KCNC por razões estéticas.
O terceiro componente não XTR é o pedaleiro KCNC porque pedaleiros XTR aparecem em cada esquina e eu queria algo diferente. Cheguei a montar uma Aerozine de carbono mas infelizmente apresentava folga num dos cranks e pesava bem mais do que o anunciado no site da marca. Os pratos KCNC foram pesados e são mais leves que os FSA Team, Shimano e Race Face Team. Apenas o prato de 44 dentes da Race Face consegue ser mais leve que o KCNC e por isso foi trocado. Todos os parafusos e extractores foram trocados por questões estéticas pois no peso não se ganha nada visto os de origem já serem de alumínio de ultra leves.
Até à data, funciona tudo normalmente. O desviador traseiro é afinado a cada volta pois o tempo de chuva e lama não ajuda. Os roletes metálicos são bastante barulhentos em condições de lama.
Travões
São dos poucos componentes que prevalecem de origem, ou pelo menos em parte. Tenho uns R1 encomendados mas ainda não há para entrega. Até lá, ando com os Avid que por sinal até já são bem leves.
Troquei os discos para os Unex porque são mais leves e tem um visual mais engraçado. Os parafusos foram todos trocados para alumínio com excepção feita aos dos discos que foram trocados para titânio. O adaptador do travão traseiro foi substituído por uma Magura que é dos mais leves de série mas que posteriormente sofreu uma dieta para metade do peso.
Rodas
A opção mais sensata a nível de peso/preço/fiabilidade são as rodas NoTubes Olympic, raios Sapim Laser e cubos WTB Laser Disc Lite.
Há rodas mais leves… basta optar por cubos Tune, FRM, etc… ou aros NoTubes Race mas aí o preço dispara para além de limites de peso não compatíveis com pessoas de mais de 80Kg que é o meu caso. A nível de equivalentes, apenas com o mesmo aro e cubo diferente. Refiro-me a cubos tipo A2Z e restantes cópias. Tenho uma má experiência com a fiabilidade dos cubos A2Z e como tal nem coloquei essa hipótese.
Se a ideia for a fiabilidade total, então nada como Mavic, DT Swiss ou Fulcrum. Mas os pesos são bem mais altos e os preços também.
No final, rodas completas sem fitas de conversão tubeless e sem chavetas deu 1400gr certas, sem tirar nem pôr!
Tendo em conta o meu peso e tipo de condução, posso afirmar que são ultra-resistentes. Apenas tive o cuidado de quando as raiei de torce-las bastante e encher bem o pneu logo de inicio. Depois foi só reajustar a tensão dos raios e nunca mas mexi sequer num raio. Os raios Laser são resistentes o suficiente mas permitem alguma absorção de impactos por parte da roda. Em sprint ou travagem não se nota grande torção lateral.
Periféricos
Não sei muito bem porquê mas sempre tive a mania de queres avanço, guiador e espigão da mesma marca. As opções começaram por FSA, Easton e MSC. Para além do peso e dos preços, rapidamente encontrei um grave problema. Os guiadores destas marcas são estreitos (560 a 600mm) e eu queria algo mais largo pois não queria uma bicicleta demasiado nervosa e imprecisa a descer para além de que em caso de montar bar-ends ainda ficaria mais estreito. Depois de muito procurar lá descobri que os KCNC são de 630mm de largura!
Após uma olhadela aos preços, reparei que era das opções mais baratas e a nível de pesos é também do mais leve que por aí anda, se não falarmos de AX-Lightness e Schmolke.
O espigão fica praticamente no limite pois é aconselhável para pessoas até 85Kg mas até à data tem aguentado bem. Como achava que um espigão com menos de 150gr não era suficiente, decidi ainda fazer-lhe um tunning para retirar mais umas gramitas.
Guiador e avanço estão de origem e tem aguentado bem os mais tratos sem se notar grandes torções ou imprecisões.
