Focus Raven 29R 4.0 2015

H.Vicente

Member
Boa noite, RicardoCupra é só para dizer que já adquiri uma 29" mas não é a Raven apesar de gostar muita da mesma, senti-me muito bem quando experimentei outra alemã..:)..a Cube Elite Super HPC Pro..quando puder tento fazer uma analise da minha bicicleta.

Boas pedaladas para todos.
 

RicardoCupra

New Member
Boa noite

Parabens pela compra H.Vicente, espero que a troca para 29R seja produtiva, seja qual for a maquina!

Boa sorte com ela, e muitos kms com qualidade pela frente.

Por aqui as coisas vão assim...

IMG_1566.jpg


Mas no final da semana arranjo mais fotos e espero que as primeiras impressões.

Boa semana
 

RicardoCupra

New Member
Boa noite pessoal.

Após 1700kms de passeios semanais/Raids/maratonas:

1 jogo de pastilhas traseiras
1 par de grips novos
oleo, lavagens e liquido anti furo!

Sangramento de travao traseiro - no seguimento da troca de pastilhas

Após ser preparada para os 5 cumes:D

IMG_2159.jpg

Até agora nada a apontar, 5 estrelas toda a montagem e modificações que fiz!
 
Boas amigo Ricardo,
Li o teu topico de principio ao fim, já que estou muito apaixonado por uma Raven 5.0 e ainda ando em duvidas já que sempre fui utilizador Scott, mas parece-me que para o valor que arranjo a Scott, a raven trás melhor equipamento.
A minha duvida ainda recai sobre um aspecto que referiste ha pouco tempo, eu tenho 1.73 e apesar de me aconselharem um M, estou muito inclinado para o S, procurando uma bike mais maneavel e evitanto a sensação de condução de um camião no tamanho M até porque o espigão fica muito baixo....
Neste momento tenho uma raven M que me emprestaram para fazer amanha o teste.

A tua bike está muito bonita, gostei muito da tua review! Foi uma mais valia para ajudar nas minhas indecisões ehe e daí colo-te apenas algumas duvidas.
Qual a medida de tubo da suspensão que ela tras 1 1.8 ou 1 1/8-1.5? Será ilusão de otica ou esse quadro so pode usar uma medida?!

No que toca a pneus, uso esse mesmo Xking 2.2 na 26 que tenho e gosto bastante. Já os Shwalbe que falaram a mim dá muito menos confiança que o continental...(são gostos)
Acho que vais ganhar e muito com um guiador de carbono, ja uso na minha ha algum tempo e parecendo que não, é um bom investimento!

Parabéns pela maquina! e continua com a excelente partilha de informação!

Um abraço
 

fabio viana

Well-Known Member
@RicardoCupra essa raven é linda :venia:

@Cristóvão Verissimo em relação ao tamanho do quadro, indicava-te um S, assim sempre tens a certeza que não ficara grande :)

Como o quadro tem caixa de direção "Tapered", quase de certeza que a suspensão será 1 1/8 - 1.5. apesar de no post #42 a suspensão parecer ter tubo normal 1 1/8 :confused:


Cumps :)
 
Fabio,
Sim numa breve pesquisa e olhando mais ao pormenor, já percebi que dá para usar qualquer suspensão 1 1/8 - 1.5.

Ricardo,
Uma outra coisa que me ajudou na tracção desse pneu da frente, é que sempre o montei na bike com o piso ao contrario. É uma opção que podes experimentar, eu uso sempre os pneus da frente com o piso ao contrario. Gosto de ter confiança no pneu da frente porque abuso muito da velocidade nas descida ao ponto de acumular algumas quedas para ganhar tempo ehehe... (juventude!)

Hoje testei a M, e parece um camião, fico com a perna esticada mesmo com o espigão muito baixo.

Cumps
 

RicardoCupra

New Member
Olá boa noite


@Cristóvão Verissimo

Sem duvida alguma que o tamanho tal como disse o Fabio Viana é o S. O quadro raven tem carateristica propria de ter os quadros um pouco grandes em seat tube, daí facto de terem inclusivé tamanho XS.
Para ganhar mais dinamica na bicicleta, dado que e uma bicicleta de BTT e o seu proposito é mesmo esse, força com a compra do tamanho S!!

Ainda relativamente a tua nova compra, aconselho te a comprar o modelo novo, o Raven é um dos quadros semirigidos mais vendidos de sempre, no entanto, tambem é dos que menos evoluiu nos ultimos anos, em minha opinião comecou a perder alguns pontos face a concorrencia que ja apresentava eixo de 12 atrás e pormenores mais interessantes como o direct mount no desviador frontal. Politica da Focus ou não, sempre foi considerado tambem um dos melhores quadros de entre as gamas onde se inclui, no entanto e dadas as evoluções, o novo quadro deste ano ja tem estes pormenores revistos e apresenta-se com geometria igualmente radical, no entanto na minha opiniao perdendo o carisma e notoriedade da escora traseira espalmada.

