Fluidos usados na manutenção

RSD

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#1
Boas!

Tenho procurado aqui umas dicas de manutenção e pelos visto estou a fazer a mesma de forma errada!

Depois de passeios ou treinos ou o que for, normalmente "pulverizo" a bike toda com um spray de limpeza industrial que é desengordurante. Depois água sem pressão pra limpar tudo!
Com o mesmo spray mas já num pano, limpo locais mais críticos.
No fim wd40 (já reparei que erradamente) na k7, corrente e selectores.
Aplico ainda spray de limpeza de travões nos discos e pastilhas para desengordurar e para a própria manutenção dos mesmos.

Imagino que esteja a fazer algumas coisas erradas!

Antes de me chamarem nomes, aviso já que a minha área é mais carros dai alguns dos produtos que uso! :cool:
 
#2
Bom dia e qual o spray que usar para limpar?
Cuidado que alguns parecem "decapantes" e prejudicam a pintura da bike.
Boas pedaladas Luís.
 

RSD

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#3
é um spray de limpeza industrial da wurth.
é um multi funções que uso para limpar óleo, circuitos eléctricos (se bem que nestes uso mais spray de limpeza de travões) e preparação de peças pra restauro!
não é um decapante pois não uso disso!
 
#4
Convem usar um bom desengordurante na zona da transmissão para que ela se mantenha limpa e a trabalhar bem.
Para lavar o resto da bike, o shampo do carro(sem cera) e uma esponja servem perfeitamente.
 

k7ou8

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#5
Cuidado com os desengordurantes. Eu, ainda no meu tempo de solteiro limpei durante muitos anos com dodot's. Depois, já com casa e com quintal não tinha desculpa para não lhe dar um bom banho, comprei produtos que não me satisfizeram. Uns porque não limpavam, outros porque ficavam com manchas, outros porque retiravam o lubrificante dos rolamentos e estes acabavam por gripar.
Moral da historia, banho de agua e depois 20 dodots resolvem e problema, fica mais barato e muito melhor. E se não faz mal aos bebés não me digam que faz mal as bicicletas. he he he
hasta
 

Skaza

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#9
isso é pra quem não tem em casa alguém a gastar dodot's a torto e a direito... :cool: pra já dodot's só pro meu pequenote... :D
 
#10
Dodots? hehehe, nunca tinha pensado nisso!

Tenta lava-loiças, é o segredo de muuuuitos mecânicos! Não ataca tinta, é super economico, tira gordura (excepto corrente) e é altamente lavável.

Os dodots têm a grande desvantagem de produzir lixo Bio-desagradável. 20 dodots? tá tudo louco? Ao 3º rabo que tenho para limpar consigo fazê-lo com 1,5 dodots! hehe

VT
 

abelha2

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#11
eu uso na corrente oleo de motor/oleo de lubrificar corrente de motosserra. Sei que não é o ideal porque é muito viscoso (embora no inverno é resistente a agua), mas é o que tenho.

mas agora com o pó, tenho a corrente cheia de po misturado com oleo, o que forma uma "gosma" que cola. E com agua sem ser a alta pressão nao sai bem. Posso colocar wd40 para limpar, depois limpar com agua, e colocar no final oleo? ou será que vou fazer asneira?
 
#12
penso que seja melhor um desengordurante,ou até mesmo petroleo ou gasolina.e se tiveres paciencia,tira a roda de tras e a corrente,para poderes limpar tudo bem.vais ver que a transmissao agradece.
 
Last edited:
#13
abelha2, o óleo que usas é feito para ser usado em máquinas que rodam a 11000 rpm e cortam árvores!

Não é de maneira nenhuma indicado para lubrificares a transmissão além de que estás a dar cabo da mesma pois esse lixo que a corrente agarra tornasse abrasivo e destrói toda a transmissão.

Quanto a essa do "mas é o que tenho" uma embalagem de óleo para a transmissão da bike custa-te 2 euro e dá para uma infinidade de kms!

Tenta limpar bem isso como disse o nuno faia que a transmissão agradece e muito!
 
#14
Até agora tenho usado o oleo para a corrente da FinishLine, embalagem vermelha, e Dry, gostei dele, mas acho que me durava demasiado pouco tempo, cada vez que lavava a bike, ou andava em zonas com agua , simplesmente ficava com a corrente demasiado seca.

Que oleo aconselham que dure algum tempo e não agarre tudo o que é lixo ?
 
#15
Onde é que foste buscar que não se pode lavar com um shampoo de carro com cêra!?

Nunca ouvi tal coisa e não vejo razão nenhuma para isso. Aliás, conheço quem depois de lavar a bike parafine o quadro o que acaba por ser a mesma coisa.

Jo@o, o dry lube é muito bom, mas lá está, se estiver seco...
Apanhando agua desaparece...

Nunca usei mas tenho ouvido boas criticas a este: STARbluBIKE Premium Lube Ceramic.
Está na lista de compras!|
 
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abelha2

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#16
sim eu bem sem que nao deveria usar, e que o oleo nao é caro (embora nao sejam 2€, mas a volta dos 10, pelo que vi agora)

Eu apenas continuei a usar esse, pois no inverno o oleo em spray que tinha (nao especifico para corrente, mas oleo em spray) mal passava em agua, aquilo saía tudo...
 
#18
Tenho que arranjar uma alternativa ao que usava, a ultima embalagem que comprei durou-me apenas 3 meses.

Enquanto não apanhava com agua era bastante bom!
 
#19
Tenho uma questão relacionada com o tópico. Após uma das últimas voltas e dps de lavar a bike à mangueirada, provavelmente entrou alguma humidade para a caixa de direcção.

Não sei se é disso, mas noto uns estalos desde então na zona da caixa de direcção/avanço.

Posso fazer alguma csa para tentar resolver o assunto?
 

abelha2

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#20
vou procurar melhor entao. Eu vi na bikezone e so tinha acima de 10€. Não está tanto em causa o preço, é mais a disponibilidade para lá passar ;)