29er Focus Raven - Projecto e Análise

rushman

New Member
Já não é o primeiro caso de quadros destes partidos na escora que vejo/sei, ainda esta semana estive com um na mão que estava a ser reparado.
 

nmp

Member
Boas...

Por acaso também conheço 2 proprietários de Ravens 29 que tiveram que acionar a garantia por problemas no quadro. No forum espanhol também tem alguns casos, mas pelo que sei a garantia Focus tem-se portando 10 estrelas...

Cumprimentos
 

rushman

New Member
Pois... pelo menos isso, sempre deixa o dono da bicicleta mais "descansado", mas não deixa de ser chato uma bicicleta de mais de 2000€ ter este tipo de problemas... no entanto também já ouvi/vi outras marcas ter problemas semelhantes...
 

desbravar mato

New Member
Eu sou um exemplo de accionar a garantia. Em Dezembro accionei a do meu quadro (Focus Raven 1.0 29er, modelo 2012) devido a ter uma folga nos parafusos da grade e em meados de Janeiro 2013 já tinha o quadro novo montado. Acontece que o quadro novo também vinha com um pequeno defeito no verniz e foi detectado na loja tendo sido activada a garantia de imediato e em 3 semanas tinha o assunto resolvido.
A garantia da FOCUS está a trabalhar muito mas muito bem. Não sei se será da Tecnocycle trabalhar bem ou não, mas fiquei muito bem impressionado. Resolvi tudo a partir do Palco da Aventura e correu 5estrelas.
 

hugo_frade

New Member
O meu caso foi tratado directamente no importador, onde comprei a bike... E tanto neste caso como no anterior demorou cerca de 2 semanas até ter o quadro novo na loja. Uma vez que não havia grandes riscos de partir efectivamente o quadro (eram apenas fissuras superficiais), fui andando com a bike durante esse tempo.

A loja e a marca foram irrepreensiveis no processo! Mas não deixa de ser preocupante, e sinto que vou voltar a ter este problema nas escoras...

Quanto ao espigão OnOff e ao selim Selle Italia que também estão para garantia, já me foi dito que estava assegurada a substituição, mas ainda não enviaram nada...
 

desbravar mato

New Member
Pois é um risco... mas das diversas bikes que já tive, também já tive diversas situações de garantia e nenhuma esteve ao nível que a FOCUS tem demonstrado. A título dos meus exemplos pessoais:
-2005 activei uma garantia dum Scott RC20, em que o carbono se desfez. O quadro tinha 4 meses e tive de fazer queixa por e-mail através da DECO e de outras entidades para conseguir resolver a questão
-2006 activei garantia de uma Qbike que até correu relativamente bem
-2010 activei da Cannondale Scalpel, danificada ao uso da própria Cannondale e de um representante seu num test-drive e até hoje ainda aguardo resposta
-2011 activei duma Focus Raven 26 e correu 5 estrelas. 2 semanas a resolver
-2012 Focus Raven 29er e correu 5 estrelas... e agora este ano já está tudo tratado e também em cerca de 2 semanas.
Azares acontecem...seja qual for a marca!
 

hugo_frade

New Member
desbravar mato, isso é que é uma bela colecção de quadros danificados...
A Focus e a Firstbike no meu caso trabalharam 5 estrelas... Não levantaram nenhum problema e foram muito rápidos na substituição! Todas as casas / marcas deviam trabalhar assim...

O primeiro quadro fissurou na face inferior das 2 escoras superiores (a meio) e na face inferior da ponte, onde unem as escoras.
No segundo quadro, foi apenas numa das escoras superiores...
 

nmp

Member
Mas não deixa de ser preocupante, e sinto que vou voltar a ter este problema nas escoras...

Hugo não pude deixar de ler este teu comentário! O que te leva a dizer esta afirmação? Infelizmente tenho tido conhecimento de alguns quadros partidos Raven 29, porém nenhuma razão de queixa, até ao momento, da ativação da garantia por parte dos proprietários.