Nos pontos de contacto entre o rider e a bike, o peso voltou a ser factor de escolha. Os punhos foram os Bontrager apenas porque são mais leves que os Ritchey e os MSC pois a nível de conforto não são grande coisa. Já nos pedais, a opção por Exustar deve-se ao peso baixo com preço aceitável. Uns CrankBrothers 4Ti são mais leves mais custam 2 vezes mais e não tem ajuste de tensão. O único defeito até agora é o riscarem-se muito facilmente.
A nível de selim, a opção inicial foi manter o de origem da bike que era um Fizik ainda em versão protótipo com um autocolante a dizer “DO NOT RIDE” que eu simplesmente não liguei. A razão de tal autocolante era o facto de ser um Thundra com carris de carbono. Ao fim de 2 voltas desmontei o selim para experimentar como ficava um Selle Italia SLR Kit Carbon e descobri que o Fizik estava a partir num dos carris. O SLR não voltou a sair… de qualquer dos modos, é provável que venha uma novo selim a caminho ainda mais leve que o SLR.
No restante material, troquei a caixa de direcção e fiz-lhe um tunning para redução de peso e alteração estética. Alterei o aperto de espigão de selim para retirar peso. Troquei tudo o que é parafusos para retirar peso e melhorar a estética. E depois têm ainda mais umas brincadeiras que estão ainda em teste de fiabilidade e que por enquanto ficam em segredo.
Após todas estas alterações, o resultado final foi este: (peso 8,760Kg, visível na primeira foto)
No final, avaliando o conjunto total posso dizer que estou bastante satisfeito pois a bicicleta já se encontra claramente abaixo dos 9Kg e até à data têm se mostrado bastante fiável.
O quadro acho que filtra ainda melhor as vibrações e é mais resistentes à torção lateral quando comparado ao Biancchi.
A nível de desempenho a subir posso dizer que têm um rolar muito suave onde praticamente não se nota qualquer tipo de atrito vindo da transmissão. O pedaleiro gira quase como um moinho de vendo e os cubos rolam tanto ou mais que umas Mavic.
A descer, o tubo horizontal de dimensões generosas deixa o centro de gravidade mais recuado o que dá outra confiança. O baixo peso permite puxar a bicicleta facilmente e não se uma instabilidade superior a uma semi-rígida de peso superior.
Mais para frente volto a analisar pois neste momento os Km percorridos ainda não permitem análises mais profundas.
Agora é esperar pelos Formula R1 para ver se em conjunto com o selim e mais um ou outro segredo consigo aproxima-la dos 8Kg.
Até lá, muito pedal!
P.S.- Entre a escrita do texto acima e da postagem aqui no forum, surgiram novas alterações. Entretanto acabei por cair na tentação de experimentar uns aros No Tubes mas os Race com menos cerca de 50/60gr que os Olympic e juntei-lhes uns pneus Maxxis Maxxlite 315 para a balança e para rolar no verão pois o piso não permite mais. Deste modo, dos 8,760Kg, passei a ter uma bike com 8,260Kg. :twisted:
Depois de quase 6 meses a tentarem convencer-me a trocar a “velhinha” Bianchi Oetzi, finalmente surgiu o negócio que me fez perder a cabeça.
Sem sombra de duvida que a marca é um dos factores de escolha numa nova bicicleta mas, os meus gostos de decoração são ainda mais importantes. Bicicletas escuras nunca me fizeram morrer de amores e só uma bicicleta garrida é que me poderia levar a trocar de bike. A máquina capaz de tal feito foi uma Focus Raven Expert vermelhinha com uma suspensão branquinha.