Em suma, eu optaria pelo modelo novo, mais ainda depois de me acontecer uma situacao ha bem pouco tempo que me levou a accionar a garantia da Focus, situação que está a ser resolvida e que falarei mais tarde.

Em relacao a minha montagem, de facto está sempre a mudar pois tenho vindo a experimentar opcoes diferentes de avanço/guiador. De momento encontra-se montada com um avanco ritchey WCS 90mm com 24º negativo e com um guiador ritchey WCS carbon 680mm - encostando o anterior setup 3T 90 -16º e guiador 3T carbono 700.

Relativamente ao setup de pneus efetivamente o pneu de trás e 5 estrelas, nunca tive um pneu que conseguisse equilibrar tanto o fator tração com capacidade de rolamento de uma forma tao eficaz, no entanto e como se diz na giria automovel "o pneu bom não faz barulho mas gasta-se rapido" este Continental na traseira vai com 1200kms e nao penso que me dure mais 200 sequer em boas condições. Pondero guarda lo e fazer o inverno com um novo pneu atrás (Maxxis talvez)

A Sid é cónica e foi até agora o melhor upgrade que fiz na Raven

A Raven cá por casa não tem tido muito descanso, a ultima esfrega foi um fim de semana com quase 200kms em 2 dias e cerca de 5500 de acumulado total nas belas paisagens da serra da estrela.

A proxima modificação será a transmissao 1x11 da Shimano XT com prato 32 incluindo travões novos também.
 

reflex989

Member
antes de mais Ricardo deixa me dizer te que a tua bike está bem bacana, mesmo ao meu gosto... Realmente as novas suspensões com bainhas pretas dou logo outro look à bike, algo mais "racing"...

Aproveito apenas para vos questionar sobre o tamanho das Focus. Estou interessado em comprar a nova Focus Raven, talvez a Evo, e estou um pouco na duvida sobre o tamanho, tenho 1.85 com 85 de cavalo. Qual o tamanho que acham mais aconselhavel?
Obrigado e desculpa o offtopic

Cumps e boas pedaladas...
 

ravenxtxt

Member
Mas se ficas no meio do M ou L... Tens que ponderar MT bem.. Ou então ver outra marca de bike.. Que tenha uma média de quadro mais adequada a ti..
 

reflex989

Member
tenho 1.85 com 85 de cavalo...
segundo as tabelas terá ou deverá ser um L no entanto na realidade poderá ser um M... aqui reside as minhas duvidas... Vamos ver...
 

ravenxtxt

Member
Com o M... Podes sempre jogar com o selim e com o avanço...mas analisa bem as medidas do quadro M e do L.... Do raven 2016 ..e compara com o de 2015..;)para mim o quadro é o M..tanto no actual como no 2016..
 

edununo

Well-Known Member
Os meus 2 cts:

Reflex989 eu iria para M com a tua altura.
Tenho uma Mondraker M e tenho 1.79 e 84 de altura de cavalo.
Comparando a Focus M com a Mondraker M, a Focus é bem maior. Tem quase mais um cm de toptube, mais 2 cms de seat tube e mais 17mm de reach. É um M parao grandinho.
 

ravenxtxt

Member
Bom dia Malta.. Se não estou enganado:fpalm: nas medidas o quadro raven 2015 M..top tube 601 e o set tube 480, o raven 2016 M ...top tube 608 e o set tube 460..
 
Ja vi as duas... 2015 e 2016 na FOCUS os tamanhos são grandes! A FOCUS que para mim ia comprar S, comprei um M na SCOTT...

Não acham que ja chega de off-topic descarado no posto do amigo Ricardo!! lololo
 

H.Vicente

Member
Boa noite Ricardocupra, o que dizes das tuas Mavic Crossmax Sl agora que já tens mais Kms andados nelas, estou a ponderar adquirir umas e gostava de saber feedbacks.

Obrigado, boas pedaladas.
 

RicardoCupra

New Member
Olá H.Vicente

As crossmax foram compradas por impulso, e por vir de um elevado nivel de confianca nas SLR em 26 polegadas. Embora hajam outras rodas na gama de elevada qualidade e performance, se fosse hoje decerto voltaria a comprar as Crossmax SL.

Há cerca de 3 semanas os cubos das rodas foram abertos por completo e as mesmas foram verificadas a nivel de rolamentos, vedantes e todos os seus componentes internos, com 2700kms encontram-se, como seria de esperar, impecaveis.

Como disse, voltaria a comprar.
 
Top