O pessoal que conheço que teve problemas no quadro são dois utilizadores com mais de 85kg que abusam bastante a andar, ou seja, não poupam nada as máquinas! São os próprios a admitir! Um deles, teve uma estaladela na zona abaixo do aperto do espigão e o outro na escora superior direita.
Apesar de a garantia estar a funcionar bem, já são alguns casos e o pessoal começa a ficar algo apreensivo!!

Cumprimentos,

NMP
 

hugo_frade

New Member
Tenho esse receio porque já foram 2 quadros com o mesmo problema no mesmo sítio, e com a mesma quilometragem...
Eu estimo bem o meu material e não ando a partir pedra com o quadro, mas peso 95kg (tenho 1,98m) e esta bike não é de montra nem faz só estradão...

Apesar de tudo só tenho a dizer bem da garantia, que funcionou sem problemas! E cada vez se conhecem mais casos porque cada vez há mais bikes destas por aí...
 

nmp

Member
E cada vez se conhecem mais casos porque cada vez há mais bikes destas por aí...

Em parte a tua afirmação faz todo o sentido. Também concordo! Mas não deixa de ser estranho o número de casos... o "boom" de ravens 29 por si só não explica tudo!!

Cumprimentos e continuação de boas pedaladas nessa grande máquina...
 

hugo_frade

New Member
Para actualizar:
- o quadro que veio da garantia e de que falei nos últimos post's também já partiu. Desta vez no tubo do espigão, abaixo da marca de inserção do espigão. A garantia foi novamente accionada e já está na loja a ser trocado. De facto não me posso queixar da garantia nem da loja, mas já foram 3 quadros...
- o selim Selle Italia SLR XC gel flow demorou a vir da garantia, mas já está no sítio e veio na nova versão "preto baço" que escorrega menos.
- o espigão ONOff já veio há algum tempo e está OK. Reparei que alteraram a cabeça do espigão dando-lhe alguma rugosidade na face onde aperta a peça metálica. Isto faz com que haja mais atrito e o selim não incline.
- a cassete XTR foi "remendada" com os carretos intermédios que só consegui encontrar fora de portugal e acamou relativamente bem a corrente nova.

- o pneu WTB Nano que tinha atrás deu de si nas 24h de Famalicão e depois de lhe ter perdoado vários furos laterais ao longo dos muitos km's que fez, não quis arriscar mais e montei um Maxxis Crossmark Tubeless. Já conhecia o piso pois usei muito tempo na roda 26 e de facto é um pneu mais resistente, com boa tracção e bom rolar (infelizmente mais pesado e que só gosto atrás). Na frente continua o outro WTB que vai cumprindo.
Estou assim mais longe do sub-10, mas mais descansado!

Quanto à bike no geral, tem dado para curtir muito e continuo fascinado com a eficácia da roda 29. A suspensão levou agora revisão e está a funcionar em pleno. A transmissão tem dado algumas chatices por causa de empenos e correntes que não acamam, mas está apta para muitos km's. Os travões continuam a dar-me a sensação de "falta qualquer coisa", mas têm cumprido. As rodas têm levado uns ajustes de tensão nos raios e do cubo traseiro, estando impecáveis!

Resumo feito... :p
Boas pedaladas!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo Hugo, tens tido azar com os quadros mas, se a garantia tem trabalhado bem, é preciso é que corra tudo bem, sem maselas no corpo :)

a minha Raven 4 de momento está com 10,010kg :) tudo com XT, exceto a Rotor Agilis :)
 

fox77

New Member
RTC só tirei porque tava sempre a avariar...este bloqueio é com cabo e entra sujidade e deixa de trabalhar...já tive a sid com bloqueio a oleo e 5 * agora este com cabo :fpalm:
 

fox77

New Member
os antigos eram espetaculares mas estes :fpalm: são muito sensiveis qualquer toque aquilo roda por vezes nas subidas mais inclinadas ao agarraro guiador roda sem que eu querer...e o ratio não é 1/1 como os antigos fiz troca com outro amigo...já reparas-te que não ves muitos dos novos rotativos pois não??
 
Top