Antes de passar à montagem actual, na altura da compra, a bike vinha com o seguinte material:
Quadro Focus Raven Expert
Suspensão Rock Shox Reba Sl
Rodas Fulcrum Red Metal 5
Transmissão Shimano XT completa
Travões Avid Elixir R
Componentes FSA
Depois de adquirida a máquina, começou a maluqueira… sempre disse que uma bicicleta de 10 a 11Kg com transmissão LX ou XT seria a bicicleta ideal e racional para mim. Mais do que isto era material que nunca iria tirar proveito e pelo qual não se justificava o investimento. Pois bem… em menos de 15 dias lá se foi a moral toda e surge a máquina Focus Raven ZRM! (ZRM das iniciais do meu nome que aplica-se aos componentes aperfeiçoados por mim)
Neste momento, a bike encontra-se inacabada e já vai com o seguinte material:
Quadro – Focus Raven Expert ZRM
Suspensão – Rock Shox Sid Team
Bloqueio – PopLoc ZRM
Desv. Tras – Shimano XTR 972 GS Shadow Medium Cage
Roletes - KCNC
Desv. Frente – Shimano XTR 971 ZRM
Pedaleiro – KCNC K-Type XC
Pratos – Race Face Team 44T; KCNC K-Type 32T e 22T
Mov. Pedaleiro – KCNC ZRM
Cassete – Shimano XTR 970 11-34
Corrente – KMC X9 SL
Manipulos – XTR 970
Travão Frente – Avid Elixir Branco
Travão Trás – Avid Elixir Branco
Adaptador Travão Trás – Magura ZRM
Disco Frente – Unex 160mm (serra)
Disco Trás – Unex 160mm (serra)
Aro Frente – NoTubes Olympic 32F
Aro Trás – NoTubes Olympic 32F
Cubo Frente – WTB Laser Disc Lite ZRM
Cubo Trás – WTB Laser Disc Lite ZRM
Raios – Sapim Laser
Cabeças de Raio – Sapim Alu
Fitas Conversão UST – NoTubes
Válvulas UST – NoTubes
Chavetas – KCNC Ti
Pneu Frente – Maxxis Larssen TT 1,90 Kevlar
Pneu Trás – Maxxis Larssen TT 1,9 UST
Liquido Anti-Furo – Joe’s No Flats Super Sealent
Guiador – KCNC SC Bone Recto
Avanço – KCNC SC Wing
Espigão de Selim – KCNC Ti Pro Lite 31,6 ZRM
Aperto Espigão de Selim – MSC ZRM
Cx. De Direcção – FSA ZRM
Punhos – Bontrager
Selim – Selle Italia SLR Kit Carbon
Pedais – Exustar 25Ti
Cabos – Clarks
Espirais – Shimano
Parafusos Pedaleiro – KCNC Alu
Parafusos Discos – A2Z Ti
Parafusos Pinças Travão – MSC Alu
Parafusos Manetes e Manipulos – A2Z Alu
Parafusos Desviadores – MSC Alu e KCNC
Parafusos Quadro – A2Z Alu
Basicamente, de origem sobra o quadro e os travões. O quadro é para ficar mas os travões apenas estão à espera da chegada dos novos Formula R1.
Seguindo a ordem da lista do material, passemos às explicações e análises das opções.
Suspensão
A Reba SL de origem era bonita mas pesada. Opções? Magura… não gosto do funcionamento da única em que já andei. DT Swiss… o preço é para esquecer. Manitou… ainda não me convenceu na fiabilidade. Fox e Marzocchi é para pesarem tanto ou mais que a de origem… só sobra a RockShox. Uma SID World Cup seria o mais indicado mas como não havia para entrega a coisa complicou. Surgiu um negócio para a Sid Team usada (2 ou 3 vezes) por uma pessoa conhecida e nem pensei duas vezes. Não é a mais leve mas é a com melhor relação peso/resistência/fiabilidade.
Ainda ando à procura da pressão que me satisfaz mas até agora só posso dizer que funciona 5 estrelas. Suave, sensível e bastante resistente à torção.
A suspensão vinha com um bloqueio remoto PushLoc que foi substituído por um PopLoc devido ao peso. Como se não bastasse, decidi ainda fazer umas alterações ao PopLoc de modo a reduzir-lhe significativamente o peso.
Transmissão
Já que entrei na onda do peso, há que trocar o grupo XT por algo mais leve. Sram ou Shimano? Shimano! Porquê? Suavidade, silêncio, peso, preço… Já sei que desafina mais mas que eu tenho tempo e paciência para a afinar as vezes que for preciso. Reconheço as vantagens da SRAM mas sinceramente, o barulho que faz a mudar de velocidade (desviador, corrente, cassete e manípulos) não me convence minimamente.
Apenas três coisas não são Shimano XTR na transmissão toda. A corrente é uma KMC X9 SL por questão de peso pois é consideravelmente mais leve. As roldanas do desviador traseiro são KCNC por razões estéticas.
O terceiro componente não XTR é o pedaleiro KCNC porque pedaleiros XTR aparecem em cada esquina e eu queria algo diferente. Cheguei a montar uma Aerozine de carbono mas infelizmente apresentava folga num dos cranks e pesava bem mais do que o anunciado no site da marca. Os pratos KCNC foram pesados e são mais leves que os FSA Team, Shimano e Race Face Team. Apenas o prato de 44 dentes da Race Face consegue ser mais leve que o KCNC e por isso foi trocado. Todos os parafusos e extractores foram trocados por questões estéticas pois no peso não se ganha nada visto os de origem já serem de alumínio de ultra leves.
Até à data, funciona tudo normalmente. O desviador traseiro é afinado a cada volta pois o tempo de chuva e lama não ajuda. Os roletes metálicos são bastante barulhentos em condições de lama.
Travões
São dos poucos componentes que prevalecem de origem, ou pelo menos em parte. Tenho uns R1 encomendados mas ainda não há para entrega. Até lá, ando com os Avid que por sinal até já são bem leves.
Troquei os discos para os Unex porque são mais leves e tem um visual mais engraçado. Os parafusos foram todos trocados para alumínio com excepção feita aos dos discos que foram trocados para titânio. O adaptador do travão traseiro foi substituído por uma Magura que é dos mais leves de série mas que posteriormente sofreu uma dieta para metade do peso.
Rodas
A opção mais sensata a nível de peso/preço/fiabilidade são as rodas NoTubes Olympic, raios Sapim Laser e cubos WTB Laser Disc Lite.
Há rodas mais leves… basta optar por cubos Tune, FRM, etc… ou aros NoTubes Race mas aí o preço dispara para além de limites de peso não compatíveis com pessoas de mais de 80Kg que é o meu caso. A nível de equivalentes, apenas com o mesmo aro e cubo diferente. Refiro-me a cubos tipo A2Z e restantes cópias. Tenho uma má experiência com a fiabilidade dos cubos A2Z e como tal nem coloquei essa hipótese.
Se a ideia for a fiabilidade total, então nada como Mavic, DT Swiss ou Fulcrum. Mas os pesos são bem mais altos e os preços também.
No final, rodas completas sem fitas de conversão tubeless e sem chavetas deu 1400gr certas, sem tirar nem pôr!
Tendo em conta o meu peso e tipo de condução, posso afirmar que são ultra-resistentes. Apenas tive o cuidado de quando as raiei de torce-las bastante e encher bem o pneu logo de inicio. Depois foi só reajustar a tensão dos raios e nunca mas mexi sequer num raio. Os raios Laser são resistentes o suficiente mas permitem alguma absorção de impactos por parte da roda. Em sprint ou travagem não se nota grande torção lateral.
Periféricos
Não sei muito bem porquê mas sempre tive a mania de queres avanço, guiador e espigão da mesma marca. As opções começaram por FSA, Easton e MSC. Para além do peso e dos preços, rapidamente encontrei um grave problema. Os guiadores destas marcas são estreitos (560 a 600mm) e eu queria algo mais largo pois não queria uma bicicleta demasiado nervosa e imprecisa a descer para além de que em caso de montar bar-ends ainda ficaria mais estreito. Depois de muito procurar lá descobri que os KCNC são de 630mm de largura!
Após uma olhadela aos preços, reparei que era das opções mais baratas e a nível de pesos é também do mais leve que por aí anda, se não falarmos de AX-Lightness e Schmolke.
O espigão fica praticamente no limite pois é aconselhável para pessoas até 85Kg mas até à data tem aguentado bem. Como achava que um espigão com menos de 150gr não era suficiente, decidi ainda fazer-lhe um tunning para retirar mais umas gramitas.
Guiador e avanço estão de origem e tem aguentado bem os mais tratos sem se notar grandes torções ou imprecisões.
Nos pontos de contacto entre o rider e a bike, o peso voltou a ser factor de escolha. Os punhos foram os Bontrager apenas porque são mais leves que os Ritchey e os MSC pois a nível de conforto não são grande coisa. Já nos pedais, a opção por Exustar deve-se ao peso baixo com preço aceitável. Uns CrankBrothers 4Ti são mais leves mais custam 2 vezes mais e não tem ajuste de tensão. O único defeito até agora é o riscarem-se muito facilmente.
A nível de selim, a opção inicial foi manter o de origem da bike que era um Fizik ainda em versão protótipo com um autocolante a dizer “DO NOT RIDE” que eu simplesmente não liguei. A razão de tal autocolante era o facto de ser um Thundra com carris de carbono. Ao fim de 2 voltas desmontei o selim para experimentar como ficava um Selle Italia SLR Kit Carbon e descobri que o Fizik estava a partir num dos carris. O SLR não voltou a sair… de qualquer dos modos, é provável que venha uma novo selim a caminho ainda mais leve que o SLR.
No restante material, troquei a caixa de direcção e fiz-lhe um tunning para redução de peso e alteração estética. Alterei o aperto de espigão de selim para retirar peso. Troquei tudo o que é parafusos para retirar peso e melhorar a estética. E depois têm ainda mais umas brincadeiras que estão ainda em teste de fiabilidade e que por enquanto ficam em segredo.
Após todas estas alterações, o resultado final foi este: (peso 8,760Kg, visível na primeira foto)
No final, avaliando o conjunto total posso dizer que estou bastante satisfeito pois a bicicleta já se encontra claramente abaixo dos 9Kg e até à data têm se mostrado bastante fiável.
O quadro acho que filtra ainda melhor as vibrações e é mais resistentes à torção lateral quando comparado ao Biancchi.
A nível de desempenho a subir posso dizer que têm um rolar muito suave onde praticamente não se nota qualquer tipo de atrito vindo da transmissão. O pedaleiro gira quase como um moinho de vendo e os cubos rolam tanto ou mais que umas Mavic.
A descer, o tubo horizontal de dimensões generosas deixa o centro de gravidade mais recuado o que dá outra confiança. O baixo peso permite puxar a bicicleta facilmente e não se uma instabilidade superior a uma semi-rígida de peso superior.
Mais para frente volto a analisar pois neste momento os Km percorridos ainda não permitem análises mais profundas.
Agora é esperar pelos Formula R1 para ver se em conjunto com o selim e mais um ou outro segredo consigo aproxima-la dos 8Kg.
Até lá, muito pedal!
P.S.- Entre a escrita do texto acima e da postagem aqui no forum, surgiram novas alterações. Entretanto acabei por cair na tentação de experimentar uns aros No Tubes mas os Race com menos cerca de 50/60gr que os Olympic e juntei-lhes uns pneus Maxxis Maxxlite 315 para a balança e para rolar no verão pois o piso não permite mais. Deste modo, dos 8,760Kg, passei a ter uma bike com 8,260Kg. :twisted: